'Relaxa que você engravida!' Qual treinante já não ouviu essa?!

Qual a tentante que já não ouviu algo do tipo ‘relaxa que você engravida’?! Fala sério, acho que uma das coisas que a gente mais houve. A foto é linda, mas a realidade nem sempre. Enfim, afinal, por que se fala tanto nisso?! Por causa da ‘bendita’ ansiedade, aquela que nos persegue e já é quase uma companheira de treinos.

E será que a ansiedade pode atrapalhar a fertilidade?! Pelo que leio e vivencio, infelizmente sim, e pode atrapalhar bastante. Mas até aí tudo bem, é algo meio óbvio que o emocional tem uma grande influência sobre a nossa saúde física. Só me explica, como não ficar ansiosa?! Como?! Isso, realmente, acho que é quase impossível para uma tentante, só se conseguiu logo no 1o ou 2o ciclo, ou então é muito zen, tem controle emocional, não sei! O que sei é que não temos um botão liga e desliga de ansiedade e pronto, resolvido! 
Bom, de todos meus esforços, vou colocar algumas dicas que acho que podem ajudar a controlar um pouco essa tal ansiedade: 
  • Praticar alguma atividade física, além de ser bom para a saúde, ajuda a aliviar as tensões e o estresse. Não sei vocês, mas quando estou fazendo uma atividade física parece que meu cérebro se esvazia.
  • Evitar contar que vocês estão querendo engravidar, pois as pessoas sabendo vão perguntar e isso acaba sendo mais uma fonte de pressão. Pois é, o problema muitas vezes é que a gente se empolga quando decide, acha que vai ser logo, e conta, bom aí o jeito é dar a real mesmo, pelo menos, foi a saída que encontrei, algo do tipo ‘infelizmente não está sendo tão rápido como gostaríamos, mas pode deixar que quando acontecer eu te conto’.
  • Namore sem compromisso! Sei, é muito complicado não ligar uma coisa na outra, mas a gente tem que tentar, o namorar aqui se refere a passear juntos, cutir um filminho, viajar, enfim aproveitar mais o relacionamento, que pode ficar bem abalado com toda essa pressão.
  • Procure atividades que ajudem a relaxar, que você goste, uma massagem terapêutica, um bom livro, conversa com amigos, uma dança, …
  • Evite pensamentos negativos do tipo ‘todo mundo engravida, menos eu’, ‘acho que nunca vou conseguir’, ‘vou desistir’, … Tem épocas que a gente faz isso, eu sei, eu tb já pensei isso, mas nessas horas e respirar fundo e tentar afastar esse tipo de pensamento, pois não ajuda em nada, pelo contrário.
  • Tente evitar situações de estresse e diminuir as que existem no seu dia-a-dia.
  • Aprenda a respirar melhor, respirar fundo, aquela de encher os pulmões expirando pelo nariz e soltando com vontade pela boca, ajuda muito, principalmente naqueles momentos de crise, que você não está conseguindo relaxar de jeito nenhum.
  • Alimente-se bem, de forma saudável, evitar muito açúcar, fritura e cafeína nessa fase também pode ser uma boa, pois esses alimentos além de contribuir para o ganho de peso, fazem a gente ficar mais agitada.
  • Converse com o seu marido, divida esse momento, ouça o que ele sente, usem isso para crescer juntos, pois essa fase não é só da mulher, é do casal, e quanto mais vocês se fortalecerem e se apoiarem mais fácil vai ser passar por isso.
  • Fazer consultas regulares ao médico e expor suas dúvidas é sempre importante, se sentir bem acompanhada também é fundamental nessas horas. Estar com a fertilidade em dia já é um grande passo para conseguir, tirar aquele peso ‘será que tenho ou temos algum problema?!’. 

Mas então, o que fazer?! Amiga, solução mágica não existe, eu mesma com vários e vários ciclos de experiência controlo a minha a muito custo e mesmo assim, é inevitável não me pegar pensando algo do tipo "isso não tinha sentido antes, será?!”. Gente, é um esforço que as pessoas não tem noção, é você tentando fiscalizar seus próprios sentimentos e pensamentos, para tentar não pensar nisso, loucura! Essa é a vida de treinante! 


Se mesmo tentando de tudo, você perceber que está demais, que você não está conseguindo lidar com tanta ansiedade, converse com seu médico, talvez buscar uma terapia, afinal tratar do emocional também é muito importante e não desmerece ninguém, eu mesma fiz e recomendo!

Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade


P.S.: Se gostou do post compartilhe o link, mas se for copiar coloque a fonte com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar outras pessoas. Obrigada, Alê


Já curtiu nossa página no Facebook?! Passa lá é http://www.facebook.com/DaFertilidadeAMaternidade 

2 comentários

  1. Nossa, estou passando exatamente por isso.. Falei isso do botão semana passada!! Só Deus mesmo! Parabéns pelo blog, muito bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel, fase complicada, né?! Que bom que vc gostou, seja bem vinda! :)
      bj,
      Alê

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.