Saiba os exames que devem ser realizados antes de engravidar

Prepare-se para engravidar e garanta uma gestação saudável!

Manter a saúde em dia é um dever que todos deveriam cumprir. Contudo as pessoas só vão ao médico quando realmente estão com algum problema de saúde e não como um ato de prevenção. No entanto, quando uma doença é diagnosticada precocemente, ela tem maiores chances de cura, aumentando a importância de exames preventivos.

Essa preocupação deve aumentar, principalmente, durante a fase em que o casal deseja engravidar, verificando possíveis problemas ou tendo a certeza de que tudo correrá bem para receber o novo membro da família. Para que isso ocorra de forma segura, o casal deve passar por alguns exames, especialmente a mulher.
Antigamente os casais faziam um check-up antes de casar, chamado de pré-nupcial, pois era evidente que eles iriam ter filhos logo depois do casamento. Porém os tempos mudaram e o procedimento também, atualmente os especialistas indicam que a mulher marque uma consulta com o ginecologista, com no mínimo, três meses antes de começar a tentar engravidar, mesmo que não tenha problemas de saúde prévios.

6 exames que a mulher deve realizar antes de engravidar

1. Exames ginecológicos: o exame de papanicolau só será feito seis meses depois de ter o bebê, por isso é muito importante realizá-lo antes e se certificar que está tudo de acordo. Converse bastante com seu ginecologista nesse período.

2. Exame de urina: com o exame de urina é possível detectar infecção urinária, podendo estar associada a problemas, como o aborto espontâneo, baixo peso do bebê ou parto prematuro.

3. Pressão arterial: para as mulheres com pressão alta – hipertensão – é importante controlar a pressão arterial antes de engravidar evitando risco de sofrer de pré-eclampsia - disfunção dos vasos sanguíneos – durante a gravidez ou de apresentar problemas com a placenta.

4. Exames de sangue: o ginecologista deve pedir um hemograma completa para verificar se a futura gestante está com anemia ou algum outro problema. Ou ainda verificar se tem imunidade para doença como hepatite B, rubéola, toxoplasmose e citomegalovirose. Também exames hormonais, que são fundamentais para a fertilidade.

5. Vacinas: se durante o exame de sangue constatar que a mulher não tem imunidade para a doença da rubéola o médico pedirá uma vacina contra a doença, tendo que aguardar após a vacinação um mês para tentar engravidar. Em alguns casos a vacina ajuda a prevenir malformação e até o aborto espontâneo.   
No caso de a mulher também não ter tido catapora anteriormente o ginecologista recomendará que tome uma vacina contra a doença para não afetar o bebê no caso da mãe ficar doente nesse período.

6. Suplemento de ácido fólico: a mulher que deseja engravidar o ginecologista indica o uso do ácido fólico, o qual ajuda na má formação do bebê. A dosagem deverá ser orientada pelo ginecologista responsável, pois cada caso é um caso.

No entanto além da mulher o homem também precisa tomar os devidos cuidados, se submetendo a exames, como: 

Casal: os especialistas recomendam um hemograma, sorologia para hepatites, sífilis e HIV e a tipagem sanguínea.      


Homem: para o futuro papai o exame de espermograma é fundamental, checando a saúde dos seus espermatozoides.

A fase gestacional é um período incrível para toda a família, mas para que o bebê venha com a saúde adequada é importante que os pais se certifiquem dos seus deveres com a saúde e proporcionem um ambiente saudável e de alta qualidade dentro do ventre.    

Post Colaborativo Bed Med, escrito especialmente para o Blog Da Fertilidade à Maternidade

Leia mais sobre os exames pré-gestacionais e outras dicas:


Quero engravidar, e agora, por onde começo?!
Exames Pré-Gestacionais: Quero engravidar, que exames eu preciso fazer?!

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

3 comentários

  1. Post muito interessante;:) beijo
    —————————————— ♡
    Mika,
    decidisermamae.blogspot.com.br
    instagram.com/decidisermaeblog

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do blog, mas estão faltando muitos exames por ai. Essa informação está muito incompleta. E é essa falta de informação que faz que os casais passem anos pulando de médico em médico até encontrar um que decide falar de tudo o que um casal realmente deve fazer perante um problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que vc gosta do blog. Neste post são apenas relacionados os exames básicos, quando há um, o que muitos médicos infelizmente nem pedem. A lista completa e para investigação de fertilidade estão nos demais posts relacionados ao assunto.
      bj,
      Alê

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.