A Importância do Ácido Fólico das tentativas à gestação!

Oi meninas, resolvi escrever um pouco sobre a importância do ácido fólico, pois tenho me preocupado com muitas mulheres que nem sabem o que é e para que serve.

Quando se deseja engravidar, uma providência imprescindível é iniciar o tratamento com ácido fólico o quanto antes, tomar diariamente e ininterruptamente até as 12 semanas de gestação. 

A divisão celular ocorre nas 1as semanas de gravidez e é nessa fase que o ácido fólico ajuda mais, por isso é tão importante iniciar a ingestão meses antes da gravidez, equilibrando as taxas da vitamina no organismo e preparando-o para a gestação. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, vitamina B9, importantíssima para todas as pessoas, mas imprescindível para as futuras mamães. Ele auxilia, além da divisão celular, na formação sangüinea, evitando anemia, e de tecidos, na produção de DNA e RNA, podendo prevenir câncer gerado por alterações de DNA/RNA.
O ácido fólico, especificamente para as futuras mamães, age evitando a má formação fetal (formação do tubo neural e das terminações da coluna vertebral) evitando problemas como o de espinha bífida, anencefalia (feto sem cérebro) e deformações, como lábio leporino. Também ajudando a prevenir síndrome de down (http://www.gabriel.org.br/estudomostradown.html), aumentando a qualidade dos óvulos da mulher, ajudando a diminuir os sintomas de enjôos e náuseas do início da gestação, diminuindo as chances de parto prematuro e ainda ajudando a melhorar o leite materno.

O ácido fólico, antes e durante a gravidez, também reduz em quase 40% o risco de autismo em recém-nascidos! O ácido fólico é essencial para a síntese de DNA e processos de reparação de nosso organismo. (fonte: http://www.criasaude.com.br/N18966/acido-folico-uma-potencial-arma-preventiva-contra-o-autismo.html)

O ácido fólico não tem nenhuma contra-indicação, nem efeitos colaterais, mas é preciso avaliar se na fórmula não há outros componentes adicionados, como corantes, esses podem causar algum tipo de alergia. Quanto à sintomas, não engorda, não causa enjôos e nem alterações no ciclo menstrual.

Estudos indicam que a ingestão do ácido fólico 3 meses antes da mulher engravidar, evita em 70% as ocorrências de partos prematuros, abortos e nascimento de crianças com má formação. Quanto a marca, não há diferença entre elas, basta ser da dosagem correta, é de 0,4 mg (400 microgramas), mas no Brasil existem poucas marcas com essa dosagem a grande maioria dos comprimidos são de 2 ou 5mg, como ele facilmente dissolúvel, a quantidade em excesso é expelida pela urina, se for o caso.

Meninas, uma outra informação que uma enfermeira me deu é que vc pode pegar ácido fólico de graça no posto de saúde, basta informar que está tentando engravidar ou está grávida. Acho que vale a pena se informar!

Fontes de ácido fólico na alimentação: verduras de folhas verde escura, espinafre, brócolis, suco de laranja, fígado de boi, melão, couve manteiga, agrião, feijão, germe de trigo, gema de ovo, abóbora, cenoura, tomate, comgumelo, ervilha, levedura de cerveja, amendoim, chicória, nozes, castanha, aspargo, arroz branco, abacate, grão-de-bico, etc. Sendo que a melhor forma de consumí-los é 'in natura', pois quando cozidos podem perder até 90% da concentração de ácido fólico.

Importante: mesmo alimentando-se certinho e consumindo os alimentos descritos acima, é preciso a complementação diária de ácido fólico para as pré-gestantes e gestantes. Por isso, se seu médico não indicou, converse com ele e peça a complementação.

O ácido fólico pode ser tomado em qualquer horário, mais é imprescindível que seja tomado todos os dias, alguns médicos e nutricionistas dizem para tomar com um suco/bebida ácida, ajuda o organismo a absorver melhor. A maior eficácia é começar a tomar 3 meses antes de começar a tentar engravidar e ele deve ser tomado até completar pelo menos 12 semanas de gestação, se for preciso mais o obstetra vai orientar.

O ácido fólico tb pode ser tomado pelo homem, pois ajuda a aumentar a produção e a qualidade dos espermatozóides.

Outros posts que você vai gostar:

bjs,
Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade


P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê 

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Comentários pelo Facebook
81 Comentários pelo Blogger

81 comentários:

  1. Ale,No meu caso que é uma FIV comecei a tomar o acido fólico com 1 mês antes da implantação do embrião. Infelizmente tive a primeira gestação anembrionaria. Continuo tomando e pretendo realizar daqui a tres mesese a nova transferência,mas já tenho os embriões congelados. Minha duvida é : continuar tomando agora pode ajudar nessa nova gravidez,mesmo sendo congelados?
    obrigada

    Liliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane, acredito que sim, pois além da questão de qualidade do óvulo, o ácido fólico é muito importante para o desenvolvimento do embrião, evitando problemas de má formação.

      Que corra tudo bem e logo vc tenha seu positivo, bj,
      Alê

      Excluir
    2. Olá estou a mais de dois anos tentando e não consigo e já fiz vários exames e não tem nada de errado o médico falou o ácido fólico no meu casa ajuda

      Excluir
  2. Olá fiz um teste de farmácia deu positivo não tomei ácido foliço posso começa tomar comprei um de 5mg posso tomar .....Obrigado ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdirene, sim, mas sempre bom ler a bula e ir ao médico o quanto antes para ele avaliar e te orienta.

      Excluir
  3. Ola, Homens também podem tomar sem indicação do medico ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália, como é vitamina sim, é possível comprar sem receita.

      Excluir
  4. ola estou a tomar o acido folico ja a 3 dias sera k daqui a 2 meses terei resultado de inicio de uma gestacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, já ajuda, o indicadosão 3 meses antes, mas já estando tomando a algum tempo já contribui.

      Excluir
  5. Tem dois meses que estou tentando engravidar tomando o ácido fólico ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, sim o ácido fólico é muito importante pra uma futura gravidez.

      Excluir
  6. Oi ja estou tomando o acido fólico a dois meses esse mes nao veio pra mim fiz um teste de farmacia deu negativo o que pode ta acontecendo bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, não sei se vc tomava anticoncepcional, pode ter desregulado o ciclo ou ser uma ovulação mais tardia. bjs

      Excluir
    2. Meu nome é Luciene oi comecei a tomar ácido fólico três dias mas mesmo assim tive relação se caso eu engravidar tem algum problema porque não comecei a tomar e não esperei 3 meses antes pra ter relação

      Excluir
  7. Olá bom eu tomei ciclo 21 por 6 anos e já faz 6 meses que estou sem tomar o remédio e não consegui até agora ter um positivo fiz um teste hoje porque minha menstruacao esta atrasada mais não deu em nada acho que meu corpo ainda não voltou ao normal será que se eu tomar esse acido folico eu consigo o resultado esperado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o ácido fólico é muito importante para prevenir má formações em uma futura gestação, mas ele não resolve problemas de fertilidade. É importante vc consultar um bom ginecologista para fazer exames e receber orientações. Aqui tem várias dicas que podem ajudar Quero engravidar, e agora, por onde começo?!

      Excluir
    2. Oi faz uma ano que tento engravidar e nada vou começar a tomar o ácido fólico pra ver se consigo.

      Excluir
  8. oi comecei toma o acido folico hj! faz cinco dias que nao vem minha menstruação e fiz teste deu negativo.minha medica pediu pra Fazer teste daqui 15 dias denovo que talvez nao apareça ,e mandu eu toma .sera que ja ajuda o acido folico nessa fase ?

    ResponderExcluir
  9. Oi meu nome é fabiana eu e minha companheira fizemos uma tentativa de ingeta eu perde si estivece tomado o àcido folico tinha sustentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, difícil saber, mas o ácido fólico ajuda a evitar má formações, o que pode ser um dos motivos de perda.

      Excluir
  10. Oi boa noite estou tomando só que tem dia que acabo esquecendo tem como tomar 2 num dia só ou tem problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anice, acho melhor não, o corpo só vai absorve o que precisa, um ou outro dia de falha não tem problema.

      Excluir
  11. Acido forico e bom pro cabelo tbm???Tem como comprar Sem receita medical??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pelo que pesquisei tb pode ajudar, http://www.snqc.org/beneficios-acido-folico-para-os-cabelos/
      Por ser uma vitamina não é preciso receita para comprar, mas sempre bom conversar com o médico.

      Excluir
  12. Toma a 2 meses ácido fólico e propa gesta ômega tenho 47 anos estou tentado engravidar, ele me ajudaria na tentava de engravidar . Ao mesmo tempo , Estou preocupada porque meu cabelo estar caindo muito , será que é efeito do remédio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, o ácido fólico ajuda em todos esses benefícios que estão descritos acima, só não resolve problemas de fertilidade, ele é fundamental para quem quer engravidar, mas o melhor é procurar um especialista em fertilidade para uma avaliação. Não deve ter relação com a queda de cabelo, pelo que sei ele até ajuda, por isso tb é importante fazer uma avaliação hormonal com o médico.

      Excluir
  13. Tem 8 meses ki to tentando engravidar e nao consigo ai mim indicaram o ácido forico
    Sera ki ele resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ácido fólico é fundamental para quem quer engravidar, por todos os benefícios descritos no post, mas ele é uma vitamina, não resolve problemas de fertilidade. É importante procurar o médico e fazer uma avaliação.

      Excluir
  14. Tenho 3 anos tentando engravidar e hje uma amiga participal d uma palestra e la falaram do Ácido fólico..
    Sera q ele ajuda???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ácido fólico é uma vitamina, muito importante para quem quer engravidar e nos 1os meses da gestação pra evitar má formações, mas não trata problema de fertilidade. O melhor é consultar o médico e fazer uma investigação.

      Excluir
  15. Boa noite,
    Eu tive um bb e ele faleceu com 1 dia de vida ele teve mal formação no coração, qd fui ao medico fiz exames e ele não mandou tomar nada só comecei o tomar com quase 3 ms de gestação com outra go.
    Contudo isso o go me indicou tomar acido folico 5mg desde de 40 dias da perda já estou indo pra 5 ms e meu marido 3 ms de uso, logo comecaremos a tentar.

    ResponderExcluir
  16. Oii sou a Ingrid tenho 16 anos, fais 4 meses que eu estou tentando engravidar e não consigo, ai fui ao médico ea médica me receito o ácido fólico. Será que ele pode me ajuda engravidar? E fais 2 semanas que tou tomando e até agora não deu resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid, o ácido fólico pode ajudar a ter problema de má formação no bebê e todos os benefícios citados no texto acima, é muito importante tomar, conforme a orientação da tua médica. Mas não é uma medicação pra tratar problema de fertilidade.

      Excluir
  17. Tiver tres gravides a última. Tem tres anos ja tomei ejeção de tres meses a um ano e dois meses e to tentando engravidar. Ja faz um ano ja fui no médico ele disse. Wue n tenho problemas pra engravida mas porque. N vonsegui ainda e ele manfou toma também. Acido fálico

    ResponderExcluir
  18. Tem algum efeito colateral tomar nos dias da menstruação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não Roselene, o ácido fólico não causa nenhuma alteração hormonal, é apenas uma vitamina, deve ser tomada todos os dias, independente do dia do ciclo menstrual.

      Excluir
  19. Olá já sou tentante a 3 meses e minha médica apenas me receitou vitamina centrum,posso estar tomando junto ácido folico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Karina, acho que a Centrum Mulher já tem ácido fólico na quantidade ideal, dá uma olhadinha na bula.

      Excluir
  20. Vou começar a tomar hoje, tomo só um por dia? Posso tomar em qualquer horário? Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. oi eu fiz um exame de hormonio e o medico disse qe esta muito alto ai to fazendo tratamento pra ele a baixar e eu consegui emgravidar, sera qe eu posso tomar acido folico ? ou ce eu tomar almenta mais os hormonios , obgd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, o ácido fólico não influencia nos hormônios. mas é importante começar o pré-natal o qnto antes.

      Excluir
  22. Olá! Qual seria a dosagem diária? Um comprimido somente???

    ResponderExcluir
  23. Estou tentando engravidar faz um ano e eu só tomei ancopecional 1 meses no máximo será que isso é o problema? Vou começa s tomar ácido folico se Deus quiser dessa vez vai contecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol, não deve ser problema não. Que dê tudo certo e que logo vc consiga.
      Alê

      Excluir
    2. Oi Karol, não deve ser problema não. Que dê tudo certo e que logo vc consiga.
      Alê

      Excluir
  24. Tomei anticoncepcional por 4 meses e agora tô tentando engravidar e não consigo o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, procurar um bom ginecologista para fazer uma avaliação pré-gestacionala.

      Excluir
  25. Comecei a tomar ácido fólico hj mais já estou tentando engravidar a 3 anos e nada será a tem algum problema ter começado hj ?
    Obg
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, não vai não, segue tomando direitinho que vai dar tudo certo.
      bj,
      Alê

      Excluir
  26. Estou tomando clomid,posso tomar ácido fólico também ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, o ácido fólico é uma vitamina, não interfere no efeito de medicações.

      Excluir
  27. Olá, minha esposa está grávida. so que faz 1 mes que ela fez o exame e deu positivo. Ela pode tomar o ácido fólico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Thales, é importante ela consultar o obstetra o quanto antes, talvez ele já indique um complexo vitamínico para gestante, não só o ácido fólico.

      Excluir
  28. Olá, perdi o bebê a um mês e meio tinha 12 semanas de gestação, mais de repente abortei. O que posso fazer para voltar a engravidar (já estou a tomar o acido fólico mais falho falho muito nas horas) será que tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sinto muito, não é fácil passar por isso.
      A princípio, tomar o ácido fólico diariamente e uma avaliação médica é o que é preciso, o horário não influencia, desde que tome todos os dias. Conforme, se for detectada alguma causa, o médico pode te sugerir algum outro tratamento.
      Abraço,
      Alê

      Excluir
  29. Oi Ale,estou tentando engravidar a 1 ano,e tem 4 meses que minha mestruacao nao desce e essa semana fui a ginecologista, e els pediu o ultrason transvaginal e deu cisto no ovário esquerdo, e ele esta no tamanho 11,2cm e estou tomando o ácido fólico a uma semana,por esse problema no meu ovario vou conseguir engravidar? Aguardo sua resposta,um abraço da Elen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elen, sim, o ácido fólico neste caso não tem haver com o cisto. Possivelmente tua médica vai indicar algum tratamento para que o cisto se dissolva e vc volte a ovular, como um regulador hormonal.
      bj,
      Alê

      Excluir
  30. Faiz um anos que tento engravida e não consigo.o que que eu fasso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josile, a 1a coisa é consultar um bom ginecologista para fazer exames e avaliar a fertilidade. Neste post tem mais dicas Estou tentando engravidar, mas até agora nada, não sei o motivo! O que eu faço?!

      Excluir
  31. Eu estou tomando o ácido fólico ah 1 mês e estou tentando engravida a 2 anos o ácido fólico ajuda????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleicy, o ácido fólico ajuda com todos os benefícios que citei acima, mas se existe algum problema de fertilidade ele não vai resolver, é preciso diagnosticar e tratar o problema.

      Excluir
  32. Oi,meu nome e Ericlécia.Em novembro perdi meu bebe com 5 semanas aborto espontâneo.estou sendo acompanhada por uma giespontâneo.ela passou acido folico estou tomanfo a 1 mês e 14 dias.esse mes pretendo começar a tentar engravidar ja que vai completar 6 meses depois do aborto.e bom meu esposo tomar ácido fólico durante esse mes de tentativa?ou não vai fazer muita diferença?
    Desde de ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, só esclarecendo, o ácido fólico deve ser usado continuamente até vc conseguir engravidar e depois até os 3 meses de gravidez. O seu marido pode tomar, ele ajuda na produção de espezs, é uma boa vitamina pra ele tb.

      Excluir
  33. Oi estou tentando engravidar, tenho ovários policísticos. Hj comecei com o tratamento minha médica me receitou o ácido fólico por 3 meses e alguns exames, agora tomando o ácido fólico tenho mais chances de engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, o ácido fólico vai ajudar, quando vc engravidar, a ter um bebê saudável.

      Excluir
  34. Boa noite! ! Me chamo Isabela,por nove anos tomei o ciclo 21 e tem 6 meses que parei de tomar ,meu médico disse que meu útero e ovários estão ótimos! Será que quanto tempo tomando o ácido fólico posso engravidar? Devido ao tempo que passei tomando anticoncepcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, varia muito, o ácido fólico vai ajudar a uma gravidez mais saudável, o tempo depende muito se vc já está ovulando, os hormônios já estão regulados, se não há nenhum problema de fertilidade do casal. Um casal sem nenhum problema de fertilidade pode demorar em média até 1 ano para conseguir.

      Excluir
  35. Olá me chamo Maria, gostaria de saber se tem algum problema esquecer de tomar o ácido folico durante dois dias?

    ResponderExcluir
  36. Olá Alê o ácido fólico tb é bom pra produção maior de espermatozoides??E isso mesmo?

    ResponderExcluir
  37. Mestruada pode tomar o acido folico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, o ácido fólico é uma vitamina não interfere nos hormônios.

      Excluir
  38. oi começei tomar hoje o acido folico gostaria de saber se meu marido pode tomar tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, para o homem pode ajudar sim, aumentando e fortalecendo os esperematozóides.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger