Dúvidas Freqüêntes na Gravidez

1- Posso dirigir durante a gestação?

Sim. Não esqueça de usar o cinto de segurança. Nos dois últimos meses deve-se evitar dirigir demasiadamente, pois nesta época as contrações uterinas normais podem começar a aumentar e prejudicar a concentração. Se precisar fazer longas viagens, é recomendável parar a cada 2 horas para se alimentar, hidratar-se, urinar, movimentar-se ou caminhar um pouco.

2- Posso praticar esportes?

Sim. Com moderação e que respeite os limites físicos desta fase. Atividades físicas de impacto, que exigem grande esforço físico ou que possam representar algum perigo devem ser evitadas, pois podem expor a futura mamãe e o bebê a riscos desnecessários.

3- Posso usar salto alto?


À medida que a barriga cresce o ponto de equilíbrio da mulher também se altera. É recomendável usar sapatos confortáveis de salto baixo e de base larga, evitando chances de quedas.

4- Fumar prejudica o bebê?

O hábito de fumar já é prejudicial à saúde, principalmente durante a gravidez. A gestante que fuma pode ter sérios problemas de circulação sanguínea em nível de placenta. Isto pode prejudicar muito a chegada de oxigênio para o bebê, causando não só retardo de crescimento do feto, como também um descolamento prematuro da placenta. Conseqüentemente fatores como estes diminuem as chances do bebê nascer saudável. Leia mais sobre tabagismo na gravidez.

5- Posso consumir bebida alcoólica?

O álcool é prejudicial ao bebê, não deve ser consumido durante a gravidez. A ingestão contínua de bebidas alcoólicas próximas ao parto pode levar o bebê a ter a síndrome de abstinência alcoólica fetal (ao nascer a criança poderá ter febre, convulsão, angústia respiratória, diarréia). Leia mais sobre alcoolismo na gravidez.

6- Posso tomar sol?

Devido a mudança hormonal que ocorre durante a gravidez, a pigmentação da pele pode aumentar irregularmente em algumas áreas, como no rosto. Durante esta fase, principalmente após o segundo trimestre, o uso de alguns tipos de fotoprotetor está indicado. Mesmo assim, tomar sol em excesso deve ser evitado, pois pode aumentar as manchas na pele.

7- Posso tingir os cabelos?

Apesar de não existir até o momento estudos conclusivos sobre este assunto, a utilização de produtos químicos nesta fase não é recomendada, pois o contato com substâncias com o couro cabeludo pode levá-las a circulação sanguínea e ser tóxico ao bebê. O melhor é dar preferência aos produtos industrializados evitando a mistura de cosméticos. Saiba mais sobre tinturas na gestação.

8- Posso comer o que eu quiser?

Se não houver qualquer restrição sob orientação médica, a gestante saudável não precisa restringir a alimentação que deve ser saudável, evitar tanto o excesso quanto a escassez de calorias. Leia as dicas de nutrição na gestação.

9- Por que os médicos prescrevem vitaminas para a mulher antes, durante e depois da gravidez?

O estado nutricional é um dos principais determinantes da saúde e do bem-estar da gestante. Além disso, é comprovada a relação entre o estado nutricional materno e o crescimento e desenvolvimento do feto. Mesmo em gestantes saudáveis que se alimentam adequadamente, a deficiência de micronutrientes (vitaminas e sais minerais) durante a gestação pode não ocorrer, mas também causar danos à sua saúde e de seu bebê.

10- O consumo de vitaminas engorda?

Não existe comprovação científica, principalmente com a gestante, que tenha demonstrado que as vitaminas engordam.

11- Posso ir ao dentista e tomar anestesia?

Tratamentos dentários podem ser realizados em qualquer período da gestação e a anestesia pode ser administrada sempre que for necessário. É possível que o dentista peça autorização ao médico que faz seu pré-natal.

12- Posso me submeter ao exame de Raio-X?

Se necessário, você pode se submeter a este tipo de exame, pois a dose de radiação é mínima. Os médicos e técnicos que realizam o exame sempre devem ser avisados, pois alguns casos é possível que a gestante utilize um avental de chumbo sobre o abdômen para proteger-se da radiação.

13- O que fazer para diminuir o inchaço nas pernas?

Durante o dia-a-dia tente usar meias elásticas de média compressão, apropriadas para gestantes. Sempre que possível procure manter os pés elevados. Na hora de dormir, procure deitar para o lado esquerdo, pois esta posição favorece a circulação sanguínea diminuindo o inchaço.

14- Durante a gravidez pode-se ter relações sexuais?

Sim. Desde que não haja contra-indicação médica. É preciso apenas escolher as posições mais confortáveis, à medida que a barriga cresce. Saiba mais sobre sexo na gravidez.

15- Quanto tempo após o parto pode-se ter relações sexuais?

Tanto o parto normal quanto a cesariana é recomendável que a mulher retorne às atividades sexuais apenas após 40 dias do nascimento do bebê, época em que o organismo já está bem recuperado.

16- Qual é o melhor tipo de parto?

É aquele que tanto a mamãe quanto seu bebê saem nas melhores condições possíveis. Por isso o pré-natal é tão importante, pois fornece informações úteis para ajudar o médico a decidir junto com o casal a melhor opção de parto.

17- Qual o melhor tipo de anestesia para o parto?

Depende do tipo e momento do trabalho de parto, além das indicações médicas para cada caso. Em geral, para o parto normal há duas opções: anestesia local ou raqui/peridural contínua utilizando-se pequena dose de anestésico. Para a cesariana, a anestesia pode ser raqui ou peridural.

Fonte: www.ultrasom3d.com.br

2 comentários

  1. Boa tarde Ale me ajude por favor estou desesperada minha GO ta de ferias e nem to dormindo mais com o resultado do meu exame , fiz uma Histrossalpingografia dia 28 agora de abril e o resultado foi o seguinte:

    Ausencia de imagens anormais a radiografia simples.

    Canal Cervical afilado

    Cavidade uterina com forma, contornos e dimensões normais

    Trompa direita em topografia normal, enovelada e pérvia.

    Trompa esquerda elevada, fixa e pérvia.

    Retençao peritubária do contraste bilateralmente por prováveis aderências.

    Retençáo de contraste também no útero nas radiografias tardias.

    O QUE SIGNIFICA? ME AJUDE! AMO SEU BLOG! BEIJUSSS
    me responda via email que abro direto devido ao meu serviço priscila.bissotto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, pelo laudo indica que vc está com as trompas presas(adêrencias) e uma delas está enrolada(enovelada), possivelmente vc vai ter que fazer uma videolaparoscopia para tentar liberar as trompas. Claro que a médica tem q analisar as imagens, mas possivelmente é por isso que vc não tem conseguido engravidar, pois as trompas precisam estar móveis, soltas e sem obstruções para que consigam captar os óvulos dos ovários.
    Pelo que vc transcreveu do teu exame, me parece q não há obstrução direta, então o tratamento possivelmente vai ter boas chances de soltá-las.

    Vou enviar uma cópia para teu e-mail.

    bj,

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.