Teste de fertilidade: Será que você está com a fertilidade em dia?!

Está tentando engravidar? Já verificou se a sua fertilidade está em dia? 10 perguntas que podem ajudar a tirar esta dúvida.


O que mais recebo aqui no Da Fertilidade à Maternidade são dúvidas de casais que estão querendo engravidar, mas não tem certeza se esta tudo bem com a sua fertilidade. Então tentei montar um pequeno teste, 10 perguntas básicas para fazer em casa e ter alguma orientação. Lembrando que não sou médica, apenas uma mulher que sofreu bastante para ser mãe e aprendeu um pouco nessa jornada toda.

Então, vamos começar? Pegue papel e caneta e responda sim ou não para cada uma das perguntas.
  1. Já consultou um bom ginecologista para uma avaliação pré-gestacionais?
    Se a resposta for não, está esperando o que, amiga?! É muito importante, fazer uma avaliação médica quando se decide engravidar! O médico vai solicitar exames e dar orientações, que vão ajudar a garantir uma futura gravidez saudável, além de evitar que vocês fiquem perdendo tempo, pois, caso exista algum problema, ele já pode indicar o melhor tratamento e vc engravida mais rápido.
  2. Você toma ácido fólico?
    Se a resposta é sim, ótimo!
    Se for não, está na hora de tomar! É imprescindível que a mulher tome ácido fólico desde as tentativas até as 12 semanas de gestação, isso evita má formações e outras complicações no bebê. O ácido fólico também pode ser usado pelo futuro papai, pois também ajuda a manter os espermatozóides saudáveis.
  3. Já fez todos os exames pré-gestacionais básicos (toxoplasmose, clamídia, papanicolau, hepatites, hemograma, ultrassom transvaginal e exames hormonais de Prolactina, Progesterona, LH, FSH, Estradiol, TSH, T3, T4)?
    Se a resposta for não para algum desses exames, converse com seu médico.
  4. Seu ciclo menstrual é regulado?
    Se você não tem um ciclo regulado pode ser um indício que algo não está ok, você também não consegue identificar seu período fértil e isso pode dificultar uma gravidez, então é importante a avaliação médica para identificar e tratar a causa.
  5. Você tem certeza que está ovulando regularmente?
    Se você não tem certeza se ovula, é hora de confirmar, pois sem ovulação não tem bebê. Como a mulher não ovula todos os meses, em média 8 a 10x ao ano, o indicado é fazer um controle de ovulação uns 3 ciclos seguidos. Pode ser com teste de ovulação de farmácia ou temperatura basal ou mesmo com ultrassom seriado.
  6. Agora uma pergunta para o futuro papai: já fez um espermograma?
    O homem tem a fertilidade bastante sensível, hábitos alimentares, infecções e hábitos de vida podem alterar a produção dos espermatozóides. Então mesmo que vcs já tenham filhos é preciso fazer o espermograma. Atenção, não confundir fertilidade com virilidade, são coisas distintas!
  7. Existe algum diagnóstico de infertilidade ou de doenças seu ou dele?
    Se você ou ele já tem algum diagnóstico de problema de fertilidade (endometriose, ovários policísticos, infecções, DSTs, abortos ...) ou mesmo alguma outra doença como diabetes, hipertensão, lúpus, trombose, problemas de tireóide, anemia, ..., converse com o médico para que ele avalie e acompanhe. Muitos desses problemas podem dificultar ou trazer riscos caso a gravidez aconteça. Ás vezes, também é preciso uma avaliação conjunta entre mais de um médico, ex.: ginecologista e endocrinologista.
  8. Vocês estão tentando engravidar a menos de 1 ano?
    Se vocês já estão tentando a mais de um ano, chegou a hora de avaliar também as tubas uterinas (trompas), se ainda não foram avaliadas. Isso é feito com o exame de histerossalpingografia. Se você já fez, o médico ainda pode indicar uma histeroscopia ou videolaparoscopia diagnóstica, para avaliar investigar melhor os órgãos internos. O próximo passo, a meu ver, seria buscar um especialista em fertilidade.
  9. Vocês estão tranqüilos e pacientes aguardando a gravidez acontecer?
    Por mais que pareça bobagem, se sentir muito ansiosa(os) e angustiados que vocês não estão conseguindo engravidar, pode atrapalhar até à ovulação, pois pode afetar os hormônios.
  10. Você tem uma menstruação que considera normal?
    Se vc tem cólicas fortes, fluxo muito intenso ou muito escasso, ou desconfortos nas relações relate para o seu médico.

RESULTADO
Se você teve todas as respostas afirmativas, SIM, parabéns tudo indica que vai tudo bem e que pode ser apenas uma questão de tempo para a gravidez acontecer. 
Se você teve uma ou mais repostas negativas, consulte o médico, converse sobre os itens que vc sinalizou com NÃO. Não quer dizer que exista algum problema, mas pode ser um alerta para investigar.

Como comentei no início, esses são apenas alguns itens básicos e mesmo que esteja tudo ótimo, o acompanhamento médico desde as tentativas é fundamental. ;)

bjs férteis,
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

8 comentários

  1. Gostei das informações, com certeza ira ajudar muitas mamães que tem dúvidas quanto a sua fertilidade!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas informações. Muito bom essa forma de perguntas claras para as pessoas tirarem as dúvidas.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, aqui na primeira gestação não foi planejada mas quando descobri marquei consulta e diz tudo que precisava,já a segunda foi planejada então quando fossem os que íamos ter.já marquei consulta pra marcar os exames, tomar o remédio e 7 meses tentando e exames todos ok mmo assim marido tbm passou para fazer e o meu tinha pedido histerossalpingografia para fazer mas não precisei pois logo depois do pedido enquanto esperava a época pra fazer o positivo chegou

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas dicas… Todas muito importantes para quem quer engravidar!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. bom dia!
    meu nome é joice e estou pelo computador do meu amigo, comecei a tomar o saude da mulher ja fazem 4 dias, e gostaria de saber se a possibilidades de engravidar tomando o primeiro frasco? OBS: (já tenho uma menina e estou tentando minha segunda gestação).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o saúde da mulher é um regulador hormonal, geralmente o efeito melhor é a partir do 2o ciclo.

      Excluir
  6. Oi bom dia, eu tomo há 5 anos contraceptivo injetável, entaofazem 5 anos que nao menstruo. Estou sem tomar AC fazem 3 meses fiz uma eco e nela diz ovários ambos com microcistos, porém o esquerdo apresenta também cisto dominante de 1,47 com x 0,95 cm, contendo no seu interior pequenas separações de aspecto anelar.
    O que isso significa? Eu posso ter ovulado pelo ovário esquerdo?? Como minha menstruação não vem eu nao tenho como ter o controle se estou ovulando ou se posso ter engravidado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu acredito que indique que vc ainda pode ovular, mas é importante que teu médico avalie o exame pra tirar conclusões corretas.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.