Uxi Amarelo e Unha de Gato: Benefícios para a Saúde e Fertilidade da Mulher!

Quando se fala em tratamentos naturais para a fertilidade, o uxi amarelo e a unha de gato são opções sempre citadas. Visto os resultados, que tem sido bem aparentes entre as mulheres que sofrem de problemas como cistos, miomas, problemas uterinos, ...

O uxi (Endopleura uchi) é uma árvore, também chamada de uxipuçu, encontrada no Pará e Amazonas. A casca do Uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas, ovário policístico, infecções urinárias.
A unha-de-gato (Uncaria tomentosa) é uma planta medicinal muito popular no Peru com propriedade antiinflamatórias. É uma trepadeira, que cresce, geralmente, apoiada em árvores. Seu nome popular foi inspirado na semelhança de seus espinhos com as unhas de um gato (nos Estados Unidos ela é conhecida como Cat's claw). Ela têm sido utilizada medicinalmente pelos índios a mais de 200 anos, utilizando para tratar asma, inflamações do trato urinário, para recuperação do parto, como purificador dos rins, para cura de ferimentos profundos, para artrite, reumatismo, para controlar inflamação, úlceras gástricas, tratar tumores, gonorréia, disenteria, diabetes, câncer do trato urinário feminino, hemorragias, irregularidades na menstruação, cirrose, febres, abscessos, gastrite, reumatismo, inflamações, para lavagem interna e dor óssea.

Pesquisas e Estudos

Pesquisadores italianos reportaram em um estudo in vitro, realizado em 2001, que a Unha de Gato inibi diretamente o crescimento celular do câncer de mama em 90%. Relatórios recentes das pesquisas de observação de Keplinger em pacientes com câncer recebendo a Unha de Gato concomitantemente com as terapias de câncer tradicionais como quimioterapia e radiação, reportaram menor efeitos colaterais comparado às terapias tradicionais (como queda de cabelo, perda de peso, náusea, infecções secundárias e problemas de pele).

Outra área significante de estudo têm focado as propriedades antiinflamatórias da Unha de Gato. Enquanto esteróides da planta (beta-sitosterol, stigmasterol, e campesterol) e princípios ativos antioxidantes (catequinas e procianidinas) encontrados na Unha de Gato são descritos com algumas destas propriedades; novos fitoquímicos chamados de glicosídeos ácidos quinóvicos (encontrados na casca e raízes) foram documentados por serem os antiinflamatórios mais potentes constituintes da planta. Este estudo e outros subseqüentes indicaram que a Unha de Gato (e especialmente seus glicosídeos) poderiam inibir a inflamação de 46% até 89% em vários testes in vivo e in vitro.

Estudos feitos pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão) indicam que a combinação de unha de gato com uxi amarelo, reduz em até 60% os sintomas da endometriose.

Chás de Unha de Gato e Uxi Amarelo

Os chás devem ser feitos separadamente, conforme segue:

Chá de uxi amarelo, ferva 2 colheres de sopa da casca, com 1/2 litro de água e tome em jejum.

Chá de unha-de-gato, ferva 2 colheres de sopa da planta ressecada em 1/2 litro de água e toma no final da tarde, antes do jantar.

Eles também são encontrados em cápsulas e pó, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

Fontes: http://www.naturalmeds.com.br, Bolsa de Mulher, http://www.chaecia.com.br

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

5 comentários

  1. Que legal, já tinha ouvido falar sobre esses chás e seus benefícios, muito bom ...

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive mioma, não conhecia esses chás e os benefícios. Às vezes a solução para evitar ou tratar certas coisas é mais simples do que imaginamos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu nunca tinha ouvido falar dessas "ervas"...bom saber!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa que diferente, nunca tinha ouvido falar. Não sei se tomaria, nem o tal chá de quebra pedras eu tomei quando estava com cólica de rim.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa leval msm oque vcs fazem as vezes as pessoas passam por tanta dificuldades e importante vcs fazerem essed video pra ensentivar pessoas que nao tem esperanca de ser mae um dia tudo é posi
    vel ao que crer

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.