O uso do anticoncepcional na amamentação

Quer saber como evitar uma nova gestação durante o período de amamentação? Então acompanhe este artigo e veja como funciona o uso do anticoncepcional na amamentação.
Poucas mulheres sabem, mas é possível evitar uma nova gestação durante a amamentação com o uso de anticoncepcionais. No entanto, é preciso que, além de uma indicação médica, este medicamento seja a base apenas de progesterona.
Se você está com um bebê recém-nascido, ou maiorzinho, mas que ainda mama, e quer saber como funciona o uso do anticoncepcional na amamentação, acompanhe este artigo e se informe melhor sobre esse assunto.
Foto: Pixabay
Como funciona o uso do anticoncepcional na amamentação?
Como mencionado anteriormente, o mais indicado é que se faça uso de uma pílula composta por apenas um hormônio, a progesterona. Essas pílulas são chamadas de minipílulas porque, além de possuírem uma quantidade menor de hormônio, que não é capaz de afetar o leite do bebê, elas também são fisicamente menores. As minipílulas devem ser consumidas enquanto o bebê mama mais de uma vez por dia.
Quando ele passar a mamar apenas uma vez ao dia, próximo aos seus nove meses ou um ano de vida, é possível voltar a usar o anticoncepcional habitual. No entanto, faça sempre um acompanhamento médico.
Como fazer o uso do anticoncepcional na amamentação?
As minipílulas podem começar a ser usadas a partir do 15º dia após o parto e o mais indicado é que se volte a ter relações sexuais apenas 15 dias após o início do uso do contraceptivo.
É preciso que a pílula seja tomada diariamente e sempre no mesmo horário, sempre emendando uma cartela na outra. Essas minipílulas são de uso contínuo, por isso, não existe a necessidade de fazer pausas para que a menstruação aconteça.
Existem efeitos colaterais relacionados ao uso do anticoncepcional na amamentação?
Assim como no uso de qualquer outro medicamento, o uso do anticoncepcional na amamentação também traz alguns efeitos colaterais não muito sérios, nem muito recorrentes, mas que, além de serem possíveis, podem causar algum desconforto. Estes são:
  • Redução da produção de leite materno;
  • Ausência da menstruação;
  • Pequenos sangramentos ao longo do mês;
  • Retenção de líquidos.
Quando o uso do anticoncepcional na amamentação não é indicado?
Quando o bebê se alimenta exclusivamente do leite materno o uso das minipílulas não é muito indicado. Por isso, é importante que você converse com seu obstetra e procure a melhor alternativa para seu caso.
Existem outros métodos contraceptivos que podem ser usados sem apresentar riscos à saúde do bebê ou mesmo a produção de leite. O DIU, tanto o de cobre como o de hormônio, anel vaginal, diafragmas ou mesmo implantes são algumas das opções.
Além disso, quando o bebê mama bastante com muita intensidade e várias vezes ao dia, o movimento de sucção feito por ele, faz com que o organismo da mulher iniba a produção de óvulos e, consequentemente, não tenha períodos férteis durante a amamentação.
Métodos naturais funcionam?
Há quem confie em métodos naturais como a tabelinha, por exemplo. Esse tipo de contracepção pode até funcionar, mas, está longe de ser um método seguro. Apenas mulheres com ciclos muito regulares e com plena consciência de seus corpos conseguem ter sucesso usando este método. Portanto, se você não se encaixa neste perfil, procure outro caminho para prevenir uma nova gestação durante a amamentação.
De qualquer modo, se você está amamentando e pretende evitar uma nova gestação pelos próximos meses, o que é geralmente recomendado pelos médicos, é interessante que converse com seu obstetra e encontre a melhor forma de fazer isso para que tanto sua saúde como a do seu filho, sejam preservadas. Afinal, cada organismo funciona de um jeito diferente e precisa de um cuidado especial.
A minha experiência, tomei o cerazette por mais de 4 anos, amamentei a minha filha até os 2 anos e meio. Não tive nenhuma alteração da produção de leite e me senti protegida,mesmo depois que parei de tomar. menstruei nas 3 1as cartelas e depois não menstruei mais, pois o Cerazette é de uso contínuo, 28 comprimidos. Só troquei, quando comecei a ter sangramentos irregulares, 2o minha médica, meu corpo já não estava mais se adaptando.

E vc? Conte sua experiência com métodos contraceptivos após o parto.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.