Relactação e Translactação: uma técnica que pode ajudar muitas mães a amamentar!

A tempos penso em postar um pouco sobre esse assunto, que me parece pouco conhecido das mães, e pode ajudar bastante quando há dificuldades em amamentar.

Acho que toda mãe sonha em amamentar seu filho, mas nem sempre é fácil ou possível. Com a relactação, ou a translactação, e um pouco de esforço, em muitos casos, é possível manter a amamentação ou torná-la possível.
A relactação/translactação é uma técnica simples, que pode alimentar o bebê e fazê-lo não largar o peito, ou mesmo, fazer com que ele volte a pegar o peito da mãe. Consiste em usar uma sonda fina e um pequeno recipiente com leite materno (translactação) ou mesmo complemento (leite artificial), no caso relactação, preso ao corpo da mãe, conforme a imagem abaixo:

Essa técnica ajuda a estimular a produção do leite materno da mãe, já que o bebê faz a sucção e é indicada em várias situações: quando o leite da mãe (colostro) demora para descer, quando há baixa produção de leite materno, a mãe quer voltar a amamentar, ou mesmo, em casos de adoção, em que a mulher deseje amamentar, bebês cardíacos, que não podem fazer um maior esforço de sucção para mamar, bebês com dificuldade de sucção.

Instruções detalhadas da técnica (é indicado a orientação e demonstração de um profissional especializado):
- Coloque o leite artificial ou materno, no recipiente (pode ser um copinho, mamadeira ou seringa). É importante, utilizar o leite que o bebê já está acostumado.
- Coloque a ponta mais larga da sonda no recipiente e a outra prenda ao seio com uma fita adesiva (esparadrapo micropore), deixando a ponta da sonda bem junto à auréola e ao mamilo.
- Coloque o bebê para mamar, ficando atenta a pega. Ele sugará o mamilo e a sonda ao mesmo tempo.
- Controle o fluxo pressionando um pouco a sonda.
Obs.: a sonda deve ser Levine nº 4 (cateter estomacal, gástrico ou uretral).

Caso você queira aplicar a relactação/translactação, é importante não oferecer mamadeira, mas se for necessário oferecer o leite de outra forma, prefira um copinho, ou então, uma seringa. Um outro detalhe importante, os resultados começam a aparecer após uma semana aplicando a técnica.

Existem algumas marcas que oferecem o kit de relactação/translactação, como por exemplo, a Medela, kit Supplemental Nursing System, e a John Petter, kit Mama Tutti, esse acha-se mais facilmente no Brasil, em redes de farmácias e lojas de produtos de bebês.


Espero que essas informações ajudem, :)

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade




P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

2 comentários

  1. Essa técnica eu não conhecia. Eu lembro que eu usei uma concha para proteger os meus mamilos, e ela ainda me aliviava das dores do acúmulo do leite e, de quebra, com o próprio movimento natural a concha, acabava massageando a região e estimulando meu seio para a mamada seguinte. Acessório simples e eficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, eu tb usei as conchas de amamentação, me ajudaram muito tb. Bj, Alê

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.