Amamentação e o momento de voltar ao trabalho!



Após quatro meses de uma rotina regrada de amamentação e convivência integral com o filho, toda mãe passa por um momento de expectativa e ansiedade na hora de voltar a trabalhar. Muitas vezes, é difícil dividir e conciliar os papéis de mãe e profissional, cuidar dos filhos e se dedicar à carreira. Em primeiro lugar, é importante saber que esse processo começa algum tempo antes do retorno ao trabalho.

É fundamental se programar e pesquisar creches e babás algum tempo antes do retorno à vida profissional. Desta forma, não há um “rompimento” afetivo tão drástico e a mulher se acostuma com a idéia de deixar o filho aos cuidados de outra pessoa. O bebê poderá levar algum tempo para se adaptar também, mas logo se habituará à sua nova rotina.


A opção por creches, babás ou parentes (avós, tios etc) depende exclusivamente da adaptação ao dia-a-dia da família. Mas não se esqueça de visitar escolinhas, entrevistar profissionais e conversar com quem vai cuidar da criança. Neste caso, busque referências com as mamães mais experientes.

Outro ponto que merece todo o cuidado da mãe é a alimentação. “Durante os primeiros seis meses de vida da criança, é recomendável o aleitamento materno exclusivo”, explica a Enfermeira responsável pela Maternidade do Samaritano de São Paulo e especialista em aleitamento materno, Catarina Mendonça. Após esta fase, mediante orientação de um pediatra, podem ser incluídos outros alimentos, como sucos naturais, papas vegetais e legumes amassados.

Fonte: http://www.melhoramiga.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.