Entenda melhor o que são cistos!

Um cisto é uma cavidade ou bolsa de tecido fechada, como uma pequena bolha, e pode ser preenchido fluídos (líquido, sangue, gordura) ou semi-sólidos. Um cisto pode se formar dentro de qualquer tecido do corpo, mas hoje vamos falar sobre os cistos mais comuns em mulheres.


Os principais tipos de cistos do aparelho reprodutor feminino são:

Cistos de Ovário

Os ovários são dois órgãos do tamanho de uma amêndoa, que ficam nos 2 lados do útero. Eles produzem os óvulos e os hormônios femininos (estrógeno, progesterona e outros). Crescimentos chamados cistos podem se formar dentro, sobre ou fora do ovário. É comum encontrar cistos de ovário em mulheres em idade fértil. Os cistos raramente são cancerosos. Mal comum, que muitas vezes dispensa cirurgia, mas pode causar infertilidade se não for tratado adequadamente.



Mulheres com maior chance de ter cisto de ovário:

* Idade entre 20 e 35 anos
* Tomam um medicamento para epilepsia chamado Valporate. (Nota: Não pare de tomar este ou qualquer outro medicamento receitado sem consultar o seu médico.)
* Mulheres com endometriose, moléstia inflamatória pélvica (MIPA) ou distúrbios alimentares como a bulimia.

Sinais e sintomas

Na maioria das vezes, os cistos ovarianos são inofensivos e não causam sintomas. Quando há sintomas, os mais comuns são:

* Sensação de preenchimento ou inchaço do abdome.
* Ganho de peso.
* Dor fina constante em um ou ambos os lados da pelve.
* Dor durante a relação sexual.
* Menstruação atrasada, irregular ou dolorosa.
* Aumento de pêlos no rosto.
* Dor abdominal pontiaguda forte, febre e/ou vômitos. Estes podem ser causados pelo sangramento, rompimento ou torção de um cisto.

Existem 3 tipos básicos de cistos ovarianos:

* Cisto folicular e de corpo lúteo. O cisto folicular é o cisto que se forma quando o folículo que libera o óvulo aumenta e se enche de fluído. O cisto de corpo lúteo é uma massa de tecido amarelado que se forma a partir do folículo, após a ovulação. Estes dois tipos de cistos aparecem e desaparecem a cada mês e fazem parte do funcionamento normal dos ovários, e portanto não necessitam de tratamento.

* Cisto simples (cisto folicular que não se rompeu, sem a consequente liberação do óvulo). É o tipo de cisto mais comum. Sua formação está relacionada a variações do funcionamento normal do ovário. Eles se formam, pôr exemplo, quando um óvulo, durante a ovulação, não consegue se desprender do ovário como deveria. Podem durar de 4 a 6 semanas. Raramente secretam hormônios.

* Cistos anormais ou neoplásicos, são cistos são decorrentes do crescimento de células e são benignos na maioria das vezes. Em casos raros, podem ser cancerosos. Os cistos anormais requerem tratamento médico. Exemplos incluem:
  • Cisto dermóide: cisto formado pôr vários tipos de tecidos, como células de gordura, cabelos, dentes, pedaços de osso e cartilagem.
  • Cisto septado: um cisto que tem mais de uma cavidade, ou seja, é subdividido, teve uma má formação.
  • Ovários policísticos: são causados pela formação de múltiplos pequenos cistos que provocam um desbalanceamento hormonal, podendo causar irregularidade menstrual, crescimento de pêlos no corpo e infertilidade. Leia mais em nossa seção de Ovários Policísticos.
Diagnóstico

Para diagnosticar cistos de ovário podem ser solicitados os seguintes exames:

* Exame ginecológico. O seu médico pode apalpar os ovários e descobrir a presença de anormalidades.
* Ultra-sonografia. As ondas sonoras formam imagens dos órgãos internos, permitindo a sua visualização através de um instrumento que é colocado sobre o abdome ou introduzido na vagina
* Laparoscopia. Um pequeno procedimento cirúrgico que permite ao médico ver as estruturas dentro do seu abdomen.

Tratamentos

O tratamento do cisto ovariano depende de vários fatores, como:

* Tamanho e tipo do(s) cisto(s).
* Avaliação hormonal.
* Sua idade e se você está em idade fértil ou se você já entrou na menopausa.
* Vontade de ter filhos.
* Estado geral de saúde.
* Gravidade dos sintomas.

Alguns cistos desaparecem após 1 ou 2 meses sem qualquer tratamento. Em outros casos, pode-se tentar tratamento com hormônios para suprimir o cisto. Se o cisto não responder ao tratamento, pode ser necessária a realização de cirurgia para removê-lo. Se o cisto for descoberto precocemente, pode ser removido sem retirar o ovário. Em casos muito graves, o ovário precisa ser removido e a cirurgia podem incluir a remoção das trompas de Falópio e também do útero.

Cisto de Naboth (Cisto uterino)

Cisto cheio de muco, comumente observado na superfície do colo uterino.

As glândulas mucosas (glândulas de Naboth) no colo uterino podem ficar cheias de secreção devido ao bloqueio no ducto ou passagem da glândula. Conforme as secreções se acumulam, um nódulo arredondado e liso pode se formar sob a superfície do colo do útero e se tornar grande o suficiente para ser visto ou sentido durante um exame. Cada cisto aparece como uma elevação pequena e branca, como uma pústula. Os cistos podem ocorrer isoladamente ou em grupos e, embora não sejam uma ameaça à saúde, são indicativos de infecção passada ou recente ou de irritação no colo do útero. Os cistos são mais comuns em mulheres em idade reprodutiva, especialmente naquelas que já tiveram filhos. Geralmente não é preciso tratar, mas cada caso deve ser avaliado pelo médico.

Fontes de Pesquisa: Ginecologia.com, Manual Merk, E-family.

Blog Da Fertilidade à Maternidade

29 comentários

  1. ola meu nome é flávia,e deixe esse comentário pelo fato que tirei duvidas do que é cisto,fiquei mais tranquila,devidas as informações contidas neste texto.

    ResponderExcluir
  2. oi Flávia, que bom que as informações te ajudaram.
    Seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a flávia pois quero muito engravidar,realizar mais este sonho com meu esposo maravilhoso flávio.Muito obrigado suas informações foram muito válidas me deixou muito tranquila..coincidentemente minha filha vai se chamar Geovanna ou Geovane,fica com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola eu me chamo Aparecida tenho 29 anos e tenho esse problema dos polisistos, depois que e feito o tratamento para tentar suprir o cisto demora quanto tempo depois para começar o tratamento para engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aparecida, na verdade cada organismo é diferente, com o tratamento se vc voltar a ovular normalmente, as chances são em média de 25% ao mês, o mesmo de um casal sem nenhuma dificuldade.

      abraço

      Excluir
  5. Oi,estive fazendo exame e deu um cisto com 6,4 e sinto dor mesmo tomando remedio. Então voltei e fiz novamente e acabou dando um aumento o medico marcou cirurgia para 4ª feira agora e será uma cesariana .Tô morrendo de medo vai ter que tirar o ovario.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria, espero que não seja preciso retirar. Vou torcer para que tudo corra bem.
      Abraço

      Excluir
  6. ola...me chamo tamires e estou com um cisto de 2,8 no colo do ultero gostaria de saber se isso me impede de engravidar e quais as formas de tratamento..bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, é preciso que teu médico avalie bem, mas pode dificultar uma implantação no útero. Quanto ao tratamento, possivelmente teu médico vai pedir mais um acompanhamento para ver se ele permanece mesmo após a menstruação e se está crescendo ou diminuindo. Conforme, ele pode indicar tratamento clínico ou cirúrgico.
      bjss

      Excluir
  7. Oi meninas, tô com uma dúvida cruel.. Operei de um cisto dermóide em 2008 e desde então a médica me mandou tomar anticoncepcional. Faço regularmente os exames e está tudo bem. Mas eu quero parar de tomar e a médica não deixou, falou que é perigoso o cisto voltar... Alguém sabe de algo?

    Beijos,
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, se o cisto sumiu por completo não acho que tenha problema, só se vc não quer engravidar, aí a médica pode achar melhor manter o anti. Mas se o cisto já sumiu e vc tá querendo engravidar, acho que vale conversar melhor com a tua médica, ou até ouvir uma 2a opnião.
      bjs,
      Alê

      Excluir
  8. Oi me chamo Cristiane e estou gravide 19 semanas e venho sentindo dores muito fortes na região abdominal e ontem descobri um cisto atrás do meu útero de 104x90x97...estou com medo de ser um câncer!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, leve o exame para teu médico analisar as imagens e que tipo de cisto é, pode ser apenas um mioma, não deve ser nada grave.
      bj,
      Alê

      Excluir
  9. Oi me chamo jane, tenho 29 anos ainda não sou mãe mas pretendo!
    Tenho SOMP, estou com cistos nos ovários e a médica disse que não preciso tomar remédio para removê-los que eles vão ficar comigo até a menopausa... achei estranho já que da primeira vez que tive fiz tratamento e eles sumiram por uns 2 anos...
    Acontece que além de estar com cistos, a taxa dos hormônios Estradiol e FSH estão abaixo do valor mínimo de referencia. Estradiol deu 6 pg (referencia 27 a 122) FSH deu 0,68 mui/ml (Ref. 3,85 a 8,78)
    Isso quer dizer que sou Infértil?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane, não, tudo depende de em que fase do ciclo vc fez, em cada fase tem uma interpretação. O mais importante no teu caso é saber se vc ovula, pois os cistos podem ou não atrapalhar à ovulação, se estiverem atrapalhando aí tem que tratar sim. Aqui tem algumas dicas que talvez te ajudem http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/search?q=ovulando&submit=Buscar

      Excluir
  10. Oi gente, me chamo Jaqueline, tenho 19 anos e descobri nessa semana um cisto no ovário esquerdo, o ovário direito está tudo certo, com o volume de 9,5cc mas o esquerdo está com 37,7cc, tenho consulta marcada mas estou nervosa, na verdade com medo de ser ou de ficar infértil, gostaria de saber, qual é a probabilidade de ficar infértil num caso desses? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, não se preocupe, ter cisto é normal, anda mais na sua idade, não vai te tornar infértil.

      Excluir
  11. Olá Alê, gostaria de saber o que é cisto septado em ovário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, um cisto septado, é um cisto que tem mais de uma cavidade, ou seja, é subdividido, teve uma má formação. Geralmente ele some com a menstruação, mas é preciso acompanhar.

      Excluir
  12. Olá! Fiz o exame endovaginal hoje o resultado foi vários cistos simples e septados
    bilateralmente sendo o maior deles com 15mm de diâmetro. Ovário direito aumentado.
    Estou muito preocupada em não estar ovulando pois estou tentando engravidar. É possível
    que eu não esteja ovulando? Quais hormônios devo verificar?
    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kk, é importante teu médico avaliar as imagens, pode indicar alguma alteração hormonal e é importante ele pedir exames para confirmar se vc está ovulando. É preciso verificar FSH, LH, Estradiol e progesterona, para essa avaliação. Nesse link tem uma lista mais detalhada dos exames, acho que pode te ajudar http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2011/07/estou-tentando-engravidar-mas-ate-agora.html

      Excluir
  13. Oi estou grávida de 6semanas e fiz u.a ultrassom e deu que eu tenho um cisto séptico de5.5 no meu ovário to com muito medo será que vai empedir na minha gravidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geiziany, o cisto deve ir diminuindo com o desenvolvimento da gravidez, não deve trazer risco. Mas claro, é importante que teu obstetra avalie e acompanhe.

      Excluir
  14. Oii boa noite sou Carol Silva tenho cistro de naboth tenho 3anos sem mestrua sinto forte dores abdominais tenho 20anos meu sonho é ser mãe não tenho filho nem meu esposo queremos realiza esse sonho posso engravida ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Carol, sim, só talvez seja preciso fazer um tratamento para conseguir.

      Excluir
  15. Oi me chamo larissa tenho 18 anos e tenho um cisto no ovário direito com medição 4.2 x 2.9 trabeculada o que significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é um tipo de cisto com uma formação mais irregular, é normal na sua idade, conforme a época do ciclo, mas é importante levar para o ginecologista avaliar.

      Excluir
  16. Boa noite não sei ao certo oq está acontecendo comigo não sei interpretar o meu tranvaginal
    Fiz e deu
    Presença de imagem anecoica, homogênea,medindo 2,7x1,8cm podendo corresponder a cisto funcional
    Bom eu sei q já sendo funcional o fator de risco é menor
    Minha preocupação é q não tenho mestruacao a quase 10 meses depois da parada de tomar o anticoncepcional injetável trimestral
    E procurei o médico por causa de dores abdominais,mestruacao e seios doloridos a mas de um mês
    Não sei o significado do exame se devo me preucupar ou não
    Se alguém passou por isso
    Q possa me ajudar a entender agradeço muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, me parece que não é motivo para preocupação, pode indicar que vc está para ovular. O médico vai avaliar as imagens e vai poder te confirmar, mas acredito que seja normal.
      Abraço,
      Alê

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.