Li este post no Facebook da minha prima e gostei muito, fala sobre a comunicação de uma mãe com seus filhos e como isso faz diferença, olhem que história:
'Certa vez atendi uma mãe que me procurou porque tinha um filho "problemático"... Suas palavras foram: "Eu tenho um filho de 10 anos e um de 8... Eu criei os meus filhos da mesma forma... não entendo porque um me ama e o outro parece que me odeia."
Ao conversar com a mãe, ela relatou que ao longo da vida, aprendeu que o mais importante para um filho, era o amor dos pais, e isso eles tiveram... "Eu amei os dois da mesma forma...".
Eu: - E como você demonstrava amor para eles?
Ela: - Faço igual a minha mãe... Toda noite, antes de dormir, minha mãe abria a porta do quarto e dizia "amo você minha anjinha…", lembro até hoje da voz dela dizendo isso... Para mim era o melhor momento do dia… E é isso que eu sempre fiz toda noite com eles, abria a porta do quarto e dizia "amo vocês meus anjinhos."
Eu: - Compreendo… E como seus pais eram em relação a colo, carinho?
Ela: - Ah, isso não tinha... sabe como era antigamente… os pais eram muito rígidos... meu pai era bem fechado, trabalhava muito, e minha mãe também passava o dia todo ocupada... Não tinha tempo pra colo e frescura… Nisso eu sou muito parecida com a minha mãe..."
Pedi para ela responder um pequeno questionário para confirmar uma suspeita que eu tinha... Era o questionário para identificar o sistema representacional preferido.
Os sistemas representacionais são as portas da nossa percepção, dentro da PNL eles são divididos basicamente em três categorias: Visual, auditivo e Cinestésico. E estão relacionados com nossa maneira de perceber e vivenciar as experiências diárias.
A maioria das pessoas processa a realidade de maneira mais Visual, ou seja, são guiadas principalmente pelo que vêem no dia a dia, imagens, formas, cores, luminosidade, tamanho… e seu processo de pensamento acontece criando imagens mentais.
Algumas pessoas processam a realidade de maneira mais Auditiva, suas ações são baseadas no que ouvem, informações, dados, tons de voz... e seu processo de pensamento se dá mais por um diálogo interno.
E ainda existem aquelas que processam a realidade de maneira mais Cinestésica, ou seja, sua percepção depende muito de sensações, contato, ações, movimento... Seu processo de pensamento está muito mais relacionado a como ela irá se sentir em determinada situação.
Na prática nós temos os três, mas geralmente temos um preferencial.
Ao terminar o questionário, o resultado do teste da mulher deu Auditivo. Pedi que ela levasse duas cópias para casa e desse para os filhos responderem e depois voltasse. Resultado, um dos filhos deu Auditivo, e o outro Cinestésico.
Adivinha só… O filho que a mãe dizia "amar" ela, era o que processava a realidade de maneira mais Auditiva, assim como ela, por isso, para ele, ouvir "eu te amo meu anjinho" era, de certa forma, suficiente. Por outro lado, o filho que a mãe dizia "odiar" ela, processava a realidade de maneira mais Cinestésica, isso significa que para ele, ouvir não é tão importante quanto sentir… Para ele, uma demonstração de amor seria um colo, um abraço, um carinho… não palavras.
Nesse momento a mãe entendeu que talvez esse tenha sido o problema... Ela criou os dois da mesma forma, mas eles não eram iguais... Nunca foram… O que funcionou para um, não necessariamente funcionaria para o outro…
Seus olhos se encheram d'água...
Eu: - E aí, o que você vai fazer com essa informação? O que você pode fazer para resolver isso?
Ela: - Eu preciso encostar mais no meu filho… sinceramente... não lembro a última vez que dei um abraço de verdade nele… Hoje mesmo, a noite vou chamar ele para conversar…
Eu: - Compreendo... mas lembre-se que é você quem gosta de falar e ouvir, não ele… Talvez ele só queira um colo…
Ela: - Tem razão… Muito obrigada!'
Crédito Fernando Eing Gonçalves
Fonte: Reprodução Facebook https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10213731793319661&set=a.4352741027288&type=3&theater
Agora como saber se a pessoa é visual, auditiva ou cinestésica?
Faça o teste e descubra!
Responda Sim ou Não para cada uma das perguntas das séries abaixo:
SÉRIE A
- Escrevo listas daquilo que tenho de fazer?
- Realizo coisas desde que as instruções escritas sejam bem detalhadas?
- Gosto de fazer palavras cruzadas?
- Gosto de exposições e museus?
- Localizo-me com facilidade em uma cidade nova se tiver um mapa?
- Todos os meses assisto a vários filmes?
- Não tenho boa impressão de alguém se estiver mal vestido?
- Gosto de observar as pessoas?
- Acho que flores realmente embelezam a casa e o escritório?
- Mando consertar os arranhões do meu carro o mais rápido possível?
SÉRIE B
- Gosto de longas conversas?
- Gosto de programas de entrevistas, no rádio e na TV?
- Sou bom ouvinte?
- Prefiro os noticiários de rádio e TV do que jornais e revistas?
- Sinto-me mal quando meu carro faz algum barulho diferente?
- Quando ouço música presto muita atenção à letra?
- Posso dizer muito sobre alguém somente pelo seu tom de voz?
- Prefiro fazer uma palestra a escrever sobre um assunto?
- As pessoas dizem que, às vezes, falo demais?
- Costumo conversar comigo mesmo ou com meu cão ou gato?
SÉRIE C
- Quando ouço música, não consigo deixar de mexer as mãos e os pés?
- Gosto muito de estar ao ar livre?
- Tenho boa coordenação motora?
- Tenho tendência a ganhar peso?
- Gosto de criar animais de estimação?
- Toco as pessoas quando converso?
- Gosto mais de praticar esportes do que assistir a eles?
- Adoro banho, piscina, sauna?
- Gosto de levantar-me e espreguiçar-me com frequência?
- Posso dizer muito sobre uma pessoa através de seu aperto de mão?
AVALIAÇÃO:
Marque um ponto para cada resposta SIM e veja quantos pontos você fez em cada SÉRIE. Se conseguir mais pontos na série:
- A – Você é VISUAL
- B – Você é AUDITIVO
- C – Você é CINESTÉSICO
Observe também se existe uma grande diferença entre eles. Quanto mais próxima ela estiver, melhor, pois o ideal é termos os três canais desenvolvidos. O canal onde obteve o menor número de pontos é aquele que você precisa desenvolver. Agora veja as características de cada canal.
A pessoa VISUAL ligada na beleza e estética, em formas e detalhes. Ela fala muito rapidamente porque as imagens se sucedem em sua mente como um filme. Entre o prático e o bonito, a pessoa visual sempre escolherá o bonito. È uma pessoa obcecada por arrumação e ordem.
A pessoa AUDITIVA preferem ouvir, discutir assuntos, pois acreditam na lógica dos argumentos. Precisa ouvir, do contrário, não acreditará. São pessoas de bom senso, inteligentes e equilibradas.
A pessoa CINESTÉSICA prefere conforto à beleza e busca sempre o bem-estar, o prazer e o aconchego. Este tipo de pessoa precisa ser abraçada, tocada, beijada para que se sinta amada. Ela prefere nadar, pisar na areia, estar junto da natureza.
Fonte: Neurolinguística - PNL - Site Supervendedores.com
E aí, vc é visual, auditiva ou cinestésica?
Eu sou visual e auditiva, deu empate :)
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê
O meu deu auditivo e cinestesico. Adorei o teste, porem fiquei com uma duvida, como poderia realiza-lo com meus filhos uma vez que ainda não são adultos e as perguntas são voltadas para pessoas adultas?
ResponderExcluirParabéns pelo blog ^^