Entenda o ciclo menstrual e aumente suas chances de gravidez!

A maioria das mulheres não entende muito bem como funciona o ciclo menstrual. Quando se está tentando engravidar é muito importante conhecer seu próprio ciclo, pois além de ajudar a definir os melhores dias para engravidar, ainda é possível verificar algum indício de problema para uma futura gestação.

O ciclo menstrual de uma mulher começa do 1º dia em que ela menstrua, ou seja, o 1o dia do ciclo, e vai até o último dia antes da próxima menstruação. O 1o dia do ciclo você deve considerar aquele que veio fluxo, ou seja, foi preciso usar um absorvente normal, não os dias q desceu apenas pinguinhos ou manchinhas. Um ciclo normal, em média, tem uma duração entre 28 a 30 dias, e o fluxo menstrual dura entre 3 a 5 dias. O que determina a quantidade do fluxo é o tamanho do útero do seu útero, a espessura do endométrio (revestimento interno do útero) e os hormônios (estrogênio e progesterona) produzidos pelos ovários. Um ciclo regulado é aquele que não varia mais que 2 dias de um mês para outro, é importante acompanhar uns 3 ciclos para verificar.

O ciclo menstrual é definido pelos hormônios femininos, que funcionam como uma engrenagem perfeita, quando há um ou mais hormônios, com uma produção a mais ou a menos, toda a engrenagem pode passar a ter problemas, como alterações na menstruação, falta de ovulação, falta de menstruação, ciclo irregular, cistos, etc. O ciclo pode ser dividido em fases, a fase folicular, onde os folículos estão se formando e fase lútea, fase a partir da ovulação. Tem alguns laboratórios que dividem em 3, fase folicular, fase ovulatória e fase lútea, para identificar melhora a fase mais próxima à ovulação.
Então, a 1a fase do ciclo, a fase folicular, começa no 1o dia da menstruação e vai até o início da fase lútea, ou seja, quando a ovulação acontece. Na fase folicular os folículos, que são como bolsas dentro de onde um óvulo se forma, se desenvolve, crescendo até o dia da ovulação, quando um desses folículos se rompe e libera um óvulo. Quando um folículo se rompe, os demais folículos vão murchando, até serem absorvidos pelo organismo. Pode acontecer de mais de um folículo se romper, ou seja, ter mais que um óvulo, mas não é algo comum. Como também pode acontecer de um folículo romper e não ter um óvulo, faço uma analogia a uma ostra, nem todas tem uma pérola. Também pode acontecer de nenhum folículo se desenvolver ou romper, mas isso pode ser um indício de que algo nesta engrenagem, não está bem. 

É importante saber, que mesmo uma mulher saudável, sem problemas de fertilidade, não ovula todos os ciclos, em média são 8 a 10 ovulações ao ano. Por isso é importante, quando se faz uma acompanhamento de ovulação, acompanhar pelo menos 3 ciclos seguidos, pois só assim para ter certeza se há realmente algum problema na ovulação.

Na fase lútea o endométrio começa a se espessar (engrossar) ainda mais, pela produção hormonal, para que, caso aconteça a fecundação, o útero esteja preparado para receber esse óvulo fecundado e um desenvolvimento natural da gestação, os hormônios fundamentais dessa fase são o estrôgenio e a progesterona. Caso à fecundação não aconteça, a menstruação irá aparecer, ou seja, o endométrio vai se descamar e o organismo da mulher vai começar todo o ciclo de preparação novamente.

Então, com isso, esclareço mais uma dúvida comum, se vc ovular e não engravida, vai menstruar, já se menstruar regularmente não é certeza que vc ovula, pois mesmo sem ovular o endométrio pode se espessar e, consequentemente, a menstruação descer. 

Ter um ciclo regular é um bom indício que tudo vai bem, mas não é uma certeza! Por isso é tão importante, o acompanhamento médico e os exames pré-gestacionais.

Se você está tentando engravidar, procure verificar como está seu ciclo e converse com seu médico caso note qualquer alteração.

Leia também:

Quero engravidar, e agora, por onde começo?!

Estou tentando engravidar, mas até agora nada, não sei o motivo! O que eu faço?!

Fertilidade, Gravidez e Maternidade: vários aplicativos e aplicações que podem facilitar sua vida!

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade


P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

12 comentários

  1. Olá to com um dúvida dia 24/01/15 foi minha ultima menstruação , esse mes como tem 28 dias viria no dia 17 no dia 16 tive relação e no dia 17 tomei diad 12 hrs depois da relação , e a meia noite tomei a. Segunda dose .. Dia 22 desceu sangramento é menstruação ? Ta muito estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, provavelmente sim, a PDS modifica muito os hormônios o que pode alterar o ciclo e o fluxo. Mas se vc ainda está com dúvida melhor fazer um teste de gravidez.

      Excluir
  2. Também estou achando que é a tpm e ela durou apenas dois cdias .

    ResponderExcluir
  3. Minha mostra era para vir dia 6 mais hj dia 9 nao veio ainda mais dia 5 na calcinha desceu líquido marrom clarinho e dia 6 de manha saio um gosma marrom escuro e esses dia sai as vezes uma gosminha as vezes marromzinha e as vezes rosado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zineide, se o teu ciclo é regulado, e vc está suspeitando de gravidez, espera mais uns 2 dias e faz um teste de gravidez, se não é regulado melhor esperar uns 7 dias pra fazer um teste.

      Excluir
  4. oi gostaria de tirar uma duvida:
    no dia 29/07/15 menstruei e nos dias 7/08, 09/08 e 11/08 tive relações e ejaculou dentro. tem possibilidade de engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, depende do tamanho do teu ciclo, mas se gira em torno de 30 dias, tem chances sim.

      Excluir
    2. meu ciclo é 29 dias...

      Excluir
  5. Bem eu engravidei do meu filho que hoje tem 07anos da seguinte forma...contei 14 dias começando do primeiro dia da menstruação. Então mantive relação no 14º dia e entre os dois dias que antecedem e procedem o 14º dia. Por ex: a menstruação veio dia 28/07/08 aí você conta 14 dias à partir dessa data, que vai dar 12/09/08...então já que não se sabe ao certo o dia fértil, pois pode estar entre esses 5 dias... antecede-se e procede-se 2 dias também.(12,13,14,15,16) e assim eu engravidei na época. Mais agora... tá osso. Depois de 07 anos to tentando de novo. Parei com a pílula vai fazer 1 ano o mês que vêm (novembro) e nada... todo mês acho que estou grávida e me decepciono. Agora tenho 32 anos e sou muito ansiosa. O mês de setembro se foi, e estou em atraso, a menstruação não veio, até hoje. Já fiz dois testes de farmácia que deram negativos, mais estou com muitas cólicas, e agora está aparecendo um marronzinho e de vez em quando um leve sanguinho, só mesmo quando passo o papel higiênico. Estou ansiosa... me recordo da minha nidação da primeira vez, mais se for isso que estou sentindo de novo, desta vez está muito forte, está doendo bastante já há uns dois para três dias. Amanhã cedo...rrsrsrsrrs hoje, né, pois já é outro dia (02:18 da manhã); irei fazer um teste. e conto pra vocês. Agora vou tentar dormir... Tchau meninas.

    ResponderExcluir
  6. Cycle Reminder - Aplicativo iPhone GRATUITO para controle do ciclo menstrual e pílula anti-concepcional.
    Vejam o site www.cyclereminder.com
    Ou na AppStore https://itunes.apple.com/br/app/calendario-menstrual-cycle/id982801310?mt=8

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Dia 29/02/2016 foi o primeiro dia da minha última menstruação, nos dias 08,12 e 14 de março fiz amor com meu marido sendo que no dia 12 fizemos amor 2horas da madrugada! Hoje dia 24 veio um sangue vermelho ralo. Gostaria de saber se é nidação ou menstruação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, não conheço como é teu ciclo, mas se tiver próximo da menstruação ou em atraso tem chance. O melhor é aguardar uns 3 dias antes de fazer um teste.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.