Os primeiros passos!



Os primeiros passos do bebê são tão esperados como o primeiro sorriso, a primeira palavrinha e os outros marcos que comprovam que o pequeno está evoluindo. Geralmente, as crianças começam a andar entre o 11º e 14º mês. No entanto, não há regra: é preciso respeitar o tempo de seu filho e não sufocá-lo com sua ansiedade.

Entenda o que vocês podem fazer para contribuir nesse processo e conheça os cuidados que devem ser adotados para que o nenê não se machuque enquanto ensaia suas caminhadas.

Uma das muitas descobertas feitas pelo bebê no início de sua vida é que ele é capaz de sentar-se sozinho, sem qualquer tipo de apoio para suas costas. Esse é apenas o início de um processo que culminará nos primeiros passos da criança.

Após conseguir manter-se sentado, o bebê começa a se arrastar, rolar pelo chão e pode começar a engatinhar. Em uma segunda etapa - que ocorre por volta do 9º ou 10º mês de idade - ele passa a tentar ficar de pé, apoiando-se nos móveis e nas pernas das pessoas que estão por perto.

Depois de todo esse treinamento para conquistar coordenação motora e equilíbrio, a criança finalmente começa a ensaiar alguns passinhos. Pronto: é inaugurado um período em que ela passará seus dias tentando se manter firmemente em pé e andar (o que, afinal, é um processo natural do ser humano).

Prepare-se para vê-lo caindo e levantando-se diversas vezes - e tanto você quanto o pequeno se acostumarão facilmente com isso. Por medidas de segurança, é indicado proteger as quinas do móveis e as tomadas e remover tapetes que possam fazer a criança escorregar.

Finalmente, caminhando

A maioria das crianças anda por volta do 11º mês de idade. Porém, nada pode ser encarado como regra: alguns bebês demoram mais para começar a andar, outros são mais precoces; há ainda aqueles que não passam pela fase do engatinhar. Tudo varia a cada criança.

Os pais precisam ficar atentos para que sua ansiedade em ver o filhote andando não acabe por pressioná-lo (o que certamente atrapalhará o desenvolvimento da criança). Paciência e apoio é tudo do que ela precisa!

Depois de conseguir andar, o nenê faz uma outra descoberta: é possível correr! E, dos 19 aos 24 meses, ele ficará correndo de um lado ao outro, escalando móveis e pulando pelos cômodos da casa.

Porém, quando passar essa fase de empolgação, ele deixa a correria de lado (dando um pouco mais de sossego para os pais) e andar será algo tão natural que ele nem se lembrará que um dia não soube fazer isso!

Dicas valiosas

- Proteja as quinas dos móveis e as tomadas.
- Remova tapetes que possam fazer a criança escorregar ou tropeçar.
- Bloqueie o acesso às escadas (usando grades de contenção em cima e embaixo).
- Em superfícies lisas, deixe-o descalço (ele conseguirá sentir e firmar melhor os pezinhos).
- Em superfícies ásperas, o bebê deve usar sapatinhos com solas retas e antiderrapantes.
- Incentive a criança com elogios e ofereça sua ajuda.
- Dê espaço para a criança andar e não fique imediatamente atrás dela.
- Não exagere nas advertências sobre perigos e quedas (isso poderá inibi-lo).

Fonte: site Josnsons Baby
Comentários pelo Facebook
3 Comentários pelo Blogger

3 comentários:

  1. São Momentos Unicos...
    Lindo♥
    Alê minha Amiga pedio para vc passar o email...
    Bitocas♥

    ResponderExcluir
  2. Mais que coisinha mais bela nos primeiros passinhos. Linda sempre Gi rere. Bjus Alê

    ResponderExcluir
  3. Olá Ale,

    tudo bem ????

    Que delicia os primeiros passos ....
    Passa lá no meu blog tem selinhos para vc

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger