Dicas para lidar com ansiedade e estresse do seu filho!


Seu filho anda ansioso ou estressado? Saiba aqui como lidar com a ansiedade e estresse do seu filho!

É importante ficar atento aos sinais, afinal, crianças também podem sofrer com ansiedade e estresse. E, por incrível que pareça, é mais comum que muitos pais podem imaginar. Portanto, é importante observar a criança e todas as indicações quando passa por estes problemas.

Ansiedade Infantil: Menino em posição de yoga e oração
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/menina-ora%C3%A7%C3%A3o-pessoas-desejando-1894125/
Quer conhecer dicas para lidar com ansiedade e estresse do seu filho no dia a dia? Continue a leitura deste artigo e saiba mais!

Ansiedade infantil

Muitas pessoas acreditam que nossos pequenos não sofrem com a ansiedade ou estresse. Entretanto, a dura rotina que muitas delas têm, faz com que os problemas apareçam mais cedo do que imaginamos.

Aulas regulares, aulas de reforço e/ou acompanhamento escolar, dois ou três esportes semanais e tudo o que compõem a agenda infantil pode deixá-la sem tempo de ser apenas criança.

Deve-se salientar que os sinais podem ser físicos e/ou psicológicos. Conheça alguns deles:

  • ⇨ Dificuldade para dormir (incluindo insônia e pesadelos).
  • ⇨ Dores de cabeça. 
  • ⇨ Sensibilidade aflorada (choro excessivo e sem motivo). 
  • ⇨ Desobediência. 
  • ⇨ Falta ou excesso de apetite. 
  • ⇨ Medo excessivo. 
  • ⇨ Diarreia crônica. 
  • ⇨ Impaciência. 
  • ⇨ Agressividade e outros.

Dicas para lidar com a ansiedade e estresse do seu filho

Menina assoprando bolhas de sabão!
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/crian%C3%A7a-bolhas-de-sab%C3%A3o-divers%C3%A3o-1241817/

Confira a seguir algumas dicas para trabalhar com a ansiedade e estresse que seu filho vem apresentando.

1. Cuidado com o excesso de atividades

Já falamos anteriormente sobre a carga horária excessiva que algumas crianças possuem. Muitas fazem mais atividades que os adultos e acabam não tendo tempo de serem apenas crianças. Por isso, é sempre bom reforçar: Cuidado com o excesso de atividades.

Vale ressaltar que é de suma importância conversar com a criança para saber se ela está gostando ou não da atividade que vem praticando e dos profissionais que a auxiliam. Isto permite que você crie um laço e perceba mais rapidamente qualquer alteração que seu filho apresentar.

2. Qualidade do sono

Você já deve ter percebido que quando o seu sono não é bom, o seu rendimento diário cai, não é mesmo? E isso funciona também com nossos pequenos! Quando elas passam a apresentar sinais de estresse e ansiedade, um dos primeiros sintomas que percebemos é a mudança no sono.

São noites mal dormidas ou excesso de sono, pesadelos que não a deixam dormir e tudo isso influencia diretamente na qualidade de vida dos nossos filhos. Portanto, observe se há mudanças e tente organizar o sono, lembre-se de oferecer um local confortável com ventilação adequada (nem quente ou frio demais).

Atenção: se o seu filho já tem episódios de pesadelos, procure deixar um abajur ou uma luz mais fraca por perto, até que seu sono volte a melhorar e ele confie em dormir no escuro.

3. Brincar também é importante

Muitos pais acreditam que estudar e atividades extracurriculares são fundamentais para a aprendizagem da criança, mas esquecem que brincadeiras também ajudam no conhecimento. Além disso, brincar com outras crianças melhora a comunicação e permite que elas saiam de seu mundo particular.

Fique atento e observe se seu filho brinca somente com o computador, tablet e celular. Leve-o ao parque, faça passeios de bicicleta e interaja com ele a fim de fazer parte da vida do pequeno. Brincadeiras também são importantes para o desenvolvimento cognitivo e motor.

4. Converse com seu filho

Por fim, e não mesmo importante, trazemos a dica que pode mostrar que seu filho passa por algo: converse com ele! Busque conversar diariamente, mesmo que você esteja cansado e estressado. Separe um momento de vocês, ele vai ser fundamental para estreitar laços familiares e torná-los mais próximos.

Lembre-se ainda de ouvi-lo e não de apenas falar. Pergunte sobre suas atividades na escola, se tem algo errado e até se você está agindo de maneira estranha com ele. Torne a relação leve e tranquila, para que quando ele crescer, a relação se mantenha e facilite a resolução de problemas.

Agora você já sabe quais os principais sintomas que a ansiedade e o estresse podem causar no seu filho. Use as dicas sugeridas para tratar e evitar estes problemas com os seus pequenos.

Não perca tempo e coloque as dicas para lidar com ansiedade e estresse do seu filho em prática agora mesmo. Mas se tiver qualquer dificuldade, não hesite em contar com um profissional especializado.


Aproveite que o plano de saúde cobre psicólogo e marque uma consulta. Caso não dependa de um convênio médico, busque atendimento gratuito de um profissional da área em sua cidade.

Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net, especialmente para o 
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.