Preparar ou não os seios durante a gravidez?

Oi meninas, li essa matéria agora a pouco na Revista Pais & Filhos e achei legal publicar, pois eu mesma achava que era bom preparar os seios antes e limpar os bicos antes e após as mamadas, mas pelo que diz a matéria não é bem assim, vejam só:


"A NATUREZA É PERFEITA: SEUS SEIOS COMEÇAM A SE PREPARAR ANTES MESMO DE VOCÊ PENSAR EM TER UM FILHO



Durante a gravidez você não precisa preparar seus seios para a amamentação, porque eles já estão prontos. Esse processo começa na puberdade, quando o tecido da aréola (parte mais escura) começa a crescer. E, na gestação, o próprio organismo prepara os seios para que eles fiquem mais fortes para resistir à sucção do bebê. Por essa razão as aréolas ficam mais escuras: estão mais resistentes. Aparecem também os tubérculos de Montgomery, glândulas que produzem uma secreção lubrificante e que protege o mamilo e a aréola.

Alguns médicos costumam dizer para as mulheres preparar os seios com banhos de sol ou esfregando-os com buchas, mas pesquisas demonstraram que essas ações podem deixar os seios mais sensíveis e provocar reações alérgicas. Hoje, algumas maternidades fornecem pomadas especiais, à base de lanolina pura, que ajudam a cicatrizar rachaduras. Você também acha em lojas de produtos para bebês.


Algumas mulheres apresentam mamilos invertidos ou muito planos, o que pode dificultar que o bebê consiga sugar o leite. Mas existem instrumentos que ajudam a mãe nesse sentido. Em alguns casos, a mulher pode usar um corretor durante a gravidez, que ajuda na formação do mamilo. Eles são aconselhados tanto para casos de mamilos planos como para os invertidos. Esses instrumentos devem ser indicados por profissionais de saúde e são vetados no período final da gravidez, pois estimular os seios pode desencadear parto prematuro.


SAIBA MAIS


>> Higiene na medida certa
Não é recomendado limpar os mamilos antes ou após amamentar. Isso remove a lubrificação natural da pele, deixando-a mais sensível e propensa a lesões. O ideal é que a higiene seja feita no banho. Na hora de hidratar sua pele, evite passar cremes nos mamilos, pois pode deixar a pele mais sensível. Troque seu sutiã – especial pra amamentar – por outro limpo uma vez ao dia. O ideal é ter três sutiãs: um em uso, outro lavando e o terceiro pronto para ser usado."


bjs,
Alê

Um comentário

  1. Bacana esta matéria!
    Deus faz tudo perfeito mesmo né!
    Bjim e um ótimo 2010!!!

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.