Mães em guerra. Os inimigos? Elas mesmas!

Adorei essa matéria, olhem só:

Por Uma a Uma


O livro “Mommy Wars”, da americana Leslie Morgan Steiner, trata de um tema mais do que freqüente, onipresente, na vida das mães contemporâneas: as escolhas. A autora, executiva do jornal The Washington Post e mãe, reuniu os textos de vinte e seis mães-escritoras, que relatam as histórias de suas famílias, carreiras e, principalmente, das opções de vida que fizeram a partir do nascimento dos filhos.

Sinceros e bem-humorados, cômicos e trágicos, os depoimentos têm, em comum, um sentimento marcante: “êta grama danada de verde que tem esta vizinha!”.

Há as mães que deixaram de trabalhar para cuidar dos filhos e temem que, um dia, provavelmente num futuro próximo, a maior exigência a seu intelecto seja decorar a lista do supermercado. Há aquelas que mantiveram sua vida profissional intacta, poderosas, e têm suas noites invadidas por um pesadelo recorrente, no qual a filhinha, fofa, olha para a babá e diz “mamãe!”. Há as que conseguiram montar um home-office de última geração, já têm clientes e tudo e, passada a euforia inicial, sentem-se devendo como mães e como profissionais. Difícil. Culpa aqui, culpa ali, culpa acolá. Passam o tempo todo se questionando sobre o melhor estilo de maternidade. Que nunca é o seu.



Na guerra das mães, o que está em jogo não é o tipo de mãe que é superior, mas, sim, a batalha que se trava dentro de suas próprias mentes, e que as impede de ficar em paz com as suas escolhas.

Todas as mães têm em comum o fato de amarem fanaticamente seus filhos. Mesmo aquelas que não questionam a opção “carreira ou casa”, de alguma forma querem reafirmação sobre a sua “marca” de maternidade, leia-se, querem ser as melhores mães do mundo.

As empresas deveriam estar atentas a estes sentimentos. Para conquistar a empatia de uma mãe, não vale a pena dizer a ela o que fazer para ser a mãe ideal. Isso só vai aguçar seus conflitos internos. A mensagem: “relaxe, ninguém é perfeito”, diz muito mais. "Você não passou as 24 horas do dia estimulando o QI do seu filho, mas conseguiu ler uma história e colocá-lo para dormir? Que ótimo". Funciona. Quem é mãe, sabe.

Uma a Uma é uma empresa de inteligência de mercado especializada no público feminino. As sócias e colunistas do Vila Mulher, Denise Gallo e Renata Petrovic, ajudam a entender melhor e desvendar as várias faces da mulher contemporânea.

Fonte: VillaFilhos

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.