A adenomiose é o mesmo que a endometriose?! Posso engravidar?


A adenomiose é uma endometriose interna, ou seja, fica na musculatura uterina, o que faz com que o útero aumente de volume e, consequentemente, também causa um aumento do fluxo menstrual e das cólicas.

A adenomiose pode dificultar que a mulher engravide, pois acaba dificultando a implantação do óvulo fecundado no útero e aumenta o risco de abortamento. Mas ela não impede que a mulher engravide. A incidência maior ocorre em mulheres entre 35 e 50 anos, possivelmente porque nesta faixa etária as mulheres têm excesso do hormônio estrógeno. Perto dos 35 anos, as mulheres geralmente diminuem a produção de progesterona, o que desequilibra os efeitos do estrógeno. Após os 50 anos, devido à menopausa, as mulheres não produzem tanto estrógeno. 

Os sintomas são parecidos com o de miomas uterinos, como fluxo intenso, sangramentos irregulares (fora do período menstrual), desconfortos abdominais, inchaço abdominal, sendo o principal relacionado a adenomiose as cólicas intensas.

O diagnóstico não cirúrgico pode ser feito com ultrassom e ressonância magnética. 

Causas
A causa da adenomiose é desconhecida, embora possa estar associada a algum trauma uterino que possa ter rompido a barreira entre o endométrio e o miométrio, o que pode ocorrer, por exemplo, em razão de gravidez, operação cesariana ou ligadura de trompas.

Tratamento 
As opções de tratamento incluem o uso de antinflamatórios não-esteróides e a supressão hormonal (suspensão da menstruação), para alívio dos sintomas. Mas para definir o tratamento é preciso avaliar os sintomas.

Também pode ser usada, como método para aliviar os sintomas, a ablação endometrial, que é um procedimento cirúrgico histeroscópico, em que é feito a remoção ou destruição do endométrio em toda a sua espessura e extensão, poupando apenas o epitélio da região ístmica, para evitar a formação de sinéquias, mas apenas afeta a superfície do tecido endometrial e não o tecido que cresceu por dentro do músculo. Este tecido remanescente ainda continuaria a causar dor. 

Em casos em que o útero esteja com um tamanho muito acima do normal e os sintomas sejam fortes, em que a medicação não surti efeito, o tratamento é realmente o cirúrgico, com retirada do útero ("histerectomia") e conservação dos ovários e das trompas em idades abaixo dos 40/45 anos.

A adenomiose, geralmente, desaparece quando a mulher entra na menopausa.

Prognóstico
Não há aumento de risco de desenvolvimento de câncer. Como a adenomiose é estrógeno-dependente, a menopausa representa a cura natural. 

Blog Da Fertilidade à Maternidade

Fonte de Pesquisa: Wikipédia, www.videohisteroscopia.net/, http://www.saudevidaonline.com.br e http://www.articleset.com

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê 

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Comentários pelo Facebook
44 Comentários pelo Blogger

44 comentários:

  1. TENHO 23 ANOS E TENHO ADNOMIOSE... COMO ISSO É POSSIVEL? GOSTARIA DE SABER!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, as causa ainda são desconhecidas, principalmente em mulheres jovens, mas é importante conversar com teu médico, pois conhecendo teu quadro médico pode ser mais fácil entender porque.

      Excluir
    2. oie indiria eu tbm tenho adenomiose e gostaria muito de conversa com vcc tenho 26 anos.facebook melsinha2@hotmail.com

      Excluir
    3. POXA MENINAS ESTOU MUITO TRISTE.
      FUI FAZER UMA ULTRA PRA COMEÇAR O TRATAMENTO PARA ENGRAVIDAR.
      O MEDICO DA ULTRA DISSE TER VISTO UM SAQUINHO GESTACIONAL.
      E MEU ENDOMETRIO ESTAVA ESPESSO 21MM.
      FIQUEI FELIZ SABE ?
      MAIS FIZ O BETA E DEU NEGATIVO E O EXAME DE FARMACIA TBM.
      DEPOIS PREUCUREI OUTRA MEDICA...ONDE ELA PASSOU NOVOS EXAME.
      MAIS A MEDICA JA FOI DIZENDO QUE NÃO TINHA BB NENHUM DENTRO DE MIM.
      AII MARQUEI PRA FAZER UMA NOVA ULTRA.
      PRA MINHA TRISTEZA REALMENTE NÃO TINHA BB NENHUM .
      ENCONTREI FOI UM CISTO NO OVARIO.
      SUSPEITA DE ADENOMIOSE E UTERO BICORNO.
      SERA QUE MESMO ASSIM POSSO ENGRAVIDAR??
      VOU FAZER A RESSONANCIA PARA VER SE TENHO MSM ADENOMIOSE.
      MAIS QUERO MUITO SER MAE...CHORO MUITO TODOS OS DIAS.
      ESTOU SEM ESPERANÇA.
      COM TANTOS PROBLEMAS AXU DIFICIL CONSEGUIR O MEU POSITIVO.
      MAIS FICO PENSANDO PQ O MEDICO DISSE AXAR TER VISTO UM SAQUINHO GESTACIONAL ??
      ERA OU NÃO ERA ?
      O QUE OUVE ?
      ME AJUDA !!
      A MINHA MEDICA É ESPECIALISTA EM INSEMINAÇÃO.

      ME AJUDEM.

      Excluir
    4. Oi querida, sim vc vai poder engravidar, mas é preciso tratar adequadamente.
      Eu acho que vc pegou um 'médico' muito ruim, pois se vc não teve nenhum sangramento, para justificar um aborto, ele cometeu um erro muito sério. Ele deve ter confundido alguma desformidade do endométrio com um saco gestacional. Infelizmente, é muito mais comum um ecografista despreparado do que todos os outros exames estarem errados.

      Mas não perca as esperanças não, conversa com tua médica, ela deve te indicar um tratamento para que logo vc consiga seu bb.

      bj,
      Alê

      Excluir
  2. Olá! tenho 40 anos, venho tentando engravidar a 2 anos. Ano passado o beta deu positivo quando realizado no 14° dia após a inseminação, mas zerou e a menstruação veio no 34° dia. este ano aconteceu novamente meu beta deu 56 no 14°, e apesar de usar imuniglobulina a menstruação veio após 37 dias. Fiz as vacinas imunológicas e passei a usar Clexane.Munha médica acha que pode ser a espessura do endométrio que não possibilita a nidação. Fiz todos os outros exames e inclusive uma video para cauterizar endometriose em Abril do ano passado. Pode ter voltado em tão pouco tempo?
    caso seja a espessura endometrial qual a dose de estradiol que seri indicada? Existe outro medicamento?
    Muito obrigada e parabéns pela dedicação em ajudar tantas mulheres neste período tão difícil.
    Giovana
    *PS: Já escrevi pelo outro blog mas como a ansiedade é grande fiquei com medo de você não receber.Então desculpa e desconsidere caso eu venha a incomodar duas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana, fora a endometriose vc tem mais algum problema detectado, como trombofilia ou alterações de tireóide?

      A endo pode voltar a aparecer após 6 meses do último tratamento, mas tua endo era no útero?

      Qnto ao estrogênio, tua médica terá que avaliar a dosagem para o teu caso e o período para usar, mas se for apenas endométrio, ela tb pode te indicar uma complementação de progesterona, geralmente Utrogestan, na fase pós-ovulação, que pode ajudar bastante.

      Tua médica é especialista em reprodução?

      Desculpe as perguntas, é que conhecer mais um pouco do teu caso me ajuda a entender e poder te ajudar melhor.

      bj, vou te responder por e-mail tb,
      Alê

      Excluir
  3. tenho quarenta anos e estou com adenomiose, mais gostaria ainda de ter mais um filho...isso é impossivel para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, provavelmente sim, mas o quanto antes vc procurar um especialista em reprodução humana melhor, ele vai avaliar sua reserva ovariana e pode te responder com mais precisão.

      bj

      Excluir
  4. Jaque
    Tenho 28 anos e descobrir que tenho adenomiose. É necessário fazer mesmo uma laparoscopia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque, não necessariamente, se já foi diagnosticado o tratamento pode ser com medicação, como descrito no artigo.
      Mas é importante conversar com teu médico para que ele avalie e te oriente.

      bj

      Excluir
  5. Olá!! Descobri recentemente que tenho Adenomiose...gostaria de saber se essa doença causa infertilidade...tenho 32 anos...e quero engravidar..queria saber tbm se tomando anticoncepcionais ajuda tbm na dificuldade de engravidar, e se caso eu quiser tentar engravidar e não tomar anticoncepcional o q devo tomar pra melhorar a dor... meu medico é especialista em reprodução humana, mas ele é meio chatinho rsrsrsr obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela pode causar infertilidade, por isso é importante tratar e acompanhar com o médico. O tratamento com anticoncepcional só é indicado se tomado continuamente, para evitar que vc menstrue. Qndo vc decidir engravidar o médico deve indicar uma medicação hormonal e talvez alguma para dor. É ótimo teu médico ser especialista, assim ele deve já tratar adequadamente.

      bj,

      Excluir
  6. Ah outra coisa, sou bailarina d dança do ventre, isso tbm ajuda ou piora a doença???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda, pois faz uma massagem interna, ajudando a manter os hormônios regulados.

      Excluir
  7. Ola tenho 25 anos e tenho adenomiose, To sofrendo muito , muita dor a minha mestruação nao para nem com remedio e os medicos dizem que nao tem jeito . O pior é as pessoas que eu amo dizendo que é por que eu quero é muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, hj existem vários tratamentos, talvez seja importante procurar um outro médico, talvez um especialista.
      Infelizmente muitas vezes as pessoas não entendem qndo se tem um problema crônico, não é fácil. Mas procure ajuda, quando acertar o tratamento, possivelmente tudo vai melhorar.

      Excluir
  8. vc saberia me dizer se existe algun tratamento natural tipo ervas e plantas que possan combater ou amenizar as dores causadas pela adenimiose? cirurgia é o mais indicado? adenomiose pode se tornar uma doença mais grave? diu pode ser indicado? é possivel fazer algum tipo de tratamento fertilização para engravidar com essa m... doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, eu desconheço tratamento naturais, talvez algum tipo de anti inflamatório natural, mas acredito que só um médico homeopata pode indicar corretamente.
      A adenomiose pode se agravar sim, por isso a importância de tratar tão logo se descubra o problema.
      O tratamento depende da avaliação médica para o teu caso, geralmente são métodos anticoncepcionais que impeçam a menstruação. A adenomiose não impede que vc engravide, mas se não tratada pode dificultar bastante, então antes de qualquer coisa busque uma boa avaliação médica.

      bj

      Excluir
  9. ale o meu utero esta...
    diagnostico...
    utero em avf,de tamanho aumentado,apresentando defeito de fusão murelliana parcial,com dois cornos parciais e colo unico,medindo 87x70x50mm (volume de 158,7 cm)de contornos regulares e ecotextura miometrial difusamente levemente heterogenea.

    assim que esta o meu utero...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, é preciso que o médico avalie as imagens do exame, mas pelo teu descritivos me parece que há caraterísticas de útero bicorno.

      Excluir
  10. olá quero contar um pouco da minha vida...então no final de 2011 resolvi que queria ter meu bebe...ai fiz um plano de saúde...comecei a fazer algumas consultas com algumas medicas para ver qual iria ficar para acompanha minha gestação que queria ter...achei uma bem atenciosa!!!ela passou vários exames para ser feitos...fiz e dae venho a surpresa na transvaginal...e eu tinha ADENOMIOSE E AINDA PODERIA TER UTERO BICORNO...fiquei desesperada pois sempre fazia exames nunca tinha dado nada e muito menos que teria útero era bicorno...então voltei na medica para ouvi mais explicação sobre tudo isso...então ela pediu que eu fizesse outro exame para confirma se meu útero seria mesmo bicorno...o exame tinha esse nome HISTEROSALPINGOGRAFIA so o nome me assustou mais ainda...rss...então marquei o mesmo fui fazer...(antes pesquisei na internet e vi que esse exame não seria nada fácil, mais fui adiante e fiz o mesmo...com muito medo)...fiz e realmente confirmou...voltei na medica ela falou que realmente tinha útero bicorno e ainda tinha adenomiose...fiquei sem chão...ai resolvi espera mais um pouco(para tenta engravidar) pois estava passando por um período difícil financeiramente...e agora resolvi que quero tenta engravida mesmo sabendo de todas as dificuldades que poderá vir ou não pela frente...Contei tudo isso para ver se tem alguém com uma historia parecida ou igual a minha...e que poderá compartilha algo para mim ajuda!!!to com o coração na mão sem saber se vou consegui!!!minha medica deixou bem claro a adenomiose causa abordo e útero bicorno faz o bebe nascer prematuro...então posso ter aborto, ainda se não tiver posso ter parto prematuro!!!TRISTE ISSO...me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maisa, tanto a adenomiose, quanto o útero bicorno podem ser tratados, te aconselho procurar um bom especialista para uma nova avaliação, se vc tratar antes as chances de problemas serão bem menores.
      Alê

      Excluir
  11. Ola, tenho endometriose, fiz laparoscopia e correu tudo bem. Fiz duas RM e não deu adenomiose, uma delas deu útero heterogenio, e na outra homogeno e sem nódulos(Fiz as duas no espaço de 2 meses mas com médicos diferentes). Nas fotos da laparoscopia, achei estranho o aspecto do meu útero, mostrei a um medico de endo, que não é o meu, e ele disse "isto parece-me adenomiose" fiquei de rastos :( Tenho 30 anos, sozinha, mas quero muito tem o meu bebé :( Ecografia tb detecta adenomiose facilmente?
    Se for verdade que tenho adenomiose porque o meu medico não me informou depois da cirurgia? Médico experiente na endo, isto não se admite, ocultar informação à paciente que lhe pagou para ele fazer o trabalho dele!!!
    Estou muito triste e com medo :(

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, pelo teu relato, acho que ainda é duvidoso afirmar que a adenomiose. Na ultra nem sempre aparece, depende do grau. Acho que vc deveria pegar todos os teus exames e consultar um outro médico para avaliação, se vc tem a gravação em vídeo da laparoscopia o médico vai poder avaliar melhor.
      Mas mesmo que se confirma, não fique triste, é possível tratar e vc vai poder engravidar futuramente.
      bjinhos e que corra tudo bem!

      Excluir
  12. olá,fiz uma endo e constou assim
    miometro apresenta ecotextura heterogenea com multiplas imagens nodulares hipoecoicas
    medidas 8,5x5,0x6,5x0,52=143,65cm
    utero aumentado essa medida já é preocupante ele cresce rapidamente ou demora para aumentar?
    sinto muitas dores na menstruação e na relação
    ovário esquerdo com exibe imagem anecóica com septações finas e conteudo espessado medindo 2,5x1,4cm
    medidas 3,3x2,7x2,1x0,52cm
    fui encaminhada para um especialista mais estou aguardando
    será que vou precisar operar ou retirar utero já tenho 2 filhos e tenho pavor só de pensar em gravidez queria muito retirar meu utero
    por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, somente com a avaliação médica para saber qual será o tratamento, o tamanho não cresce tão rápido, e conforme o histórico que o médico pode saber o que seria normal no teu caso. Pelo laudo da ultra, acho que podem ser pólipos.
      Que tudo corra bem!

      Excluir
    2. obrigado me ajudou muito
      mais tenho uma duvida sobre o aumento do utero 8,5x5,0x6,5x0,52=143,65cm pq todo mundo me pergunta se estou gravida por ter a barriga dura e meia grandinha esse acredito que é pelo tamanho
      esse tamanho que citei já da simular uma gravides de quanto tempo pode me ajudar

      Excluir
    3. Oi, o aumento do útero é muito variável, é preciso conhecer o histórico médico, avaliar outros exames para ver se não é normal no teu caso. Se vc desconfia de gravidez, melhor fazer um teste, o tamanho do útero não é um parâmetro para avaliar gestação.

      Excluir
    4. em setembro de 2010 fiquei gravida, porem quando descobri ja estava fazendo 4 meses passou algumas semanas e eu perdi o bebe no quinto mes. em fim passei um ano tomando remedio me recuperando e no inicio de 2012 parei de tomar os remedios. fazem 2 anos que nao toma nen um tipo de prevenção mas ate agora nao consegui engravidar novamnete. e a poucos dias fui ao medico fiz ums exames e descobre que estou com edenoiose. sera que é por isso que nao consigo engravidar? o medico pediu para um exame para poder ver ser as trompas não estao entopidas, ele falou que é uma exame que incomoda muito e doe alguem pode falar sobre? isabel

      Excluir
    5. Oi Isabel, a adenomiose pode atrapalhar sim, é importante o médico avaliar e tratar. Quanto a histerossalpingografia, que é o exame para avaliar as trompas, tem mulheres que sentem bastante, eu fiz e achei tranqüilo, como uma cólica forte que dura alguns instantes, mas existe alguns locais que oferecem esse exame com anestesia, conversa com teu médico sobre isso.´

      Excluir
  13. Ola! Tenho 29 anos e tenho adenomiose, quero ter outro filho. Vendo as conversas a cima fiquei preocupada o meu medico não me passou nem um tratamento ele disse que se eu quiser ter um filho agora tinha que parar de tomar o remédio e foi isto que fiz já faz uns 8 meses que não tomo. Adenomiose deixa a barriga grande e dura? e tenho que fazer algum tratamento para adenomiose antes de engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tem médicos que pedem para tentar engravidar por um tempo antes, por exemplo 1 ano, mas sinceramente acho importante tratar, até pra não correr risco de ter uma perda. Os sintomas são semelhantes a miomas, como cólicas e desconfortos abdominais.

      bj,

      Excluir
  14. Olá pessoal, estou triste tenho 39 anos e fiz ressonância magnética e o resultado é adedomiose, sei que minhas chances de engravidar foi por água a baixo, porque eu iria fazer inseminação artificial,as chances já eram pequenas mas agora com essa doença acabou tudo, em dezembro faço 40 anos, e já li em vários posts que terei que tirar meu útero pois tenho muuuuuuitas dores e hemorragias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kleyde, o médico pode tentar tratar, sem retirar o útero, mas seria importante fazer exames para avaliar a sua reserva ovariana, com isso é possível saber se há tempo para buscar um tratamento mais longo. Não desiste, conversa bem com o médico, talvez tentar um bom especialista em reprodução.
      Que corra tudo bem!
      Alê

      Excluir
  15. Oiii pessoal. Tenho 22 anos e estou com adenomiose e endometriose leve nos dois ovarios, gostaria de saber se alguem tem as duas doencas E qual tratamento foi feito?

    ResponderExcluir
  16. Meninas bom dia.

    Ha 03 meses descobri que estava com adenomiose e fique arrasada porque sabia que essa doença poderia dificultar uma gravidez. Ja tinha uma filha porem meu marido ainda não tinha filhos e era o sonho da vida dele....pois bem fui ao ginecologista e ele me disse que deveria fazer um tratamento por 06 meses e depois tentar engravidar e dependendo do resultado dos exames eu deveria tomar uma injeção no valor de 3.000,00 reais que o Sus fornece... fiquei sem chão!
    Ao realizar a ressonancia resolvi procurar uma 2 opnião e para minha surpresa a Dra. não quis entrar com nenhum tratamento e pediu para eu continuar tentando engravidar no prazo de 06 meses....e antes de ir embora ela me disse que tinha certeza que eu voltaria antes desse prazo.. rs (Detalhe : Na mesa dela tinha um,a bilblia aberta) sai do consultorio mais contente e assim resolvi relaxar.
    Realizei meus exames em abril e maio ENGRAVIDEI para minha surpresa retornei na medica e ela me disse sabia que vc voltaria...rs hj realizei meu 1º ultrasson e estou com 9 semanas ja escutei o coração e estou muito feliz!!! Todos os dias as 09:00 da manha escuto uma oração de Nossa Senhora Aparecida no radio 107,9 e isso me ajufou muito manter a Fé!

    ENTÃO MENINAS NÃO DESISTAM JAMAIS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus... sua fé te ajudou... e é o que temos que ter todos os dias..

      Excluir
    2. De que estado vc é? Gostaria de ver essa médica?

      Excluir
  17. Tenho 41 anos e fui diagnosticada adenominiose Ano passado .
    Fiquei grávida mas infelizmente perdir minha menina com 6 meses devido a uma restrição de crescimento devido a uma insuficiência placentária .um dos sintomas quando descobri a gravidez foi a ausência dos escapes de sangue da adenominiose . Esse Ano estou tentando desde Abril e tem uns 17 dias que meus escapes pararam por completo. Gostaria de saber se alguém com adenominiose teve esse sintomas e se os escapes de sangue pararam e não era gestação?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde meu nome é Patricia à dois anos e poucos fiz uma cirurgia que resultou na retirada do meu ovário direito e fiquei com o esquerdo gostaria muito de engravidar mas até hoje nada estou a procurar de um especialista para me ajudar nessa empreitada estou com medo de não consegui engravidar por causa do ovário por ter só um ovário me ajudem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, mesmo com um ovário vc tem chances de engravidar, pode demorar um pouco mais. Mas é importante uma boa avaliação, ter certeza que vc está ovulando, que a tua trompa do lado do ovário está saudável e se teus hormônios estão todos ok. É bom procurar um especialista pra avaliar. bj, Alê

      Excluir
  19. oi bom dia
    Me chamo priscila tenho 30 anos e fui diagnosticada com adenomiose. O médico disse que preciso tomar medicação pra que a menstruação seja interrompida, mas, o SUS não dá e não tenho condições de arcar com o tratamento. E pelo que li a denomiose é um tumor porém benigno,mas, infelizmente minha família tem cancer e é hereditário e o medico que trata meu pai disse que tenho 100% de chance de desenvolver essa doença na mama e/ou útero. Tenho dores fortes de chorar, preciso ir pro hospital para receber medicação na veia para aliviar a dor. Meus cabelos estão caindo ,minha barriga está enorme, não consigo brincar com meus filhos pois a dor é intensa e me impede de tudo,não posso trabalhar porque trabalhava sentada e isso me fazia sofrer. Posso pedir o médico pra fazer cirurgia e retirar meu útero? Não pretendo ter mais filhos. Desde já agradeço estou nervosa e com muito medo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, se vc não pretende ter mais filhos, vc pode conversar com o médico sobre a histerectomia. Outra opção é procurar a Defensoria Pública, talvez possa conseguir à medicação com ajuda da justiça.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger