Exageros fashion tiram o charme da infância

Vista sua filha como criança e evite crises de auto-estima no desenvolvimento dela

Enquanto muitos adultos teimam em adotar um comportamento infantil, cada vez mais crianças são vestidas como gente grande. Meninas de minissaia e botas com o cano alto, rosto empastado de maquiagem e até saltos são comuns atualmente. Recentemente, o tema ganhou ainda mais força com a encomenda de Katie Holmes para a filha Surie Cruise: a menina tem 2 anos de idade e vai ganhar, no Natal, um par de sapatos Louboutin. Trata-se de uma das grifes de calçado mais famosas do mundo, cujos pares mais baratos custam 3 mil dólares. Apenas para tirar o molde dos pés (os modelos são todos personalizados), a cliente para 2.500 dólares.

O exagero pode até passar despercebido por Surie, que vai andar por aí da mesma forma, sem nem se dar conta do que leva nos pés. Mas, certamente, tende a trazer conseqüências para o futuro da criança, ainda mais por não se tratar de um evento isolado.

"O segredo para não errar na formação dos filhos é diferenciar as necessidades de cada fase. Quando os pais sabem o que a criança está apta a fazer em cada idade, não faz cobranças exageradas, nem críticas inapropriadas. Assim, não abala a auto-estima da criança", afirma a psicóloga clínica da Unifesp, Denise Bellotto

E não pense que isso é sinal de crianças desleixadas ou vestindo roupas sem graça. Para provar o contrário, a consultora de imagem Ângela Valiera lista, a seguir, os exageros fashion mais comuns (e mais perigosos) na infância e dá sugestões para os pais lidarem com pedidos inadequados das crianças, evitando cair em armadilhas que podem comprometer o desenvolvimento emocional e até físico delas.

>> Saltos 

Por que são inadequados:
o uso do salto leva a uma postura que prejudica a coluna, forçando a região lombar, principalmente. Para uma criança os danos são ainda maiores do que para um adulto, porque a coluna ainda está em formação na infância.

No lugar deles, prefira: o ideal são os calçados sem salto. Para as meninas que querem parecer mais adultas e seguir a moda, um argumento que as mães podem usar é o de que as sandálias rasteiras e as sapatilhas boneca são moda entre as adultas também, ou seja, não são só coisa de criança. Outra opção é usar as sandálias com salto anabela de até 3 cm, que não prejudicam tanto os pés e a coluna.

>> Roupas sexy

Por que são inadequadas: as roupas sexy, e aqui podemos ainda incluir o salto alto, as bolsas, as bijus e a maquiagem, fazem com que a criança pule etapas de seu desenvolvimento, promovendo a adultização e o encurtamento da infância. Usando roupas sexy e ganhando a atenção e elogios dos adultos, a menina pode passar a acreditar que só consegue ganhar atenção quando tem uma imagem erotizada. Essa percepção pode trazer problemas de auto-estima e incentivar um culto exagerado à beleza e ao corpo em detrimento dos estudos e outras atividades.

No lugar delas, prefira: roupas que tratam a criança como criança. Uma boa opção é a marca Zig Zig Zaa, da empresa Malwee, que tem roupas criadas de acordo com cada faixa etária para auxiliar no desenvolvimento saudável da criança. Além disso , as roupas são bonitas, coloridas e divertidas.

>> Bijus/jóias grandes demais

Por que são inadequadas: Peças grandes podem ser pesadas para uma criança, podem enroscar e machucar quando ela quiser pular e brincar.

No lugar delas, prefira: peças delicadas, leves e sem pontas afiadas.

>> Bolsas que imitam modelos adultos

Por que são inadequadas: as bolsas do momento são as grandes. Para as crianças elas são desproporcionais, além do que podem se tornar muito pesadas prejudicando sua coluna.

No lugar delas, prefira: Bolsas pequenas a tiracolo que podem ser usadas trespassadas no corpo, assim elas ficam com as mãos livres para brincar e não correm o risco de esquecer a bolsa em algum lugar.

>> Maquiagem forte

Por que é inadequada: Mesmo a maquiagem desenvolvida para crianças fecha os poros e não permite que a pele respire. Além disso, a maioria das meninas não consegue retirar adequadamente a maquiagem, o que prejudica a pele.

No lugar dela, prefira: deixar a criança brincar dentro de casa com a maquiagem, em vez de usá-la para passear. Também vale ensiná-la a cuidar da pele com boa limpeza, filtro solar e hidratação quando for necessário. Assim ela pode se divertir dentro de casa e aprende a se cuidar para ter uma pele sempre linda.

>> Unhas pintadas

Por que são inadequadas: é preciso tomar cuidado com alergias, com crianças que roem unhas e comem esmalte e com as meninas que deixam de brincar por medo de estragar a unha. Além disso, a cutícula é uma proteção natural contra micoses e outros problemas, por isso nunca deve ser retirada em crianças.
 
No lugar delas, prefira: Deixe pintar para brincar dentro de casa e em tons claros. Ensine-a a cuidar das mãos e cortar as unhas corretamente, evitando arranhões e outras doenças transmitidas pelos microorganismo que se acumulam embaixo das unhas.

Fonte: Minha Vida

13 comentários

  1. OIE FLOR,
    AMEI AS DICAS E AS FOTOS MUITO FOFO SEU CHA DE BEBE.
    AMEI O BOLO DE FRALDA ..; BEM CRIATIVO...

    BJUS

    ResponderExcluir
  2. Olá,é a primeira vez q comento aqui,lindo blog.
    Eu tb penso com vc,criança tem mesmo q se vesti como criança,além de tudo q disse é mto mais bonito,sempre tive esse pensamento.

    bEIJOCAS!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, q bom que gostou, depois posta as fotos do teu chá tb.

    bjs,
    Alê

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty, q bom q gostou!

    Pois é, eu tb concordo que a gente tem que deixar a criança ser criança, não digo q fez ou outra a gente enfeite mais e deixe eles 'brincarem de ser adultos', mas sem exageros, né?!

    bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Alê, vim agradecer a visitinha e dizer que adorei seu blog, tem diversos posts intessantes. Parabéns!!!

    Apareça lá no Mundinho quando quiser, adorarei sua visita!!

    Bjos... Lu Lopes

    ResponderExcluir
  6. Tb acho um exagero que p fazem com as meninas de hj, estão deixando-as sexies demais para a idadezinha delas... Isso não farei com certeza!!!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente. Criança tem mesmo que se vestir como criança... Grata pelo carinho!!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  8. achei mt boa a matéria até acho lindo qdo minha sobrinha me dz que adora as meesmas coisas que eu, mas ela ganha anel para a idade dela, brincos e tudo nos conformes hihi
    beijos e obrigada pelas dicas hoje no meu blog amei mesmo

    ResponderExcluir
  9. Oi Alê, tenho uma pequena de 6 anos em casa, vaidosa que só ela... vive querendo essas coisinhas da moda e saltos, aí começa a nossa briga, mas finalmente ela entendeu, eu sento com ela e explico que determinada roupa ou calçado ela ainda não pode usar por ser criança, que ela vai ter a vida toda para usar saltos, maquiagens e roupas mais curtinhas. Até tenho amigas que me falam para comprar tal roupa pra Flávia, e eu tenho sempre que repetir, não, ela só vai usar esse tipo de roupa quando crescer... aff. passo por cada uma, rsrsrs. Mas é isso aí miga, adorei o texto. maravilhoso... bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanda, é isso aí tem que ser conforme a idade mesmo.
    Q bom q gostou das dicas.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Thattíca, bom saber como vc faz, pois eu daqui um tempo tb devo enfrentar essa fase, é sempre bom ouvir a experiência de outras ma~es.

    bjsss e obrigada,
    Alê

    ResponderExcluir
  12. Concordo... nós q temos meninas temos q ficar bem atentas a isso...
    Bjus!

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.