A Mulher que está amamentando pode engravidar?

Recebo muitas dúvidas aqui no blog e umas das mais comuns, quando o assunto é o pós-parto, é "Posso engravidar amamentando?"
A resposta é SIM, pode sim! Mesmo amamentando você pode engravidar novamente. Sabe por quê?
Existe um certo mito que mulher que amamenta não engravida, mas não é bem assim. Isso acontece, principalmente porque a mulher fica sem menstruar ou com a menstruação desregulada. O que acontece, é que, quando a mulher amamenta, o hormônio da amamentação, a Prolactina, se mantém com uma taxa alta e isso pode, veja bem, PODE inibir a ovulação ou deixá-la irregular. Mas de uma hora para outra à ovulação pode acontecer e, com isso, a gravidez também.

Cerca de 50% das mulheres voltam a ter um ciclo regulado uns 4 a 6 meses após o parto, outras podem demorar mais, principalmente se ela continuar a amamentar.

Após o período de 'resguardo', 30 a 40 dias após o parto, seu vai avaliar e indicar o melhor método para o seu caso, preservativo, DIU, contraceptivos orais (o indicado são os anticoncepcionais a base de progesterona, que não interferem na amamentação), ...

Ah, não é uma boa arriscar na 'tabelinha', pois com a irregularidade do ciclo menstrual, é um método nada confiável.

Por isso amiga, se você e o marido não estão pensando em encomendar mais um bebê agora, converse com o seu médico e cuidem-se! ;)
Este post é a minha contribuição também para a blogagem coletiva do grupo que participo o MPB, Mães e Pais Blogueiros.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

2 comentários

  1. Eu tinha essa duvida Ale procurei a minha ginecologista e ela falou que era possível eu engravidar amamentando então comecei a tomar anticoncepcional para não ter perigo.
    Bjs
    Mari
    Vamos Mamaes

    ResponderExcluir
  2. Alê amei o post, quando o Pedro nasceu tive essa dúvida, meu médico explicou que tinha que tomar anticoncepcional próprio para amamentação.. Bj

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.