Principalmente se vc está tentando engravidar é muito importante procurar o médico, fazer uma boa avaliação, principalmente hormonal e identificar o que está causando essa irregularidade.
Os motivos mais comuns são:
Disfunções Hormonais: que acontecem por vários causas como parada de anticoncepcional, indutor, ou qualquer medicação hormonal, ansiedade, pós-parto, amamentação, obesidade, problemas de tireóide, hipófise, ...
Ovários Policísticos ou Micropolicisticos (SOPS e SOMPS): São cistos no(s) ovário(s) que alteram os hormônios, vão se acumulando no ovário e muitas vezes causam descontrole hormonal e impedem a ovulação,e consequentemente a menstruação. Pode-se ficar muito tempo sem menstruar, com um aumento de peso, pêlos e acne e também pode acontecer em ciclos menores que 22 dias.
Cisto no ovário: Neste caso existe um cisto grande em um ovário podendo causar dor ou não. As alterações na menstruação ocorrem, mas é raro vir acompanhado de acne e aumento de pêlos.
Miomas: São tumores benignos do útero, antigamente conhecidos também como quistos. Em pacientes pré dispostas pode levar à um aumento do fluxo menstrual e cólicas. Algumas mulheres têm miomas, mas não desenvolvem nenhum tipo de sintomas.
Pólipos: São tumorações benignas, geralmente não causam sintomas, mas podem causar sangramentos irregulares.
Uso de medicações: algumas medicações podem alterar a menstruação como por exemplo antidepressivos.
Cirurgias: laqueaduras, cirurgias em ovários podem alterar a menstruação.
Endometriose: quando o endométrio está fora do útero, principalmente nos ovários, na região pélvica e nas trompas.
Pós-Parto e Amamentação: muito comum ficar com irregularidade menstrual após a gravidez, até 1 ano, ou durante a amamentação, pois nessas duas fases há muitas alterações hormonais.
Adolescência: os órgãos femininos ainda estão passando por um processo de maturação então é comum ter irregularidade menstrual e formações de cistos.
Em qualquer um dos casos a 1a coisa é procurar o médico para uma avaliação.
Você pode encontrar mais informações sobre cada um desses motivos aqui no blog, utilize a pesquisa na parte superior à direita.
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Nenhum comentário
Postar um comentário
Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.