Nidação: vamos falar um pouco dessa etapa tão importante para que a gravidez aconteça!

Bom meninas, vou escrever um pouco sobre a nidação, pois muitas mulheres tem dúvidas, não sabem o que é e como ocorre.

Após a fecundação nas trompas, o óvulo fecundado (ovo) inicia um deslocamento lento para chegar até o útero. Chegando ao útero ele precisa se fixar ao útero para que a gravidez possa evoluir, esse processo de fixação chama-se nidação.

Como esse processo de deslocamento das trompas ao útero pode levar entre 4 a 15 dias, então a nidação ocorre entre nesse tempo (4 a 15 dias após a fecundação). E só após a nidação, que o corpo inicia a produção do HCG (Hormônio Coriônico Gonadotrófico), por isso é tão importante aguardar o atraso para fazer um teste de gravidez, pois antes disso o exame pode não marcar. Ou seja, não existe falso negativo, excetuando-se quando se toma medicação à base de HCG ou alguns doenças raras, pelo que sei, e sim um teste/exame feito muito cedo.

Nesse período em que o óvulo se desloca ao útero, vai acontecendo a divisão celular, essa fase é chamada de mórula. E é nessa fase que o ovo fica mais vulnerável, pois os o sistema imunológico da mãe pode considerá-lo um corpo estranho e acabar atacando-o e o expulsando espontaneamente do corpo. Isso tb pode ocorrer porque o organismo verifica que houve algum problema no processo de divisão celular, fazendo uma seleção natural, evitando que umá gestação com problemas continue.
Pesquisas indicam que de cada 3 óvulos fecundados, apenas 1 consegue chegar ao útero da mãe. Aí mais um motivo para, muitas vezes, demorar a conseguir engravidar.

O endométrio é parte importante para que ocorra a nidação, pois ele precisa ser proliferativo, ter um espessura entre 7 e 15mm e ter 3 camadas, chamado trilaminar, pois só assim a nidação acontece de forma segura para o desenvolvimento da gestação.

A nidação pode ser visível ou não, podem ocorrer cólicas leves, pequenos sangramentos em sangue escuro, vivo ou bem claro, ou ainda um corrimento escuro ou caramelo. Esse sangramento ou corrimento pode ocorrer uma única vez, ou várias vezes, sempre em pouca quantidade. Pois nesse processo podem ocorrer pequenas descamações do endométrio.

Se houver um sangramento em maior quantidade, semelhante ao fluxo menstrual, pode ser uma deficiência de progesterona, uma gravidez ectópica e/ou um início de aborto, ou um pequeno descolamento do endométrio com a implantação que, se não estiver espesso o suficiente, poderá fazer com que a gravidez não evolua. Se a gravidez tem mais tempo, ou seja a nidação já aconteceu, pode ser um deslocamento de placenta. Por algum problema, o ovo também pode acabar se aderindo a parede da trompa, o que produz uma gestação tubária e ocasiona sangramento. Então é sempre bom consultar o médico em quaisquer dessas situações.

Só com a nidação que pode-se considerar tecnicamente o início da gravidez e a partir dela que inicia-se a formação da placenta.

Vou descrever como foi a minha nidação, talvez tb ajude. Uns dias antes do dia que era para vir a menstruação senti umas coliquinhas que iam e vinham, no dia que era para descer, veio apenas 2 pingos de sangue bem escuro e mais nada, nos outros 3 dias, veio um corrimento clarinho, cor de caramelo, bem pouquinho e só vinha pela manhã, depois nada.

Na minha 2a gestação, não tive sangramento algum, a minha nidação foi imperceptível. (atualizado em 2014).

Uma última dica, se você está desconfiando que passou por uma nidação, aguarde uns 3 dias para fazer um teste de gravidez, assim se for já deve marcar no exame, ;)

Outros post que podem ajudar você:
bj,

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê 

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

362 comentários

  1. Oi Alê, estou com uma dúvida, dia 20/04 foi minha ultima menstruação, tenho um ciclo regular de 28 dias, dia 04/05 senti cólicas leves e desceu um pouco de corrimento caramelado, quando foi no dia seguinte 05/05 o corrimento desceu mais consistente e com cor marrom escuro,a menstruaçao é para vir dia 17/05, mais to ansiosa, o que você acha? Sera se é nidação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, pelo período acho que seria um pouco cedo ainda para nidação, mas tomara que seja e a menstruação não apareça no dia 17 ;)
      Alê

      Excluir
  2. Oi Alê em 1º lugar parabéns pelo blog.
    Tenho 25 anos sou casa a 5 anos tendo engravidar meus exames ok marido com mobilidade do esperma 1% contagem 48 milhões diagnosticado varicocele, tomei metformina durante 1 anos e ja faz 4 meses q terminei minha mestruação veio dia 14/03 e hj esta atrasada dez dia mais no dia 13/04 minha calçinha estava manchada uma cor marrom clarinho e no outro dia veio d novo mais só sujou o papel na hora q fui no banheiro e até agora nada da minha mestruação sera q foi a nidação ou pode ser gravidez to com medo de fazer o teste pois a 5 anos venho recebendo só negativo sera q é muito cedo pra fazer o teste. Sintomas só aumento de apetite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, é complicado avaliar, tudo depende se vc ovulou e se houveram espermatozóides saudáveis e suficientes. Quando se pára uma medicação hormonal tb é comum acontecer disfunção hormonal.
      Seu marido já tratou a varicocele? Senão as chances de uma gravidez são bem reduzidas.
      Mas me parece que já tem tempo suficiente para fazer um teste.

      Alê

      Excluir
  3. oi Ale tudo bem meu nome é Claudia tenho 29 anos sou casada a 1 e meio estou tentando engravidar faz 2 meses, neste mes veio dia 01 de maio meu ciclo é de 29 dias porém fizemos sexo sem proteção dia 10 de maio, e também fazemos coito interrompido dia 13 de maio meus seios começaram a dor só no bico muita sensibilidade e inchados, estão grande, dia 16 começou as fisgada nos seios e dores no seios, dores de cabeça, azia e vontade doida de fazer xixi durante a noite principalmente... dai começaram a parece na calcinha bora de café dia 23 de maio durante a tarde foi ao banheiro fiz xixi e quando me limpei sai uma gota de sangue mais puxado pro rosa claro, no dia 24 de maio saiu uma gosma transparente com um fiozinho de sangue bem fino achei que minha mostra iria se adiantar mais nada esperei no outro dia e nada, dia 25 de maio fui ao banheiro fazer xixi e quanto limpei saiu uma gosma na cor de caramelo claro mais também só saiu uma vez... de depois disso sumiu tudo ate a bora de café... minha mostra tem que vim dia 01 de junho. sera que eu estou gravida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, como vc teve relação sem proteção tem chance, mas o melhor é esperar para ver se vai atrasar ou não, pois tb pode ser por outros motivos esses sintomas, como alterações hormonais.

      Excluir
  4. ALE É A CLAUDIA DE NOVO MAIS O QUE EU TIVE E NIDAÇÃO OU NÃO ? NUNCA TIVE ESSE SINTOMAS QUE LHE FALEI, QUANDO ESTOU DE TPM NO MAXIMO UMA CÓLICA ENJOADA 1 SEMANA ANTES DOR EM TODO OS SEIOS MAIS NÃO MUITO E SÓ. ESTOU MUITO IRRITADA COM O MEU MARIDO NÃO POSSO NEM FALAR COM ELE DIREITO, TUDO QUE ELE FAZ OU FALA ME IRRITA, TO COM AS PERNA LATEJANDO MUITOS... DOR DE CABEÇA QUE VEM E QUE PASSA, CHORONA, CHORO ATOA SEM TEM MOTIVO, NUNCA TIVE ESSAS COISA DE TPM, DE FICAR IRRITADA, DE CHORAR. NÃO SEI ENTÃO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não tem como saber por sintomas Claudia, pois eles são causados por alterações hormonais que podem acontecer por vários motivos que não só gravidez. Como te falei, o melhor é aguardar para ver se vai atrasar e fazer um teste.

      Excluir
  5. Olá Alê! Pesquisando sobre nidação, vi seu blog. Pelo que li, meu caso parece ser nidação. Tive a menstruação dia 14 de maio e depois disso tive relações dia 22 e 26 de maio. No dia 30 de maio começou um corrimento escuro, só ficava um traço no absorvente diário o dia todo. Eu trocava quando chegava do trabalho e levava quase um dia para ter a mesma quantidade de novo. As vezes quando passava o papel vinha uma quantidade mínima de sangue liquido escuro. Hoje são dia 02 de junho, quando acordei meu absorvente tava limpo, mas quando passei o papel veio o pouco de sangue liquido, mas metade de uma colher de café, mas só. O absorvente continua limpo. Minha questão é: se eu fizer hoje o teste, sendo nidação, pode dar positivo ou tenho de esperar o sangue ir todo embora?
    Outra coisa: alguns dias depois do dia 22 de maio senti cólicas "menstruais" leves e como sabia que ainda não era menstruação, fui ao médico que me passou uma ultrasson transvaginal. Não falei do sangue porque ainda não tinha acontecido. O exame tá marcado para dia 04 de junho. Se for nidação e ainda tiver esse sanguinho, haverá problema em fazer um ultra transvaginal? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Haialla, o melhor é aguardar mais uns dias, se o sangue parar tem mais chance de ser nidação, principalmente se a menstruação atrasar.
      Quanto as cólicas, pelo período que vc relatou, pode ter sido da ovulação tb, não sei de quantos dias é teu ciclo.
      Não tem problema fazer a ultra, mas se vc tiver engravidado, possivelmente ainda não vai aparecer nada no ultrassom, é bom perguntar para o médico se há algum sinal de ovulação e a espessura do teu endométrio.
      Tomara que vc volte com boas notícias.

      Excluir
    2. Olá Alê, obrigada por responder.
      Fui fazer a ultra e antes disso já sabia que não era nidação pois de manha tinha ficado mais forte e já ia para o 6º dia.
      Hoje peguei o resultado e além do utero em retroversão tenho um cisto no ovário esquerdo "37mm provavelmente funcional". Fiquei muito triste, pois tive a pesquisar na net e vi que assim fica muito difícil... :( terça que vem vou levar ao meu exame ao médico. Tô arrasada!
      E mais: quano estava a ir fazer o exame, no metro, tinha uma senhora de uns 30 anos a minha frente com um papel tipo contrato de um hospital "pedido de interrupção de gravidez" e eu fiquei a pensar em como a vida é... (aqui em portugal até a 10ª semana é "legal" tem a ajuda do Estado)

      Excluir
    3. Oi querida, sei bem como a gente fica decepcionada, não é fácil mesmo a gente quer tanto e ver alguém que rejeita isso, mas não desanima, vc vai conseguir sim. Quanto ao cisto não vai atrapalhar não, vc pode ovular sem problemas, mas é importante fazer uma outra ultra para avaliar se ele vai regredir depois da menstruação, pois só se ele continuar crescendo que é ruim.
      bj

      Excluir
  6. Oiii, to com uma duvida, meu ciclo é de 25 dias, estou tentando engravidar há 6 meses. Dia 18/05 veio minha menstruação, e ao invés de ficar 7 dias como de costume ficou 8, aí dia 01/06 veio uma gotinha de sangue, dia 02 não veio nada,e hoje veio tipo um corrimento rosa bem fraquinho. Sempre sinto bastante colica e dor nos seios quando a menstruação ta chegando, mas dessa vez to com os seio mais durinhos mas não doem e a cólica ta fraca. Será que pode ser nidação? Ta muito cedo pra menstruação vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van, melhor aguardar para ver se vai ficar só nisso, se não vier mais nada tem mais chances de ser nidação. Aguarde para ver se a menstruação vai atrasar.

      Excluir
    2. Ai tomara que seja rs, agora to só com um pouco de cólica, aquele corrimento rosa já não está vindo mais...tomara que dessa vez de certo!!! Obrigada

      Excluir
  7. Olá, Me chamo Paula, tomo selene regularmente, porém no mês de maio tomei azitromicina de 12 em 12 hs, 500mg.
    Minha menstruação ( se é que posso considerar )veio dia 7 de junho, porém veio muito pouca, no primeiro dia apenas uma mancha escura do absorvente, no dia seguinte mancha pequena cor caramelo, no domingo quando me limpei tinha tipo uma gelatina e uma manchinha caramelo no papel, essa gelatina era transparente tipo clara de ovo, na segunda mal sujou a calcinha.
    Na sexta feira dia 14 de junho comecei a sentir umas colicazinhas bem fraquinhas, tda vez q menstruo morro de cólicas, isso aconteceu qdo veio essa meleca que descrevi, estou preocupada, será que é nidação que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Menfis, como vc tomou uma medicação, tem alguma chance dela interferir na eficácia, então o melhor é aguardar mais uns dias e fazer um teste de gravidez.

      Excluir
  8. Alê, estou com uma dúvida. Esse é meu primeiro mês de tentativas, e minha menstruação sempre foi em média de 28 a 30 dias, minha última foi no dia 22/06, tive relações nos dias 30/06, 04 e 07/07, no dia 15/07, tive um leve sangramento que apenas sujou o protetor diário, depois não veio mais nada, fiz um teste 4 dias após esse sangramento e deu negativo. Será que pode ser gravidez a menstruação tem que vir até amanhã. Que dia será devo fazer outro teste caso ela não venha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Niale, como vc fez o teste 4 dias depois do sangramento e deu negativo é pouco provável que tenha sido nidação, possivelmente foi um escape por alterações hormonais. Mas melhor esperar o atraso da menstruação, pois talvez ainda fosse cedo pra marcar no exame.

      Excluir
  9. Oi boa noite Alé. Oi tenho 28 anos e a cinco meses estamos tentando engravidar.
    Bom meu ciclo é de 23 dias minha ultima mestr foi dia 1/7 e a próxima data é para dia 26/7 só que no dia 19/7 desceu um corrimento rosa claro e bem pouquinho acompanhado de uma cólica fraca que permaneceu por 4 dias.
    Ah e mantive relações em quase todos meus dias férteis...posso estar grávida ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luanda, pode ser, mas tb pode ser hormonal. O melhor é esperar o atraso.
      Se a menstruação descer te aconselho procurar o ginecologista, pois ciclos curtos, menores de 24dias, podem indicar q vc não está ovulando, ou problemas de progesterona baixa.
      Bj

      Excluir
  10. Ola ale, tenho uma duvida, tenho uma menstruação muito irregular.. ultimamente, tenho um espaço de 2 a 3 meses sem mestruar ate mestruar novamente. Realmente não sei quando irei ficar mestruada, uso preservativo e não tomo contraceptivos. Terça feira fiz uma transvarginal e o medico me informou que estava havendo descamação do útero e que estava com ovário micropolicistico. Mas ontem tive relação sexual desprotegida. Queria saber se descamação eh sinal de fertilidade e se tenho chances de engravidar estou com muita duvida!!! Ainda não mestroei!!! Me ajudee pleasee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wylnara, a descamação é quando a menstruação está para descer, na verdade a menstruação é a descamação do endométrio. As chances de ovulação, pelo que vc descreve, são pequenas, então as chances de uma gravidez tb. Só tem risco se vc havia ovulado ou estava para ovular em seguida.

      Excluir
  11. Bom dia Ale, meu nome é Sueli.
    Tenho uma dúvida. Tive 2 abortos o último foi realizado a curetagem dia 14/06/2013, no dia 18/07/2013 comecei a ter uma menstruação se pode dizer que foi um menstruação, veio uma secreção escura cor de borra de café durante os 6 dias exatamente o período menstrual parou no dia 23/07/2013, as vezes sujava o absorvente outras somente quando ia me limpar, mas depois disso parei de usar camisinha, então logo em seguida entre o dia 25 até 28/07 eu tive sintomas de ovulação as dores no pé da barriga, do lado esquerdo e aquele muco elástico, e lá pelo dia 01/08/2013 comecei a ter muita tontura, fraqueza, vou no banheiro com muita frequência e as vezes sinto algumas pontadas no pé da barriga, mas realizei um exame de beta no sangue no dia 08/08/2013 e deu negativo, eu sei que pelo dia da provável menstruação ainda pode não dar, mas se for através do dia da ovulação será que daria. O que vc acha posso estar grávida, espero mais um pouco e realizo outro beta, ou realmente pode ser negativo. Por favor me ajuda a tirar esta duvida. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueli, tem que esperar mais uns dias, pelo menos uns 15 dias pós data da possível ovulação para refazer o exame, senão pode não marcar mesmo.
      Aguarda mais um pouco para ver, seria bom repetir só depois do dia 15/07.
      Tomara que dê positivo!
      bjss

      Excluir
  12. Ola, meu nome é Marina.
    Era para a minha menstruaçao vir dia 03/08. E completou 15 dias de atraso.
    Nessa semana eu fiz dois testes de farmacia que deram positivos... Hoje ocorreu um tipo de sangramento diferente, mas mt pouco mesmo. Sera a nidacao ? E tambem sinto colicas a mais de 3 semanas. Sera que estou gravida ? Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, se vc já teve os 2 testes positivos, vc está grávida sim. O sangramento deve ser da implantação ao útero, mas é importante já procurar o obstetra pra ele avaliar e te pedir mais exames. Ter cólicas e pequenos sangramentos e bem comum no início, mas tb um sinal de alerta. então é importante o acompanhamento do médico.
      Parabéns!

      Excluir
  13. Boa Tarde Alê, tdo bem?
    Estou com muitas dúvidas em relação a Nidação.
    No dia 01/08/2013 tive relações com meu namorado sem protrção, no dia 02/08 eu tomei PDS. Qndo foi dia 07/08 veio um pequeno sangramento rosa bem clarinho q durou até o dia 10/8. No dia 11/08 meu namorado e eu tivemos relações sem proteção novamente No dia 12/08 tomei novamente PDS,mas me esqueci da segunda dose. Dia 15/08 começou novemente um leve sangramento rosa clarinho sem cheiro só um risco por volta das 8 da manhã, e este sangramento esta até o dia de hoje 22/08/2013, sem cheiro so vem pela manha e depois para , mas agora com uma cor mais escura (marrom) sinto cólicas leves, dres fortes no estomago, tenho enjoos sem vomito, faço xixi com frenquencia pela madrugada, coisa q nao fazia, nao consigo dormir a noite toda, sempre acordo pra ir ao banheiro. Dia 20/08 fiz teste de armácia que deu negativo, achei cedo pra fazer, mas estou preocupada e o sangramento nao para.
    Alê, pode me ajudar?
    Obrigado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana, pelo teu relato me parece uma disfunção hormonal por ter tomada PDS, pois ela tem uma carga hormonal muito alta. Mas aguarde para ver se a menstruação vai atrasar, de qualquer forma, o melhor é vc procurar o gineco para uma avaliação.

      Excluir
  14. Olá Alê, tudo bom?
    Eu sou mais uma que esta na expectativa de ter um bebe. Gostei muito da sua explicação sobre nidação e tenho as minhas duvidas se tive uma, pois fiz o Bhcg dia 30 de julho e deu negativo. Como minha consulta esta marcada para semana que vem vou te pedir uma opinião.
    Então, eu e meu namorado estamos doidos pra ter um filho.
    Estamos tentando sempre, e é o seguinte:
    Meu ciclo normal é de 28 dias, minha ultima menstruação veio dia 21/07, e minha menstruação esse mes veio adiantado no ciclo ( 26 dias ) veio dia 15/08 e veio somente uma manchinha bastante escura e grossa, que durou 03 dias, tão pouquinha que eu usava apenas protetor diário ao invés de absorvente, até estranhei. E até agora nada dela descer como sempre foi, se for no ciclo normal a minha menstruação estará atrasada!!!
    E estou na expectativa. Estou tentando, uma hora vai dar certo.
    Só que Deus poderia tanto abençoar e me dar um bebezinho agora!!!
    Ficaria muito Feliz!
    O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, que bom que gostou do post :)

      Quanto a tua dúvida, infelizmente não tem como afirmar nada, pois nessa questão o corpo da gente é uma caixinha de surpresas, mas como vc teve uma alteração de fluxo bem considerável, tem chance de ter sido uma nidação, mas tb pode ser alguma coisa hormonal. Para tirar a dúvida o melhor é fazer um teste de gravidez. Se der negativo, a tua médica já vai pedir vários exames para avaliar o que está acontecendo, mas espero que venha teu positivo.

      bj,

      Excluir
  15. Oi me chamo Cida, tomei tamisa 20 até 28/07 já sentindo colicas para menstruar e como não queria menstruar juntei cartela de ciclo21 até o dia 07/08, no dia 09/08 tive relação desprotegida e tomei pilula do dia seguinte umas 3:30h depois do ato e a segunda dose 12h depois da primeira. minha menstruação era regulada, e não desceu. No dia 16/08 de noite tive colicas e saiu um corrimento de cor marrom e uns riscos de sangue, mas só naquela noite... e de cá pra lá fica saindo corrimentos por vezes branco e de 28/08 pra cá o corrimento é mais espesso e de cor marron sem cheiro, quente e bastante q dá para puxar isso durante a noite. De dia fica uns corrimentos brancos mas pouquinho. Estou sentindo dores e colicas. Fiz tres bhcg sangue em laboratórios diferentes, todos negativos. O 1º fiz com 5 dias após o ato, o 2º fiz com 11 dias após o ato e o 3º fiz com 15 dias após o ato e deram negativo, mas nada de minha mensturação. Posso ainda estar grávida?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, pelo que vc relata, acho que é pouco provável uma gravidez, acho que é uma disfunção hormonal, por vc ter tomada dessa forma o anticoncepcional e depois usou PDS.
      Alê

      Excluir
  16. tive relacao desprotegida no inicio do periodo fertil, mas tomei a pilula do dia seguinte, qual o risco q corro de esta gravida. fiz um teste de gravidez 8 dias apos o atraso e deu negativo, mas ainda assim tenho medo, apesar de n sentir nada. desde ja agradeco a atencao. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lila, se vc tomou a pílula do dia seguinte certinho, as chances de gravidez são muito pequenas, mas melhor aguardar uns 15 a 20 dias da relação para fazer um teste, caso a menstruação não venha.
      bjs

      Excluir
  17. Boa noite! Menstruei pela ultima vez dia 01/07. Voltei a tomar o anticoncepcional no dia 05/07! Esqueci de tomar, por 3 dias seguidos, o anticoncepcional, na 3ª e ultima semana do ciclo, de 21 dias, ou seja, restavam 7 comprimidos. Esqueci de toma-lo nos dias 19/07, 20/07 e 21/07. Quando percebi o esquecimento, voltei a tomar, e deixei sobrar 2 comprimidos. No dia 26/07 tive relação sexual sem preservativo. Teoricamente, a menstruação deveria vir no dia 29/07, mas não veio! O que veio foram dores nos seios, sintomas que sinto pré-menstruação. Nos dias 01/08 e 02/08 tive cólica e sangramento, escuro. No dia 07/08, 9 dias depois do atraso da data suposta da menstruação e 6 dias após o sangramento fiz um exame de farmácia, com a primeira urina do dia, sem erro algum, e deu negativo! Sempre tive a menstruação muito, mas muito irregular, sem o uso de AC, já passei 2 meses sem menstruar. Esse sangramento pode ter ocorrido por causa da pausa de 3 dias do AC e a volta logo em seguida? Sangramento de escape? Alguma possibilidade de gravidez? Até agora nada de menstruação. Desde já agradeço, e parabéns pela página!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, olha pelo teu relato, acho que é só um descontrole hormonal, por vc ter tomado o AC dessa forma, aí o corpo não assimila muito bem.
      Acho que seria bom consultar teu gineco para ele avaliar a melhor forma de regular teu ciclo agora.

      bj,

      Excluir
    2. Olá Alê. Muito obrigada pela resposta. Bom, depois de todo esse meu relato, no dia 05/09, ou seja, 38 dias de atraso da data da suposta menstruação e 35 dias depois do sangramento minúsculo de 2 dias que tive, fiz um Beta HCG Quantitativo, e o resultado foi 0,0mUi, com sendo negativo os valores entre 0,0mUi e 5,0mUi. Até agora nada de menstruação, mas como já comentei, sempre tive o ciclo muito desregulado, e agora então com essa forma errada de tomar o anticoncepcional... Algum comentário? Alguma chance de gravidez? Desde já agradeço, Alê. Um beijo.

      Carla.

      Excluir
  18. Só lembrando que João é meu namorado, meu nome é Carla. Esqueci de mencionar que tenho tido dores de cabeça, mas acho que está mais para visão! De resto, tudo normal, só a menstruação que não veio! Aguardo resposta ansiosa Alê, muito obrigada! :)

    ResponderExcluir
  19. Ola ale..
    Minha ultima menstruacao foi dia 15/08 e como de costumedepois dos 4 dias de pausa voltei a tomar meu anticoncepcional no dia 17/8 devido a um acidente q tive no dia 19 tive q comecar a tomar antibiotico de 500mg de 6 em 6h, o antibiotico tira o efeitto do ac? E alem do mais tive relacoes desprotegidas com meu namorado. E no dia 3/9 tive um corrimento igual borra de cafe q nem durou dois dias sera que e nidacao? E hj me encontro no 4 ddia de pausa pois continuei o ac e nada da menstruacao vim sera que posso estar gravida pela graca de DEUs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita,
      Geralmente o antibiótico não interfere, mas pode, então te aconselho esperar mais uns 3 dias para ver se a menstruação vai descer, senão é hora de fazer um teste de gravidez, ;)

      Excluir
  20. Estou preoculpada minha monstra é desregulada tem um mês e quatro dias de atraso. e hj desceu um. sangue. marrom e estou com muita colica. será q estou grávida sou tentante a uno. me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Thamy, como tua menstruação é desregulada é complicado tirar conclusões. Acho melhor esperar mais uns dias para ver se vai descer, senão faça um teste.
      Acho importante vc procurar o gineco para uma avaliação, pois um ciclo irregular geralmente indica algum problema hormonal e pode ser isso que está dificultando que vc engravide.

      Excluir
    3. Oi Thamy, melhor esperar mais uns 3 dias pra ver, se continuar descendo acho mais provável ser a menstruação.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  21. Ola!, adorei seu blog estou com muita duvida minha regra veio 30/08 e a 3 dias ta vindo uma borra marom pelos cálculos no período fertil o que pode ser? Tive relações varias vezes nesses dias, sera nidicao?? Obg!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzete, q bom que gostou do blog :)

      Quanto a tua dúvida, pelo que entendi vc está no período fértil, então acho que não é nidação, se é pouca quantidade pode ser da ovulação, mas se persistir seria bom ver com teu médico, pois pode ser alguma disfunção hormonal.

      Excluir
  22. Oie Alê, quero primeiramente te parabenizar pelo Blog, é maravilhoso e cheio de informações.....Adoro muito ler as matérias!!! Me chamo Wanessa, tenho 33 anos, a 2 anos sem usar nenhum método contraceptivo, porem tomei depoprovera por cerca de 7 anos, minha ultima menstruação foi 17/08, tive relações constantes em todo o meu período fértil que foi dos dias 26 a 01, porem no dia 11/09 senti cólica e começou a vir como se fosse menstruação mas de aspecto borra de café, sem presença de sangue e em pouca quantidade, sujava mais o papel higiênico do que o absorvente, no absorvente só sujava bem pouquinho mesmo, somente no ultimo dia 14/09 que saiu um pouco de sangue mas também só no papel higiênico sem presença de sangue no absorvente e em todos os dias teve presença como se fosse uma clara de ovo mas com cor de café também. Meu ciclo menstrual é regular e de um período de 26 dias, em nenhum momento meu ciclo teve esse aspecto de borra de café a não ser no primeiro dia de vir a menstruação. Acompanhando o blog vi vários relatos com a mesma situação, quero muito engravidar, será que desta vez foi????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wansk, que bom que vc gosta do blog, sempre bom ter um retorno de quem passa por aqui :)

      Quanto a tua dúvida, como vc teve uma alteração de fluxo bem considerável, acho que tem chance de gravidez, pelo teu relato, se for agora já deve marcar no exame. Se der negativo é importante procurar o médico pra uma avaliação, para entender o que está acontecendo.

      Mas tomara que seja teu positivo, ;)

      Excluir
    2. Bom dia Ale....hoje vou fazer o teste....passo aqui pra falar do resultado....espero que seja o meu positivo que tanto espero...bjs

      Excluir
  23. A esqueci de falar também que no dia 10/09 tive enxaqueca, nauseas e vomito, sinto constantes dores de cabeça, to sempre com azia. Fiz um exame de urina no dia 6/08 porem com resultado negativo, acho q fiz muito cedo.....rsrsrsrs....

    ResponderExcluir
  24. Olá ale, comecei a tomar o AC por causa de ovário policistico em 2008, desde então nao parei mais.
    Mês passado minha M veio no dia 12/08 e a pausa é de 4 dias e então iniciei o AC novamente. Tive relações nos dias 24/08 e 08/09. No dia 09/09 era o inicio da M, mas no dia 08, ultima pílula, começou a descer algo marrom e só no papel. Era pouco fluxo, mas necessário usar protetor diário. Ficou assim até dia 13/09. Porém neste mesmo dia desceu sangue, nao manchou o absorvente, mas o papel ficou muito sujo e molhado de sangue, foi necessário limpar mais de uma vez. Só q depois disso nao veio mais nada. E então eu iniciei a nova cartela do AC e nao veio mais nada, nem marrom.
    OBS: nao me lembro de ter errado nenhum dia do AC, mas sei que tive erros de horários pequenos ( de 2 a 3h de erro).

    O q poderia ser, nidacao ou disfunção hormonal?

    OBS2: normalmente minha M vem no 3 dia de pausa,nao é muito e com 1 dia de cólica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lmsi, como vc tomou certinho e se não tomou nenhuma medicação que possa ter interferido na eficácia da pílula, acho que é hormonal. O que pode acontecer é o endométrio, camada que reveste o útero ficar mais fina com o uso do AC e até mesmo pelos ovários policísticos, aí o fluxo pode não vir ou descer com muita alteração de cor e quantidade. De qualquer forma, acho importante consultar o médico pra que ele avalie.

      Excluir
    2. Obrigada por responder ale!
      Aproveitando pra tirar outra duvida..
      Acredito que nao é o caso, mas se pular um dia da pílula e continuar tomando normalmente até o final, na hora da pausa acontecer essa situação que descrevi no período da menstruação, poderia ser a nidacao

      Excluir
    3. quando vc falha por mais de 12 horas uma pílula a eficácia pode cair um pouco, tb pode causar disfunção hormonal, que tb pode causas esses sintomas. A nidação, quase sempre é em pouquíssima quantidade, bem dizer pingos. Enfim, na dúvida o melhor é fazer um teste.

      Excluir
    4. Olá! Estou passando para contar que na dúvida eu resolvi fazer um teste e deu negativo! No meu caso eu não estava esperando um positivo. Mesmo assim acho que pode ser algum outro problema pois continuo com cólicas e as vezes mal estar..

      Obrigada por responder minhas dúvidas. Continuarei acompanhando o blog. Parabéns.

      Excluir
    5. oi Lmsi, possivelmente é hormonal, talvez tua menstruação desça.
      Por nada, quando precisar só passar por aqui, ;)

      Excluir
  25. Bom dia Ale, é não foi dessa vez, meu exame de sangue deu negativo... :( ........ Mas um novo ciclo começou, com muita esperança e fé......bjs ferteis a todas........

    ResponderExcluir
  26. Olá Alê, tudo bem? Depois daquele relato todo que fiz aqui, no dia 06/09, ou seja, 38 dias depois da suposta data que a menstruação viria e 35 dias depois do sangramento que tive, fiz um exame de sangue Beta HCG, o qual o resultado foi negativo, com valor de 0,0mUI, onde valores entre 0,0mUI e 5,0mUI seriam negativos. Alguma possibilidade de gravidez? Até agora nada de menstruação. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, acho mais complicado a possibilidade de uma gravidez, mas o melhor seria fazer um ultrassom para avaliar melhor o que está acontecendo, talvez vc tenha ovulado mais tarde.

      Excluir
  27. Alê boa tarde,

    Obs: Não tomo anticontepcional há 8 meses (esse é o meu 1º mês tentando)...
    Estou super torcendo para que seja um positivo, mas também tenho medo que seja algo psicológico... Por isso só vou "acreditar" dps do exame de urina, meu marido me chama de "Tomé" pq ele já tem certeza rsrs - homens... rsrs
    Mas só tenho as cólicaszinhas e agora to resfriada, ele (meu marido) diz que meus seios estão diferentes, mas eu não reparei em nada diferente.
    Ontem estava sentindo umas tremidinhas tb embaixo do umbigo.
    Estamos na torcida, vou fazer o de urina daqui há 8/ 9 dias.


    ResponderExcluir
  28. oooi me chamo jennifer, estava tomando injeção e no mes que parei tive relação esse mes ja esta atrasado tem 12 dias, tive um pequeno corrimento marrom q veio duas vezes bem poquinho e parou, so q era meio grosso, agr to com um corrimento amarelado, oq pode ser? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhenny, como vc parou a injeção pode dar alguma disfunção hormonal, o que pode causar esses corrimentos, mas se vc teve relação desprotegida depois que parou tb não dá pra descartar gravidez, o melhor é procurar o médico para que ele avalie.

      Excluir
  29. OI ALÊ, MEU NOME E TAIS, EM ABRIL EU TOMEI INJEÇÃO TRIMESTRAL, APENAS 1 VEZ,ERA PRA EU TOMAR OUTRA EM JULHO MAIS EU NÃO TOMEI PORQUE EU QUERO MUITO ENGRAVIDAR, JÁ FAZ 4 MESES QUE EU NÃO TO MESTRUANDO,DE UMS DIAS PRA CAR EU TO SENTINDO UMAS FISGADA NO OVARIO DEREITO,NO DIA 12 EU, FUI NO BANHEIRO LOGO PELA MANHÃ, MINHA CALSINHA ESTAVA COM UM POUCO DE SAGUE BEM CLARINHO,MAIS FOI SO ESSA VEZ SINTO MUITO CANSAÇO SERA QUE EU POSSO ESTA GRAVIDA PORFAVOR ME AJUDE ! 15/11/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais, como vc não tá menstruando é complicado avaliar, acho melhor procurar o médico para uma avaliação. Se vc ovulou tem chance de gravidez.
      Alê

      Excluir
  30. Olá, Alê...meu ciclo é de 28/ 30 dias. Menstruei no mês de Outubro dia 12, no mês de Novembro, houve atraso e no dia 27 tive um sangramento só de um dia, dezembro ainda veio...hj, dia 07/12, fui ao banheiro ao passar o papel dá saindo rosinha, nem suja a calcinha...será que posso estar grávida??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisa, pelo teu relato, vc já vem com alterações hormonais a um tempo, então é complicado saber. Espera mais uns 3 a 5 dias, se não descer e já houver atraso, o melhor é fazer um teste pra tirar a dúvida. Se for negativo, é bom procurar o médico pra entender o que está acontecendo com teu ciclo.

      Excluir
  31. Oi, pode ser, mas tb pode ser hormonal, nessa fase ainda é complicado definir se é ou não, espere fechar 15 dias da ovulação, se não descer tem boas chances sim. Tomara que seja teu positivo. :)

    ResponderExcluir
  32. Boa noite Alê! Parabéns pelo seu blog!!! Espero que possas me ajudar...
    em setembro descobri que estava gravida, porem uma semmana depois tive um aborto espontaneo, depois disso passei dois meses sem menstruar, só no dia 18.11 minha monstra veio e veio com tudo, passei duas semanas menstruada então fui a GO e ela me passou ultrogestan disse que era pra tomar uma vez por dia que ia regular meu ciclo. pois bem, comecei a tomar e dois dias depois minha monstra desapareceu, voltei pra ela hj para fazer minha prevenção mas antes de ir fui ao banheiro e percebi uma manchinha rosa na calcinha, em pequena quantidade e outro momento um pouco caramelo (mas só quando passei o papel) e agora mais nada, comentei com medica e ela não quis fazer o exame. Mas como a medica estava apressada nem deu pra tirar as duvidas e tal... pq ultimamente estou sonolenta, ansia de vomito, sensivel a alguns cheiroros, umas colicas finas no pe da barriga sem intensidade e lendo seu blog surgiu a dúvida, posso estar gravida? (lembrando que minha vida sexual com meu esposo esta ativa e sem proteção) o que achas? mesmo tomando o ultrogestan? Te agradeço desde já!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, obrigada, que bom que gostou!
      Quanto a tua dúvida, não consegui entender a quantos dias vc está tomando o utrogestan, mas para ter chance de gravidez depende se vc ovulou ou não nesse ciclo. Com o aborto e a medicação, todos esses sintomas podem acontecer, o que complica mais fazer uma afirmação. Mas se nesse meio tempo vc ovulou tem chances.
      Seria bom ver com tua médica quando seria o tempo ideal para fazer um teste de gravidez, ou mesmo um ultrassom para avaliar como está teu útero agora. bjs

      Excluir
    2. Oi Alê!!!
      Tomei até ontem (12 dias)... se ovulei eu não sei pq ficou tudo meio confuso, so sei que ontem veio essa borra rosada e hj meio marrom claro bem pouca... o contato com minha médica esta meio complicado ela parece que ta pertubada andei procurando outra mas como é dezembro esta tudo lotado e so consegui consulta para janeiro :( ... enquanto isso estou perdidinha... hj senti mais desconforto e ate vomitei... mas tô com medo de fazer exame e dar negativo ou falso negativo entendes? obg pela atenção viu... nesse momento significou muiiitooooooo... estou super sensívellll bjs

      Excluir
    3. A medicação tb pode causar esses sintomas, o melhor é esperar uns 7 a 10 dias depois que parou de usar o utrogestan, se não descer aí sim é hora de fazer um teste de gravidez.
      É uma fase complicada mesmo, nossos sentimentos ficam à flor da pele com tudo isso, sei bem como ajuda pelo menor desabafar.
      Espero que dê tudo certo e logo vc venha contar do teu positivo.
      bjs

      Excluir
  33. Ola,não sei se está online para me responder,mas assim que puder me responda porque estou muito ansiosa...
    É o seguinte:sofri dois abortos:1 ano retrasado e outro ano passado e depois disso estou tentando novamente.
    Agora estou com quatorze dias com a mostra atrasada....desde ontem dia 13/12/2013 tá saindo um sanguezinho só na calcinha e quando me limpo...estou com muito medo de fazer o bhcg e não dar nada.Será que posso estar grávida?
    Obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, é complicado tirar conclusões, pois não conheço teu ciclo, mas como vc tem histórico de aborto, é importante fazer o exame logo, pois quanto antes detectar melhor para já tentar evitar uma nova perda.

      Excluir
  34. Olaa meu nome e giselele. No dia 30/11 parei de tomar anticocepcional e no dia 4/12 veio uma menstruação de fluxo menor do que as outras. E no dia 8 veio um pequeno sagramento. No dia 18/12 veio um pequeno sagramento e corrimento marrom e hoje no dia 19 ainda com um puco de corrimento com sangue bem fraco . fiz um teste de farmácia novamento que deu negativo. Sera que está muito cedo para saber de uma possível gravidez? Fazendo o beta amanha pode já saber caso esteja gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, sim se for gravidez já deve marcar se vc fizer um beta HCG quantitativo. Como vc parou o AC a pouco, pode ser uma disfunção hormonal, se der negativo é importante procurar o ginecologista para uma avaliação.

      Excluir
    2. no dia 20 ,ultimo dia que tive o corrimento, fiz um beta, mas deu negativo.

      Excluir
    3. Então, possivelmente é hormonal, mas como disse, é importante a avaliação do teu médico.

      Excluir
  35. Olá , meu nome é josi e estou com uma duvida. Parei de tomar anticoncepsional dia 30/11 e minha ultima mestruação foiaté o dia 8/12. Depois tive relações sem proteção. E agora estou tendo. Colicas leves em diferentes momentos do dia , ontem tive corrimento amarronzado e hj rosado e estou me sentindo muito inquieta. Será muito cedo pra dier que pode ser gravidez ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi, ainda é um pouco cedo para avaliar sim, melhor aguardar mais uns dias para ver se a menstruação vai atrasar.

      Excluir
  36. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  37. oi.. com esses depoimentos só aumenta minha duvida.. tenho corrimento com fios de sangue acho q umas 4 vezes mês passado.. e sempre ocorre depois de ter relaçoes.. fiz um teste mas deu negativo... tive relaçao de novo e tive corrimento dnovo... mas é meio clara de ovo com sangue... sera que to gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila, como é recorrente, me parece mais provável ser hormonal, é importante relatar para teu ginecologista para que ele avalie.

      Excluir
  38. oi Alê. tenho 24 anos e mantenho relações sexuais com meu namorado sem preventivos. Minha última menstruação foi dia 28/11/2013 e no dia 28/12/2013 desceu um líquido marrom e só sujou a calcinha ,no mesmo dia mais tarde fui ao banheiro e quando passei o papel sujou um pouquinho com líquido rosa. e depois mais nada , hoje dia 06/01/2014 nada da monstra. de vez em quando sinto uma dores no pé da barriga. Posso estar grávida e já posso fazer o teste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kauara, se vc tem um ciclo regulado é bem possível, como já tem alguns dias de atraso já pode fazer um teste sim. :)

      Excluir
  39. Oi Alê tudo de bom seu blog , bom minha dúvida é meu ciclo é bem certo a ultima M veio dia 28/12/13 e hoje 07/01/14 vi uma manchinha rosa qdo passei o papel mais ja parou , fiz exames de sangue , ultrasson mes passado e esta td ok pode ser gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Reka, que bom que gosta do blog, seja sempre bem vinda, :)
      Quanto a tua dúvida, se vc menstruou normal no dia 28/12, acho mais provável ser sinal de ovulação, pois seria muito pouco tempo de ciclo ainda pra sinalizar uma gravidez. Mas se vc teve um fluxo diferente do habitual em dezembro e está desconfiada o melhor é fazer um teste de gravidez para tirar tua dúvida.

      Excluir
    2. Oi ale , eu tive nidaçao 2 dias antes da (M 05/01/14) era gosminha com um sangue so uma tirinha, quando foi no dia da M ela veio mais pouca no outro dia 06/01/14 ela veio muita mais no final da tarde parou quando foi no outro dia 07/01/14 so veio um pingo de manha e de tarde veio bem pouquinho parou quando depois tava vindo uma gosminha com sangue mais nao suja a calcinha so via quando me limpava e hj veio um tipo de borra de cafe entao faz 7 dias que tou com isso e minha m er de 4 dias e sempre vem muita nunca tive isso sera qu eu posso ta gravida ?

      Excluir
    3. Oi Jessica, pelo teu relato acho que é muita quantidade pra ser nidação, mas como cada organismo pode ser diferente o melhor é fazer um teste de gravidez pra tirar a dúvida.

      Excluir
  40. Boa noite. Alessandra. Estou com uma dúvida desesperadora. É o seguinte.
    No dia 01/01 deste ano eu e meu noivo tivemos relação sexual com camisinha, porém a mesma estourou e eu estava em meu período fértil. Tomei a PDS em dose única após 3 horas do ato. Tive alguns efeitos colaterais durante a semana seguinte, como tontura, enjoos, fraqueza e outros. A minha menstruação deste mês de janeiro deveria vir no domingo agora (dia 19/01/2014), porém a dois dias atrás verifiquei que quando ia no banheiro fazer xixi apareciam duas gotinhas de sangue no fundo do vaso, e ao me limpar verifiquei a presença de uma gosminha meio rosada, ontem permaneceu a mesma coisa e hoje ao ir no banheiro novamente, verifiquei que a quantidade deu uma leve aumentada e uma escurecida, aparecendo mais quantidade de sangue no fundo do vaso, uma pocinha pequena, com um pouco de cólicas.

    Estou em dúvida se o que ocorreu é o sangramento devido a PDS.
    Ou se ocoreu a tal da nidação.
    Ou se é a menstruação antecipada.
    Ou posso estar grávida?

    Me aconselha a realizar o Beta HCG na Segunda Feira?

    Me ajuda??? Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Vitória, como vc tomou a PDS acho mais provável ser efeitos da pílula, te aconselho esperar até 4a feira para ver se a menstruação vai descer, senão faça um beta.

      Excluir
  41. Oi, tenho uma dúvida. Um dia antes da minha menstruação vir veio tipo um corrimento amarelado meio rosado com cheiro de menstruação mesmo que sujou a calcinha, quando foi a noite sujou novamente mas só dois pingos mais amarelados do que rosado parecido quando a menstruação está acabando e senti umas leves cólicas, no outro dia até na parte da manhã não tinha vindo ainda somente esse corrimento estranho, sou casada tomo o anticoncepcional Selene e esse mês esqueci de tomar dois comprimidos mas continuei tomando normal, pode ser nidação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, se a menstruação não desceu tem alguma chance já que vc não tomou o anticoncepcional certinho, sempre bom fazer um teste antes de começar a nova cartela.
      Alê

      Excluir
  42. Ale, preciso de ajuda urgente. Meu nome é isabela e eu tenho 18 anos, meu ciclo mestrual sempre foi longo, o último foi de 36 dias. Minha última menstruação foi no dia 26/04 e durou até o dia 01/05, meu fluxo sempre foi muito intenso e eu sempre sofri com muita cólica e inchaço. então, nos dias 02,03,04 e 08/05 eu tive relações sexuais. Sendo que no dia 04 eu tive relações por coito interrompido. Nos dias 06 e07/05 eu senti fisgadas nas trompas que eu imagino que fosse a ovulação acompanhada de muco com uma cor amarronzada. No dia 08e 10 saiu um muco incolor e no dia 11/05 um borro marrom, no dia 12 saiu um fluxo marrom acompanhado de um sangue vermelho vivo e no mesmo dia eu senti muito mal estar com forte dor de cabeça acompanhada de enjoou e desejo de comer coisas doces durante o dia antes de me sentir mal. E a partir desse dia continuo com esse pequeno fluxo de cor escura, quase preto, acompanhado de dores bem leves e ocasionais na trompa oposta a que eu senti a ovulação e no pé da barriga, na área onde sinto cólica. Será que ese fluxo é a nidaçao? Posso estar grávida? To muito nervosa com tudo isso, com muito medo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, como é um fluxo, é pouco provável uma nidação, em que geralmente são só pinguinhos, mas como existem outros tipos de sangramento que podem acontecer na gravidez e vc teve relação sem proteção, não dá pra descartar. Mas pode ser tb uma disfunção hormonal.
      Melhor vc esperar fechar os 36 dias de ciclo pra ver se vai descer ou não, aí faz um teste de gravidez.

      Excluir
  43. Boa noite Alê,minha filha menstruou dia 02/05 seu ciclo varia, um mes ela tem ciclos normais tipo 28 a 30 dias jovem ainda 18 anos ,no outro mês atrasa bastante sempre assim um mes vem certo no outro nao...bom esta tendo relaçoes desde o termino da menstruaçao pois quer engravidar ...na madrugada do dia 16 teve um corrimento em forma de fio amarelo medio nem tao claro nem escuro com um filete de sangue escuro....por volta da hora do almoço teve um pequeno muito pequeno sangramento cor vermelho aguado mais muito pouco mesmo pequena manchinha no papel....a noite ja veio um corrimento clarinho transparente ...ontem teve um corrimento so de noite claro elastico mais nao muito fino e hoje o mesmo se repetiu so que em quantia maior ...procurei ajuda na net mais fiquei em duvida ovulaçao ou nidaçao oq ue voce acha?...no dia seguinte ao primeiro corrimento ou seja dia 17 fez um teste de farmacia negativou ..obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vall, se ela menstruou normal no dia 02, ainda é um pouco cedo pra avaliar, pode ser apenas hormonal da fase pós ovulação, mas tb pode ser sinal de gravidez, por isso é complicado saber. Eu aconselho aguardar pelo menos os 28 a 30 dias de ciclo para ver se vai descer a menstruação, para então repetir o teste, ou seja, mais para o final da próxima semana.

      Excluir
    2. Entao Alê nos dias decorrentes aconteceram muitas coisas novas apareceram bolinhas na aureola dos seios bolinhas bem sakientes anda tendo enjoos dor de cabeça uma secreçao transparente todos os dias dores no pé da barriga dor lombar .. ai ontem mesmo sabendo que seria cedo comprei um confirme de tira pra ela fazer ai que nos deixou mais em duvida ainda kkk ,no lugar da linha de positivo apareceram tres pontinhos um em cima do outro bem visiveis mais nao preencheu a linha toda ,sera positivo e apareceu assim pelo pouco tempo pois fiz sem atraso nenhum ao contrariofaltam de 7 a 9 dias para a menstruaçao vir

      Excluir
  44. Esqueci de comentar que nunca havia acontecido antes ,onde nos chamou a atençao obg

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde meu nome e Leiliane. Tem quatro dias que tem descido um negocio estranho uma borra marrom,pela primeira vez isso acontece,sendo que dois dias antes disso começar me deu um pouco de cólica, mais nada demais Eu não tomo remédio para evitar gravidez, sou casada vai fazer 2 anos.
    O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é complicado saber sem conhecer melhor teu histórico, saber como é teu ciclo, pode ser menstruação, alteração hormonal, gravidez, dentre outros motivos. O melhor é fazer uma avaliação médica para avaliar melhor, principalmente se vc já está tentando engravidar a mais de 1 ano.

      Excluir
  46. Boa Noite!
    Minha menstruação sempre foi regulada. Em Dezembro passei muito nervoso, acho que por conta disso no mês de Janeiro minha menstruação veio alguns dias adiantado.. até aí tudo bem! Agora não consigo entender, pois no mês de Fevereiro e Março veio dia 08 ou 09.. e em Abril veio duas vezes, dia 01 e dia 22 veio de novo... Agora estamos em Maio ela não veio ainda... e ontem senti uma colica de leve e hj tbm, mas no finalzinho da tarde desceu uma manchinha rosada ... e minha menstruação quando vem desde o primeiro dia já vem aquele vermelhão forte. Será que estou grávida? Isso seria uma nidação? Quando devo fazer um teste?
    Detalhe: Não uso nenhum método contraceptivo. Meu namorado está louco para ser pai rs beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, é possível, ainda mais se vc não está tendo fluxo, mas tb pode ser sinal de alguma disfunção hormonal, já que a alguns meses vc está tendo algumas alterações. Pelo teu relato, acho que já dá pra fazer um teste de gravidez para tirar a dúvida, ou se der pra agüentar, espera mais uns 3 dias e faz.
      bj,

      Excluir
  47. Oi Alê ,minha filha fez o bhcg com 4 dias de atraso negativou ,voce acha confiavél ou melhor repetir daqui alguns dias ,obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vall, como ela não está com um ciclo regulado, se a menstruação não desceu normal, pode repetir daqui uns 7 dias para ter certeza.

      Excluir
    2. ok obrigada, depois dou noticias

      Excluir
  48. Oi preciso mt de ajuda pois estava no periodo fertio e tive relaçao no outro dia atarde fiz xixi e quando me lipei saio 2 pingos de sangue desde entao meu seios estao com as veias bem grossas e colica dor de cabeça mi ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeniffer, ainda é cedo pra saber, espera uns 15 a 17 dias pós relação, se a menstruação não vier, é hora de fazer um teste de gravidez.

      Excluir
  49. Ola Ale, pesquisando sobre nidação na net eu encotrei seu blog. Eu sou tentante a desde dia 8 , treinando dia sim e dia não. Minha M desçeu domingo de madrugada,ou seja, segunda-feira e hoje continuou ,só que agora o sangue cessou e normalmente minha M desçi por no minímo 5 dias...o que vc acha? Detalhe que o fluxo estava forte e tinha leve colicas mas n tenho outros sintomas, não tomei indutores nem chá, tenho tomado ácido fólico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dai, se tem fluxo forte acho que é menstruação mesmo, o fluxo pode variar um pouco de vez em quando, principalmente se vc tomava anticoncepcional, não sei se é teu caso. Mas se vc está com dúvida, espera mais uns 3 a 5 dias e faz um teste de gravidez.

      Excluir
  50. Oi Alê, tudo bem? quero sua ajuda, passei por um aborto espontâneo a quase dois meses, sem necessidade de curetagem pq estava muito recente, sofri muito, mas Deus sabe de todas as coisas.fui na ginecologista ela disse que estava tudo ok e que poderia tentar novamente.logo apos aborto minha menstruação veio por 4 dias muito pouca, abortei dia 03/06 e no dia 14/06 a 18/06 foi esse fluxo pouco, no dia 13/07 a 19/07 foi outro ciclo porem normal como antes, meu ciclo e de 30 dias, desde entao tem uma colica que me persergue, vai e volta porem não muito fraca, treinei bastante nos periodos ferteis dia sim e dia nao,por uma semana,e desde entao a colica continua, veio as dores de cabeça constantes, e uma semana depois comecei ter enjoos a beber agua pela manha ou de algo que comia a noite.nessa mesma semana senti umas fisgadas no ovário a noite quando estava jantando como se fosse uns beliscões internos.passou,desde então fiquei pensativa e torcendo, dai percebi que minha calcinha vivia molhada achava que era a monstra e nada.no dia 11/08 tive cólicas horríveis, fui ao banheiro a noite e sentada no vaso tive outros beliscões no ovário, coloquei o cotonete e sai sujo com uma borra marron, fiquei triste pensei a monstra ta chegando, e minha monstra era pra descer dia 12/08, porem esperei por todo dia e isso nao aconteceu, a noite fui tomar banho e tinha na calcinha 2 pingos dessa borra com um liquido caramelo,so sujou,e dai percebi que nao to me aguentando de fraqueza e a noite fiquei irritada atoa com o marido e ate ele achou estranho pq tava nervosa atoa,mas nao tava nem aguentando ouvir a voz dele.deitei com tonteiras e mta fome, achei que seria loucura da minha cabeça pq queria mto o bb e o medo de ser ou nao. hj pela manha levantei com a colica que nao me larga, fraca e com os ossos sem força e muita fraqueza nas pernas tbm, estomago meio estranho e medi a temperatura e deu uma subida hj de 36.4° para 36.9°, porem sem dor nos seios e sem vomitos, mas com tonturas do nada.resumindo: acha que estou tendo a nidação e que posso tar gravida, se for olhar hj faz 2 dias de atraso, da pra fazer os teste ja sendo q a nidação veio ha 2 dias?medo , medo de dar negativo. medo de dar positivo e passar por tudo outra vez.ah marquei GO pra amanha, porem queria ter um resultado pra levar, mas os laboratórios aqui perto só fazem o beta pra entregar com uma semana, posso fazer o teste amanha cedo? me ajude por favor.
    Bjus e desde ja agradeço CARLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, como vc teve uma perde recente ainda pode acontecer alterações no ciclo, eu sempre acho melhor esperar mais uns 2 a 3 dias para ver o que vai acontecer, antes de fazer o exame. Mas com certeza tem chances de uma gravidez, tomara que seja.
      bjs

      Excluir
  51. Boa noite , tive uma gosminha marron com rosa na calcinha, no outro dia veio um pingo rosa bem claro com caramelo e acabo isso duro um dia e meio... foi no dia 29/09 ae n deceu mais nada quando foi hoje dia 03/10 eceu uma gosminha branca sem cheiro so uma mais nada, minha M e desrregulada pq n tomo anti... medica falo q é normal mes passado veio dia 08/09 esse mês n sei quando viria pq ela vai diminuindo a data ... oqe fasso espero mais ou passo trans... ja tomo o acido que ela passo a 1 mês meus peitos estãos doloridos so nas ureulas e to me sentindo enchada, mt vontade de faze xixi ... so q ja tive um aborto espontaneo a 1 no e 4 meses... oq fasso espero ou vo ao medico? bjs obg .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tamarinha, como vc está com o ciclo desregulado fica complicado tirar conclusões, mas o melhor é fazer um teste de gravidez para tirar a dúvida, se é só hormonal ou se vc está grávida.
      Acho válido voltar no médico sim, se eles não te pedir exames, e como vc já teve uma perda e ainda está com o ciclo desregulado, eu procuraria uma 2a opnião para uma nova avaliação, pois tem que prevenir, reavaliar hormônios, pois ciclo desregulado pode ser indício que algo não está como deveria.
      bjs

      Excluir
  52. Ola ale bom dia estou com uma duvida minha fiquei menstru 3 dias e 2 dias depois da minha menstru tive relaçao e quando fui me limpar saiu no papel uma gosma com um pouco de sangue mas n suja a calçinha so sai no papel sempre quando faço xixi q me limpo sai essa gosminha com pouco de sangue no papel e q sera bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karoline, se foi logo após, acho que deve ser ainda resquícios da menstruação, mas se continuar por mais que 5 dias é bom falar com o médico pra ele avaliar. bjs

      Excluir
  53. Ola ale queria saber se é posivel a mulher engravidar mestru minha mestru ficou 3 dias e pedois de 2 dias q acabou minha mestru eu tive relaçao com meu marido e quando fui no banheiro fazer xixi saiu no papel uma gominha com pouco de sangue nunca aconteceu isso e ficamos 2 dias sem ter nada e nesse dois dias continuou saindo so q n suja minha calçinha so quando eu limpo sai no papel .obrigada bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As chances são pequenas, sangramentos que podem ser confundidos com menstruação podem acontecer, mas podem indicar algum problema. Mas se vc está com dúvida, o melhor é fazer um teste. bjs

      Excluir
  54. Olá meu ciclo menstrual e de 28 dias, dia 07/01 tive relação e no dia 18/01 após a relação fui me limpar e tinha um liquido rosado .
    Me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, não sei que dia iniciou teu ciclo, mas se a menstruação não descer o melhor é fazer um teste de gravidez.

      Excluir
  55. Olá! Preciso de uma ajuda sua!
    Dei uma pausa no remédio e voltei mês passado (23/12), sendo que esqueci de tomar dois comprimidos na primeira semana e um na segunda. Há duas semanas senti meus seios diferentes, as areolas, que eram bem rosinhas, ficaram num marrom claro, algumas bolinhas apareceram em volta do bico e o próprio bico apareceu, pq eu não tinha e as veias estão bem aparentes. Além disso, me sinto muito cansada, uma falta de ar sem tamanho, muito sono e indisposição.
    Ontem (20/01) era o dia da menstruação descer, e o que veio foi um corrimento marrom e hoje um pequeno sangramento escuro. Fiz hoje o teste de farmácia e deu negativo. Mas as mudanças nos meios seios estão me deixando preocupada.
    Pode me ajudar?
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice, melhor esperar mais uns 2 ou 3 dias para ver, como vc tomou o remédio assim, pode ser uma disfunção hormonal, por isso a menstruação estranha, mas por via das dúvidas pode refazer os teste depois desses dias.

      Excluir
    2. Oi, Alê! Então, fui à dermatolgista hoje e ela disse que o primeiro indício para as alterações nos meus seus é a gravidez. Acabou que passou o BHCG, pois preciso fazer tratamentos estéticos, e se eu estiver grávida não poderei fazer.
      O resultado sairá na semana que vem, vamos esperar!!
      Mais uma vez, obrigada pela ajuda!!

      Excluir
  56. Oi ALE minha menstruação desceu dia 15 / 01 , e foi embora dia 18 /01 .
    Sendo que dia 19 / 01 tive relação , e houve ejaculação dentro .
    Só Que hoje dia 21 / 01 Minha calcinha sujou fé sangue , bem ralinho.
    Isso será nidação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não sei de quantos dias é teu ciclo, mas acho que não, seria cedo, pelo que vc descreve, teve relação no 5o dia do ciclo, se vc tem um ciclo de mais de 24 dias, não estava no período fértil. Mas se continuar o sangramento melhor consultar o médico para ele avaliar.
      bj,

      Excluir
  57. Oi, muito bom seu blog... ;)
    Meu nome é Michelle e tenho 26 anos. Minha M veio dia 28/12, meu ciclo é de 32 dias em média.
    Este mês aconteceu algo diferente, no 5o DPO (quarta-feira) desceu umas gotinhas de sangue rosa e um pequeno corrimento de clara de ovo com fios de sangue. No 8o DPO veio dois fiozinhos de sangue no papel. Hoje eu fiz um teste de farmácia e deu negativo. Minha M está para não vir dia 30/01, será que fiz o teste muito cedo?

    Agradeço desde já :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou :)
      Quanto a tua dúvida, pois é, antes do atraso é não dá para ter certeza do negativo. O melhor é aguardar até o dia 31, aí vc tem um resultado mais confiável. ;)

      Excluir
  58. Oei minha duvida é a seguinte eu tomava a injeção misigina a última vez que tomei foi em novembro de 2014 então minha menstruação veio dia 07/ dez e ficou no seu fluxo normal de 7 dias aí passou 5 dias tive outro sangramento
    Aí pensei que fosse por causa da injeção quando foi em janeiro não veio no dia 7 veio só dia 28 um sangue meio aguado que durou 3 dias e agora em fevereiro dia 12 tá vindo de novo um sangue aguado mais só sai na hora que eu me limpo me ajuda o que deve tá acontecendo desde de já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ser uma disfunção hormonal, bem comum quando se pára o anticoncepcional, ainda mais injetável, que é uma dosagem alta, mas o melhor é procurar o médico para fazer uma avaliação correta.

      Excluir
  59. ola me chamo anaah e tenho uma duvida minha mestruaçao sempre foi meia desregulada mes passado veio dia 19/01 e dia 14/02 agora fui no banheiro e medeparei com uma mancha marron pequena mancha na calcinha e so foi aquele dia e so sinto leves colicas axei que ia descer a M e nao desceu ate agora tenho duvidas meus seios da umas dorzinhas de vez enquando sera que posso esta gravida ... pq minha M sempre quando e pra descer ela vem assim mas começa a manchar a calcinha aos poucos e logo no dia seguinte ela desce mesmo mas desta vez mancho a calcinha e nao desceu e ai meninas me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, como vc tem um ciclo desregulado é complicado avaliar, melhor fazer um teste de gravidez e procurar o médico para que ele avalie.

      Excluir
  60. Oi, Minha menstruação nunca atrasou, sempre que terminava minha cartela de remedio em 3 dias descia, mes passado ela so veio tipo borra de café, e não senti nenhum tipo de colica ou incomodo, esse mes ela ainda nao veio, mas quando vou fazer xixi, sai melado bem pouco, com uma cor meio rosada, e to com colica, isso pode ser gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se vc tomou certinho e não tomou nenhuma medicação que pudesse cortar o efeito as chances de gravidez são mínimas, se já faz mais de 7 dias que vc terminou a cartela, melhor procurar o médico para que ele avalie.

      Excluir
  61. boa tarde,
    minha duvida é enorme!!!!
    bom, minha ultima menstruação foi dia 12/01, e era pra vir dia 09/02, mas não veio ai quando foi dia 16/02 comecou a descer um sangue escuro , apenas para sujar o protetor intimo,esse sangue durou ate dia 19 e ontem veio so na hora de limpar , e hoje ja não vem mais....so que ontem fiz um hcg e deu negativo, sera que fiz muito cedo , pelo fato de não ter parado 100% essa tal nidação , se for ela realmente?
    faço um outro exame, se sim depois de quantos dias?

    aguardo retorno urgente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline, acho muitos dias para ser nidação, mas melhor já fazer um beta HCG quantitativo para avaliar se há algum hormônio de gestação, mesmo inicial, e procurar o médico.
      Alê

      Excluir
  62. Bomdia....minha duvida é a seguinte: eu e minha noiva tivemosdia 29/01 e depois dia 08/02 e a menstruaçao dela veio dia dia 13 porem com o fluxo muito pouco durou 5 dias e nos ultimos dias veio uma cor marrom e muito pouco, geralemnte a M dela dura 3 dias pq ela toma anticoncepcional a 4 anos e nao esqueceu nenhuma pilula ela sentiu uma pontadas na barriga e estamo preocupados...sera q nidaçao ? Pode vir junto a menstruaçao?
    Seu blog é demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tom, desculpe a demora, em responder, não havia recebido o aviso do comentário. Que bom que vc gostou do blog :), obrigada!
      Qnto a tua dúvida, se ela tomou o anticoncepcional certo e não usou nenhuma medicação que pudesse cortar o efeito, me parece que é hormonal, o fluxo da mulher pode se alterar de vez em quando.
      Sobre a nidação respondi logo abaixo, no próximo comentário.
      Eu aconselho fazer um teste já que vcs estão com dúvidas para esclarecer.

      Abraço,
      Alê

      Excluir
  63. nidacao pode vir junto com a menstruacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o que pode acontecer é ter algum sangramento irregular no início da gestação, até por alguma problema de implantação ou anatômico do útero e causar dúvida, se foi menstruação ou não. A nidação, na maioria das vezes, é imperceptível ou causa um pequeno sangramento, mas em caso de dúvida sempre acho melhor fazer um teste de gravidez.
      Alê

      Excluir
  64. Boa noite,eu parei de tomar o a.c. ,sangrei normal e acabou como sempre,mas 5 dias depois está vindo um corrimento marrom,isso ja dura 2 dias,não tenho còlica nem apresenta mal cheiro,mesmo assim estou preocupada,vc poderia me dar uma luz?OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, geralmente ao parar o AC os hormônios ficam um pouco desregulados, o que pode causar esses sangramentos/corrimentos irregulares, por exemplo. O melhor, se vc ainda não procurou, é procurar o gineco para uma avaliação, assim ele pode avaliar se é preciso tratar ou não, e se vc está querendo engravidar, deve pedir exames pré-gestacionais e te dar orientações como o uso do ácido fólico.
      Alê

      Excluir
    2. Muito obrigada por ter respondido!!!!!

      Excluir
  65. dia 08/02 tive relacoes sexuais sem camisinha, pois tomo anticoncepcional ha 4 anos sem esquecer nenhum dia. pois bem, minha M veio dia 15/02 no dia certo q era para vir no fluxo bem menor ate o dia 16/02, depois ficou vindo bem pouco e marrom. porem esse corrimento marrom vinha 2, 3 vezes ao dia. senti algumas colicas e agora estou preocupada sera q foi menstruacao ou nidcao estou desesperada.
    seu blog e maravilhoso, continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou :)

      Quanto a tua dúvida, se vc tomou certinho e não tomou nenhuma medicação que pudesse cortar o efeito, possivelmente é hormonal, com o uso do anticoncepcional o endométrio(camada interna do útero) tende a afinar um pouco, o que pode causar essas alterações de fluxo (menor e mais escuro). Mas, até pra vc se sentir mais segura, pode fazer um teste de gravidez para tirar a dúvida.
      ;)
      Alê

      Excluir
  66. Oi

    Há um ano meu médico diagnosticou SOP.
    To acima do peso mas já perdi dez quilos nos últimos três meses. Estou me alimentando melhor e fazendo exercícios todo dia. Apesar do SOP minha M sempre foi regular. Só atrasa uns dias. Mas normal. Não tão certa como deveria. Mas nunca deixou de descer.
    Minha M veio dia 05/02. Ficou uns quatro dias descendo pouco mas depois normalizou. Tive relações com meu marido vários dias no período fértil. Dia 24 e 25/02 saiu uma sujeirinha caramelo. As vezes marrom. Não senti mais nada tão diferente. Hoje é dia 04. Minha M deve vir sábado dia 7. Devo esperar quanto tempo pra fazer um teste?
    Posso estar gravida? Tenho medo de fazer teste por já estar tentando ha quase dois anos. As vezes é frustrante né.
    O que você acha?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, se vc ovulou, tem chance de uma gravidez. Eu sempre acho melhor aguardar pelo menos 1 dia de atraso, ainda mais que às tua menstruação atrasa uns dias. Então eu tentaria esperar mais uns dias, pelo menos 3 a 5 dias de atraso para fazer.
      Eu sei bem como é frustrante, tem horas que a gente perde um pouco a força, mas o que eu posso te dizer é que vale a pena continuar lutando, a SOP, quando se acerta o tratamento, tem ótimas chances de conseguir, mesmo se não for ainda teu bebê, não desanima.
      :)

      Excluir
  67. Oi querida,me ajuda nessa dúvida, tive um AE em novembro antes disso meu ciclo era de 28 dias depois passou para 26/27 dias.Dia 17/02 minha M desceu,e pela tabela q fiz,meu período fértil foi de 27 até 03/03.,a duvida é, hj passei o dia td c cólica bem fraquinha e saiu uma mancha c rachada bem fraca de sangue, o que pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, é complicado saber, pois como vc passou por um aborto os hormônios podem ficar alterados por algum tempo, se vc ovulou, pode ser algum sinal de gravidez, mas tb pode ser apenas hormonal. O melhor é esperar mais uns dias para ver se a menstruação vai atrasar.

      Excluir
    2. Obrigada Ale,adorei seu blog,ajuda muito viu? Deus é de me ajudar q seja um positivo,me diz uma coisa,c 3 dias apos ovulação, já pode ocorrer a nidação? Em alguns site diz q de 3 à 7 dias.o q VC acha?

      Excluir
  68. Olá so nova aqui e gostaria de tira uma dúvida ...
    ONTEM EU COMECEI A SENTIR UMAS DORES ESTRANHAS NO PE DA BARIGA NO LADO ESQUERDO MAIS SO DOIA QUANDO EU SENTAVA AI DAVA AQUELA DOR DE ENCOMODO SABE , AI HOJE VEIO UMA COLICA BEM FRAQUINHA INDO E VINDO E FALTA SETE DIAS PRA MINHA MESTRUAÇÃO VIM . COMO NUNCA SENTIR ISSO ANTES GOSTARIA DE SABER SE ALGUMAS DE VOCE SABE ME EXPLICA O QUE E .. A E PAREI DR TOMA O ANTICONCEPCIONAL INJETAVEL NO MES DE JANEIRO. ..
    MENINAS ME AJUDA BJOO OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaína, sintomas são complicados, porque podem acontecer por N motivos, mais o mais comum são alterações hormonais e da ovulação que deixam toda a região pélvica mais sensível e dolorida. Se vc está com dúvidas em relação a gravidez, melhor esperar para ver se a menstruação vai atrasar.
      bj,
      Alê

      Excluir
  69. Oi , Sou a Thayna queria que voce tirasse uma duvida minha , no domingo parou minha menstruação , na sexta eu tive relação sem camisinha mais ele diz tem " jogado fora " no domingo de manha fui ao banheiro i saiu um pouco de sangue bem colarinho i logo depois já não estava mais , segunda tive corrimentos , na terça uns embrulhos no estomago , hoje na quarta feira fiz testes caseiros um com cloro o outro com pasta de dente , deram positivos , sera que estou realmente gravida ? Me explica por favor , me responda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pelo que entendi do teu relato seria muito cedo pra marcar e esse tipo de teste caseiro não tem nenhuma confiança. Não sei de quantos dias é teu ciclo, mas o melhor é espera, pelo menos, uns 15 dias após a relação e fazer um teste de farmácia.

      Excluir
  70. Oi Alê!

    Sou Cilene C e hoje foi um dia triste para mim, meu beta hCG qualitativo deu negativo e, o que me levou a fazê-lo foi a inexperiência, incerteza e as coisas diferentes que aconteceram comigo. Enfim vou contar:

    Menstruei dia 12/02/15.

    Meu ciclo é de 26 E 28 dias (raramente, muito raramente é de 29 dias).

    No dia 08/03/15 tive um sangramento e achava que era a monstra, mas era muito pouco...pouquíssimo variando de cor ora marrom, ora rosado, e vermelho. Isso aconteceu por dois dias e, no dia 10/03/15 ja não tinha mais nada. Sumiu!

    Aí como fiz varias pesquisas para saber o que isso poderia ser, descobri a nidação.

    Como esse sangramento veio dois dias antes da monstra e, ela não veio ate agora, fui fazer o teste hoje, foi quando deu negativo ;(

    Enfim, tenho muitas duvidas:
    Sera que era nidação?
    Ou sera que era menstruação?
    Se não tiver sido menstruação, sera q ela ainda vai descer ou não?
    Sera q devo fazer o teste novamente ou deixar pra lá?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cilene, pelo teu relato acredito que já era a menstruação, pois pelas datas me parece que veio pelo 26o dia, não conheço teu histórico ou mais detalhes, mas a variação de fluxo é algo relativamente normal de acontecer. Se foram 2 dias em que vc teve algum fluxo, não foram só pingos, é pouco provável ser nidação.
      Mas como nessa questão não tem como ter certeza, pode repetir o teste daqui uns 3 a 5 dias para tirar a dúvida.
      bj,
      Alê

      Excluir
  71. Oi, me chamo Jaqueline. Minha ultima menstruação foi dia 19/2 com termino dia 24/2. No dia 3/3 tive uma cólica e depois saiu um sangramento rosa claro, que só ocorreu uma vez nesse dia. Isso pode ser nidação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, não sei de quantos dias são teu ciclo, mas se vc menstruou no dia 19/02 é mais provável que seja da tua ovulação. Mas aguarda para ver se a menstruação vai atrasar.
      Alê

      Excluir
  72. MENINAS, POR FAVOR, ME AJUDEM!

    Eu tinha a sindrome dos ovários policisticos e no dia 04/03/2015, há 15 dias atrás, passei por uma videolaparoscopia e meu médico retirou meus cistos. Dai no dia seguinte comecei a tomar DIANE 35 e meu médico pediu para que eu evitasse relação durante 30 dias. Mas domingo meu marido e eu acabamos tendo e hoje após ir ao banheiro (e também estou sentindo dor pélvica, antes tinha parado já por causa da cirurgia), quando me limpei, saiu uma cor rosinha claro no papel, fiquei esperando pra ver se era a menstruação, mas até agora nada. Foi estranho! E sai também um liquiduzinho clarinho e melado, estranho também! Eu acho loucura demais, mas será que tem alguma chance de ser gravidez? E se puder ser, devo parar a medicação? O que eu faço? ME AJUDEM, POR FAVOR

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, após ler vários comentários resolvir relatar o meu RS
      Parei o AC ha 3 meses, meu ciclo normalmente é de 28 dias. Menstr. Dia 15/02 com fluxo intenso com duração de 5/6 dias. Logo apos nos dias férteis tive relação sem preservativos, e desde então venho sentindo dores de cabeça e dor no pé da barriga lado esquerdo. Bom minha Menstr. Devia vir dia 15/03, mas veio dia 16/03 com fluxo menor apenas no primeiro dia, os outros dois foi só tipo borra de café, bem pouco. E ainda sinto dores no pe da barriga e seios parecem inchados, mas sem dor, estou com olfato aguçado, alguns cheiros me causam náuseas. Sera que é uma possível gravidez ou apenas disfunção hormonal? Desde já obrigada.

      Excluir
    2. Oi Rá, acho que ele pediu pra evitar relações para não ter risco de infecção, pois com o uso do Diane, se vc está tomando certinho e não tomou nenhuma medicação que corte o efeito, o risco de uma gravidez é muito baixo, mesmo estando na 1a cartela. Os escapes e corrimentos podem ser do próprio Diane, normal acontecer nas 1as cartelas.
      Até para vc ficar mais segura, dá uma ligada para o teu médico para ele ver o que acha, mas segue tomando até lá, ou faz um teste de gravidez.
      bjs,
      Alê

      Excluir
    3. Camila, me parece ser hormonal, mas por via das dúvidas, melhor fazer um teste de gravidez.

      bj,
      Alê

      Excluir
  73. Boa tarde preciso da ajuda de vocês tenho o ciclo de 28 dias dia 13/02 desceu normalmente durou os quatro dias e acabou como sempre depois de cinco dias tive relação desprotegida no dia 13/03 desceu normalmente mais sem nem um sintomas que eu geralmente sinto durou 4 dias e finalizou mais no dia 19/03 começou a descer um sangue vermelho claro em pouca quantidade o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane, se é em pouca quantidade, acho que pode ser ovulação ou hormonal, mas se permanecer por mais dias melhor procurar o médico para avaliar.
      bj,
      Alê

      Excluir
  74. Olá, estou com uma dúvida, menstruei no dia q deveria, mas veio diferente somente dois dias e borra de café e o.normal é bastante fluxo e.dura 5 dias.. Já é segunda menstruação assim, Estou tentando engravidar a dois meses.. Posso estar grávida..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, alterações de fluxo podem acontecer por vários motivos e são relativamente comuns. Se houve fluxo, mesmo menor as chances de gravidez são pequenas, mas o melhor é fazer um teste para avaliar corretamente e tirar a dúvida.
      bj,
      Alê

      Excluir
  75. PAREI DE TOMAR REMEDIO EM DEZEMBRO DIA23 DE JANEIRO VEIO DIA 23 DE FEVEREIRO TAMBEM E AGORA EM MARCO NAO VEIO SO TA UMA COLICA BEM FRACA FAZ 4 DIA DE ATRASO POSSO TA GRAVIDA

    ResponderExcluir
  76. Olá! Meu nome é Cláudia e minha última menstruação veio dia 04/03 normal, dia 10/03 tive relação sem preservativo e desde o início da minha menstruação que meus seios estão doloridos e inchados. Fazem oito meses que não tomo anticoncepcional, há dois dias que desceu cum corrimento marrom na minha calcinha, mas hoje não veio mais, meus seios pararam de doer e não estou sentindo nada. Minha menstruação era para vir dia 04/04. Após uma semana da relação sexual sem preservativo fiz um teste de farmácia e deu negativo. Você pode me dar alguma orientação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, o melhor é aguardar o dia 04, pois os sintomas são muito relativos e podem acontecer por vários motivos, então muito complicado tirar alguma conclusão por eles. Se vc está tentando engravidar e ainda não for gravidez, é importante conversar com teu médico para avaliar se vc está ovulando regularmente.
      bj,
      Alê

      Excluir
  77. PLEASE, HELP !!
    Olá! Bom, no momento não sou tentante, porém estou com alguma dúvidas...meu ciclo costuma ser bem regulado, com atraso de máximo de 2 dias, isso esporadicamente...Minha ultima M foi entre os dias 27 Fevereiro ao dia 02 de Março, dia 06 de Março mesmo eu tive uma relação desprotegida por menos de 10 segundos, daí já logo quis parar pra que não houvesse o risco elevado de gravidez (detalhe: estava sem anticoncep à 2 meses) nesta relação não houve ejaculação nem antes, nem mesmo depois desses segundinhos desprotegida rs Ahhh, e tenho síndrome de ovários policísticos. Daí quando foi dia 26/03 começou a descer, porém só um sangue escuro, grosso e em pequena quantidade, mas desceu na data certinha da menstruação.Este sangue estranho veio bem pouco, porém por uns 3 dias. Teoricamente, não tive atraso menstrual, mas como achei minha menstruação bem estranha resolvi fazer um teste de farmácia ontem e deu negativo. Você acha que pode ser gravidez? Não tenho nenhum desses sintomas de gravidez citados acima... Obrigada desde jáá ! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pelo teu relato acho que não é gravidez, mas se continuar insegura faz um outro exame para ficar mais tranqüila ;)

      Excluir
    2. Oi!! Obrigada pela resposta...então, como eu continuei mesmo insegura acabei fazendo um beta hcg de sangue depois de 1 mes e 1 dia da relação...deu negativo, e dentro desse meio tempo menstruei denovo, dessa vez com um pouquinho mais de volume. To parecendo louca, mas vou perguntar pq preciso, rsrs, será que mesmo com tudo isso, ainda posso estar grávida?? Obrigada mais uma vez :*

      Excluir
  78. Oi meninas preciso que alguém me ajude! eu sou tentante, eu menstruei 13/03 e foi embora dia 16/03 e minha menstruação sempre vem na data ou um dia antes. então comecei passar pelo processo de nidação 29/03 e acabou dia 30/03 e eu creio que estou gravida, mas quando sera que posso fazer o beta pra obter o resultado realmente certo? se eu fizer no sábado sera que já vai ter hcg suficiente para dar positivo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, se realmente foi nidação já vai marcar no HCG.

      Excluir
  79. Ola,
    Pode ser que a nidação também venha n mesmo dia que a monstra?
    minha monstra ela é bem regulado e dura normalmente 5 dias.
    Mas esse mês veio diferente. Dia 5.04 veio com pigmento vermelho escuro e com gosma e muita colica. Dia 6.04 veio em menas quantidade. Dia 7 pela manhã saiu uma borra marrom no papel e tarde rosado. A noite já não tinha mais nada. Dia 8 fui ao banheiro e saiu uma pigmentacao rosada bem pouco. Depois normal, tudo limpo. Hoje dia 9.4 fui ao banheiro pela manhã e saiu uma borrinha rosada de novo,
    Eu fico criando expectativas e quero muito teR um baby. Sou tentante desde Janeiro deste ano
    Gente o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, geralmente aparece, quando é visível no dia que é pra descer a menstruação ou uns dias depois. Pelo teu relato teve uma alteração bem grande, então tem chance de ser gravidez, mas tb pode ser hormonal, te digo, pois sei como é complicado a gente se encher de esperança e depois não ser. Eu esperaria mais uns 3 dias para ver como fica e se não descer mais, aí sim faz um teste.
      Tomara que seja teu positivo.
      bj,
      Alê

      Excluir
  80. Olá, boa noite ! Tenho ovários policísticos e tomei levonorgestrel como pilula do dia seguinte(que nao podia), uma semana depois tive contato sem camisinha, já faz um mês que não menstruo, estou com efeitos andrógenos, já fiz três exames de urina e todos eles deram negativo, mas somente agora tive um pequeno sangramento, é nidação ou um transtorno de hormônios devido a ações androgenas no ovário policístico devido ao uso de levonorgestrel como pilula do dia seguinte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como os exames deram negativos e se já faz mais de 20 dias da relação sem proteção acho mais provável ser da medicação. E como vc tem ovários policísticos os efeitos colaterais podem ser ainda maiores, seria bom consultar o médico para uma avaliação.

      Excluir
  81. Oi, me chamo Lisi, tenho 16 anos e tomo tâmisa 20 a 3 anos (desde os 13), tive relação sexual com meu namorado, no qual namoro 3 anoas também, no dia 2 de abril, e pelo meu calendário menstrual do celular, meu periodo fertil começou dia 6 de abril, e minha ovulação foi dia 12. Minha menstruação iria descer neste domingo agora, dia 26/04, e realmente veio... mas veio, mas veio só uma borra de café, achei que fosse normal né, mas vem sangue mesmo somente quando me limpo com papel higienico.
    Fiz dois testes de farmácia já e os dois deram negativos! Hoje pela manhã (27/04) veio um sangramento forte, mas logo parou e agora tem muito pouco no absorvente.
    Não sinto nenhum sintomas de gravidez, nem tonturas e nem nada disto... Sinto cólicas como fosse menstruar mesmo. Tenho endometriose, não sei se isto pode interferir em algo???

    Estou preocupada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lisi, se vc toma certinho o anticoncepcional e não tomou nenhuma medicação que possa cortar o efeito, vc não ovula, portanto não tem período fértil. O anticoncepcional age evitando que vc ovule, por isso evita a gravidez. Pelo que vc relata foi só uma alteração de fluxo, o que pode ser normal, pois estamos sujeitas a alterações hormonais. A endometriose, dependendo de sua localização tb pode causar alguma alteração.
      Até pelos testes de gravidez que vc fez, acredito que seja apenas hormonal, mas sempre bom consultar o teu médico pra ele avaliar se vc continuar com dúvidas.

      Excluir
  82. Ola, Bom Dia!
    Prefiro não me identificar, tenho 21 anos e estou com uma seria duvida e muito, pois penso que estou gravida, abaixo esta um resumo do que aconteceu:

    Eu tomava a pilula ciclo 21, porem a grande maioria das vezes eu administrava as mesmas em horários alternados e outras vezes esquecia de tomar, e quando era no dia seguinte que tomava, ingeria dois de uma vez, também a 1ª vez que tomei o anticoncepcional, com apenas 5 dias me relacionei com meu ex parceiro e o mesmo ejaculou dentro, no mesmo dia (12/02) fora da data, minha menstruação veio (Nesse caso veio pela 2ª vez, pois minha menstruação sempre vinha dia 06 de cada mês, então a mesma já havia vindo e ido no mês 02/2015), passou 5 dias e subiu. Porem continuei tomando o remedio durante os 21 dias, mesmo com horários errados, dia 26/02 finalizei a 1ª cartela, e e voltei a tomar dia 05/03 e no mesmo dia me relacionei novamente com meu parceiro, porem dessa vez ele ejaculou fora, que era o tipico costume dele, so que ele so retirava o pênis na hora "H" mesmo, porem como nos desentendemos eu não tomei os 21 comprimidos todo e dia 14/03 apos ter tomado apenas 9 pilulas, eu parei a cartela por completo.
    Pois bem, minha menstruação nesse mês de março, não veio na data de costume, que seria 06 e 08 porém veio no dia que parei o remédio 14/03 e dia 18/03 a mesma foi embora, o que esta me deixando preocupada é que hoje já são 24/04 e minha menstruação ainda não veio, ou seja, 14 dias de atraso.

    OBS.: Alem desse atraso, meus seios e pernas estão doloridos, tenho tido cãibras frequentemente, muito sono, sensação de cansaço, apetite aumentou consideravelmente, tenho sentido também umas cólicas tipo umas fisgadas no pé da barriga que de ontem pra cá ficaram um pouco mais intensas e estou liberando um liquido branco pastoso sem cheiro o tempo todo, e ontem tbm liberei uma secreção meio amarelada, caramelada que ate pensei ser menstruação, mas não era.

    Eu posso esta grávida? Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não tem como ter certeza, o melhor é fazer um teste de gravidez, mas me parece que pode ser hormonal pela forma que vc tomava o anticoncepcional e pelos detalhes do teu relato.

      Excluir
  83. Olá... Tenho 27 anos, sou casada e a 8 meses não tomo pílula... Minha menstruação sempre foi regular, no dia 26 de Março veio a última e tive relação nos dia 10 e 11 de abril. Esse mês comecei a sentir uns sintomas diferentes: inchaço nos seios, bico sensível e muito dolorido, cólicas estranhas e leve dor de cabeça. Era pra Monstra vir dia 27, ontem 28 as 11 da noite, veio um leve sangramento rosado e hoje pela manhã, uma borra de café... Quando posso fazer o beta de sangue? Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se a monstra não desceu depois desse dia já pode fazer um teste.

      Excluir
  84. Bom dia
    Tomo stezza a quase um ano todos os dias no mesmo horário e tenho relações com meu namorado sem preservativo mais com couro interrompido também. Terminei minha cartela sexta feira e comecei tomar outra no sábado e até agora nem um sinal de menstruação está saindo um líquido branco do meu seio parece leite preciso de ajuda será q mesmo tomando o remédio eu engravidei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, pelo que vc relata vc toma certinho, se não usou nenhuma medicação que possa cortar o efeito e até pelo teu relato, acho que pode ser efeito da pílula. Seria bom marcar com teu gineco pra ele avaliar.

      Excluir
  85. Ola, me chamo Leticia. Tenho 21 anos. Tive relação com meu namorado no dia 27/03 e até agora dia 04/05 minha menstruaçao nao veio. Sebdo que sou regulada e normalmente vem no dia 28. Mas a alguns dias venho tendo uma dor no lado esquerdo bem no pé da barriga, e hj na madrugada quando levantei para ir ao banheiro hoive um pequeno sangramento aguado. O que pode ser? Sera que estou gravida ou nao? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, pelo que entendi, vc teve relação dia 27/03, seria um dia antes da menstruação descer, já que vc relata que desce dia 28, isso? Só que não veio em março e nem em abril? Acho que o melhor é fazer um teste de gravidez, mas se foi véspera de menstruação as chances de gravidez são menores, mas não dá pra descartar.

      Excluir
  86. Olá! Meu nome é Bruna, tenho 20 anos parei de tomar anti. final de janeiro, minha menstruação é o que tenho de mais regular e certinho em mim, estou tomando ácido folico desde fevereiro, meu ciclo é de 30 dias, minha menstruação era para ter vindo no dia primeiro de maio, mas não apareceu e ela nunca atrasa, dia dois veio uma ponta de dedo bem escura/ como um café, tive colica, mas elas passavam assim que eu me acomodava, sintia como se algo estive-se trancando, no domingo dia três a noite começou a vir um sangue vermelho vivo , mas não em quantidade normal a menstruação, sinto o pé de minha barriga dura como se tive-se feito um mês de academia, sinto um calor horrivel, muita vontade de urinar e azia. Estou bem perdida, sera que é possivel estar gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, complicado saber por sintomas, pois podem acontecer por vários motivos, melhor fazer um teste de gravidez e procurar o médico pra avaliar.

      Excluir
  87. que blog maravilhoso.....adorei......

    ResponderExcluir
  88. Bom dia e parabens pelo blog ALÊ
    meu nome é simone e estou tentando engravidar e tenho uma duvida meu ciclo é de 28 dias e minha ultima menstruação foi dia 17/05/2015 e era pra descer dia 15/05/2015.só que no dia 15 a tarde desceu um sangue ralo e aguado e de cor rosa clarinho e bem pouquinho e parou e não veio mais nada a minha duvida era a menstruação
    ou era nidação sera que estou gravida,e estou sentindo dor de cabeça,dor nas costas,estou fazendo xixi toda hora e meus seios as vezes esta dando uma visgada.e no dia 17/05 meu marido do nada começou a passar a mão na minha barriga e falou vc esta gravida mais não estou acreditando porque ja foram tantos nagativos e estou com medo de fazer o exame e dar negativo de novo.sera que pode me ajudar por favor deis de ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, eu não conheço detalhes do teu ciclo e teu histórico, mas se vc é regulada e não tomava nenhuma medicação hormonal, pode ter sido nidação. Os sintomas são muito complicados, pois acontecem por alterações hormonais que podem ocorrer por diversos motivos, então é difícil afirmar, entendo que não é fácil ficar lidando com negativos, mas, infelizmente, pra tirar a dúvida teria mesmo que fazer um teste/exame de gravidez.
      Tomara que vc tenha boas notícias :)
      bj,
      Alê

      Excluir
  89. Boa tarde Alê
    A minha menstruação fica 3 dias e o meu ciclo é de 28 dias por isso fiquei na duvida e eu menstruei ou foi nidação.
    porque a minha ultima menstruação foi dia 17/04/2015 e ficou ate o dia 19/04/2015 então a minha proxima menstruação era pra descer dia 1505/2015.no dia 15 desceu uma água rala e aguada rosa clara.e 4 dias depois estou com alguns sintomas,estou sentindo enjoo,tudo que eu como vomito e não estou conseguindo sentir o cheiro da comida,dor nas costas,dor de cabeça bem fraquinha,tambem estou sentindo um gosto entranho na boca sempre que como.eu nunca tive esses sintomas antes.e eu parei de tomar o ac novembro de 2014.Tomara que dessa vez venha o meu positivo!!!vou fazer o teste de farmacia e depois volto pra contar.espero resposta e obrigada por tirar as minhas duvidas
    adorei o seu blog ALê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, vou ficar na torcida, tomara que seja teu positivo :)
      Que bom que gostou, venha sempre que quiser.
      bjs,
      Alê

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.