Como fazer para seu companheiro também se sentir grávido?!

Você anda cheia de novidades. Tem enjôos, indisposição, preguiça, mau humor. Às vezes chora, às vezes ri. Não deve ser fácil para o seu companheiro lidar com essas mudanças e se inserir nelas. É provável que ele fique confuso, inseguro, enciumado. E você só se pergunta: como fazer para que ele também se sinta grávido?


Bom, a criança é dos dois. Então se espera que o pai acompanhe a mãe nas consultas, se interesse pela gestação e pelos preparativos para a chegada do bebê , diz a publicitária Laura Guimarães, uma das criadoras do blog Mothern, que discute o comportamento da mãe moderna e virou programa de tevê no canal pago GNT. 


Foi-se o tempo que o filho era responsabilidade só da mãe, e ela sequer ousava reclamar. Como a gravidez costuma ser acompanhada por muitas dúvidas e inseguranças, é fundamental a mãe ter com quem dividir isso.

Segundo a psicóloga Vânia Torres, especialista em gestantes, por sorte há cada vez mais fatherns por aí. Houve uma mudança na sociedade. O homem passou a participar ativamente na gravidez e a ajudar na educação e nos cuidados com os filhos , constata. A mudança se deve ao pulso forte das mulheres de hoje, mas também à noção que alguns homens têm agora de que a atenção que receberam de seus pais não foi o suficiente e querem fazer diferente agora. Os pais que não participam hoje são exceção, afirma Vânia. 

Caso o seu marido faça parte dessa minoria, calma que dá para ajeitar. Às vezes é questão de chegar junto: ele pode ficar retraído porque não sabe o que fazer, se sente inseguro para cumprir o novo papel ou está confuso com as mudanças na vida do casal.

Chame ele para participar, peça companhia nas consultas, indique livros e cursos, conte tudo o que está sentindo mudar no seu corpo , lista Vânia. Com sutileza, claro cobrar com irritação algo que ele não sabe bem ao certo como fazer pode afugentá-lo ainda mais.

Mas a melhor saída é abrir o jogo em relação às expectativas que você tem sobre o comportamento dele. Ele poderá lhe explicar porque não está envolvido e como se sente diante da gravidez. Por sua vez, você o deixa descobrir como pode ser um pai mais companheiro. Não pense que isso é mendigar atenção ou que a iniciativa deveria ser dele.

A maternidade/paternidade é sentida de maneiras diferentes por vocês dois. Só é preciso encontrar um consenso para expressar sentimentos que provavelmente são muito parecidos: amor, medo, alegria, insegurança... 

Se tudo der certo, você vai descobrir um homem muito solidário às suas dores e desejos. Pode ser até que ele sinta os mesmos enjôos ou a azia que você tem depois das refeições. Contagiado pela sua ansiedade, o pai pode inclusive comer demais, competindo com a sua barriguinha. Sintomas (ótimos!) de que vocês dois estão grávidos.

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.