Com os últimos acontecimentos, principalmente com a repercussão da morte do neto do Lula, o assunto meningite voltou a causar muito medo em todos nós e percebe-se muitas dúvidas e falta de informação. Então resolvi pesquisar e postar o máximo de informação que eu conseguir sobre a doença e sobre as vacinas da meningite, mas de uma forma mais simples, para que a gente entenda de uma forma menos técnica.
A meningite é um processo inflamatório que atinge as meninges, camadas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias (Pneumococo, Haemophilus influenza b, Bacilo da tuberculose, Meningococo, etc.), vírus, parasitas e fungos, ou, ainda, por processos não infecciosos como alergias a medicamentos e câncer.
Então, é importante entender, que existem meningites contagiosas e outras não, e nem todos os tipos tem vacina.
A meningites bacterianos são as mais perigosas, as que tem maior taxa de morte, sendo a C a mais comum, chega a 70% dos casos.
Os principais sintomas da meningite são dor de cabeça, febre e confusão mental. Nem sempre há rigidez na nuca, e o teste não pode ser feito por um leigo apenas ao baixar a cabeça – só um médico pode avaliar o quadro corretamente.
Então, vamos as vacinas, quando devem ser tomadas e quais são pagas e gratuitas:
🔴 BCG: protege contra meningite tuberculosa e é aplicada em dose única nas primeiras 24 horas de vida.
🔴 Meningocócica Conjugada: A vacina ajuda a proteger as crianças das doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Entre elas estão: meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia. Administradas em duas doses aos 2 e 4 meses de idade da criança, com um reforço que pode ser dado preferência aos 12 meses, mas que poderá ser tomado até os 4 anos.
🔴 Meningo C (calendário público SUS): 2 doses (3 - 5 meses) e reforço entre 12 e 15 meses.
Adolescentes: 1 dose entre 11 a 14 anos.
🔴 Meningo ACWY (particular): há 3 vacinas licenciadas no Brasil e o esquema varia conforme a vacina usada.
➡️ ACWY-TT: 2 doses (3 - 5 meses) e reforço entre 12 e 15 meses.
Se iniciar após 1 ano de idade: dose única.
➡️ ACWY-CRM: 3 doses (3 - 5 - 7 meses) e reforço entre 12 e 15 meses.
Se iniciar após 1 ano de idade: dose única.
➡️ ACWY-D (a partir de 9 meses de idade): 2 doses entre 9 e 23 meses, com 3 meses de intervalo entre as doses. Acima de 2 anos: dose única.
Obs. 1: São recomendados 2 reforços entre 5 e 6 anos e 11 anos de idade.
Obs. 2: Crianças com esquema vacinal completo com a vacina Men C podem se beneficiar de uma dose adicional da vacina Men ACWY (respeitando-se um intervalo mínimo de 1 mês entre as doses).
🔴 Meningo B (particular): a quantidade de doses varia conforme a época de início da vacinação.
➡️ Se iniciar a vacinação aos 3 meses de idade: 3 doses (3, 5 e 7 meses de idade) e reforço entre 12-15 meses.
➡️ Se iniciar a vacinação entre 6 e 11 meses de idade: 2 doses com intervalo de dois meses e 1 reforço no segundo ano de vida (com intervalo mínimo de dois meses da última dose).
➡️ Se iniciar a vacinação entre 12 meses e 10 anos de idade: 2 doses com intervalo de 2 meses.
➡️ Adolescentes: 2 doses com intervalo de 1 mês.
🔴 Vacina contra o HAEMOPHILUS (Hib): protege contra as meningites causadas por este agente etiológico. Faz parte das vacinas pentavalente e hexavalente. Também é disponível em forma isolada.
Vídeo do programa Bem Estar sobre a meningite: https://globoplay.globo.com/v/7141024/
Fontes de pesquisa: imunizarvacinas.com.br, insta Dra. Renata Timani, G1 Bem Estar, Ministério da Saúde, Minha Vida, https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/76-vacinas-pneumococicas-conjugadas.
Mamães conversem com o pediatra e procurem a melhor prevenção para seus filhos!
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê
ótimas dicas que vi no seu artigo obrigado amiga!
ResponderExcluireu também deixo uma dica !
Entre 4 e 7 meses o seu bebê vai tentar pegar objetos que não estão ao seu alcance , estimule-o brincando com bolhinhas de sabão para que ele tente toca-las.
Coloque o brinquedo favorito dele um pouco fora de alcance para que ele tente pegar.