As Dúvidas mais comuns sobre ovulação!

Hoje quero falar sobre ovulação, acho que um dos assuntos que gera muitas dúvidas, quando estamos querendo engravidar, não é?! Pois é, temos muitas e muitas dúvidas, que nem sempre levamos ao nosso médico, então posto algumas das mais comuns, :) 

Como saber se eu estou ovulando?!
Para ter certeza que você ovula a melhor coisa é procurar o médico, ele vai fazer uma avaliação e solicitar exames. De forma ‘caseira’, existem alguns métodos, que falamos ou vamos falar por aqui, como controle da temperatura basal, controle do muco cervical(método de billings) e também testes de farmácia.

Eu ovulo todos os meses?!
Não, mesmo uma mulher saudável não ovula sempre, em média, são 8 a 10 vezes ao ano.

Se eu tenho o ciclo regular eu ovulo?!
Com o ciclo regulado, ou seja, sem grandes variações de um mês para o outro, as chances de ovular regularmente são maiores, mas não uma certeza, então nada melhor que fazer a avaliação com o médico e ter certeza.

Se eu menstruo eu ovulo?!
Aqui também vale a resposta anterior, mas complementando, se você menstrua, não é certeza de ovulação, mas se você ovular, e não engravidar, vai menstruar. A ovulação aconteceu, em média, 14 dias antes da menstruação.

Ovulação dói?! Quais os sintomas que posso sentir?!
Tem mulheres que tem uma sensibilidade maior nesse período e acabam sentindo um pouco de dor, mas geralmente são como fisgadinhas, ou uma cólica fraca. Também ocorre um corrimento mais elástico e transparente, o que se chama de muco cervical fértil, que tem um aspecto parecido com uma clara de ovo. A temperatural basal do corpo também sobe após a ovulação, em média 0,5 grau.

Se eu tenho cisto(s) eu não ovulo?!
Depende, é preciso uma avaliação médica, mas mesmo com cisto(s) é possível que a ovulação ocorra.

Quanto tempo dura um óvulo?!
Em média de 12 a 24 horas.

O que é ovulação tardia?!
Ovulação tardia é quando você ovula mais tarde do que o previsto, considerando um ciclo regular, isso acontece porque o folículo e/ou o endométrio evoluem mais lentamente, atingindo o ponto de maturação mais tarde do que o habitual.

Se eu tenho muco elástico (clara de ovo) é certeza que estou ovulando?!
Infelizmente não, o muco é produzido por alterações hormonais, que podem ocorrer por outros motivos. O muco elástico é um ótimo indício, mas não é uma certeza de ovulação, por isso é tão importante também fazer exames e ter confirmar que é isso mesmo.

Se eu ovulei e tive relação eu vou engravidar?!

Talvez, se não houver nenhum outro problema de fertilidade com o casal, as chances de gravidez em cada mês é cerca de 20 a 25%, também variando conforme a idade da mulher.

Sempre vale lembrar, que mesmo que você tenha esclarecido suas dúvidas, nada melhor que uma boa avaliação médica.

Outros posts que acho que você pode gostar:
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.