Existe um certo mito que mulher que amamenta não engravida, mas não é bem assim. Isso acontece, principalmente porque a mulher fica sem menstruar ou com a menstruação desregulada. O que acontece, é que, quando a mulher amamenta, o hormônio da amamentação, a Prolactina, se mantém com uma taxa alta e isso pode, veja bem, PODE inibir a ovulação ou deixá-la irregular. Mas de uma hora para outra à ovulação pode acontecer e, com isso, a gravidez também.
Cerca de 50% das mulheres voltam a ter um ciclo regulado uns 4 a 6 meses após o parto, outras podem demorar mais, principalmente se ela continuar a amamentar.
Após o período de 'resguardo', 30 a 40 dias após o parto, seu vai avaliar e indicar o melhor método para o seu caso, preservativo, DIU, contraceptivos orais (o indicado são os anticoncepcionais a base de progesterona, que não interferem na amamentação), ...
Ah, não é uma boa arriscar na 'tabelinha', pois com a irregularidade do ciclo menstrual, é um método nada confiável.
Por isso amiga, se você e o marido não estão pensando em encomendar mais um bebê agora, converse com o seu médico e cuidem-se! ;)
Este post é a minha contribuição também para a blogagem coletiva do grupo que participo o MPB, Mães e Pais Blogueiros.
Alê NunesBlog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Eu tinha essa duvida Ale procurei a minha ginecologista e ela falou que era possível eu engravidar amamentando então comecei a tomar anticoncepcional para não ter perigo.
ResponderExcluirBjs
Mari
Vamos Mamaes
Alê amei o post, quando o Pedro nasceu tive essa dúvida, meu médico explicou que tinha que tomar anticoncepcional próprio para amamentação.. Bj
ResponderExcluir