Período Fértil: Saiba identificar e aumente suas chances de engravidar!

Saber o seu período fértil e identificar seus sintomas, podem ajudar você a engravidar. Aprender a calcular o período fértil é o 1o passo para ter mais sucesso nas tentativas.
período fértil sintomas, como saber

O período fértil são aqueles dia do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chance de ovular e, consequentemente, mais chance de engravidar. O cálculo é simples, mas para quem tem um ciclo menstrual regulado, ou seja, que tenha uma variação máxima de 2 a 3 dias de um ciclo para o outro, por exemplo, seu ciclo tem sempre entre 28 e 31 dias. Quanto mais regular o ciclo, mas acertivo é o cálculo da ovulação.

Então, vms a parte prática:
  1. A 1a coisa, vc sabe de quantos dias é seu ciclo menstrual?
    Você conta do 1o dia da menstruação, não escapes, o 1o dia de fluxo, até o último dia antes da próxima menstruação.
  2. Sabendo de quantos dias é seu ciclo, divida por 2, ex. meu ciclo tem 30 dias, 30/2 = 15.
  3. Seu período fértil começará 3 dias antes do 15o dia do seu ciclo, até 3 dias depois. Ex. meu período fértil seria do 12o dia ao 18o dia do meu ciclo, lembrando que o 1o dia, é o dia que a menstruação desce.
  4. O cálculo fica mais preciso, quando se faz uma média dos últimos 3 ciclos, principalmente se o seu ciclo tem pequenas variações. 
Outra forma, principalmente se o seu ciclo for muito longo, acima de 38 dias, é diminuir 15, exemplo, 40-15 = 25, ou seja, o 25o dia do seu ciclo é o dia da provável ovulação, então o período fértil seria do 22o ao 28o dia do seu ciclo.

Nem sempre é fácil entender, ficar marcando e calculando, fora a ansiedade, então a melhor dica de todas, instale um aplicativo no seu celular como o Meu Calendário, Meu Ciclo ou WomanLog, que eles calculam tudo para vc, alertam dias férteis, atrasos, vc pode fazer anotações. É muito melhor que ficar fazendo cálculos todos mês, ;)

Mas Alê, eu não tenho um ciclo regulado e agora?
Amiga, se vc não é regulada, a 1a coisa é avaliar com exames hormonais se realmente vc ovula e usar outros métodos, como o da temperatura basal, muco cervical ou teste de ovulação de farmácia.
Período fértil sintomas, como calcular
E quais os sintomas do período fértil?
Os sintomas podem variar muito de mulher para mulher e até de ciclo para ciclo, os mais comuns pequenas fisgadas laterais (altura dos ovários), dor nos seios, mais lubrificação interna, muco elástico(consistência como clara de ovo), cólicas fraquinhas, aumento da líbido.

Agora menina, é namorar e curtir o marido, intensificando no seu período fértil.

Outros posts que vc vai gostar:
bjs férteis,
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

9 comentários

  1. Olha, tinha muita coisa no seu texto que eu desconhecia, é muito pertinente para orientar as mulheres que buscam engravidar não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Beatriz, informação sempre pode dar uma 'forcinha' ;)
      bj,
      Alê

      Excluir
    2. Não sei meu período fértil mais a minha menstruação parou de tarde ai fiz relação de noite corro risco de engravidar

      Excluir
    3. Oi Thalita, tudo depende de quantos dias tem teu ciclo, mas sempre tem risco sem usar proteção.

      Excluir
  2. Ale amei o post,super explicativo.
    é super importante saber esses detalhes,ainda mais quem pra quer engravidar.

    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Informações muito boas!
    Eu acompanho meu período através de aplicativo no celular, ajuda muito

    ResponderExcluir
  4. Em ambas as vezes fui com base na minha experiência e deu certo. Adorei as dicas, super úteis.
    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  5. olá, depois de 5 anos sem AC meu Go recomendou Selene estou na 2ª cartela e fiquei 5 dias de M e 5 dias de escapes. AC por 6 meses regula mesmo o ciclo ou é mito??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O AC regula sim, mas é importante o médico identificar a causa da irregularidade, conforme for, pode voltar a ficar irregular depois de parar.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.