Amamentação: É preciso se preparar para amamentar? Quais os cuidados durante a gravidez?!


Uma dúvida bem comum durante a gravidez é se é preciso ou não preparar os seios para a amamentação. A maioria dos especialistas, pelo que tenho visto, dizem que sim, mas alguns dizem que é algo da natureza da mãe, que não é preciso nenhuma atitude antes do bebê nascer.

Eu acho que a gente pode dar forcinha, até por hábitos que podem prejudicar essa preparação natural, como usar hidratante nos bicos das mamas, o que não é indicado, pois os bicos precisam criar resistência e os cremes hidratantes podem deixar a pele mais fina e sensível a fissuras/rachaduras.

A melhor dica é lavar o bico apenas com água, sem sabonete, e evitar a hidratação, como coloquei acima, isso porque ele possui uma hidratação natural, ideal para amamentação e precisa ser preservada.

Pode ser usada também bucha vegetal durante o banho, massageando os bicos suavemente, para aumentar a resistência da pele. 

Também para aumentar a resistência da pele, você pode tomar banho de sol nas mamas, de 5 a 15 minutos por dia, ou usando uma lâmpada comum (banho de luz artificial).

Um outro hábito que já pode-se iniciar na gestação, é tomar mais água, durante à amamentação indica-se de 3 a 4 litros de líquido, para quem não tem o hábito de se hidratar é bem complicado começar de uma hora para outra, então vc pode começar a se habituar mais durante a gravidez, não precisa tomar tudo isso, mas cultive o hábito à hidratação.

Massagem nos bicos das mamas, pode ser uma boa alternativa para quem tem o bico invertido ou alguma outra alteração, segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e gire os dedos, como o movimento de aumentar o volume do rádio. O obstetra pode indicar tb o uso de conchas de amamentação específicas para a preparação, quando há problemas anatômicos.

Uma massagem que pode auxiliar na descida do leite é assim, segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento 5 vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na "descida" do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.

A alimentação é outra dica importante, tanto na gravidez, como no pós-parto e amamentação, procure se alimentar de forma mais saudável, evite gorduras, refrigerantes, diminua a ingestão de açúcar e cafeína, isso pode diminuir a incidência de cólicas no bebê, apesar de ainda haver bastante discordância entre os especialista que isso pode influenciar.

Um alerta, sempre converse com o seu obstetra antes de fazer massagens e usar produtos, pois o estímulo excessivo pode tb adiantar a hora do parto, por isso é muito importante sempre seguir as orientação do seu médico.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.