Pílulas anticoncepcionais não causam infertilidade nem dificuldade para engravidar!


Ao contrário do que muita gente pensa, tomar pílula por muitos anos não atrapalha a gravidez. É o que comprova um estudo americano

Simone Tinti


Quem nunca ouviu falar que a pílula anticoncepcional, se tomada por muitos anos, provoca infertilidade? Pois um estudo divulgado na revista científica Fertility and Sterility, veio comprovar justamente o contrário: os contraceptivos orais não influenciam na fertilidade feminina. Para chegar a essa conclusão, os cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, avaliaram uma série de pesquisas sobre o tema.

Como diz Valter Banduk, ginecologista do Hospital São Camilo, a crença de que a pílula interfere na fertilidade vem do fato de que, ao tentar engravidar logo depois de parar com os contraceptivos, muitas mulheres não conseguem e colocam a culpa nos anos de tratamento com o medicamento. Mas isso não é verdade. “Muitas mulheres realmente têm problemas de infertilidade e só vão descobrir nesse momento. Nada a ver com a pílula”, diz.



E, se o problema da infertilidade for descartado, a mulher pode ter, inicialmente, uma certa dificuldade para engravidar. O que é normal e revertido em pouco tempo. Segundo Banduk, depois de parar com a pílula, o corpo da mulher demora alguns meses para ser “desbloqueado”. “O ovário precisa voltar a funcionar, o que pode levar de 1 a 3 meses, em média. É uma reorganização do ciclo menstrual da mulher”, diz.

Para quem sofre de ovário policístico, aliás, tomar contraceptivos orais funciona como um tratamento para estimular a fertilidade. “Nesse caso, o tratamento com as pílulas vai ajudar a mulher a engravidar no futuro. O medicamento preserva a boa condição do ovário, já que este não libera cistos todo mês”, diz Banduk.

Outro comportamento comum - e errôneo - de muitas mulheres é a pausa com a pílula. Muitas acreditam que precisam parar por alguns meses, mas esse é outro equívoco. “Não é necessário ‘descansar’ do tratamento - a não ser que você queira engravidar durante aqueles meses”, diz o ginecologista.

Fonte: Revista Crescer
Comentários pelo Facebook
2 Comentários pelo Blogger

2 comentários:

  1. oi Alê para mim as pilulas não foram boas , enfim só consegui engravidar depois de 2 anos que tinha parado e dali uns meses perdi mas enfim conheço uma amiga que tomava e parou de tomar dali 1 semana , na outra ja estava gravida , vai de mulher para mulher mas mto bom o post !
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Pois é amiga, eu acho esse assunto relativo mesmo, cada organismo age diferente.
    bjss

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger