Gravidez: Mais alguns Mitos e Verdades!

Oi meninas, como agora sou gestante de novo, achei legal publicar alguns mitos e verdades sobre o assunto, que  geralmente nos deixam em dúvida.

Li uma matéria no site da GNT e achei interessante postar alguns mitos e verdades que rondam nossa vida durante a gravidez:


Grávida sente o Bebê mexer no 1o Trimestre de Gravidez
Verdade! Apesar do bebês se mexer muito no 1o trimestre de gravidez, esses movimentos ainda não são perceptíveis pela mãe. Ela só poderá senti-los a partir da 18a semana. No caso de primeira gestação, essa fase terá início quando completar 20a semana.


Grávida não pode Pintar os Cabelos
Mito! Tinturas capilares podem ser aplicadas após o término do primeiro trimestre. O ideal é optar por tonalizantes ou produtos sem presença de chumbo na fórmula. Outros tratamentos, como alisamentos e escovas sem formol também podem ser feitos a partir deste período, desde que autorizados pelo obstetra.


Grávida deve praticar exercícios físicosVerdade, mas com restrição! As atividades devem ser de baixo impacto, supervisionadas sempre por um profissional especializado. Caso a gestante não faça exercícios habituais, as atividades físicas devem ser iniciadas após o término do 1o trimestre de gestação. Hidroginástica, ioga ou pilates são excelentes para trabalhar o corpo e a respiração. As atividades deixam a mãe mais bem disposta e são muito importantes para o controle do ganho de peso.


Uma vez cesária, sempre cesária!
Mito, mas com restrição! Após um parto cesáreo, é possível ter um parto normal, sem complicações. No entanto, mulheres que foram submetidas a duas ou mais cesáreas não deveriam eleger o parto normal, já que existe mais de uma cicatriz no útero, aumentando o risco de ruptura.


Grávida deve sempre comer feijão para evitar anemia!
Parcialmente verdade! Apesar da popularidade para evitar anemia, o feijão pode ser substituído por outros alimentos ricos em ferro, como folhas verde escuras, carne vermelha e fígado bovino.Grávida pode usar adoçante!
Parcialmente verdade! Na gestação não é indicada a ingestão de adoçantes dietéticos com aspartame na formulação. Estão liberados produtos à base de estévia ou sucralose.


Ingestão de canela e café faz mal ao bebê!
Parcialmente verdade! Não existe nenhuma evidência de que o consumo de canela provoque danos ao feto. O café, assim como refrigerantes de cola, guaraná e chá preto, deve ser consumido com moderação. Quando ingerida em excesso, a cafeína presente nestas bebidas pode causar danos ao sistema nervoso do bebê.


Grávida não deve fazer tratamento dentário!
Mito! A saúde bucal merece atenção especial, já que há maior incidência de cáries e inflamações na gengiva, entre outras complicações. Mas devem ser priorizados anestésicos sem adrenalina. Caso seja necessário realizar um raio-x, a gestante deve vestir um avental de chumbo para proteção do feto. Em todas as situações, o acompanhamento de um dentista é fundamental para a saúde bucal da gestante.


Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/noticias/

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.