Ciclo Irregular, irregularidade menstrual: porque acontece?!

A irregularidade do ciclo menstrual é cada vez mais comum entre as mulheres e muitas vezes não é dada a devida atenção, a esse alerta que algo pode não estar bem.

Principalmente se vc está tentando engravidar é muito importante procurar o médico, fazer uma boa avaliação, principalmente hormonal e identificar o que está causando essa irregularidade.

Os motivos mais comuns são:

Disfunções Hormonais: que acontecem por vários causas como parada de anticoncepcional, indutor, ou qualquer medicação hormonal, ansiedade, pós-parto, amamentação, obesidade, problemas de tireóide, hipófise, ...


Ovários Policísticos ou Micropolicisticos (SOPS e SOMPS): São cistos no(s) ovário(s) que alteram os hormônios, vão se acumulando no ovário e muitas vezes causam descontrole hormonal e impedem a ovulação,e consequentemente a menstruação. Pode-se ficar muito tempo sem menstruar, com um aumento de peso, pêlos e acne e também pode acontecer em ciclos menores que 22 dias.

Cisto no ovário: Neste caso existe um cisto grande em um ovário podendo causar dor ou não. As alterações na menstruação ocorrem, mas é raro vir acompanhado de acne e aumento de pêlos.
 

Miomas: São tumores benignos do útero, antigamente conhecidos também como quistos. Em pacientes pré dispostas pode levar à um aumento do fluxo menstrual e cólicas. Algumas mulheres têm miomas, mas não desenvolvem nenhum tipo de sintomas.


Pólipos: São tumorações benignas, geralmente não causam sintomas, mas podem causar sangramentos irregulares.

Uso de medicações: algumas medicações podem alterar a menstruação como por exemplo antidepressivos. 

Cirurgias: laqueaduras, cirurgias em ovários podem alterar a menstruação.


Endometriose: quando o endométrio está fora do útero, principalmente nos ovários, na região pélvica e nas trompas.

Pós-Parto e Amamentação: muito comum ficar com irregularidade menstrual após a gravidez, até 1 ano, ou durante a amamentação, pois nessas duas fases há muitas alterações hormonais.

Adolescência: os órgãos femininos ainda estão passando por um processo de maturação então é comum ter irregularidade menstrual e formações de cistos.

Em qualquer um dos casos a 1a coisa é procurar o médico para uma avaliação.

Você pode encontrar mais informações sobre cada um desses motivos aqui no blog, utilize a pesquisa na parte superior à direita.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.