Os 1os Rabiscos!


As primeiras tentativas de escrever do seu filho não vão se parecer lá muito com palavras ou frases. Mas esses primeiros rabiscos vão ajudá-lo a aprender as primeiras letras, daqui a um bom tempo.

A maioria das crianças consegue segurar um giz de cera e rabiscar num papel por volta dos 12 ou 13 meses. A partir daí, até algum momento entre os 2 e os 5 anos de idade, os pequenos ficam cada vez melhores em escrever e desenhar. Um belo dia, conseguem colocar algumas letras juntas e, depois, escrever o próprio nome.

Como acontece
Ao longo do primeiro ano de vida, a coordenação motora fina do seu filho se desenvolve gradativamente, o que o prepara para segurar um giz de cera (de preferência os mais grossos). O giz de cera é também uma boa opção por ser menos perigoso (menos pontudo) que o lápis comum. Canetinhas hidrográficas funcionam bem, mas aí o risco é para os móveis e as paredes da sua casa.

Aos 12 ou 13 meses, alguns bebês já conseguem rabiscar; se seu filho precisar de mais algumas semanas, também não há problema.



Com 1 ano e 4 meses, a maioria das crianças já consegue rabiscar, como demonstram os trabalhinhos que a escola ou creche mandam para casa. O "talento" dele melhorará aos poucos, e entre 2 anos e 2 anos e meio ele terá noção de o que é colorir um desenho.

Por volta do terceiro aniversário, ele conseguirá desenhar uma linha vertical.

Aos 3 anos, seu filho conseguirá segurar um lápis do jeito certo, pronto para começar a escrever. Algumas crianças pequenas, em idade pré-escolar, conseguem escrever algumas letras -- ou riscos que se parecem muito com elas; outras saberão escrever o próprio nome, especialmente se tiverem sido estimuladas a aprender o alfabeto (coisa que acontece cada vez mais cedo nas escolas.

Mas não se preocupe se a criança não souber escrever ainda. Não há por que se sentir pressionado a fazer seu filho aprender a escrever antes de ele estar pronto para isso; espere até ele ficar realmente interessado. É como aprender a andar: uns andam antes, outros bem mais tarde, e isso não faz a menor diferença na vida adulta.

Conforme seu filho for se acostumando a usar o lápis e o giz de cera, vai começar a fazer desenhos mais bem elaborados. Entre o segundo e o quinto aniversário, aprenderá a traçar linhas horizontais, a copiar círculos e quadrados e a desenhar pessoas. Na escola, logo aprenderá a ler e a escrever, por volta dos 6 anos.



Como você pode ajudar
Seu papel é encorajar e apoiar a criança -- e, neste caso, fornecer o material. Quando seu filho fizer 1 ano, já dá para deixar papel e giz de cera por perto, para quando ele começar a demonstrar interesse em rabiscar. O cadeirão é um bom lugar para as primeiras tentativas.

Uma dica é prender o papel com fita adesiva na mesa ou no chão para facilitar. Deixe seu filho brincar de rabiscar o quanto ele quiser, mas, se ele se mostrar irritado ou frustrado, é hora de parar com a brincadeira.

Canetas e lápis são para quando ele foi mais velho, porque esses objetos são mais afiados e podem machucar a criança se ela cair em cima deles, ou (bata na madeira) enfiar no olho sem querer.

Ensine seu filho a limitar suas aventuras artísticas ao pedaço de papel na frente dele, embora seja bem provável que ele ache as paredes, o chão e os livros irresistíveis. O jeito é ter paciência e estar preparada para limpar tudo algumas vezes. Como? Para manchas de giz de cera na parede, você pode usar bicarbonato de sódio com água, numa escova de dentes velha.

Para manchas no tapete, experimente passar a escova de dentes velha com vinagre.

Preste atenção também na qualidade do giz de cera. É bem provável que seu filho resolva experimentar algum para ver que gosto tem. Por isso, só compre material atóxico, com selo do Inmetro na embalagem, e fique sempre de olho. Mesmo que o giz não seja tóxico, seu filho pode engasgar.

Quando a criança começar a escrever letras de verdade, o mais importante é deixá-la aprender no ritmo dela. Crianças em idade pré-escolar que são forçadas a ler e a escrever antes de estarem prontas até podem fazer isso e ficar à frente dos amiguinhos, mas estudos mostram que eles perdem essa "dianteira" com o tempo.

Finalmente, não se esqueça de falar e ler com seu filho o máximo possível. Quanto mais palavras ele ouvir, mais o cérebro dele irá se desenvolver, o que beneficiará todas as suas habilidades de comunicação, incluindo a escrita.


Quando se preocupar
Cada bebê se desenvolve de um jeito diferente, mas se seu filho não tiver começado a rabiscar quando tiver cerca de 1 ano e meio, fale sobre isso com o seu pediatra. Lembre-se: ele só vai ter a chance de fazer isso se você der o giz e o papel para ele. Se nunca tiver lhe ocorrido oferecer essa atividade, é capaz que ele demore um pouco para entender o que precisa fazer.

"Vale lembrar que hoje falamos sobre diferentes tipos de 'inteligência': musical, artística , matemática, emocional etc.", afirma o pediatra Fábio Picchi Martins, do Conselho Médico do BabyCenter. A aquisição de determinadas aptidões irá depender muito de características muito individuais de cada criança.

"A tendência dos pais é sempre procurar comparar seus filhos com outras crianças ou padrões pré-estabelecidos , e isso não é conveniente", reforça o pediatra.

Tenha em mente também que crianças prematuras podem alcançar essas etapas mais tarde do que colegas da mesma idade.

Fonte: Baby Center

3 comentários

  1. ótima matéria.
    Parabéns pelo blog tão informativo Ale.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns como sempre ótimos posts!!!!
    Suas fotos da gravidez ficaram lindas!!!
    E sua familia muito linda também!!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.