A maternidade e seus segredos

Hoje um texto muito bom da Psicóloga Thaiana Brotto, especialmente para o nosso blog.
Quando falamos em maternidade, pensamos em coisas lindas, bebês cheirosos, quartinhos decorados de cor clara, sorrisos e alegria para toda a família. Claro que a alegria é inevitável, afinal, um novo ser está vindo ao mundo!

Mas a maternidade, assim como tantas coisas em nossa vida, tem seus altos e baixos, e é para falar disso que estou escrevendo este texto hoje.
Muitas mães procuram o consultório, ou quando acabam de descobrir que estão grávidas, quando estão no período da gravidez, quando estão pensando em ter um filho, ou mesmo quando acabam de ganhar o bebê. Isso pode soar como uma surpresa para muitos, mas não é. É muito comum que as mães (ou os pais – ou os dois) busquem por um auxílio neste período, e isso acontece por diversas razões, sejam elas para esclarecer dúvidas de como cuidar e ensinar, ou mesmo porque não se sentem preparados o bastante para cuidar de uma vida que acaba de vir ao mundo.

O trabalho do psicólogo é muito importante nesse período, pois é um momento em que os pais, na maioria das vezes, especificamente, as mães, se sentem fragilizados, tanto quanto a fragilidade da criança. Às vezes, até mesmo aqueles pais que já tem uma estrutura familiar sólida, seja ela emocional e/ou financeira.

Como o psicólogo pode colaborar?
O trabalho do psicólogo é minucioso e delicado e precisa de cautela para ajudar os pais. O psicólogo precisará entender a demanda desses pacientes, se buscam por ajuda para se descobrirem como pais, com a responsabilidade de ter um filho, ou mesmo se buscam apenas por um auxílio para lidar com outro ser humano, que construirá sua personalidade, caráter, entre outras razões. Assim, o trabalho do psicólogo será mais objetivo e o psicólogo terá informações para conseguir ajudar estes pais, mostrando que com bastante dedicação, é possível levar a maternidade de forma mais serena, inclusive para lidar com as fases da criança, que também são difíceis em alguns momentos – mas que são passageiras e que tem solução.

Para aqueles pais que estão pensando em ter um filho, a ajuda do psicólogo é mais aprofundada, pois, muitas vezes, o atendimento começa com o que chamamos de Terapia de Casal, onde, na maioria das vezes, os dois buscam consertar alguns pontos da relação, para, a partir daí, poder ter um filho. 

O que tiramos de tudo isso é que buscar ajuda quando você percebe que está tendo dificuldades, é buscar ajuda para si e para àqueles que estão ao seu redor. Às vezes, somente os conselhos dos amigos não são o bastante, e um profissional poderá esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo a solucionar problemas que poderiam tonar-se maiores no futuro. O objetivo é que a maternidade seja vivida da forma mais natural e segura possível, para que os pais possam vivê-la com tudo de bom que ela tem a oferecer.

Psicóloga Thaiana Brotto
CRP 06/106524
(11) 3213-7287

www.psicologoeterapia.com.br

Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.