Fertilidade: Quais as chances de engravidar com e sem tratamento?!


Um casal saudável, sem nenhum problema de ferilidade, tem em torno de 20% a 22% de chances ao mês de ter sucesso nas suas tentativas. Se a mulher estiver com até 35 anos de idade, as chances de gravidez com três meses de tentativa são de 57%, após seis meses de tentativa são de 72% e após um ano de tentativas as chances de sucesso são de 85%.

Por isso os médicos, estando o casal saudável, pedem exames mais investigativos após um ano de tentativas.


Se a mulher tem mais de 35 anos esse período de tentativas deve ser menor, visto que a saúde fértil da mulher começa a cair, passando para 6 meses.



As chances mensais em cada faixa etária da mulher são:

  • Faixa até 20 anos: 25% 
  • Faixa entre 21 e 30 anos: 20% 
  • Faixa entre 31 e 35 anos: 15% 
  • Faixa entre 36 e 39 anos: 10% 
  • Faixa entre 40 e 44 anos: 5% 
  • 45 anos ou mais: abaixo de 3%
Após esse período é importante que o casal procure orientação médica, de preferência especializada, principalmente se a idade da mulher estivar acima de 35 anos.
Com os tratamentos de fertilidade, como indução de ovulação/coito programado as chances sobem para 30 a 35% de chances ao mês.

As chances com uma Inseminação Artificial giram em torno de de 30%, com uma tentativa a taxa média é de 10 a 18%, com até 3 a 5 tentativas pode chegar a 50%.

O sucesso da FIV(Fertilização em Vitro) vai depender da qualidade dos óvulos, dos espermatozóides e do ambiente do útero no momento da implantação. As probabilidades de gravidez variam entre 20 e 35% em mulheres de até 35 anos. A partir dos 40 anos, quando os óvulos já perderam parte da vitalidade, a taxa de gravidez cai para 15%. Com a FIV a incidência de gestação multipla é de 15% maior que no processo natural, já que, em busca de sucesso, implanta-se o máximo de embriões permitidos em cada tentativa. No entanto, a incidência de trigêmios não chega a assustar: por volta de 1%.

Na ICSI (Inejção Intracitoplasmática do Espermatozóide) as chances são de 25 a 30% por tentativa.

Complementando, a partir de uma dúvida que recebi, por que as chances são tão baixas?


São N fatores pra que uma gestação aconteca, todos os hormônios devem estar regulados nos momentos certos, é preciso ovular regularmente, sendo q isso significa de 8 a 10x ao ano, ou seja, a mulher não ovula todos os meses, o muco deve não deve estar hostil para receber os espzs., o endométrio precisa estar na espessura ideal, as trompas precisam estar desobstruídas, móveis e funcionais, os espzs tem q conseguir chegar até as trompas e/ou estarem lá no momento em que o óvulo está nas trompas, e o óvulo dura em torno de 6 a 12hs, o espzs. precisam conseguir penetrar o óvulo, o óvulo fecundado tem q conseguir chegar ao útero e se fixar, ...

Fontes de pesquisa: Pró-criar, IPGO, Semion

Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Se gostou do post compartilhe o link, mas se for copiar o meu texto para ajudar outras pessoas, coloque a fonte com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

Fontes de pesquisa: Pró-criar, IPGO, Semion




Já curtiu nossa página no Facebook?! Passa lá é 
http://www.facebook.com/DaFertilidadeAMaternidade 

7 comentários

  1. Excelente artigo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ale! Adoro seus artigos!! Tenho uma duvidazinha para tirar!! tomei a dupla Clomid + met e, no 14 dia, fiz meu primeiro ultra. Um foluclo com 16 e outro com 12. Depois de 2 dias, um folículo com 16, um com 10 e outro com 18. Endométrio 11mm. Hj, fiz um 3º, e o de 18 estava com 15[cisto funcional] e o de 16 era um corpo luteo "em processo de resolução" como disse o laudo. Ele disse que acha q nao houve fecundação, pq o CL era muito pequno. =( O endométrio estava com 10 mm. Hoje à tarde, sent muita dor no ovário esquerdo. Será q elevai se tornar um mega cisto?O que vc acha? Tem alguma possibilidade remotinha de o óvulo ter sido fecundado? Obrigada, Ale

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, te respondi lá na área de dúvidas, http://www.formspring.me/FertilidadeMat/q/270568094089351314

    Possivelmente o médico tirou esta conclusão porque o teu endométrio diminuiu de uma ultra pra outra, não só pelo CL. É muito difícil dar algum certeza qnto a ter fecundado ou não é muito cedo pra tirar conclusões, eu acho precipitado.

    bj,

    ResponderExcluir
  4. Oi Alê! Encontrei você pesquisando sobre fertilidade no Google. Minha filha mais velha está tentando engravidar e após consultas ficou constatado que tem endometriose. Ela está fazendo tratamento e caso resolva não será preciso a se submeter a cirurgia (por laparoscopia). Estamos torcendo para que em 2012 nossa família aumente.Adorei seu cantinho e recomendei para a filhota. SE tiver um tempinho visite meu cantinho e se quiser pode me seguir. Um 2012 iluminado para você e seus queridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, que bom que gostou, tomara que seja útil para tua filha, :o)
      Eu tb tive endometriose e hj já estou na 2a gravidez, diz pra ela que é só tratar mesmo.

      Vou lá visitar o teu cantinho sim.
      bjo,
      Alê

      Excluir
  5. Oi ale estou tomando o saude da mulher pois meu ciclo esta irregular e tenho muita colica fiz varios exames nao tenho nenhum problema mas porem nao consigo engravidar ate meu marido ja vez o espermograma , queria que voce me orientase se o saude da mulher me ajudara bjus obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gicelia, se vc tem algum problema hormonal o saúde da mulher pode ajudar sim.
      Vc já fez exames pra ter certeza que está ovulando regularmente?
      Já fez histeroscopia?
      Como vc relata que tem muitas cólicas e se faz mais de 1 ano que vc está tentando engravidar, acho que seria importante uma histeroscopia para avaliar teu útero internamente, pois doenças como a endometriose, não são visíveis em outro tipo de exame.

      bjs

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.