Reversão de Laqueadura: é possível? Quais as chances? Quais as alternativas?

Seguidamente recebo dúvidas de mulheres que se submeteram a uma laqueadura e algum tempo depois, pelo mais variados motivos, acabam querendo novamente engravidar. Então pesquisei um pouco sobre o assunto da reversão para postar aqui.



A reversão da laqueadura, chamada de salpingoplastia, é um procedimento cirúrgico complexo. Quanto mais cedo a mulher esterilizada procurar a reversão, maior a chance de sucesso, pois quanto menor o tempo de laqueadura, maior é a chance dela engravidar novamente.

A possibilidade de reversão varia de acordo com a técnica utilizada. Laqueaduras com anel plástico ou clipes de titânio, onde se interrompe a passagem das trompas sem cortá-las, são possíveis de reverter. Mas nos casos que foi feita uma salpingectomia, que é a retirada das trompas, a reversão não é possível.

Sendo possível a reversão e acontecendo com sucesso, em média, as mulheres demoram entre 6 meses a um 1 para conseguir engravidar. Mas o sucesso da cirurgia, também depende de outros fatores, como:

* o comprimento e a vitalidade dos segmentos de trompas a serem unidos;
* a habilidade do microcirurgião;
* a idade da mulher no momento da cirurgia para reversão (médicos não indicam após os 35 anos);
* o método utilizado para laqueadura tubária;
* a quantidade de tecido de cicatrização na região da cirurgia;
* a qualidade do espermograma do parceiro;
* a presença de outros fatores de infertilidade.

Quando não é possível a reversão, ou quando a reversão não teve êxito, a alternativa é à fertilização in vitro (FIV) ou à transferência de embriões. 

Fontes: http://guiadobebe.uol.com.br/planej/reversao_da_laqueadura.htm e http://www.minhavida.com.br/conteudo/1843-e-possivel-reverter-a-laqueadura44-doutor.htm

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.