Como alimentar uma criança que está doente!

http://www.guiainfantil.com/images/blog/300/300/001_small.jpg

Quando as crianças estão doentinhas, ou seja, apresentam algum resfriado, tosse, febre, assim como võmitos ou diarréia, é muito normal que não queiram comer. Em alguns casos, terão que evitar alguns alimentos para que não se sintam piores. No entanto, elas não podem deixar de comer, e por isso é importante saber com que alimentá-las segundo a doença que tenham.

Se a criança tem alguma doença e não come, poderá piorar. Para que melhore, é necessário que lhe ofereça alguns alimentos. Se seu filho está com resfriado ou catarro, não o obrigue a comer se não quiser ou não tiver fome. Ofereça-lhe bastante líquido. A água e os sucos bem diluídos são uma ótima opção. Deve fazer o mesmo com a criança que tenha febre, já que o corpo das crianças perde muita água quando apresentam uma temperatura alta. O chá de limonada morna pode acalmar a dor de garganta e a tosse. Quanto aos alimentos sólidos, o melhor no caso de resfriado ou febre, é oferecer alimentos ricos em vitaminas A, C, e E às crianças. Frutas e verduras, principalmente. Comidas leves como purê de maçã, a abóbora, brócolis, couve-flor, beterraba, espinafre, cítricos, além de iogurtes, sopas e vitamina de leite com frutas.

Quando a criança apresenta vômitos e/ou diarréia, a reidratação é fundamental. Para evitar a desidratação, deixe seu filho tomar muito líquido, quanto quiser. Se seu filho tiver diarréia, evite dar-lhe lácteos ou alimentos muito salgados ou açucarados. Tão pouco convém dar-lhe sucos de maçã, pera nem de ameixa, porque podem aumentar a diarréia. O melhor, em ambos os casos, é dar-lhe soro oral (disponíveis em farmácias), ou bebidas ricas em sais minerais. Ofereça-lhe meia taça dessas bebidas a cada quatro horas, até que não tenha diarréia e não vomite. Quanto aos alimentos sólidos, no caso de gastroenterite, deve oferecer ao seu filho, arroz branco fervido, maçãs raladas, banana madura e suco de cenoura. Se a criança apresenta febre, consulte o médico.

Se pelo contrário a criança estiver com prisão de ventre, o melhor são os alimentos ricos em fibra como o pão e o arroz integral, acelga, feijão, lentilhas, grão de bico, etc. A ingestão de líquidos é também importante. Os sucos naturais contém muita fibra e vitaminas.

A criança deve começar a comer o mais rápido possível. A comida reforçará suas defesas diante das doenças e lhes ajudará a recuperar-se mais rapidamente. Para isso é necessário que lhe anime a comer, com contos, brincadeiras e um atitude mais positiva

Vilma Medina. Editora de GuiaInfantil.com

2 comentários

  1. oi alê,gostaria de agradecer pela sua visita,seu blog é o mais interessante e informativo que conheci ate agora,parabens!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais!

    Puxa que bom amiga, obrigada mesmo!

    bjs,
    Alê

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.