O que não dizer a um casal que está querendo engravidar!

Cada vez mais eu me convenço, que só quem vive determinadas situações realmente entende o que se sente. É incrível, que mesmo sem má intenção, ou com as melhores intenções, as pessoas acabam dizendo determinadas coisas que não são nada agradáveis para quem ouve. Quando se está tentando engravidar, a maioria faz a ‘bobagem’ de contar para várias pessoas, com a empolgação do momento, sentimos necessidade de falar, o que muitas vezes causa um belo arrependimento, quando não se engravida tão rápido como se estava esperando, não é?!

Pois é, e falando desse assunto, acho que o post de hoje é justamente para aqueles amigos e familiares que sabem que um casal está tentando engravidar. Então, aí vai meu conselho do que não falar nessa situação e qual a resposta que você poderia ouvir, claro que com um pitada de humor, meio estressado, mas humor, hehehe, por favor não levem a mal.

“E aí, quando esse bebê vem?” 
Gente, que coisa! Se a gente soubesse quando vêm, já mandava convite do Chá de Fraldas!

“Tá demorando esse bebê?”
 
Sim, a gente sabe, mas infelizmente não tem como encomedar para cegonha com dia e hora marcada.


“Mas vocês estão ‘fazendo’ certinho para encomendar essa criança?”
Não, agente quer ter um filho, mas não estamos tendo relações! :|..


“Não pode ficar ansiosa, tem que relaxar que acontece!” ou “Esquece que vc consegue!”
Hello! Essa é a mais popular de todas! Como eu vou relaxar se a gente quer muito, relaxou no início e nada aconteceu e o tempo tá passando e nada?! Fora um monte de exames, consultas médica, controlar período fértil, posições para namorar, temperatura basal, sintomas, ... Infelizmente, eu não nasci com um botão Liga/Desliga, você nasceu?!


“Mas tá demorando tanto, será que vocês tem algum problema?”
Se temos problema ou não, você não acha que é um problema nosso?! Você sabia que um casal sem nenhum problema de fertilidade pode levar, em média, até um ano para conseguir engravidar?! Já se passou um ano, estamos sensíveis com esse assunto e não precisamo de mais pressão.


“Nem te conto, sabe a Fulana?! Pois é, engravidou sem querer. E a Ciclana, que engravidou tomando pílula! Ah, e a prima da amiga da minha cunhada que conseguiu de primeira!”
Realmente, essas eu preferia que você não me contasse! Podia dormir sem essa! :/


“Pessoal, o casal aqui quer engravidar logo, quem dá umas dicas, porque eles não tão conseguindo!”
Gente, porque não coloca logo no jornal, aff!


“Fulano, você não tá tendo competência para engravidar tua mulher, deixa que eu resolvo!”
Bom, esse, no mínimo, merecia um soco, hehehe! Mas que falta completa e total de educação, me desculpe!


“Vão ter que fazer tratamento? Que pena!”
Pena por quê? Se o tratamento que vai fazer a gente conseguir ter nosso bebê!
 

“Será que não é por causa da sua idade?!”
Nem sei, se essa merece resposta, sinceramente!

 
“Não é mais fácil adotar!” ou “Tem uma conhecida, da amiga, da prima do meu marido, que está querendo dar o nenê dela” ou ainda “Se vocês adotarem, vão engravidar! Tem uma conhecida que tava a x anos tentando e quando adoraram uma criança ela engravidou!”
Adotar é um ato lindo de amor, até pode ser que a gente decida adotar engravidando ou não, mas nós queremos ter um bebê biológico, ok?! Falar de adoção nesse momento não ajuda e não resolve!

“Se não engravidou ainda é porque Deus não quer! Aceite!”

Nada contra religiões, eu acredito muito em Deus, mas é o tipo de comentário que não cabe. Com certeza Deus sabe a hora certa, mas isso não que simplesmente temos que desistir. Acredito muito mais, que Ele coloque dificuldades no nosso caminho para que a gente aprenda o que precisa e possamos nos tornar pessoas melhores e mais preparados para nos tornamos pais.

“Fulana fez esse mesmo tratamento que tu, mas não conseguiu!”
Gente, não é porque alguém fez um tratamento e não deu certo que tb não vai dar no nosso caso e vice-versa! Tudo que se precisa nessas horas é palavras de incentivo, não notícias desanimadoras! Sinceramente, perdeu a oportunidade de ficar calado!

Quando há dificuldades para engravidar, o casal se sente muito vulnerável e sensível, é um turbilhão de sentimentos: ansiedade, indignação, medo, sensação de impotência, sensação de ser o único casal que não consegue, ... Qualquer comentário soa como pressão e causa ainda mais desconforto e estresse ao casal. Enfim, na dúvida do que dizer a um casal com dificuldade de engravidar, não fale nada, não puxe esse assunto, no momento que acontecer ou eles quiserem falar algo, você vai saber.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.