É muito comum também, as mulheres procurarem fazer um exame de ultrassom, mesmo antes de fazer um exame de gravidez, ou seja, um teste de farmácia ou um Beta HCG. Ou ainda, por ansiedade ou até por erro de cálculo, correr para fazer uma ecografia(ultrassom).
Então, o que acontece é que a gravidez é confirmada no exame de imagem, por voltas das 5 semanas de gravidez, pois é quando o saco gestacional aparece no exame de imagem. Antes disso, o correto é procurar fazer um Beta HCG (exame de sangue), que pode detectar a gravidez mesmo com poucos dias (considerando que o hormônio da gravidez só começa a ser produzido com a nidação - fixação do óvulo fecundado ao útero). O saco gestacional começa a ficar visível quando o HCG atinge em torno de 1.000 mUI/ml.
Geralmente, os médicos indicam fazer a primeira ultra por volta das 7 semanas, pois é quando já é possível ouvir o coração do bebê. Antes disso, muitas vezes é muito mais motivo de dúvidas e preocupação, do que para um diagnóstico.
Ah, o tipo de ultra feita nessa fase é transvaginal, não causa nenhum problema caso vc esteja grávida. A transvaginal é indicada até as 12 semanas de gestação, inclusive, que é quando iniciam as ultras abdominais obstétricas.
Então amiga, se vc fez o teste e veio o seu positivo, aguenta a ansiedade, faz os cálculos com o teu médico, respira fundo e espera mais um pouco.
Outros posts sobre esse assunto que podem interessar:
Ainda está em dúvida? Posta aqui nos comentários que eu tento te ajudar.
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Acho que toda grávida tem vontade de ter um aparelho de ultrasson portátil para ver o bebê toda hora, né? rsrsrs
ResponderExcluirO desespero para saber se tuda está bem é grande!
Esse infografico das semanas é incrível
ResponderExcluirAdorava fazer ultra!!!
Bjs
Lele
OI Alê, a vontade de ver a imagem é muito grande e gera ansiedade. Eu não sabia que só dava para ver após a 5ª semana. Adorei o post superinformativo.
ResponderExcluirSerá muito útil para muitas mulheres.
beijos
Chris
O primeiro ultra (o intravaginal) só dá pra ver o saco gestacional. Mas ouvir o coração é muito emocionante.
ResponderExcluirEntendo a ansiedade. Acho que o teste pode até gerar dúvida mas o ultra nunca!
www.arianebaldassin.com
Fazer a primeira ultra é muita emoção.
ResponderExcluirEu fiz o trans e ouvir o batimento cardíaco é um emoção indescritível.
Bjs
Vivi
Estou com 15 dias de menstruação atrasada... fiz um exame de farmácia e deu positivo, depois de dois dias fiz um "clearblue"(teste de farmácia também) e deu grávida 1-2, fiz um exame qualitativo em laboratório e deu positivo. Comecei a ter sangramento há dois dias, minha última menstruação foi dia 04.08.16, mas tenho certeza que engravidei dia 20.08.16(único dia que tive relação sexual), fiz uma ultra-vaginal ontem (14.09.16) e não consegui ver nada, conclusão da ultra: imagem anecoica em endométrio sugestiva de pequeno saco gestacional.Estou grávida? O que dizer tudo isso? É normal não conseguir visualizar o saco gestacional nesse período? Será que estou perdendo meu bebê? Fiz um exame quantitativo e estou aguardando o resultado. Meu útero está medindo 69,1 cm³(total). Há quatro meses tive uma gestação anembrionada. Socorro! Preciso de uma luz.
ResponderExcluirOi sim está, mas vai ser preciso que o médico avalie se o sangramento que vc está tendo pode indicar uma perda ou é apenas à fixação ao útero. O quanto antes o médico analisar melhor. O ultrassom antes de 5 semanas não se visualiza, então é normal, mas o sangramento é que é preciso cuidar.
ExcluirQue corra tudo bem!
Alê
Boa tarde então se minha ultra Dr q estou de 8 semanas significa q meu bebê tem 6 semanas no meu útero?
ResponderExcluirOi, não sou médica. Mas o correto é sempre considerar as semanas da gestação, para não ter nenhuma confusão no cálculo.
Excluir