Espermograma: Um exame importante, entenda como interpretar!

O espermograma é um exame fundamental para à avaliação da fertilidade masculina. Abaixo os parâmetros de referência da OMS (Organização Mundial da Saúde), para cada item do exame. 
Atualizado pelas novas especificações de 2010!

As informações abaixo servem apenas como informação e não substituem a consulta médica!

"Volume:
O volume considerado normal é acima de 1,5 ml. Não existe um valor máximo para o volume do sêmen.

Valores abaixo de 1,5 ml podem representar fatores obstrutivos, como agenesia de deferentes, agenesia de vesículas seminais, fibrose cística, obstrução pós-cirurgias de próstata (RTU) e obstruções pós-infecções. Podem também mostrar ejaculação retrógrada (para a bexiga) em casos de pacientes com Diabetes, lesão medular ou doenças neurológicas (esclerose múltipla, entre outras).
Volume abaixo de 1,5 ml é denominado "hipoespermia". 

pH:
O pH do sêmen mede a sua "acidez". Normalmente o sêmen é básico, ou seja, apresenta pH maior do que 7,0 (de 7,2 a 8,0).

Isso é muito importante quando ocorre a deposição do sêmen no fundo da vagina em uma relação sexual.

O pH da vagina é muito ácido (ao redor de 4,0) e ao encontrar este ambiente hostil, o sêmen básico "neutraliza" a acidez da vagina, mantendo os espermatozóides vivos.

Quem produz as substâncias necessárias para manter o sêmen com pH adequado são as vesículas seminais. Quando o pH do sêmen é ácido, devemos desconfiar de problemas com as vesículas, como hipoplasia, agenesia ou obstrução. Geralmente estes problemas estão acompanhados de volume diminuído.

Liquefação: 
O sêmen normal se torna líquido em 60 minutos em temperatura ambiente, caso isso não aconteça, pode ser indicativo de disfunção da próstata.

Aparência e cor: 
Uma amostra normal tem aparência homogênea e cor branco opalescente. Avermelhada pode indicar sangue no sêmen, câncer de próstata ou prostatite (inflamação na próstata); amarelada sugere infecção.

Viscosidade: 
Classificada como normal quando gotas são formadas. No caso de viscosidade anormal verifica-se um filamento de mais de 2 cm. A viscosidade aumentada pode estar relacionada com disfunção prostática por inflamação crônica ou com disfunção de vesículas seminais.

Concentração:
O valor normal é acima de 15 milhões por ml de sêmen. Valores inferiores podem indicar falhas na produção de espermatozóides, sendo a concentração baixa denominada "oligozoospermia".

A concentração total deve ser de >= a 39 milhões.

Motilidade:
Divide-se em 4:
a - motilidade progressiva linear rápida;
b - motilidade progressiva linear lenta;
c - não progressivos;
d - imóveis.

A soma de a + b deve ser superior a 50%. Quando o valor é menor do que 50%, testes de vitalidade devem ser feitos, para sabermos se os espermatozóides parados estão vivos ou não. 


A varicocele pode causar uma alteração de motilidade. Além dela, podemos encontrar alterações nestes parâmentros em pacientes tabagistas, obesos, usuários de alguns tipos de medicamentos ou drogas ou com alterações genéticas.
Motilidade (a+b) abaixo de 50% é denominada "astenozoospermia".

Vitalidade:
O valor normal é vitalidade acima de 50% de espermatozóides vivos.
Valores menores que 50% indicam problemas na produção de espermatozóides ou no seu transporte.
Vitalidade menor que 50% é denominada "necrozoospermia".

Morfologia:
Atualmente devemos nos valer apenas da Morfologia segundo os critérios de Krüger.
Assim, os valores normais são os acima de 4%.
No entanto, valores iguais ou menores do que 3%, indicam morfologia crítica e as chances de uma gravidez natural são muito baixas. Nestes casos o tratamento de escolha é a fertilização in vitro pela técnica de ICSI
.
É importante não confundir alterações da morfologia do sêmen com risco de mal-formações nos filhos, pois não existem estudos comprovando esta relação de maneira direta.
Morfologia menor de 4% é denominada teratozoospermia ou terazoospermia. "


Alterações no Espermograma


As alterações no espermograma são classificadas de acordo com o tipo de alteração:

Azoospermia: É ausência completa de espermatozóides na ejaculação, após a centrifugação. Na maioria das vezes este problema pode ser resolvido pelas Técnicas de Reprodução Assistida. Pode ser em decorrência de insuficiência testicular, chamada azoospermia não obstrutivas: (os espermatozóides não são produzidos) ou por obstrução , chamada azoospermia obstrutiva (os espermatozóides são produzidas mais existe uma obstrução que impede a saída no material ejaculado).
As causas não obstrutivas são os processos infecciosos, DST´s, caxumba, irradiação, drogas, problemas hormonais, alterações anatômicas e doenças congênitas como a microdeleção do cromossomo Y e a Síndrome de Klinenfelter.
As causas obstrutivas mais comuns são a ausência do ducto deferente (uma das causas mais comuns é a doença genética que tem o nome de Fibrose Cística), a vasectomia, as infecções, e os traumatismos. Todos podem obstruir o trajeto.

Oligospermia (ou oligozoospermia): Corresponde a diminuição do número de espermatozóides. Pode ser discreta, moderada ou severa dependendo da proporção desta redução. As causas podem ser hormonais, efeitos colaterais de medicamentos, fatores ambientais, infecções (DST´s), hábitos inadequados varicocele e outros.

Astenospermia (ou  astenozoospermia): É quando a motilidade dos espermatozóides está diminuída e, segundo alguns autores, é a alteração mais freqüente no espermograma. As causas mais comuns são as infecções, imunológicas, varicocele, tabagismo, alcoolismo, medicamentos, problemas psíquicos, endócrinos, estresse e doenças profissionais.

Oligosastenospermia (ou oligoastenozoospermia): É a diminuição do número e da motilidade dos espermatozóides. As causas são as mesmas citadas nos dois itens anteriores.

Teratospermia (ou teratozoospermia): são alterações do formato do espermatozóide. Os principais responsáveis por estas alterações são: as inflamações, algumas drogas, origem congênita e varicocele. Os espermatozóides capazes de fertilização devem ter formato perfeito.

Necrospermia (ou necrozoospermia: Vitalidade menor que 50%, pode ter causas infecciosas, falta de vitaminas, mal hábitos de vida, uso de medicamentos, etc.

NOMENCLATURA
NOME CIENTÍFICO
QUANTIDADE DE ESPERMATOZÓIDES
AZOOPERMIA
AUSÊNCIA DE ESPERMATOZÓIDES
OLIGOSPERMIA
ABAIXO DE 15 MILHÕES/ML
OLIGOSPERMIA SEVERA
ABAIXO DE 05 MILHÕES/ML
POLISPERMIA
ACIMA DE 250 MILHÕES/ML
NECROSPERMIA
ESPERMATOZÓIDES MORTOS ACIMA DE 30%

Infecções: A infecção genital pode ser um fator importante de infertilidade masculina e podem ser identificadas no espermograma . As bactérias mais freqüentes, que podem comprometer a fertilidade do homem, são: Escherichia coli, os Micoplasmas, em especial o Ureaplasma urealyticum, e a Chlamydia trachomatis (DSTs). O diagnóstico pode ser complementado com outros exames laboratoriais. Em alguns casos, a ultra-sonografia da próstata, transretal ou pélvica, pode auxiliar no diagnóstico de infecção crônica da próstata e vesículas seminais.

Comentário: Relembramos aqui que, normalmente, para a conclusão do diagnóstico através do espermograma, é necessário que este exame seja repetido por três vezes no intervalo de 15 dias entre eles. O homem deve ser tratado sempre que for possível. Isso é necessário para que alcancemos a taxa máxima de sucesso na obtenção da gravidez.


Observações:

O diagnóstico e a interpretação correta deste exame deve ser feito por um médico, sendo mais indicado a especialidade de urologia ou andrologia.

Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade

79 comentários

  1. Olá me Chamo Tatiana.. Estou tentando engravidar há um ano já fiz os meus exames e deu tudo certo.. Agora meu marido fez o Espermograma será que vcs podem interpretar pra mim...Estou muito ansiosa..
    volume ejaculado: 1,0ml. Aspecto: amarelo opalescente. Viscosidade: filamentoso. PH 7,0. Liquefação: 49 minutos.
    CONTAGEM DE ELEMENTOS; Nº Espermatozoides por ml:5.200.000/ml. Nº Espermatozoides Total: 5.200.000.
    Leucócitos: 1 milhão. Hemácias: Moderadas.
    ANÁLISE DE MOTILIDADE; Formas Rápidas: 1ª hora: 00%, 6ªhora: 00%, 24{ª hora: 00%. Formas lentas: 1ª hora: 20%, 6ª hora: 10%, 24ª hora: 00%. Formas imóveis: 1ª hora 80%, 6ª hora: 90%, 24ª hora: 100%.
    ANÁLISE DE MORFOLOGIA; Ovais Normais: 25%. Macrocefalos: 15%. Microcefalos: 15%. Bicefalos: 05%. Bicaudais: 10%. Fusiformes: 15%. Ectasias: 05%. Amorfos: 10%. Espermtócitos: 00%. esermatides: 00%.
    Bom é isso.... E ai oq vcs podem me falar..? Espero que a verdade ok...?
    Bj e muito obrigada desde já...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaty, é preciso consultar o médico para um diagnóstico, mas é possível perceber que há algumas alterações consideráveis de quantidade e motilidade (movimentação), como há um nro considerável de leucócitos, possivelmente ele está com uma infecção, o que pode estar causando as alterações.
      O médico vai poder diagnosticar e já indicar o tratamento, ;)
      bj,
      Alê

      Excluir
    2. Meu marido fez exame de espermograma Alguem pode me dizer se esta normal esse exame ??? Volume 4,0 aspecto homogêneo viscosidade: normal liquefação: 30 ph : 8,0 cor : branco opalescente total ejaculado : 163.200.000 milhões de esperma. Contagem de esperma por ml : 40.800.000 milhões de esperma motilidade espermática : após 1 hora normal : 30% reduzida : 10 % nulos : 60 % após 3 horas : normal 20 % reduzida 15 % nulos 65% após 6 horas normal 10% reduzida 20% nulo 70% morfologia espermática: normal 83% macrocefalos 3% microcefalos 7% bicadados 2% bicéfalicos 5% por favor alguém pode me ajudar se ta normal ???

      Excluir
    3. Oi, está bom, a motilidade (movimentação) está um pouco abaixo, talvez o médico indique algumas vitaminas.

      Excluir
  2. Ola meu Nome é Acria meu marido fez o espermograma e to ansiosa pra saber o resultado pode me falar o que deu
    Volume :2.0mL
    Cor: Branco-Opaco
    Aspecto: homogeneo
    Viscosidade:Normal
    pH:8.0
    Quantificação:
    Espermatozoide/ mL 0.1.milhoes /ml
    VR:20-150 Milhoes
    Motilidade: 10% Com movimentos vigorosos e progressivos
    90% Imoveis
    Coloração de wright 10% com morfologia Normal
    Coloração de Gram Nada de Observar
    o que quer dizer isso tudo ? rs Ansiosa quero engravidar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Acria, existem alterações considerável para a fertilidade na quantidade, que teria que ser de pelo menos 20 milhões, e na motilidade, que é a movimentação, que teria que ter pelo menos 50% que se movimentam de forma progressiva. O médico vai precisar avaliar, talvez peça mais exames para identificar a causa das alterações e pode indicar um tratamento.

      Excluir
  3. ESPERMOGRAMA

    I- EJACULADO

    Data da coleta: 06/08/2014 Hora da coleta: 8:13 h

    Hora de Início da Análise: 8:45 h Abstinência Sexual: 5 dia(s)

    II- EJACULADO Valores de Referência:

    Volume: 4,00 mL 2,0 a 5,0 mL

    Aspecto: Filamentoso Homogêneo

    Odor: Característico Característico

    Cor: Branco Opalescente Branco Opalescente

    pH: 8,0 7,6 a 8,0

    Viabilidade: 44 % Igual ou maior que 70%

    III- TEMPO DE LIQUEFAÇÃO SECUNDÁRIA: 20 min Até 30 min
    IV- CONTAGENS

    Número de Espermatozóides-Total: 177.920.000

    Número de Espermatozóides/mL: 44.480.000 Superior a 20.000.000/mL

    Leucócitos: 320 /mL Até 1.000/mL

    Hemácias: 80 /mL Até 1.000/mL

    Celulas Epiteliais: Raras

    V- CONTAGEM DIFERENCIAL MORFOLÓGICA

    Normais: 54 % Acima de 70%

    Anormais: 46 %

    Espermatozóides Macrocefálicos: 12 %

    Esperm. com Defeito de Cauda: 8 %

    Espermatozóides Microcefálicos: 2 %

    Outros Defeitos de Cabeça: 24 %

    VI- MOTILIDADE APÓS LIQUEFAÇÃO

    Grau III Formas Rápidas Direcionais: 34 %

    Grau II Formas Lentas: 10 %

    Grau I Imóveis: 56 %

    (V.R.: O somatório dos espermatozóides móveis (Grau II e III) deve ser igual ou maior que 70%)

    Data da Coleta: 06/08/2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é importante levar para o urologista avaliar, para ter um diagnóstico. Se há dúvidas em relação à fertilidade, há alguma alteração na vitalidade e na motilidade(movimentação), é importante que o médico avalie.

      Excluir
  4. Ola me cham Daniel sei meu resultado porem nao sei ver se esta tudo ok... poderia me ajudar ? desde ja agradeço a atenção... são eles : ESPERMOGRAMA VALORES DE REFERENCIA
    PROPRIEDADES GERAIS
    Volume..................: 2.5 ml 1.8 - 5.0 ml
    Cor.....................: Branco Opaco Branco Opaco
    pH......................: 8.0 7.2 - 8.0
    Viscosidade.............: LEVEMENTE AUMENTADANormal
    Odor....................: Caracteristico Caracteristico
    Liquefacao..............: 60 min ate 30 minutos

    CONTAGENS
    Espermatozoides/ml......: 18.200.000 Acima de 20 milhoes
    Espermatozoides/ejac....: 45.500.000 Acima de 100 milhoes
    Leucocitos..............: 80 p/mm3 Ate 1.000
    Hemacias................: 80 p/mm3 Ate 1.000

    MOBILIDADE
    Imoveis Mortos..........: 30 ate 5%
    Imoveis Vivos...........: 05 ate 40%
    Moveis..................: 65 acima de 60%

    MOTILIDADE
    Direcionais Rapidos.....: 70 acima de 60%
    Direcionais Lentos......: 25 ate 15%
    Nao Direcionais.........: 05 ate 15%

    MORFOLOGIA
    Normais.................: 60 Acima de 85%
    Outras Formas...........: 40 Ate 15%
    Jovens..................: *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, não sei exatamente a finalidade com que o médico te pediu o exame, mas existem algumas alterações na quantidade, que está um pouco abaixo do mínimo, e existe uma alteração leve na viscosidade e liquefação. O teu médico precisará avaliar melhor, por conhecer teu quadro, para poder ter um diagnóstico.

      Excluir
  5. Laudo

    ESPERMOGRAMA AUTOMATIZADO Ver históricos de resultados
    PROPRIEDADES FISICAS E QUIMICAS
    VOLUME ENVIADO:2,3 mL
    Valores de Referencia: 2mL - 5mL/ ejaculado
    AVALIACAO DO PH:8,0
    Valores de Referencia: 7.0 a 7.8
    COR:BRANCO OPACO.
    Valores de Referencia: Branco opaco a cinza claro e amarelado
    VISCOSIDADE:NORMAL
    Valor de Referencia: Normal
    DURACAO DA COAGULACAO:20 min
    Valores de Referencia: Ate 30 minutos
    LIQUEFACAO PRIMARIA:AUSENTE.
    Valor de Referencia: Ausente
    LIQUEFACAO SECUNDARIA:PRESENTE.
    Valor de Referencia: Presente
    AVALIACAO AUTOMATIZADA
    CONTAGEM GLOBAL:2.6 milhoes/mL
    Valores de Referencia: > 20 milhoes/mL
    CONTAGEM DE ESPERMATOZOIDES NO EJACULADO:5.9 milhoes/ejaculado
    Valores de Referencia: > 40 milhoes/ejaculado
    AVALIACAO DA MOTILIDADE
    IMOVEIS:75 %
    LENTOS:25 %
    MODERADOS:0 %
    RAPIDOS:0 %
    MOVEIS PROGRESSIVOS:0 %
    ANALISE DA TRAJETORIA
    VELOCIDADE CURVILINEA:0,0 mcm/seg
    Valores de Referencia: > 42 mcm/seg
    VELOCIDADE EM LINHA RETA:0,0 mcm/seg
    Valores de Referencia: > 28 mcm/seg
    VELOCIDADE MEDIA DE PROGRESSAO:0,0 mcm/seg
    Valores de Referencia: > 33 mcm/seg
    FREQUENCIA DE OSCILACAO:0,0 Hz
    Valores de Referencia: 8.0 a 14.0 Hz
    LINEARIDADE:0 %
    Valores de Referencia: > 60 %
    VITALIDADE
    FORMAS VIVAS:- %
    Valores de Referencia: > 70 %
    TESTE HIPOSMOTICO OU SWELLING TEST:- %
    Valores de Referencia: > 59 %
    AVALIACAO MICROSCOPICA
    CONTAGEM DE HEMACIAS:0 /mm3
    Valores de Referencia: Ate 250/mm3
    CONTAGEM DE LEUCOCITOS:800 /mm3
    Valores de Referencia: Ate 1000/mm3
    ANALISE MORFOLOGICA DOS ESPERMATOZOIDES
    ALTERACOES DA CABECA:- %
    ALTERACOES DA PECA INTERMEDIARIA:- %
    ALTERACOES DA CAUDA OU FLAGELO:- %
    GOTAS CITOPLASMATICAS:- %
    NORMAIS:- %
    Valores de Referencia: normais > 30 %
    MORFOLOGIA DAS CELULAS DA ESPERMATOGENESE
    Contagem em 100 espermatozoides
    ESPERMATIDE:- %
    Valores de Referencia: Ate 3 %
    ESPERMATOCITO:- %
    Valores de Referencia: Ate 1 %

    Observação:
    O BAIXO NUMERO DE ESPERMATOZOIDES NAO PERMITIU A REALIZACAO
    DE TODAS AS AVALIACOES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é importante levar para o urologista avaliar, pois ele tem o conhecimento do quadro e do motivo do exame pra avaliar corretamente. Em relação a fertilidade há alterações bem consideráveis.

      Excluir
    2. Eu fui a um urologista e ele me passou um exame de ultrassonografia de testiculos com doppler, fiz esse exame hoje e o resultado deu q não há evidencia de varicocele nem nada, então oq pode ser?

      Excluir
  6. Olá meu nome é Renato martins filmes exame e os resultados são estes cor branco opalesc reação ph 7,2 odor típico volume 4,0 ml viscosidade normal abst sexual 05 dias coagulação completa hora da coleta 09:35 liquefaçao normal até 30 minutos após a ejaculação. Secundária motilidade espermatozóides rápidos 1hora: 20"movimento rápido, progressivo e pouco direcionado 4 horas: 15"movimento rápido progressivo e pouco direcionado. Espermatozóides lento 1 hora :25"movimento lento, progressivo, pouco direcionado. 4 horas :30"movimento lento, progressivo, pouco direcionado. Espermatozóides erraticos: 1hora: 25" 4 horas: 15" espermatozóides imóveis 1 hora: 30" 4 horas :40" viabilidade: espermatozóides viáveis :38" número de espermatozóides ejaculados por ml; 8,88milhões /ml número de espermatozóides ejaculados (milhões no total): 35,5 morfologia convencional: espermatozóides normais :50 anulação _cauda 15 cabeças afiliadas 0 anulação _pescoço 3 microcefalos 0 flagelo curto 10 microcefalos 0 flagelo enrolado 20 acéfalos 0 flagelos duplo 0 bicefalos 0 flagelo ausente 2 total de contados 100" total de anômalos 50" observação: cerca de 02 piocito (s) por campo em fim gostaria de saber se está tudo certo com migo e se eu posso ser pai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, pela sua descrição a concentração por ml está um pouco baixa, tem algumas outras alterações que tb podem dificultar uma gravidez. É importante levar o exame para o urologista avaliar corretamente.

      Excluir
  7. Oi, sou Rodrigo. Fiz o espermograma e deu os seguintes valores:
    Volume: 3,8
    Cor: branco opalescente
    Viscosidade: moderada
    Ph: 7,6
    Sptz por ml: 32 milhões
    Sptz total: 121,60 milhões
    Motilidade móveis: 71%
    Imóveis: 29%
    Morfologia: 84% normais
    Anormais: 16%
    E aí está normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, sim, esses itens estão muito bons. Mas de qualquer forma é importante teu médico olhar.
      Att.,
      Alê

      Excluir
  8. Oi meu esposo fez e deu 50por cento DE espermatozoide vivos tenho chance de engravidar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bela, a princípio sim, mas o exame tem que ser avaliado com todos os itens, até pra identificar uma possível causa da baixa. É importante levar para o médico urologista analisar, algumas vezes basta uma vitamina e melhora.

      Excluir
  9. viscosidade nula e raras celulas da espermiogeneses e raras hemacias e raras leucocitos e o que me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o exame precisa ser avaliado com todos os itens, não vejo nada de anormal, mas é preciso que o médico avalie.

      Excluir
  10. meu espermograma deu baixa quantidade de espermatozoides por ml 5 milhoes vitalidade 75 porcento fiz uma usg escrotal e acuso somente uma diminuicao no testiculo esquerdo por causa de uma hernia que operei quando era pequeno mas as arterias estao preservadas e td certo oque pd ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é preciso que o urologista avalie, pode ser por alguma alteração hormonal, se não há diminuição da produção devido a hernia. Possivelmente o médico pode pedir outros exames, se essa não é a causa da alteração.

      Excluir
  11. ESPERMOGRAMA Valor de referência
    Volume: 3,0 mL Normospermia.: Superior a 1,5 mL
    Aspermia.....: Ausência de ejaculação
    Hipospermia..: Inferior a 1,5 mL
    Hiperespermia: Superior a 5,0 mL
    Cor: Branco Opaco Branco opaco
    pH: 8,0 Superior a 7,2
    Viscosidade: Normal Normal
    Aspecto: Homogêneo
    Liquefação: 40 minutos 15 a 60 minutos
    Número de espermatozóide: 5.000.000 /mL Normozoosperma: Superior a 15.000.000/mL
    Oligozoosperma: Inferior a 15.000.000/mL
    Azoospermia...: Ausência de espermatozóide
    Polizoospermia: Superior a 200.000.000/mL
    Motilidade
    Grupo A: 20 %
    Grupo B: 30 %
    Grupo C: 10 %
    Grupo D: 40 % Normal:
    Superior ou igual a 50% de categorias A+B+C
    Superior ou igual a 32% de categorias A+B
    Astenozoospermia: Superior a 50% para a categoria D
    Categoria A: Progressão linear rápida
    Categoria B: Pogressão linear lenta ou não linear
    Categoria C: Motilidade não progressiva
    Categoria D: Imóveis
    Morfologia
    Normais: 45 % Normal: Superior ou igual a 4%
    Teratozoospermia: inferior a 4%
    Gerente Produção Diretor Geral Responsável Técnico
    Unidade Análises Clínicas
    Dr. Antônio Fabbron Junior
    CRM-SP 38.739
    Dr. Fabiano Mateus
    CRF-PR 17.081
    Dr. Carlos Alberto Mayora Aita
    CRM-PR 22.323
    Responsável Técnica
    Unidade Patologia
    Dra. Renata Silvia Sacchi


    Sábado: 6h às 16h30
    www.clinicafares.com.br Informações: (11) 3986-5506
    Paciente: ANDERSON RODRIGUES DA SILVA Idade: 23a Pedido: 1015589208
    Apoiado: 13904 - CLINICA FARES SOCIEDADE LTDA Cód. apoiado: 6072253
    Solicitante: CRM SP 136030 MARCO TULIO R XAVIER CAVALCANTI FILHO
    Cidade/UF: SAO PAULO/
    Alterações de Cabeça
    Fusiforme: 5 %
    Piriforme: 5 %
    Redonda: 10 %
    Amorfa: 0 %
    Vacuolizado: 0 %
    Macrocefálico: 0 %
    Microcefálico: 15 %
    Alterações de Peça Intermediárias
    Dobrada: 5 %
    Grossa: 0 %
    Fina: 0 %
    Inserção anômala: 0 %

    me ajude posso ter filho naturalmente e tem remedios que melhorem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acredito que sim, mas o médico vai ter que avaliar a causa para poder definir o tratamento adequado.

      Excluir
  12. Ola td bem fiz meu espermograma mim ajudem não sei oq significa

    Aspecto: opalescente
    Cor: branco-opaco
    Volume:3,9 ml
    Viscosidade:normal
    PH:8,0

    Numero de espermatozóides: 30 milhões/ml

    Motilidade:

    I-Rapidos com progressão linear:66%
    II-lentos ou não linear:.......:08%
    III-Nao progressivo:...........:10%
    IV-imovel:.....................:16%

    Morfologia:
    Normais.........................:63%
    Anomalia de cabeça..............:13%
    Anomalia de peça intermediária..:08%
    Anomalia de cauda...............:16%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não sei qual o motivo que o médico solicitou o exame, mas me parece tudo normal.

      Excluir
  13. anderson 7 de dezembro 2015 em 12:40 pm 

    volume 3.5 me
    cor. branco opalescente
    viscosidade nula
    ph:7,5
    número por me. 1.562.500
    número por volume.5.468.750

    motilidade após 1 hora 34 porcento
    vitalidade após 1 hora. 33 porcento
    vitalidade após 3 hora 30 porcento
    vitalidade após 7 há 28 porcento
    vitalidade após 24 hrs 14 porcento
    morfologicamente normais 82 porcento
    redondos 3 porcento
    microcefalos alfinetes 4 porcento

    obs auto liquefacao em 1 hora
    raras células da espermiogenese
    raros leucócitos raros hemacia


    la me ajude por favor posso ter filhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson, a quantidade está em abaixo do normal, é preciso levar para um bom urologista avaliar, com a identificação das causas ele vai poder indicar um tratamento para melhorar a fertilidade.

      Excluir
  14. 56

    ESPERMOGRAMA Valor de referência
    Volume: 3,0 mL Normospermia.: Superior a 1,5 mL
    Aspermia.....: Ausência de ejaculação
    Hipospermia..: Inferior a 1,5 mL
    Hiperespermia: Superior a 5,0 mL
    Cor: Branco Opaco Branco opaco
    pH: 8,0 Superior a 7,2
    Viscosidade: Normal Normal
    Aspecto: Homogêneo
    Liquefação: 40 minutos 15 a 60 minutos
    Número de espermatozóide: 5.000.000 /mL Normozoosperma: Superior a 15.000.000/mL
    Oligozoosperma: Inferior a 15.000.000/mL
    Azoospermia...: Ausência de espermatozóide
    Polizoospermia: Superior a 200.000.000/mL
    Motilidade
    Grupo A: 20 %
    Grupo B: 30 %
    Grupo C: 10 %
    Grupo D: 40 % Normal:
    Superior ou igual a 50% de categorias A+B+C
    Superior ou igual a 32% de categorias A+B
    Astenozoospermia: Superior a 50% para a categoria D
    Categoria A: Progressão linear rápida
    Categoria B: Pogressão linear lenta ou não linear
    Categoria C: Motilidade não progressiva
    Categoria D: Imóveis
    Morfologia
    Normais: 45 % Normal: Superior ou igual a 4%
    Teratozoospermia: inferior a 4%
    Gerente Produção Diretor Geral Responsável Técnico
    Unidade Análises Clínicas
    Dr. Antônio Fabbron Junior
    CRM-SP 38.739
    Dr. Fabiano Mateus
    CRF-PR 17.081
    Dr. Carlos Alberto Mayora Aita
    CRM-PR 22.323
    Responsável Técnica


    ola desde ja agradeco a ajuda
    quando se fala categoria a b c elas sao somadas juntas ou separadas e o que que dizer vitalidade 75 porcento peço que observe e me explique por favor sao muitas duvidas posso ter filho naturalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, as categorias são somadas, como indicadas no valor de referência, no caso do teu exame é 60%.
      A vitalidade são os espermatozóides vivos, do total são 75% vivos.
      A quantidade, como coloquei acima está abaixo do normal, então as chances de gravidez caem bastante, é importante levar para o urologista avaliar e diagnosticar o problema, para indicar o tratamento.

      Excluir
  15. Me ajude, não entendo o resultado do meu marido, ele fez vasectomia a dois meses e agora o resultado do espermograma deu tudo normal e no final escrito: presença de 20 espermatozóides imóveis para 0,2ml
    O que isso quer dizer ?
    Deu certo a cirurgia ele ja esta esteril ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, existem alguns espzs vivos, mas que não se movem, me parece q deu certo sim, mas é importante o médico dele ver o exame e avaliar.

      Excluir
  16. olá
    poderia me ajudar com esse espermograma ?

    Valor encontrado: Valor de referência

    Volume : 4,6 ml - De 2 a 4 ml
    Cor : Branco opalescente - Branco opalescente
    Viscosidade : Nula - Media
    Ph : 7,5 - De 7,5 a 8,5

    Nº por ml : 9.375.000 - 40 a 100 milhões
    Nº por volume: 43.125.000 - 100 a 400 milhões

    Motilidade após 1 hora : 52 % - Acima de 60% moveis
    Vitalidade após 1 hora : 50 % - Acima de 60% vivos
    Vitalidade após 3 horas : 40 % - Acima de 50% vivos
    Vitalidade após 7 horas : 38 % - Acima de 40% vivos
    Vitalidade após 24 horas : 19 % - Acima de 15% vivos
    Morfologicamente normais : 78% - Acima de 80%
    Macrocéfalos (gigantes) : 3% - Até 2,5%
    Microcéfalos (alfinetes) : 6% - Até 2,5%
    Obs.: Auto liquefação em 1 hora
    Raras células da espermiogênese
    Raros leucócitos e raras hemácias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, existem algumas alterações, principalmente na quantidade, o teu médico deve pedir alguns outros exames para diagnosticar e poder indicar o melhor tratamento.

      Excluir
  17. Olá boa noite já fiz dois exames de espermograma e os dois deu o mesmo resultado, o médico receitou passar pela cirurgia de variscocele, mas aqui e muito caro. Veja o resultado do espermograma e me de uma dica por favor.
    Volume : 5,5
    Cor: Branco opaco
    Cheiro: Normal
    Viscosidade: Diminuída
    PH: 8.3
    Liquefacao: 1 hora
    Espermatozóides por ml: 8 milhoes
    Contagem total: 44 milhões
    Progressiva :32%
    Não pregressiva : 25%
    Imovel: 43%
    Vitalidade : 51%
    Normais.: 51%
    Anomalia de cabeça: 30%
    Anomalia de seguimento:10%
    Anomalia de cauda% 8%
    Gametos imaturos: 1%
    Leococitos : 600
    Hemacias 250

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não sei qual a tua cidade, mas eu te sugeriria verificar programas de baixo custo e até fazer uma 2a avaliação. Uma dica, não que vá resolver, mas que pode talvez ajudar um pouco são vitaminas, como o ácido fólico, vitamina E e Zinco.

      Excluir
  18. Podem m dizer se deu bom?

    A Valores obtidos Tempo de abstinência...............: 6 Medicação atual....................: NÃO Quadros febris.....................: NÃO Dias 2. FASE ANALÍTICA -EXAME MACROSCÓPICO. Tempo de duração do coágulo........: 20 Minutos Liquefação.........................: SECUNDÁRIA Aspecto após liquefação............: HOMOGÊNEO Cor................................: BRANCO OPALESCENTE Odor...............................: NORMAL Viscosidade........................: NORMAL Consistência.......................: NORMAL pH.................................: 8,0 Volume ejaculado...................: 5,0 EXAME MICROSCÓPICO. mL. Contagem de espermatozóides por mL.: 194.000.000 Espermatozóides no ejaculado.......: 970.000.000 Motilidade progressiva (a+b).......: 58 % Total de formas móveis (PR+NP)...: 60 % de formas vivas (eosina 0,5%)....: 60 % % % Aglutinação........................: AUSENTE ELEMENTOS CELULARES: Leucócitos.........................: * Hemáceas...........................: * Espermatócito I....................: * Espermatócitos II..................: * Espermátides.......................: * Total de células imaturas..........: * Morfologia estrita (seg. Kruger)...: 7%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, em relação a fertilidade me parece normal, mas é importante o urologista avaliar, pois conhece teu quadro.

      Excluir
  19. Olá. Meu nome é Jéssica. Queria saber se o exame do meu marido está bom pois estamos tentando engravidar...

    EXAME FÍSICO

    Volume: 3,3mL

    Liquefação: 12 minutos

    pH: 7,8

    Cor: creme-pérola

    Filancia: NORMAL

    viscosidade: NORMAL

    CONCENTRAÇÃO

    Nr.de Espermatozóides por ml: 54 milhões

    Nr.de Espermatozóides/ejaculado: 178,2 milhões

    VITALIDADE

    Vivos na 2ª hora: 96%

    MOTILIDADE

    Móveis na 2ª hora: 90%

    CLASSIFICAÇÃO DA MOTILIDADE

    MP-Motilidade progressiva 58%

    NP-Motilidade não progressiva 32%

    IM-Imoveis 10%

    ELEMENTOS AGREGADOS

    Cristais: 0

    Hemácias: 0

    Fungos: 0

    Trichomonas: 0

    Aglutinação Espermática: 0

    Células Epiteliais Planas: 0

    Células Redondas: 50.000/ml

    Diferenciação:

    Peroxidase Positivas = 1%(Leucócitos)

    Peroxidase Negativas = 99%

    Frutose: -mg%
    Ácido cítrico: -mg%
    Glicerilfosforilcolina: -mg%
    Fosfatase ácida: -Ul/mL

    Azul de Anilina

    Corados -%
    Não corados -%

    ANÁLISE MORFOLÓGICA

    O.M.S Normais: 22%
    Anormais: 78%

    KRUGER Normais: -%
    Ligeiramente Amorfos -%
    Amorfos: -%

    ANOMALIAS NA CABEÇA

    Piriformes: 8%

    Afilados: 4%

    Amorfos: 56%


    Anomalias da Peça Intermédiaria

    Implantação anormal: 10%

    Gota citoplasmática: 8%

    Anomalias de cauda: 12%

    Cauda enrolada: 2%


    AGRADEÇO DES DE JÁ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Jéssica, o resultado parece normal, mas é importante ser analisado pelo médico urologista. Talvez alguma vitamina pra dar uma forcinha a mais na morfologia (formato).

      Excluir
  20. Estou gravida e meu parceiro fez o espermograma e deu acima de 30%normais conclusão menos de 74%vivos na 1hora menos 50%moveis e progressivos isso pode acontecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso avaliar o exame completo, mas se havia espzs vivos e móveis progressivos, existe chance de gravidez.

      Excluir
  21. Boa tarde meu marido fez o espermograma após seis meses da cirurgia de vasectomia e todos os resultados dão *% e no final do exame está escrito ausência de espermatozóides após centrifugação desta amostra.minha dúvida é esse *% significa que realmente não encontra mais espermatozóides? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pelo que sei sim, mas o melhor é levar para o médico avaliar.

      Excluir
  22. Bom gostaria de saber se tem algum problema no espermograma do meu marido.

    Volume...........................: 5,5 mL Maior ou igual a 1,5 mL
    Aspecto..........................:Opalescente Opalescente
    Viscosidade......................:Normal
    Cor..............................:Amarelo -
    esbranquiçado
    pH...............................: 8,5
    Liquefação.......................:Menor que 30
    minutos
    Abstinencia......................: 05 dias 2 a 7 dias

    AVALIAÇÃO MICROSCOPICA
    Concentração/mL.................: 74,0 milhões/mL > ou = a 15 milhões/mL
    Concentração total..............: 407,00 milhões > ou = a 39 milhões
    Motilidade Total.......................: 71 % valor referência > ou = a 40 %
    Espermatozoides moveis progressivos....: 45 % > ou = a 32 %
    Espermatozoides moveis não progressivos: 26 %
    Espermatozoides imoveis................: 29 %
    Total de espermatozoides moveis progressivos/mL.: 33,30 milhões
    Total de espermatozoides moveis/amostra.........: 288,97 milhões

    MORFOLOGIA
    Normais.............................: 03 % valor referência > ou = a 4 %
    Micros..............................: 00 %
    Megalos.............................: 00 %
    Piriformes..........................: 04 %
    Tappering...........................: 00 %
    Amorfos.............................: 64 %
    Bicefalos...........................: 00 %
    Acefalos............................: 01 %
    Globocitos..........................: 00 %
    Peça Intermediaria..................: 14 %
    Cauda...............................: 13 %
    Vacuolo.............................: 01 %
    Células Redondas não diferenciadas..: 600.000 cels/mL

    TESTE DE ENDTZ
    TESTE DE EOSINA
    Vivos..............................: 80 % Normal > 58 %
    Mortos.............................: 20 %
    O TESTE DE ENDTZ SERA REALIZADO SE O NÚMERO DE CÉLULAS REDONDAS FOR MAIOR QUE 1 MILHAO/ML
    FRUTOSE QUALITATIVA..............: Positiva
    Líquido Seminal Método: Colorimétrico Líquido Seminal
    Valor de Referencia:
    Positiva


    Mto obrigada. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fan, a morfologia está abaixo do mínimo, ou seja, o formato dos espermatozóides está na grane maioria anormais. É importante levar para um bom urologista ou especialista avaliar.
      Abs,
      Alê

      Excluir
  23. Olá Bom dia.... estou realmente confusa... meu esposo fez dois espermogramas solicitado pelo meu médico para estudar a infertilidade do casal, somos tentantes a 3 anos e nada... descobri focas de endometriose a poco tempo que ainda estou em fase de pesquisa... mais oque mais esta nos deixando com a pulga atras da orelha são as variações do exame do meu esposo... o primeiro foi feito em FEV/2016 e o segundo em Julho/2016, pode me ajudar a entender a se é possivel acontecer tamanha varianção em tão pouco tempo?acha necessário um terceiro exame?

    ESPERMOGRAMA
    Resultado Valores de Referência:
    Macroscopia
    Volume : 2,6 mL 1,5 a 7 mL
    Liquefação : Total até 60 minutos
    Viscosidade : Normal normal
    Cor : Branco Opalescente branco opalescente
    Aspecto : Homogêneo homogêneo
    Odor : Sui Generis sui generis
    pH : 8,0 7,2 a 8,2
    Microscopia
    Nº de espermatozóides : 130.000.000 >= 15 milhões/mL
    Nº de espermatozóides/vol.ejaculado : 338.000.000 /mL > 39.9 milhões
    Leucócitos : 800 /mm3 < 1.000/mm3
    Eritrócitos : Ausentes /mm3 < 1.000/mm3
    Obs: : Morfologia
    Normais : 30 % > 70 %
    Fusiformes : 09 % <= 10 %
    Bicéfalos : 00 %
    Macrocéfalos : 03 %
    Microcéfalos : 00 %
    Anormalidade de peça intermediária : 19 %
    Anormalidade da cauda : 28 %
    Amorfos : 04 %
    Imaturos : 00 %
    Piriformes : 11 %
    Motilidade
    Progressiva (PR) : 53 % >= 32 %
    Não progressiva (NP) : 35 %
    Imóveis (IM) : 12 %
    Total de formas móveis (PR + NP) : 88 % >= 40 %
    Obs: : Vitalidade
    *
    Espermatozóides vivos : %
    > 75 %
    Obs:* teste realizado quando houver mais de 50% de Espermatozóides imóveis
    Presença de aglutinação de espermatozoides.
    Método : manual de acordo com as normas e referências da OMS (WHO laboratory manual
    for the examination of human semen and spermcervical
    mucus interation.5ª Ed,2010 )
    Material : Esperma
    Assinado eletronicamente por: Dra. Elaine V. dos Santos CRBIO: 68277

    ResponderExcluir
  24. Segue o Segundo...

    ESPERMOGRAMA

    Resultado: Valores de Referência:

    Análise Físico-química

    Volume : 2,5 2 a 5 mL
    Cor : Perolado Cinza-opalescente
    Aspecto : Homogêneo Homogêneo após liquefação
    Viscosidade : Normal Normal
    pH : 8,1 7,2 a 8,2
    Liquefação : 10 minutos 5 a 30 minutos

    Contagem Global


    Nº Espermatozóides/mL : 16.240.000 Superior a 20.000.000 /mL
    Nº no total/ ejaculado : 40.600.000 Superior a 40.000.000 /mL


    Morfologia dos espermatozóides

    Espermatozóides Normais: 79 % Acima de 30 %
    Defeituosos na cabeça: 10 %
    Defeituosos na peça intermediária: 1 %
    Defeituosos na cauda : 10 %
    Excesso de resíduo citoplasmático: 0 %

    Motilidade espermática
    Tipo A: Espermatozóides móveis com progressão rápida: 38 % Tipos A + B > 50%
    Tipo B: Espermatozóides móveis com progressão lenta : 5 %
    Tipo C: Espermatozóides móveis porém sem progressãos: 23 %
    Tipo D: Espermatozóides imóveis: 34 %

    Espermocitologia

    Espermatócitos( em relação ao número de esperamtozóides): 1 % Até 1 %
    Espermatides ( em relação ao número de esperamtozóides): 2 % Até 3 %

    Leucócitos: Não observados Inferior a 1 milhão/mL

    Método :Estudo Físico-químico e Morfológico do Esperma / Microscopia Direta

    Assinado eletronicamente por: Dr. Wilson Mauricio Decoussau - CRBM 1979

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é possível variações grandes, 3 meses podem fazer diferença para o homem, se por exemplo, houver uma infecção, ou algum outro problema, ou mesmo variações entre laboratórios, dias de abstinência antes do exame. Como a quantidade deu abaixo de 20 milhões e a motilidade (movimentação) tb deu alterada, é possível que o médico peça outros exames, como hormonais, e que o exame seja repetido daqui uns 3 meses. Enquanto isso ele pode indicar um complexo de vitaminas, se nada for detectado.

      Excluir
  25. Boa tarde gostaria de saber se estar ok

    ESPERMOGRAMA
    (ESPERMA) data de coleta
    Resultado: Valores de Referência:
    ANÁLISE FÍSICA
    Volume.................: 1,9 mL 2 a 5 mL
    Cor....................: Branco opalescente Branco Opalescente
    Aspecto................: Homogêneo Homogêneo
    Viscosidade............: NORMAL Normal
    pH.....................: 8,0 7,2 a 8,0
    Autoliquefacão.........: 38 Minutos
    CONTAGEM GLOBAL
    Nº Espermatozóides.....: 35200000 /mL Superior a 15.000.000/mL
    Nº no total/ejaculado..: 66880000 /mL Superior a 40.000.000
    MOBILIDADE
    Após 2 horas: Progressão rápida...: 70 % Superior a 60%
    Progressão lenta....: 10 %
    Não progressivos....: 10 %
    Imóveis.............: 10 %
    Após 6 horas: Progressão rápida...:60 % Superior a 60%
    Progressão lenta....:05 %
    Não progressivos....:05 %
    Imóveis.............: 30 %
    MORFOLOGIA
    Espermatozídes Normais............: 79 % Acima de 70%
    Defeituosos na cabeça.............: 10 %
    Defeituosos na peça intermediária.: 07 %
    Defeituosos na cauda..............: 03 %
    Gota citoplasmática...............: 01 %

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, analisando pelos parâmetros de referência da OMS, me parece tudo normal, mas é importante levar ao médico para que ele avalie.

      Excluir
  26. Olá fiz dois espermograma um deu 6 milhões de espermatozoides e o outro 5 milhões em um a mobilidade e vitalidade estão Boa ja no outro que fiz da dando 98 porcento anormais mas ja tava tomando as vitaminas que o medico passo passei no reproducao humana e o doutor disse que a qualidade esta boa so a quantidade que ta pouca devo fazer o espermograma sempre no msm lugar

    ResponderExcluir
  27. Concentracao de esp moveis pr mais np 71, 0
    Concentração de esp moveis 4; 26 milhões
    Concentração de esp progressivos 4; 08 milhões
    espermatozoides normais (krugrer )2. 0
    Espermatozoides anormais 98; 0
    amorfos 85%

    ResponderExcluir
  28. Oque significa desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, só o médico vai poder saber exatamente o que está acontecendo, principalmente porque é preciso avaliar a causa das alterações para fazer essa avaliação, pois conforme for tb, só vitaminas podem não ajudar.

      Excluir
  29. ESPERMOGRAMA
    Material: SEMEN
    Metodo: Microscopia/Camara Horwell/Coloracao Papanicolaou
    ABSTINENCIA SEXUAL 4 dias
    ASPECTO Opalescente
    VOLUME 1.5 mL
    pH 8.0
    TEMPO DE LIQUEFACAO Inferior a 30 minutos
    VISCOSIDADE Normal
    AGLUTINACAO Ausente
    Valor de referência: Aspecto: opalescente pH: 7.2 a 8.0 Viscosidade: normal
    Volume: acima de 1.5mL Liquefacao: inferior a 30 min Aglutinacao: ausente
    ESPERMATOZOIDES 13.000.000 /mL
    ESPERMATOZOIDES NO EJACULADO 19.500.000
    Valor de referência: Espermatozoides: maior ou igual a 15.000.000/mL
    Espermatozoides no ejaculado: maior ou igual a 39.000.000 no volume total
    LEUCOCITOS 400.000 /mL
    Valor de referência: Ate 1.000.000 /mL
    VITALIDADE ESPERMATICA
    ESPERMATOZOIDES VIVOS 60 %
    ESPERMATOZOIDES MORTOS 40 %
    Valor de referência: Espermatozoides vivos : superior a 58%
    Espermatozoides mortos: inferior a 42%
    MORFOLOGIA ESTRITA DE KRUGER
    ESPERMATOZOIDES NORMAIS 11 %
    ESPERMATOZOIDES ANORMAIS 89 %
    DEFEITOS DE CABECA 80 %
    DEFEITOS DE PECA 6 %
    DEFEITOS DE CAUDA 3 %
    Valor de referência: Maior ou igual a 4% de espermatozoides normais
    TESTE DE HIPOOSMOLARIDADE 69.0 % memb. integra
    Valor de referência: Superior a 60 % de espermatozoides de membrana integra
    MOTILIDADE
    IMOVEL 40.0 %
    NAO PROGRESSIVA (NP) 31.0 %
    PROGRESSIVA (PR) 29.0 %
    Valor de referência: PR: maior ou igual a 32% ou PR+NP: maior ou igual a 40%
    *Os VRs seguem as recomendacoes da OMS 5 edicao, 2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, as quantidades estão um pouco abaixo do normal e a motilidade (movimentação) tb, possivelmente o médico pode pedir mais algum exame para avaliar melhor, se o caso da avaliação for fertilidade.

      Excluir
  30. Bom dia, fiz meu exame para avaliação de Fertilidade e gostaria de saber como está o resultado, Obrigado.

    ESPERMOGRAMA

    EXAME MACROSCÓPICO
    VOLUME ............................ 3.4
    ASPECTO ...........................Opalescente
    VISCOSIDADE .......................Normal
    PH ................................7.8
    AUTOLIQUEFAÇÃO ....................Completa
    * AUTO LIQUEFAÇÃO DEVERÁ SER COMPLETA EM ATÉ 2 HORAS
    EXAME MICROSCÓPICO
    ESPERMATOZÓIDE POR mL .............19.200.000
    TOTAL NO VOLUME EJACULADO .........65.280.000
    MOBILIDADE
    GRAU DE MOBILIDADE ESPERMÁTICA .... 60
    MOBILIDADE ESPERMÁTICA ............4º Tipo e raros do 3º Tipo
    ÍNDICE DE MOTILIDADE ..............0.3
    VITALIDADE
    MORTOS ............................40
    EXAME MORFOLÓGICO
    MORFOLOGIA NORMAL ................. 80
    MEGALOSPERMA ......................6
    MICROESPERMA ...................... 2
    OVÓIDE ............................4
    BICEFÁLICO ........................ 2
    AMORFO ............................ 6
    LEUCÓCITOS ........................ 560
    HEMÁCIAS .......................... 0
    Método: MICROSCOPIA
    Material: ESPERMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, me parece normal, talvez o médico indique algumas vitaminas para aumentar um pouco a vitalidade.

      Excluir
  31. Dr. bom dia. Abaixo alguns resultados, poderia por favor verificá-los. Apenas lembrando que fui diagnosticado com um pequeno cisto simples no epidídimo direito e varicocele grau 1 no esquerdo. Alguns valores estçao em desconformidade. Há algum problema mais sério que impeça ter filhos, ou que precise de tratamento imediato.

    PROPRIEDADES FISICAS E QUIMICAS

    VOLUME ENVIADO
    :3,3 mL

    Valores de Referencia: 2mL - 5mL/ ejaculado

    AVALIACAO DO PH
    :8,0

    Valores de Referencia: 7.0 a 7.8

    COR
    :BRANCO OPACO.

    Valores de Referencia: Branco opaco a cinza claro e amarelado

    VISCOSIDADE
    :NORMAL

    Valor de Referencia: Normal

    DURACAO DA COAGULACAO
    :60 min

    Valores de Referencia: Ate 30 minutos

    LIQUEFACAO PRIMARIA
    :AUSENTE.

    Valor de Referencia: Ausente

    LIQUEFACAO SECUNDARIA
    :PARCIAL

    Valor de Referencia: Presente

    AVALIACAO AUTOMATIZADA

    CONTAGEM GLOBAL
    :121.6 milhoes/mL

    Valores de Referencia: > 20 milhoes/mL

    CONTAGEM DE ESPERMATOZOIDES NO EJACULADO
    :401.28 milhoes/ejaculado

    Valores de Referencia: > 40 milhoes/ejaculado

    AVALIACAO DA MOTILIDADE

    IMOVEIS
    :53 %
    LENTOS
    :12 %
    MODERADOS
    :6 %
    RAPIDOS
    :29 %

    MOVEIS PROGRESSIVOS
    :8 %

    ANALISE DA TRAJETORIA

    VELOCIDADE CURVILINEA
    :62,7 mcm/seg

    Valores de Referencia: > 42 mcm/seg

    VELOCIDADE EM LINHA RETA
    :30,1 mcm/seg

    Valores de Referencia: > 28 mcm/seg

    VELOCIDADE MEDIA DE PROGRESSAO
    :43,0 mcm/seg

    Valores de Referencia: > 33 mcm/seg

    FREQUENCIA DE OSCILACAO
    :16,4 Hz

    Valores de Referencia: 8.0 a 14.0 Hz

    LINEARIDADE
    :49 %

    Valores de Referencia: > 60 %


    CONTAGEM DE HEMACIAS
    :0 /mm3

    Valores de Referencia: Ate 250/mm3

    CONTAGEM DE LEUCOCITOS
    :0 /mm3

    Valores de Referencia: Ate 1000/mm3

    ANALISE MORFOLOGICA DOS ESPERMATOZOIDES

    ALTERACOES DA CABECA
    :8 %
    ALTERACOES DA PECA INTERMEDIARIA
    :13 %
    ALTERACOES DA CAUDA OU FLAGELO
    :15 %
    GOTAS CITOPLASMATICAS
    :1 %
    NORMAIS
    :63 %

    Valores de Referencia: normais > 30 %

    MORFOLOGIA DAS CELULAS DA ESPERMATOGENESE

    Contagem em 100 espermatozoides

    ESPERMATIDE
    :0 %

    Valores de Referencia: Ate 3 %

    ESPERMATOCITO
    :0 %

    VITALIDADE

    FORMAS VIVAS
    :57 %

    Valores de Referencia: > 70 %

    TESTE HIPOSMOTICO OU SWELLING TEST
    :28 %

    Valores de Referencia: > 59 %

    AVALIACAO MICROSCOPICA

    CONTAGEM DE HEMACIAS
    :0 /mm3

    Valores de Referencia: Ate 250/mm3

    CONTAGEM DE LEUCOCITOS
    :0 /mm3

    Valores de Referencia: Ate 1000/mm3

    ANALISE MORFOLOGICA DOS ESPERMATOZOIDES

    ALTERACOES DA CABECA
    :8 %
    ALTERACOES DA PECA INTERMEDIARIA
    :13 %
    ALTERACOES DA CAUDA OU FLAGELO
    :15 %
    GOTAS CITOPLASMATICAS
    :1 %
    NORMAIS
    :63 %

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, só esclarecendo, eu não sou médica, apenas por passar por dificuldades para engravidar passei a pesquisar e tentar aprender mais sobre o assunto. No caso desse exame, a minha análise é baseada nos valores de referência e no que aprendi sobre o assunto. Então de modo algum substitui a avaliação do seu médico.
      Bom, olhando o que vc relatou do resultado, me parece que não há impeditivo para engravidar, as quantidades totais estão muito boas, mas por haver essas alterações pode não ser tão rápido.
      O médico possivelmente deve ter te dado algumas vitaminas e te orientado quanto a tratamentos, acho que as vitaminas podem contribuir mais de imediato dando uma ajudinha.
      Alê

      Excluir
  32. Fiz vasectomia a 80 dias. Realizei o espermograma e deu azoopermia mas indicou leucócitos no semen. Será que há infecção? Será que necessito realizar mais exames para garantir?
    Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Odair, só se houver mais de mil por ml, mas sempre bom levar ao médico analisar, às vezes pode ainda desenvolver uma infecção, se está próximo a esse valor.

      Excluir
  33. Boa noite tudo bem?
    Fiz um espermograma com morfologia de kruger e deu maior que 4% sendo esse meu numero de 7%, ele me disse estar normal, porém achei o numero baixo.... o que eu posso fazer ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim o valor é considerado normal. Vc pode conversar com o médico sobre a sua preocupação, fazer uma avaliação mais detalhada, se as quantidades estiverem baixas. Se vc está preocupado com a fertilidade, pode verificar com o médico para fazer outros exames, como hormonais.

      Excluir
  34. Muito obrigado pela rápida resposta... estarei procurando um outro profissional para talvez mais exames e ou voltarei no mesmo...

    att

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde, tudo bem?
    Pesquisando sobre resultados de espermograma, achei seu blog.
    Meu esposo fez uma cirurgia de varicocele novembro de 2016.
    O primeiro espermograma após a cirurgia deu muito pouco espermas vivos e morfologia Kruger 0%
    O segundo exame deu um pouco a mais e morfologia Kruger 2%
    Este ultimo me parece que não fizeram a contagem de Kruger, pois foi feito em um hospital público.
    Gostaria de saber se há chance de uma gravidez de forma natural??

    VOLUME: 3,5
    COR: Oplascente
    VISCOSIDADE: Normal
    PH: 7,5
    Nº ESPERMATOZOIDES POR ML: 1156000
    MÓVEIS DIRECIONAIS RÁPIDOS: 60%
    MÓVEIS DIRECIONAIS LENTOS: 3%
    MÓVEIS NÃO DIRECIONAIS: 7%
    IMÓVEIS: 30%
    VITALIDADE: 70%
    MORFOLOGIA
    OVAIS: 55%
    REDONDOS: 5%
    MACRO: 6%
    MICRO: 9%
    DUPLO: 1%
    FUSIFORMES: 16%
    LEUCÓCITOS: 4%
    ERITROCITOS: 1%
    ESPERMATIDES: 3%

    Poderia me ajudar se este exame está ok e se há possibilidades de eu engravidar naturalmente?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me parece que tem chances sim, a quantidade por ml está bem alta e o percentual de móveis tb. Acho que o melhor é levar o exame para o médico reavaliar.

      Excluir
  36. Muito bom esse blog

    ResponderExcluir
  37. Meu esposo fez o exame só que na parte de vitadilidade n veio nenhum numero. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, é importante levar para o urologista avaliar todos os itens, pode ter algum problema na produção ou no transporte.

      Excluir
  38. Boa noite!
    Esse é o resultado do meu esposo..O que acha? Meu sonho ser mãe, a muito tempo tentando ..Também estou tratando endometriose. Mas não perco a fé do que Deus me colocou no coração!

    Cor Amarelo Escuro Branco Opalescente
    Odor Característico Característico
    Reação Alcalina pH 8,0 Superior a 7,2
    Tempo de Liquefação Superior a 30 min Inferior a 20 min
    Volume 4,5 mL Superior a 1,5 mL
    Viscosidade Aumentada Média
    Concentração de espermatozóides/mL 5,0 Milhões/mL Superior a 15,0 Milhões/mL
    Número de espematozóides/ejaculação 22,50 milhões Maior ou igual a 39,9 milhões
    Vitalidade 1ª hora 50 % Superior a 40 %
    MOTILIDADE:
    Grau A motilidade prog., rápida e linear 26 % Soma dos Graus (A+B) >= 32%
    Grau B motilidade prog., lenta, linear ou não 18 %
    Grau C motilidade não progressiva 6 %
    Grau D imóveis 50 % Inferior a 60 %
    Índice de Motilidade 78 (III x 26)
    MORFOLOGIA SEGUNDO CRITÉRIO DA OMS:
    Ovais (normais) 83 % Acima de 30% com Morfologia normal
    Fusiformes 4 %
    Cabeça redonda 1 %
    Bicefálicos 0 %
    Macrocefálicos 0 %
    Microcefálicos 10 %
    Amorfos 2 %
    Morfologia estrita (critérios de Kruger) 12 % Maior ou igual a 4%
    OUTROS ELEMENTOS DO EXAME A FRESCO:
    Células Raras /campo
    Leucócitos 3 /campo
    Hemácias 2 /campo
    Presença de coágulos após 30 minutos.
    Vitalidade confirmada com método supra-vital eosina Y a 5%
    Fonte: Strict criteria (Kruger, T.F & Cols. Urology, 30:248, 1987)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi a concentração e quantidade estão um pouco abaixo do ideal, o melhor é levar para o médico avaliar. Acho que não é grave, mas identificar e tratar vai aumentar mais as chances de vcs.
      bj,
      Alê

      Excluir
  39. Bom dia meu nome é Camila meu esposo feis o espermograma esse foram os resultados
    Volume 2,4 v. R 2a5 ml
    Cor Branco opaco
    Viscosidade Normal
    Liquefação 17min v. R: ate 30 min
    PH 8,0 V. R 7,5 a 7,8
    N° espermatozoides/ml 14milhoes/ml V. R acima de 20milhoes/ml
    N° espermatozoides/Ejeculado mobilidade 34milhoes
    Móveis 49℅ V. R acima 70%
    Imóveis 51%
    Viabilidade morfologia 50%
    Normais 64%
    Anormais 36%
    Algum poblema que impede uma gravidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Camila, me parece que existem algumas alterações discretas como o ph um pouco acima, a quantidade por ml e a motilidade, movimentação. o médico deve avaliar o exame e orientar vcs, talvez indique vitaminas.

      Excluir
  40. Olá meu esposo fez espero grama e deu 2,0 valor de referência 3 a 5 e na observa deu contagem direncida pelo baixo volume de espermatozóides no ejaculado oq pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc não colocou que item deu abaixo, imagino que o volume, o que pode ter interferido na contagem tb, mas pode ser algum caso de azoospermia, quando o nro de espermatozóides é muito baixo. É importante levar para um bom urologista avaliar, possivelmente ele deve pedir exames complementares para avaliar.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.