Como saber se estou ovulando?! Métodos de Controle de Ovulação!

Nesse post vou falar um pouco de uma das maiores dúvidas que as mulheres que tentam engravidar tem, "afinal, como posso saber se ovulo?!"



A 1a coisa é entender como funciona o seu ciclo menstrual, saber se vc tem um ciclo regular ou não, quantos dias ele tem e qual seu período fértil. Para calcular o período fértil é preciso ter um ciclo regular, ou seja, tem  sempre o mesmo nro de dias ou pequenas variações de até 2 a 3 dias. Aqui eu explico passo-a-passo como calcular

Bom, e se vc não tem um ciclo regular, ou mesmo se tem, quer ter certeza que ovula?!

Aí é importante entender os métodos de controle de ovulação, que podem ser 'caseiros', como controle do muco cervical, temperatura basal e testes de ovulação de farmácia. Ou então, o que chamo de 'clínicos', são os que são feitos através de exames hormonais e ultrassonografia seriada com acompanhamento do médico, que estão no 2o post sobre esse assunto "Fertilidade e Métodos para Controle da Ovulação - 2a Parte".

De qualquer forma, usando um método caseiro, os exames pré-gestacionais, principalmente os hormonais, são indicados sempre, pois infelizmente em relação à fertilidade o melhor mesmo é sempre ter certeza que está tudo certo.

Falando um pouquinho de cada método:

Muco Cervical (o famoso muco elástico ou clara de ovo)

É um bom método caseiro, principalmente se vc acompanha vários ciclos e consegue perceber uma regularidade. Mas não é um método 100%, principalmente se vc não tem um ciclo regular, pois o muco elástico é produzido por uma alteração hormonal, aumento do hormônio estrogênio, que também pode acontecer por outros motivos que não só a ovulação, como uma disfunção(descontrole) hormonal, uma medicação (ex. indutor), algumas vezes até um pouco antes ou logo após o período menstrual. Para entender melhor aqui tem detalhadamente como funciona o muco cervical.


Temperatura Basal

É o controle da temperatura basal do corpo durante todo o ciclo, ou seja, a temperatura medida com pelo menos 6 horas de repouso, antes de levantar da cama pela manhã. Deve ser medida desde o 1o dia do ciclo, por pelo menos 3 ciclos seguidos, para ser um método eficaz. No período da ovulação essa temperatura sobe em um pico, ou seja, tem uma elevação considerável, entre 0,5 e 1° C e se mantém alta apartir daí. Esse elevação ocorre também por uma alteração hormonal, que é o aumento do hormônio progesterona. Para entender melhor, leia o detalhamento nesse post.

Importante: a temperatura basal não é um método para identificar gravidez, apenas ovulação.

Teste de Ovulação de Farmácia ou Teste de Fertilidade

O teste de ovulação é uma opção bem interessante, funciona similar a um teste de gravidez de farmácia, ou seja, testa um comportamento hormonal próprio que acontece nessa fase. O mais comum são os em tirinhas que reagem a uma alteração do hormônio LH, que acontece horas antes da ovulação, dando positivo de 12 a 48 horas antes da ovulação, dependendo da precisão. A meu ver é um método mais eficaz, pois identifica o hormônio na amostra de urina ou saliva.

Por enquanto é isso, como faltou tempo, no próximo post vou falar sobre a dosagem hormonal e controle de ovulação com ultrassom, em Fertilidade e Métodos para Controle da Ovulação - 2a Parte.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.