A importância dos Avós para uma criança!

Hoje quero falar um pouquinho dos avós, o quanto eles são importantes para a infância e para a vida.

Ontem era aniversário da minha avó materna, infelizmente ela já não está mais aqui, mas é um dia que não tenho como esquecer e foi o que me motivou a escrever sobre isso.


Para quem tem ou conviveu com os avós, acho que consegue entender bem, como eles são parte importante da nossa vida. Eu agradeço muito ter convivido com meus avós até adulta.

Meus avós maternos ajudaram a me criar, então não fizeram só o papel de pais com açúcar, como se diz. Ajudaram a me educar e principalmente a formar o meu caráter e a pessoa que sou hoje.

Eram pessoas simples, mas com uma sabedoria imensa, que me trazem lembranças de infância que me ensinaram muito. Como minha avó que, quando eu não comia toda a comida, guardava meu prato no forno para quando eu voltasse da escola, o almoço ficava tão mais gostoso, era a forma que ela tinha de me fazer comer a comida, sem forçar ou brigar, e funcionava tão bem :)

Lembro das risadas deles, quando acontecia alguma situação engraçada ou quando eu lava uma bobagem. Lembro do cheiro da minha lancheira, que a vó preparava para eu levar, lembro da vó enchendo minha cabeça com vinagre para evitar pegar piolho na escola, hahahaha. Lembro do vô me ensinando a chamar os gatos no armazém que eles tinham e contando as histórias do que ele já tinha aprontado com a gataria.

Os avós, até pela experiência de vida, conseguem ensinar de uma forma mais leve, e até mais lúdica, não que os pais não o façam, mas é diferente, parece até meio mágico.

Minha avó me deixou a maior e melhor herança, ela escrevia muito sobre seus pensamentos, mensagens aos filhos, netos, bisnetos, genros, foram diversos cadernos, bilhetinhos e cartões, que eu guardo como um verdadeiro tesouro. Acho que um pouco disso herdei dela, escrever me faz bem.

Um pouquinho desse tesouro:

Grandes exemplos de vida
 


Família, amor
Enfim, vó e vô, só quero agradecer por tudo que vocês fizeram e representam na minha vida, por tudo que me ensinaram e que hoje tento passar de alguma forma para minha filha, que, graças a Deus tem avós maravilhosos também.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

17 comentários

  1. Tem coisa mais gostosa e mais preciosa que Avó???? Tanta saudade da minha!! Tenho tanta peninha q mora longe e não convive com Rafa. 😞😞😞

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem Lu! Avós é o melhor carinho do mundo 😍

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindo! Aqui temos as 2 avós , os 2 avôs e 2 bisas. Espero que eles vivam com todo o amor do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Meus filhos amam os avós, dos 2 lados.
    E percebo o quanto os avós se satisfazem com a presença e alegria deles...
    uma benção
    bjs
    Lele
    www.eueleeascriancas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Avós são tudo de bom mesmo, Alê! Só tenho uma avó viva hoje é sinto muita falta dos que se foram! Meuá pais tambem são avós incríveis para os méis filhos! Sou muito agradecida! Parabéns pra sua avó!

    ResponderExcluir
  6. Alê emocionada com seu post! Que saudades dos meus avós. Graças a Deus tenho duas nonas e a visito com frequência. O que mais lamento morar longe da família é meu filho não conviver intensamente com meus pais. Sempre que posso vou visita-los, mais toda tecnologia possível, porque esse laço é fundamental. Bjo

    ResponderExcluir
  7. Que lindo...
    Fui criada com a ajuda da minha avó e foi tao bom! Tanto carinho, cuidado... Que saudade da minha avó!

    Deia Tomaz
    @lancheiradojoao

    ResponderExcluir
  8. Que lindo! Meus avos também foram e ainda são muito importantes para mim! @caroleassinhazinhas

    ResponderExcluir
  9. Lindo Ale, me emocionou!
    Não tenho mais avós...sinto saudades!

    ResponderExcluir
  10. Avós são tudo de bom! Não conheço meu avô materno, Pq ele faleceu antes deu nascer. Mas meu avô paterno e minha avó materna desepenharam os seus papéis com maestria! Minha avó paterna era mais seca, mas também tenho boas lembranças dela.

    ResponderExcluir
  11. Esse convívio com os avós é mesmo muito gratificante e enriquecedor. Eu não tive muito isso, mas faço questão de estimular as minhas filhas a conviverem com os avós delas. Gente, que máximo essa herança da sua avó. Muito, mas muito legal. Bom, nós vamos deixar os nossos blogs, né?
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  12. Muito cheio de amor esse post, o meu filho tem os seus muito presentes, pena que eu não tive ;)

    ResponderExcluir
  13. Que delícia Alê, eu no momento só tenho a minha avó paterna, minha vó materna tive ela até minha adolescência, meu vó parteno até adulta tbm, tem alguns anos que faleceu e meu avô materno quando era criança, mais passei momentos maravilhosos com eles, todo fds quase estava na casa dos avôs maternos

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tem coisa mais gostosa do que avós eles são com açucar, que saudades

    ResponderExcluir
  15. Avos são extremamentes importante para a criação dos pequenos.
    Bjs
    Mari
    Vamosmamaes.blogspot. com.br

    ResponderExcluir
  16. Minhas avós moravam longe e só as viam nas férias com cinco dias em cada casa, mas era bons momentos que ficam para a vida toda.
    @nossasaogemeoz

    ResponderExcluir
  17. Eu tive uma avó maravilhosa e sinto falta até hoje.

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.