Cisto de Ovário: É um problema? Traz riscos? Vou poder engravidar?

Os cistos de ovário trazem muitas dúvidas a nós mulheres, adolescentes, que tem medo do que um cisto pode causar, mulheres com medo de não conseguir engravidar, com ciclo irregular, com receio dos sintomas e de complicações mais sérias.

Então vou falar um pouco sobre esse assunto, de uma forma mais simples, para tentar esclarecer muitas dessas dúvidas. 
Acho que a 1a coisa é entender o que é um cisto afinal? Um cisto é uma formação como uma bolha, um 'carocinho', que pode-se formar em vários locais do organismo por várias formas e, na maioria das vezes, não trazem maiores problemas.

Mas falando especificamente de cistos de ovário, bom é preciso entender um pouquinho como os ovários funcionam: todo mês (ciclo menstrual), nos ovários, desenvolve-se um cisto que começa pequeninho (entre 5 a 9 mm), vai crescendo até a fase da ovulação, quando atinge em torno de 18 a 23mm. No dia da ovulação esse cisto rompe e dele nasce um óvulo. Estes cistos são normais, toda a mulher em fase fértil vai ter nessa 1a fase do ciclo menstrual, que é entre o início da menstruação até à ovulação. Esses cistos são chamados de funcionais ou de folículos, que são como ostras, que dentro cresce uma pérola, no caso o óvulo da mulher. 

Pode acontecer da mulher gerar mais de um cisto funcional (folículo) em cada ovário, até 2 ou 3, sendo que um se rompe gerando o óvulo e os demais 'sobram' e vão murchando até o dia que à menstruação desce ou, caso a gravidez aconteça, vão sendo absorvidos pelo organismo.

Quando são gerados muitos cistos nos ovários, os chamados multi ou policísticos, os ovários podem ficar comprometidos, como se não tivesse 'espaço' para eles conseguirem trabalhar para que a ovulação aconteça normalmente. É bem comum isso acontecer na adolescência, devido ao grande desenvolvimento hormonal, que tende a se normalizar aos poucos. Também acontece em quem tem ovários policísticos ou microcísticos.

Outros tipos de cistos também podem aparecer, por algum problema hormonal, infecções pélvicas, endometriose, ou por má formação em algum momento do seu desenvolvimento, causando cistos persistentes, que podem ou não trazer sintomas ou problemas. Se um cisto cresce mais que 40 mm pode trazer risco ao ovário, por isso, neste caso, pode ser preciso tratar com medicação hormonal, geralmente é indicado anticoncepcional, ou mesmo, em casos mais sérios, em que o cisto continua aumentando ou já atingiu os 50 mm, a retirada cirúrgica. 

Em relação à fertilidade, os cistos não funcionais podem atrapalhar, pois podem dificultar ou impedir que a mulher ovule. Mas a boa notícia é que, quando esse é o problema, com o tratamento adequado as chances de gravidez se normalizam ou aumentam muito.

Para diagnosticar, avaliar e tratar problemas com cistos é fundamental a avaliação médica, que acompanha exames hormonais e ultrassom para o diagnóstico correto. 

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

Outros post que detalham mais o assunto e que talvez você também goste de ler:
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê 

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

14 comentários

  1. Gostei do post e compartilhei pois muita gente nem sabe o que é e achei seu post bem completinho.
    Eu tive cisto no ovário e jurava que estava grávida pois tinha sintomas, mas o médico me explicou que era do cisto.
    Mas o cisto era pequeno e diminuiu, graças a Deus.

    Beijo,
    Decidi ser Mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mika, realmente os sintomas podem confundir.

      bj e obrigada por compartilhar,
      Alê

      Excluir
  2. Olá. Boa noite Alê.
    Tenho um cisto no ovario esquerdo,e quando termino dd ter relações sexuais com meu esposo sinto fortes dores nesse ovário e irradia para a minha perna isso é muito incomodo,perco até a vontade. E meu esposo está todo chateado com isso, ja conversei com ele,horas ele entende horas não. Isso tem sido horrivel para mim. Será que essas dores pode ser desse cisto? Ja fui a ginecologista mas ela disse que se dissolve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ser, vc já menstruou depois que foi diagnosticado? Acho importante que o médico peça outro exame para reavaliar já que tem te incomodado assim. Nem todo o cisto é absorvido pelo organismo, às vezes é preciso tratar.
      Alê

      Excluir
  3. bom dia. estou preocupada. tive minha ultima relação sexual no começo de julho e tomei a pilula do dia seguinte (que foi a primeira vezes no ano e ultima ate agora) e depois de um mes (mais ou menos) fiz uma tomografia proximo do periodo de minha menstruação (so que apois isso não menstruei) e a medica ao ver meu exame me perguntou se eu estava gravida pq ela viu como fosse um cisto, no ovario direito e depois fiz de acordo que foi solicitado uma transvaginal que não apareceu nada nem cisto e nem possibilidade de gravidez, porem ja estou com dois meses sem menstruar e gostaria de saber se é possivel eu não esta gravida e nem com cisto e não menstruar ? porque nunca aconteceu antes de fica esse tempo todo sem menstruação.
    sei que aqui não é consultório mas não consigo dorme mais de preocupação. já fui em dois médicos e espero fazer de novo uma transvaginal porque nada parece... quero saber se tem a possibilidade de ser cisto eu posso fica sem menstruar esse tempo todo.. por favor alguém que já deve essa experiência que estou passando me fala como foi e como descobriu para tentar fazer dessa forma... pq ficar sem menstruar me preocupa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, um cisto pode causar a falta de menstruação, mas se não foi detectado e nem gravidez, pode ser tb um afinamento do endométrio(parte interna do útero). É importante um bom ginecologista avaliar o que está acontecendo, mas acho que não precisa se preocupar tanto.
      Alê

      Excluir
  4. Minha mestruação passou 2 mês sem vim, depois desceu normal, Agora ela ta assim, vem mês sim e mês não, tem horas que penso, pronto é agora, estou grávida, mas quando vou ver ela desce Não tomo anticoncepcionais ah 8 meses, e não fico neurótica com aquilo na cabeça de engravidar, tou deixando as coisas acontecer e crendo muito em Deus, Tbm tenho medo de ser esse cisto :/ e eu não vou ao medico com medo.. Te agradeço se puder me responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabby, não deve ter medo do médico, ele vai identificar o que está acontecendo, te indicar um tratamento e logo vc vai conseguir. É preciso fazer exames pra identificar o problema. O médico nessas horas é um grande aliado.

      Excluir
  5. Ñ tenho ovários e sinto muitas dores menstruação duas vezes por mês ñ consigo trabalhar barriga incha dói quando to fazendo relação sexual o q devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, te aconselho procurar o médico para avaliar a causa, ter dores assim, acredito que não seja normal.

      Excluir
  6. oola, fiz uma tomografia e apereceu um cisto no ovario esquerdo de 10mm, tem risco de agravar ? minha menstruaçao vem normal,mais sinto dores forte nos seios, poderei engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza, é importante levar o exame para o teu médico avaliar, dependendo da fase do ciclo é normal ter cisto. Mas ter um cisto não vai impedir que vc engravide.

      Excluir
  7. Tenho um cisto de 63mm esse cisto só é tratado cirurgicamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é preciso uma avaliação médica para ter certeza, talvez possa tentar medicação para ver se vai diminuir.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.