A 1a coisa é entender como funciona o seu ciclo menstrual, saber se vc tem um ciclo regular ou não, quantos dias ele tem e qual seu período fértil. Para calcular o período fértil é preciso ter um ciclo regular, ou seja, tem sempre o mesmo nro de dias ou pequenas variações de até 2 a 3 dias. Aqui eu explico passo-a-passo como calcular.
Bom, e se vc não tem um ciclo regular, ou mesmo se tem, quer ter certeza que ovula?!
Aí é importante entender os métodos de controle de ovulação, que podem ser 'caseiros', como controle do muco cervical, temperatura basal e testes de ovulação de farmácia. Ou então, o que chamo de 'clínicos', são os que são feitos através de exames hormonais e ultrassonografia seriada com acompanhamento do médico, que estão no 2o post sobre esse assunto "Fertilidade e Métodos para Controle da Ovulação - 2a Parte".
De qualquer forma, usando um método caseiro, os exames pré-gestacionais, principalmente os hormonais, são indicados sempre, pois infelizmente em relação à fertilidade o melhor mesmo é sempre ter certeza que está tudo certo.
Falando um pouquinho de cada método:
Muco Cervical (o famoso muco elástico ou clara de ovo)
É um bom método caseiro, principalmente se vc acompanha vários ciclos e consegue perceber uma regularidade. Mas não é um método 100%, principalmente se vc não tem um ciclo regular, pois o muco elástico é produzido por uma alteração hormonal, aumento do hormônio estrogênio, que também pode acontecer por outros motivos que não só a ovulação, como uma disfunção(descontrole) hormonal, uma medicação (ex. indutor), algumas vezes até um pouco antes ou logo após o período menstrual. Para entender melhor aqui tem detalhadamente como funciona o muco cervical.
Temperatura Basal
É o controle da temperatura basal do corpo durante todo o ciclo, ou seja, a temperatura medida com pelo menos 6 horas de repouso, antes de levantar da cama pela manhã. Deve ser medida desde o 1o dia do ciclo, por pelo menos 3 ciclos seguidos, para ser um método eficaz. No período da ovulação essa temperatura sobe em um pico, ou seja, tem uma elevação considerável, entre 0,5 e 1° C e se mantém alta apartir daí. Esse elevação ocorre também por uma alteração hormonal, que é o aumento do hormônio progesterona. Para entender melhor, leia o detalhamento nesse post.
Importante: a temperatura basal não é um método para identificar gravidez, apenas ovulação.
Teste de Ovulação de Farmácia ou Teste de Fertilidade
O teste de ovulação é uma opção bem interessante, funciona similar a um teste de gravidez de farmácia, ou seja, testa um comportamento hormonal próprio que acontece nessa fase. O mais comum são os em tirinhas que reagem a uma alteração do hormônio LH, que acontece horas antes da ovulação, dando positivo de 12 a 48 horas antes da ovulação, dependendo da precisão. A meu ver é um método mais eficaz, pois identifica o hormônio na amostra de urina ou saliva.
Por enquanto é isso, como faltou tempo, no próximo post vou falar sobre a dosagem hormonal e controle de ovulação com ultrassom, em Fertilidade e Métodos para Controle da Ovulação - 2a Parte.
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Nenhum comentário
Postar um comentário
Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.