Gravidez: Hematoma subcoriônico (deslocamento ovular)!

Sangramento no início da gestação é sempre uma preocupação, uma das causas pode ser um hematoma subcoriônico (SCH), que é um acúmulo de sangue entre as membranas da placenta e do útero, um nome mais técnico é o córion. Alguns médicos também só se referem a ele como um coágulo de sangue ou deslocamento ovular, quando acontece nas 1as semanas de gestação, não confudir com deslocamento de placenta, pois nesta fase a placenta ainda não se formou. 
Cerca de 20% das mulheres com sangramento no inicio tem um hematoma subcoriônico. Grandes hematomas subcoriônico aumentam o risco de aborto espontâneo, parto prematuro, descolamento da placenta, em que a placenta se separa prematuramente a partir da parede do útero pode levar à morte fetal.
Os hematomas leves geralmente desaparecem por conta própria, em cerca de 50% dos casos, até o 2o trimestre da gravidez. Mas um acompanhamento com ultra-som deverá ser feito para garantir que a área se está curando.

Causas de hematoma subcoriônico

Não há uma causa conhecida para um hematona subcoriônico, mas muitos pesquisadores especulam que durante a implantação do ovo, o ovo ligeiramente se separa do útero, causando um sangramento. Não há nada que uma mulher fez ou poderia ter feito para provocar ou evitá-los e pode ocorrer em mulheres grávidas de todas as idades e raças. 

Diagnóstico

O diagnóstico de um hematona subcoriônico é baseado em seus sintomas como sangramento e através de ultra-sonografia. No ultrassom o coágulo aparece como uma massa preta dentro do útero. Parece quase como se fosse outra placenta. Imagens de ultra-som comuns aparecem escuro com visual de osso. Nem sempre o ultrassom mostra a presença de uma hemorragia subcoriônico, especialmente quando a hemorragia vaginal está presente. Isto é porque o sangue não pode permanecer contido no espaço subcoriônico em torno do saco gestacional enquanto ele flui para dentro do canal vaginal. Se nenhum conjunto de fluido está presente, ele não pode ser visto no ultra-som. Segundo o Dr. Chhabra, hemorragias subcoriônico estão associados com 4-33% de abortos. Isso não significa necessariamente que eles são a causa ou estão associados com a causa do aborto, mas que eles estão presentes.

Tratamento

Embora os estudos mostrem que o repouso, o uso de progesterona vaginal e a abstinência sexual não interferem na evolução ou involução do hematoma, a maior parte dos médicos receita tudo isso. Um dos objetivos é para que a mulher sinta que está fazendo tudo o que está em seu poder para evitar a perda do bebê. 

Mulheres com hematoma subcariônico tem maior risco de descolamento prematuro da placenta ou descolamento da placenta, quando a placenta descola-se da parede do útero. Esta é uma complicação da gravidez e requer atenção médica imediata. Se a placenta se separa da parede uterina, a saúde do feto está em perigo. 
Por isso é muito importante o disgnóstico e seguir todas as orientações médicas.

O hematoma subcariônico é relativamente comum de acontecer e, geralmente, some com o desenvolvimento da gestação, se todos os cuidados forem tomados.


Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

40 comentários

  1. Muito obg sanou todas as minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. Dia 30 agora perdi meu bebê com esse ematoma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tenho 43 anos e apresento hj este hematoma com 8 semanas de gestação do meu 1° filho.
      Médico indicou uso de hormonio e repouso.

      Excluir
    2. Eu perdi a minha pequena essa semana dia 17/04/2018 é muito triste. Cuide-se meninas, mas se acontecer o pior, não se culpe. Deus sabe oq faz.

      Excluir
  3. Eu estou com 6 semanas com Esse hematoma e com um corrimento marrom há 11dias com muito medo .Estou de repouso usando ultragestan e buscopam Duo.o que fazer estou apavorada minha 1 gestação.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com 6 semanas com Esse hematoma e com um corrimento marrom há 11dias com muito medo .Estou de repouso usando ultragestan e buscopam Duo.o que fazer estou apavorada minha 1 gestação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, procura seguir todas as orientações do teu médico, manter bastante repouso, tome bastante água.
      Espero que dê tudo certo!
      bj,
      Alê

      Excluir
  5. Oie"
    Estou com 7semanas e 6 dias"
    1 transvaginal sem embrião com 6 semanase 2 dias

    2. 6 semanas e 5dias com embrião batimentos presentes mas com 90% de hematoma

    3 . 7 semanas e 1dia hematoma 70% porém o embrião sem batimentos (obto embrionario)

    4. 7semanas e 4 dias 8% de desvio e com batimentos presentes

    Tô,ficando doidinha já alguém me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, imagino, possivelmente teu médico vai pedir mais uma ultra daqui uma ou 2 semanas, pois teve muita diferença entre a 3a e a 4a ultra, eu acredito que vai evoluir, pois o hematoma está diminuindo. Espero que dê tudo certo, depois se puder vir contar o que for diagnosticado, estou na torcida. Bj, Alê

      Excluir
  6. Estou com 6 semanas, recém operada(27/01) de hemorróida e hérnia umbilical, qdo descobri estar grávida após atraso menstrual. Fiquei muito preocupada, pois operei grávida, sem saber e ao fazer o ultrassom descobrimos um hematoma... Hoje começou a sair uma borra, estou com cólicas e bastante preocupada. Não consigo fazer muito repouso, pois tenho outros filhos... Estou tomando o hormônio q ele me passou e uma vitamina. Ele solicitou novo ultrassom para 14 dias após o último que fiz, farei no dia 01/03. Nunca passei por isto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, espero que dê tudo certo. Procura fazer o repouso e seguir todas as orientações do médico, sei que é complicado, mas é uma situação que pode fazer diferença.
      Alê

      Excluir
  7. Olá meu nome é janaina estou na terceira gestação de 8 semanas fiz uma ultra ontem e estou com 40% de hematoma subcorionico..minha médica não me recomendou nada...apenas suspendeu relação sexual..e mandou aguardar e em caso de sangramento ligar pra ela..mas o medico da ultra me deixou bastante preocupado pois disse que o BB pode desenvolver como também pode não desenvolver..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaína, procura evitar pegar peso e conversa com sua médica se não precisa mais nenhum cuidado. Que corra tudo bem!
      bj,
      Alê

      Excluir
  8. Eu fiz repouso relativo e fiz uso de ultragestan e dactil ob, mas o embrião não se desenvolveu... Estou aguardando para ver se vou ter o aborto espontâneo. Amanhã tenho novo ultrassom. Te desejo tudo de bom, que aconteça o melhor. Bjo grande

    ResponderExcluir
  9. Estou com 15mm desse hematoma e super preocupada..Descobri na primeira ultra realizada dia 07/04..Hoje estou com 8 semanas e 3 dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue certinho as orientações do teu médico, bem possível que melhore logo. Que dê tudo certo!

      Excluir
  10. Descobri o deslocamento de 50% estou preocupada fazendo o máximo de repouso que poss e tomando prgestan 200 MG de 12/12 hrso. Orando que de tudo certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que corra tudo bem Luana, procura seguir todas as orientações do teu médico.
      Abraço

      Excluir
  11. Tenho 2 filhos e em outubro sofri um aborto retido tive corrimento marrom na ultra deu hematomas e logo meu bebê parou de evoluir e fiz curetagem agora estou grávida de 7 semanas fiz uma ultra dia 25 tinha um hematoma 0,3mm e batimentos de 135bpm tive um pouco de sangramento e fiz outra ultra um dia depois dia 27 o hematomas estava com 2,3cm quase do tamanho do saco gestacional e os batimentos mais fraco com 97bpm estou de repouso usando ultrogestan e tenho q repetir a ultra depois de uma semana estou desesperada qual a causa desse hematoma pq o bebê para de evoluir sendo q ele fica retido com útero fechado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, infelizmente ainda não tem uma causa definida, é importante conversar com o teu médico para que ele avalie melhor o teu caso, 2 hematomas seguidos realmente não é comum, que eu saiba. Espero que dê tudo certo.
      Abraço, Alê

      Excluir
  12. Oi estou com 9 semanas e um pequeno deslocamento subcorionico o médico só falou em repouso muito repouso que isso ficar tudo bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue bem as orientações do teu médico, toma bastante líquido tb, geralmente some em algumas semanas. Que corra tudo bem.

      Excluir
  13. Olá estou com 6 semanas e 2 duas é minhas quarta gestação, estou com hematoma subcorionico enorme e há uma semana tive umá hemorragia horrível e desde então não parei de sangrar, tem dia que não sangro nada e tem dia como hj que pareço estar menstruada. Ontem fiz uma eco e conseguimos ouvir o coração do bebê, mas o risco é grande. Mas tenho fé! ! Não vou desistir da vida do meu filho. Alguém aqui sente uma dor no anus? Sinto uma pressão no ânus, dói até para sentar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dê tudo certo.
      Acho que a pressão é pela pressão que o hematoma pode estar causando.

      Excluir
  14. Daiane cristina31/05/2016, 15:01

    Olá!estou com 16 semana e com descolamento ovular e estou apavorada.o medico falou que já atingiu 50%, n sei o que fazer estou sangrando ,estou fazendo repouso,o medico n me iludiu e falou que é sobpor Deus...so queria uma resposta de consolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, faça repouso total e converse com o seu médico se não é melhor uma internação. Eu achei algumas informações que talvez te ajudem é http://brasil.babycenter.com/a6600064/descolamento-de-placenta
      Espero que fique tudo bem! Deus ilumine vc e seu bb!
      Alê

      Excluir
  15. Olá estou com 5 semanas de gestação e a dois dias apos um sangramento fui pro hospital e descobri que estou com um hematoma de 12mm estou muito nervosa e preocupada o médico não me deu muitas esperanças mas pediu.pra repetir a ultra daqui uma semana pra saber se o bb desenvolveu...não sei o que fazer so sei chorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, procura fazer repouso e tomar mais líquido. Imagino como vc deve estar nervosa, vou ficar torcendo para que dê tudo certo.
      Alê

      Excluir
  16. Oi me chamo Rafaela eu tb estou com esse hematoma sangrei muito quando tava com dois mês pra três hj estou com 17 semanas e não sangrei mais isso pode ser perigoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, é importante que teu médico avalie, pode ser que o hematoma já tenha sumido, já que vc parou de sangrar, aí está tudo bem.

      Excluir
  17. Bom dia me chamo Vanessa com 8 semanas de gestação tive um aborto retido na minha USG estava escrito hematoma retroplacentario,esse hematoma pode ter sido a causa do meu aborto? E isso pode acontecer numa segunda gravidez. No caso era minha 1 gestação..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, sim, é bem provável, é um deslocamento de placenta prematuro. O médico deve pedir alguns exames, principalmente para avaliar riscos para uma nova gravidez.

      Excluir
  18. Olá, tive um hematoma subcorionico uma vez e perdi meu bebê, fiquei com aborto retido e passei pela curetagem, estou grávida de novo corro risco de ter hematoma subcorionico nessa gestação também? É mais fácil de ter duas vezes ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pelo que li é pouco provável acontecer novamente. Acho que vc pode ficar tranqüila, só é importante que teu médico obstetra saiba desse histórico.
      Que corra tudo certo!

      Excluir
  19. Estou gravida de 6 semanas na Quinta feira descobrir um ematoma de 5,7×6,3mm estou de repouso e usando ultrogestan continuo sangrando as vezes vermelho vivo as vezes escuro tipo borra de café estou muito preocupada com medo de perder meu BB pois ano passado tive um aborto espontâneo não sei a causa desse a borto,será que corro muito risco por causa desse ematoma tenho uma ultra dia 24 creio de daqui até la esse ematoma tenha sumido ,obs no dia que descobrir o ematoma ouvi os batimentos do meu Baby 120bpm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zeneide, procura seguir todas as orientações do médico, é difícil avaliar os riscos, mas bem possível que até a próxima já tenha diminuído. Vou ficar na torcida para correr tudo bem.

      Excluir
  20. Olá estou com esse hematoma mais e bem pequeno 3 mm e não tenho sangramento e normal isso? Estou de 11 semanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não é normal, mas acontece, é importante teu médico avaliar.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.