Cisto de Corpo Lúteo: o que é? Por que acontece? Entenda!

O corpo lúteo é é uma "cicatriz", ou seja, o folículo cresceu, amadurece e se rompe para a saída do óvulo do ovário, esse folículo que murcha torna-se uma espécie de cicatriz. Essa cicatriz torna-se uma glândula pequena e temporária conhecida como corpo lúteo ou corpo amarelo.



O corpo lúteo produz grandes quantidades de estrogênio e progesterona preparando a mulher para uma concepção. Se a gravidez não ocorrer, o corpo lúteo geralmente desaparece. Porém, o corpo lúteo pode encher-se de fluído, o chamado cisto de corpo lúteo, ou de sangue, o chamado cisto de corpo lúteo hemorrágico, ficando no ovário. 
Neste caso, a ovulação aconteceu, mas o corpo lúteo (que parece uma bolsinha murcha), se enche de líquido, formando um cisto. Deve ser acompanhado, caso a menstruação atrase, ou em caso de dor, o que não é muito comum.

Os cistos de corpo lúteo são menos freqüentes que os cistos foliculares. Ele não traz riscos à gravidez e, geralmente, não interferem na produção hormonal ovariana e nem com o padrão ou duração do ciclo menstrual, porém, excepcionalmente, podem persistir funcionalmente ativos por mais de 2 semanas, que é o período médio de duração da fase lútea. Nesta eventualidade, haverá uma continuidade da produção de estrogênio e progesterona que impedirá a descamação do endométrio, provocando um atraso menstrual.

Paralelamente, o crescimento do corpo lúteo, quando acima de 5cm, poderá provocar uma dor no baixo ventre e ao toque vaginal ou à ultra-sonografia pode ser confundido com uma gravidez ectópica. Este quadro é conhecido como “Síndrome de Halban” e uma dosagem negativa das gonadotrofinas coriônica confirmará o diagnóstico. A maioria das pacientes se apresentam com uma dor aguda, com uma duração geralmente menor que 24 horas, embora algumas se prolonguem por até 7 dias. Aproximadamente um quinto das pacientes relatam o acidente ocorrido durante o ato sexual. A ultra-sonografia poderá confirmar a presença de um cisto ovariano e de líquido no fundo de saco de Douglas. A dosagem do beta HCG afastará a possibilidade de uma gravidez ectópica rota. 

A conduta é simplesmente aguardar, quando não há dor abdominal. Em casos mais graves de dor excessiva, sangramentos, taquicardia ou hipotensão a intervenção cirúrgica pode ser necessária. A laparoscopia ou laparotomia confirmará o diagnóstico e o sangramento poderá ser controlado por cauterização, por coagulação à lazer ou pela ressecção do corpo lúteo. Mulheres que usam anti-coagulantes estão particularmente propensas a apresentar este problema, bem como a recorrência de cistos nos ciclos futuros.

Fontes de Pesquisa: Site de Ginecologia, http://hugojoaquim.com.br, E-family

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

61 comentários

  1. Oi Alê muito legal e instrutivo o seu blog. Parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  2. boa tarde

    estou gravida de 12 semanas na minha segunda gestação fiz o trans ontem porem deu cisto corpo luteo no ovario direito medindo 4,10 x 2,66 cm. tem algum problema e prejudicial ao bebe ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não traz riscos para o bebê, o cisto de corpo lúteo é normal pós-ovulação até a formação da placenta. Mas leva o exame para teu médico avaliar, que ele vai te dar a orientação correta, possivelmente na próxima ultra já deve ter diminuído.

      Excluir
  3. Cisto de corpo lúteo hemorrágico adianta a menstruação demora mais tempo pra ir embora

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, descobri que estou com um cisto lúteo hemorrágico. AlgueA podee ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, é importante levar teu exame para o médico avaliar, geralmente ele some na próxima menstruação.

      Excluir
  5. fi uma trans pq passei 40 dias mestruando e o laudo deu cisto de corpo luteo medindo 4.1 minha Go falou q provável q eu tenha ovulado estou atrasada com seios doloridos e queria saber se posso ter conseguido engravidar ou se o atraso e devido ao cisto.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o mais provável é ser devido ao cisto, mas se teu médico disse que vc ovulou o melhor é fazer um teste pra avaliar.

      Excluir
  6. Oi boa tarde estou com um cisto corpo lúteo no ovário direito pode ser gravidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, mesmo com o cisto vc pode ter ovulado, então pode ter engravidado.

      Excluir
  7. Fiz uma transvaginal hoje pois estou com a menstruacao atrasada . no laudo veio Ovario direito exibindo cisto funcional que mede 22,5x17,2 avascular ao dopler colorido. como estamos tentando engravidar nao sei se isso pode ser um sinal.Alguem pode dar opiniao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pela tua descrição existe um cisto no ovário, talvez o motivo do atraso, mas é importante o médico avaliar as imagens, espessura do endométrio, para fazer uma avaliação correta.

      Excluir
  8. oi boa tarde minha mestruaçao esta atrasada a 4 meses fiz transvaginal e acusou foliculo dominante ai passei mal e senti muinta colica a medica pediu uma ultra abdominal total ai apaceceu formaçcao cistica unicular e sem componente solido no ovario direito medindo 4,3;4,0;4,0 cm com acentuado flouxo vascular periferico apresentando corpo lute o q quer dizer isso alguem me ajuda esse resultado quer dizer q posso estar gravida alguem ai me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, o resultado indica que vc ovulou, se vc teve relação sem proteção, pode ter chance de engravidar.

      Excluir
  9. Olá fiz uma ultrassom trasvaginal e deu cisto corpo luteo hemorrágico no ovario esquerdo medindo 5,2×4,4 tou tentado engravida isso e um bom sinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, indica que vc ovulou, se vc não engravidar e nem a menstruação descer, é importante voltar no médico para reavaliar o cisto. Mas tomara que vc já tenha conseguido teu positivo.

      Excluir
  10. boa tarde, estou grávida de 6 semanas, tive uma dor muito forte uns dias, mas agora a dor parou, o médico não viu nada no útero apenas presença de fluxo sanguíneo, ele viu algo no meu ovário q está sendo investigado como sendo gravidez ectópica ou corpo luteo hemorragico. O q quer dizer esse fluxo sanguíneo no útero? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alane, infelizmente só com mais exames para o médico avaliar corretamente, o cisto de corpo lúteo não é pra causar fluxo sangüineo no útero. Acho que o médico precisa avaliar a taxa de HCG e uma nova ultra daqui uns dias.
      Que corra tudo bem.

      Excluir
  11. Boa noite! tudo bem? Vi alguns comentários seus em alguns blogs e acho vc o máximo. Uma dúvida, cisto hemorrágico é a mesma coisa que corpo lúteo hemorrágico? Outra dúvida: tenho um cisto hemorrágico no ovário direito, quer dizer que não ovulei. Pode acontecer a gestação ainda neste ciclo, ou terei que esperar por uma nova tentativa? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, tudo bem. Que bom que vc gostou do que eu posto, fico muito feliz! :D
      Qnto a tua dúvida, é diferente, o cisto de corpo lúteo acontece depois da ovulação, o cisto hemorrágico acontece antes e desse cisto não é gerado um óvulo. Vc pode ter ovulado de outro folículo, tem vezes que temos mais de um folículo, mas apenas um deles, normalmente, gera um óvulo. Não sei se vc vc fez ultrassom nesse ciclo, se fez dá uma olhada se consta a medida do teu endométrio e se tem alguma outra indicação como líquido livre ou outros folículos/cistos funcionais, com mais informações dá pra ter mais alguma ideia se tem chance de ovulação.
      bjsss,
      Alê

      Excluir
  12. Me chamo Janaína fiz transvaginal apareceu útero com espessamento endrometeial ( reação decidual ) 14mm , no ovário direito cisto luteu . Estou gravida , agora estou tendo sangramento vou fazer outra ultra pra ver como está

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaína, está compatível com gravidez. Mas sangramento é sempre preocupante o qnto antes o médico avaliar melhor.

      Excluir
  13. Oi fiz um ultra Vacinal e deu um formação de cisto hemorragico de corpo luteo ,antes disso tinha tido relação possa haver uma gravidez ou não é possível ?

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Fiz uma endovaginal
    E deu que no meu ovário direito topico,de dimensões e textura acústica normais , medindo 3,0 × 3,0 × 2,4 cm ( volume 5,0) apresentando corpo lúteo de permeio


    Sou tentante a 5 meses isso pode ajudar ou atrapalhar minhas tentativas ?

    ResponderExcluir
  15. Olá fiz uma ultra transvaginal e descobrir que tenho dois cisto um em cada ovário, a conclusão da ultra é (cisto uniocular compatível com cisto do corpo lúteo hemorrágico em ovarios: esquerdo mede 3,4 × 3,5
    Direito mede 1,8 × 2,1
    É possível ter cisto do corpo lúteo hemorrágico nos dois ovários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana, é bem difícil, até hoje não tinha visto nenhum caso por aqui, mas pode acontecer. O melhor é levar o exame para o teu médico avaliar, com as imagens ele pode te dar informações precisas.

      Excluir
  16. Olá eu fiz uma transvaginal e deu imagem dia fica irregular com debris em seu interior com presença de anel vascular,sugestiva de cisto de corpo luteo em involução. Endométrio 7.8mm O que e isso me ajuda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é um sinal que você ovulou e que agora deve estar em uma fase pré-menstrual.
      bj,
      Alê

      Excluir
  17. Boa noite. Minha transvaginal deu o seguinte diagnóstico "Aumento volumétrico do ovário esquerdo que contém um corpo lúteo funcional".
    A três meses ao desce pra mim, tenho tido dores horríveis e um inchaco na barriga.
    O teste de gravidez deu negativo, porém um feito com a primeira urina do dia deu positivo. Mas a Clínica do Posto de Saude que analisou não me esclareceu nada apenas me passou "Metformina". E me mandou não tomar mais o anticoncepcional. Estou com muitas dúvidas.
    As dores tem aumentado e nada de mestruação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o corpo lúteo funcional indica que houve ovulação. O melhor é repetir o teste de gravidez e consultar um ginecologista para entender melhor o que está acontecendo. A metformina é pra quem tem Ovários policísticos, se não indica no exame é estranho terem te indicado.

      Excluir
  18. Oi ,queria muito tirar uma dúvida ,ontem fiz uma ultra e o médico me disse que eu ovulei no ovário direito e estou com um pequeno cisto no útero mas tmb.edta no laudo corpo lúteo,será que pode ser uma possível gravidez ...estou em dúvida ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, o melhor é esperar o atraso menstrual e fazer um teste.

      Excluir
  19. Oii quero tira uma duvida fis uma ultta e meu utero deu endometrio 11:20mm. Habitual sou tentante oq sgnifica cisto de corpo luteo com conteudo hematico minha mestruacao ta atrasada vai fase um mes pode ser gravides

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o cisto de corpo lúteo indica ovulação, mas a indicação hemática pode indicar que formou como um cisto, mesmo assim vc pode ter engravidado.

      Excluir
  20. Olá, fiz um ultrassom transvaginal, e estou com corpo lúteo hematico minha mestruaçao está atrasada há 10 dias, e estou sentindo cólicas já fiz teste de farmácia é um exame de sangue tosto deram negativo! Alguém pode me ajudar nessa dúvida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a ovulação gerou um tipo de cisto, é importante consultar o médico pra ele avaliar.

      Excluir
  21. Boa tarde!tive dores abdominais e depois um corrimento cafe com leite na hora que fui me limpar e sumiu. Fiz uma ultra e constou cisto corpo luteo hemorragico. Gostaria de saber se pode ocorrer este corrimento amarronzado e se posso esta gravida? O medico falou que se tiver tido gravidez era muito cedo para ver no ultra. Neste caso o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Naiara, desculpe a demora, não estava recendo aviso de comentários. Sim vc pode engravidar, mesmo com esse cisto, o melhor é esperar o atraso e fazer um teste se a menstruação não vier. bj, Alê

      Excluir
  22. Boa noite flor😚 fiz um ultra e resultado foi utero aumentado 96 e endométrio espessado 1.7 ovario com um cisto luteo e pequeno líquido no saco de Douglas 🤔😣😥 será que posso estar gravida 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, pode, não tem como ter certeza, mas o laudo está bem propício se a menstruação está atrasada. Faz um teste! bj, Alê

      Excluir
  23. Estou com atrasso menstrual de 19 dias hoje fiz uma transvaginal e deu cisto de corpo luteo no ovario direito posso sim estar gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, se existe corpo lúteo vc ovulou, então tem chance de gravidez. o melhor é fazer um exame para tirar a dúvida.

      Excluir
  24. Ola, minha menstruacao esta atrasada ha dois meses e dez dias, ja fiz 4 testes de farmacia e 1 beta e todos deram negativo.Fiz ultravaginal e apareceu o cisto de corpo luteo, sera q pode ser gravidez, mesmo dando todos os testes negativos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi com esse tempo de atraso as chances são poucas de uma gravidez, se vc fez o beta quantitativo e deu abaixo de 5 é pouco provável, mas leve teus exames para o médico avaliar. bj, Alê

      Excluir
  25. Boa noite minha menstruação veio dia 10 é foi embora dia 12 desse mês de novembro. então dia 22 eu fiz uma transvaginal passada pela minha ginecologista. a conclusão foi que no meu ovário esquerdo apresentou colecao liquida compativel com corpo luteo. e o endométrio com ecos medindo 1,1cm. o que significa ?

    ResponderExcluir
  26. Adorei o post sanou um pouco minha duvida, tb estou com um cisto de corpo lúteo hemorrágico medindo 25,8x25x19mm, mas estou sentindo muita queimação no pé da barriga.Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, os sintomas geralmente tem causas hormonais, que podem ou não estar ligadas ao cisto, mas é importante relatar ao teu médico. bj, Alê

      Excluir
  27. Pode me ajudar? Fiz a ultra trans e na conclusão deu: ovário esquerdo de dimensões aumentadas, apresentando cisto com conteúdo hipoecogenico e halo vascular ao mapeamento com Doppler colorido, cujo aspecto é compatível com corpo luteo, volume: 14,4cm3.. estou atrasada há 28 dias, no dia 14/12 desceu um sangramento fraco de um dia seguido de corrimento marrom bem pouquinho no mesmo dia fiz o beta e deu 3,5. Posso estar grávida? Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, qntos dias depois da ultra vc fez o exame? Tudo indica que vc ovulou, se não há formação de cisto pode ter sido uma ovulação tardia, então seria bom repetir o beta quantitativo agora, me parece que tem chance de gravidez. :)
      bjs

      Excluir
  28. Olá boa noite fiz um ultra traba e deu que no meu ovário direito tem uma imagem cistica regular e heterogênea teabeculada, medindo 26,7mm, sugestiva de coroa outro. O que é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, me parece a formação de um cisto de ovário, o teu médico vai precisar avaliar.

      Excluir
  29. Olá bom dia estou com estou com 11 dias atrasada eu fiz um trans de deu que estou com cisto de corpo lúteo hemorrágico no ovário direito e está medindo 57,4ml e a médica disse que meu eco endometrial mede 14 mm possa ser que eu esteja grávida me ajudem por favor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi esse tipo de cisto só indica que vc ovulou, para avaliar uma gravidez o melhor é fazer um beta HCG, me parece que o endométrio ainda está um pouco fino pra isso, mas não dá pra descartar.

      Excluir
  30. Ola boa tarde tbem tenho uma dúvida fiz uma endovaginal e deu corpo luteo no ovário direito endometrio trilaminar presenca de liquido livre em fsd o que quer dizer? Obg

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.