Um pouco da Minha Experiência com a Amamentação!

Os primeiros três meses de amamentação, não são fáceis, é dolorido, é complicado acertar a pega, você sempre acha que não tem quantidade suficiente de leite, o leite é fraco, o bebê tá emagrecendo… essas e tantas outras ‘nóias’ de mãe.

Bom, minha filha nasceu de parto normal, o pediatra em seguida me alcançou ela e foi a primeira mamada da minha princesinha. Infelizmente, houveram algumas complicações no meu pós-parto, por isso, passei uma semana internada e tinha que ficar deitada sem levantar a cabeça, tive cefaléia das anestesias, devido aos procedimentos. Imagina todas essas 'nóias' que citei no 1o páragrafo, deitada, sem poder se mexer e todos a sua volta querendo que você desse mamadeira para sua filha e pronto.
Gente, tudo que eu queria era amamentar exclusivamente minha filha até os 6 meses, mas ver ela chorando mesmo depois de mamar, eu naquela situação, não tinha como, fui obrigada a me render ao complemento, leite artificial, mas insistia que dessem no copinho, pois senão ela não ia mais querer o meu peito, mais um daqueles ‘medos’ que toda a mãe tem. Quando eu vi meu marido e minha cunhada dando mamadeira para ela, quase tive um ataque, chorava, xingava, mas aí vi como ela ficou bem, ao contrário do copinho, que ela passava trabalho. Foi então, que resolvi apenas pensar no bem dela, e, para minha surpresa, ela continuou pegando o meu peito da mesma forma, e foi assim, mamando leite materno e artificial até os 2 anos e 4 meses, quando resolvi desmamar.


Acho que só em uma situação assim, que a gente se dá conta, que tudo que falam que tem que ser assim, não é bem assim. Que, mais do que ouvir ‘regras’ ou o que especialistas dizem que é o certo, a gente tem que ouvir o nosso coração de mãe, seguir nossos instintos.


Ainda sobre a minha experiência de amamentação, o que me ajudou muito foram as conchas de amamentação, escrevi um outro post só sobre isso em , e um óleo que eles dão na maternidade para passar no bico dos seios, o Dersane. Meu bico esquerdo ficou bem machucado no 2o dia, mas com o óleo e a concha, no outro dia já tive uma melhora muito boa. Outra coisa fundamental, tome muita água, coisa que para mim não é muito fácil, mas se poder já vá criando esse hábito desde antes de engravidar. Quanto mais líquido a gente toma melhor para a produção de leite. A pouco ouvi várias mães comentando, eu um grupo do Facebook que participava, que suco concentrado de uva também ajuda muito a produzir mais leite, acho que não custa tentar, né?! :)


Nos três primeiros meses foi uma grande adaptação, pois o bebê não tem horário definido para mamar, os intervalos são irregulares, as mamadas demoram, você nem sempre consegue ir ao banheiro sem o bebê. Como eu costumo brincar, o bebê vira um terceiro braço, sempre grudadinho, hehehe. Mas depois desse período foi muito bom, era um momento só meu e da minha filha, acho que isso foi o que mais pesou para mim na hora de desmamar.


Quando alguma mãe me diz que se sente culpada, porque não amamentou, eu sempre digo que não há motivo para culpas, a mãe faz laços especiais com o seu filho, e não é porque não se amamentou que isso não acontece. A gente tenta ser a melhor mãe que pode ser e isso sim é ser uma mãe perfeita, ser uma mãe possível!

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

Um comentário

  1. Oi, Alê! Tudo bem?
    Sou assessor de imprensa da Clínica Vida Bem Vinda, especializada em reprodução humana. Gostaria que você me enviasse seu email de contato para podermos entrar em contato.
    Abraços,
    Rafael

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.