Menstruação atrasada? Será que é gravidez? Entenda porque a menstruação pode atrasar

Óh dúvida cruel essa, se a mulher não está tentando engravidar vem logo à aflição, já se está tentando engravidar, a ansiedade e a esperança tomam conta da gente, querendo acreditar que o sonho se realizou.

Bom, a menstruação pode atrasar por vários motivos: gravidez (claro, um dos principais sintomas), problemas hormonais, falta de ovulação, cistos de ovário, problemas de endométrio (parede interna do útero), estresse, uso de algumas medicações (como pílula do dia seguinte e complementações hormonais), amamentação, ...
O motivo mais comum de ter um atraso menstrual é disfunção hormonal, como problemas de tireóide, prolactina alta, síndrome de ovários policísticos, baixa de progesterona, testosterona alta.

E as situações mais comuns em que a falta da menstruação pode acontecer também são:
- parar de usar anticoncepcional ou toma de forma incorreta, pois o organismo, pode demorar a regular os hormônios naturalmente.
- usa pílula do dia seguinte (principalmente se usou várias vezes) seguidas, pois a carga hormonal é altíssima, o que pode 'bagunçar' o ciclo da mulher.
- usar ou parar de usar outras medicações hormonais, como indutor de ovulação, progesterona sintética, etc.
- pós-parto e amamentação, pois nessa fase os hormônios estão em 'ebulição', todo o organismo está se modificando para recuperação do parto e para à produção do leite para o bebê.
- mulheres com ovários policísticos (microcisticos), pois nessa situação hà falta ou dificuldade para ovular e disfunções hormonais, causando irregularidade menstrual.
Então, o que fazer? A 1a providência é fazer um exame de gravidez, se der positivo, parabéns! Vc está grávida e descobriu o motivo do atraso. Aí é hora de marcar consulta com o médico e iniciar o pré-natal.

Já, se o resultado foi negativo, é hora de consultar o médico para saber o que está causando o atraso. Com o atraso menstrual e o resultado negativo do exame de gravidez, o médico vai avaliar o histórico (se já aconteceu isso, se tem algum diagnóstico anterior, ...), entender melhor o que está acontecendo e, conforme a avaliação, vai pedir para fazer exames complementares como um novo beta HCG quantitativo, ultrassom e exames hormonais.

Outros posts que talvez ajudem também:
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

6 comentários

  1. Oi Alê! eu tive relação com coito interrompido há um mês e seis dias. Tomei duas pílula do dia seguinte e após quinze dias minha menstruação desceu e veio uns coágulos nela. Durou o tempo normal de três dias. Fiz o teste de farmácia e deu negativo. Mas sinto que estou inchada. Posso estar grávida? Fiz o teste como mencionei e logo depois voltei a tomar meu anticoncepcional. Me tire essa dúvida, ainda há possibilidade de estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naah, pelo teu relato acho que não é gravidez, e sim reação da pílula. Se vc tomou certo e já menstruou não me parece que tenha chance de gravidez.

      Excluir
  2. Me ajudem por favor.
    Doutor, transei com uma garota 5 de dezembro. ela menstruou por 6 dias no final de dezembro, menstruou novamente em 16 de janeiro (6 dias), menstruou normalmente novamente em fevereiro. No entanto agora a menstruação dela atrasou já 6 dias na menstruação que deveria ocorrer no final de março. É possível ela estar grávida???
    Saliento que não transamos desde lá, e segundo ela as menstruações foram normais em fluxo e tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não sou médica, mas pelo teu relato, se ela não tem nenhum problema no útero, e pelo teu relato, acho que não deve ser gravidez, mas é melhor ela procurar o médico para avaliar.

      Excluir
  3. Minha mestruacao está atrasada a mais d um mês, porep eu emendava, mas parei. Apartir daí n veio mais, meus seios doem, tenho cólicas no pé da barriga, enchaço e dor de cabeça, fiz o exame de sangue e deu negativo;será q posso estar grávida msm assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bella, o mais provável é uma disfunção hormonal, já que o exame deu negativo, mas é importante repetir e procurar o médico para ter uma avaliação correta.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.