Tira-dúvidas: grávida pode usar produtos de limpeza?

Fase pra lá de especial na vida de uma mulher, a gravidez também é um período que exige alguns cuidados específicos com a saúde. Porém, existem muitos mitos (e verdades também!) sobre o que a grávida pode ou não pode fazer. 
Imagem: peapod labs
Mas o que não faz mal e o que é de fato perigoso para a saúde do bebê quando se trata da realização de tarefas domésticas e o uso de produtos de limpeza durante a gravidez? Confira a resposta aqui neste tira-dúvidas: 

As grávidas podem continuar a fazer tarefas domésticas normalmente?
Sim, não tem problema nenhum da grávida realizar tarefas normais do cuidado da casa como limpar tapete, higienizar o banheiro, lavar roupas ou arrumar a cozinha. 
Não existem restrições para mulheres saudáveis, cuja a gravidez não tenha complicações. O importante é não exagerar, respeitar as próprias limitações e, claro, seguir sempre os conselhos do médico. 

Quais são os cuidados que as grávidas devem tomar?
O primeiro cuidado é sempre ventilar bem os ambientes, pois isso evita que a grávida sinta tontura e falta de ar. Mesmo assim, caso se sinta mal, o recomendado é que a grávida pare imediatamente o que está fazendo, sente e tome um pouco de ar fresco. 
Imagem: Twentyfour Students
Também é indicado usar luvas de borracha para proteger as mãos, já que a pele tende a ficar mais sensível durante a gravidez. Então nada de fazer atividades como limpar tapete, lavar louça ou limpar o banheiro sem luvas!

Existe alguma tarefa doméstica que as grávidas devem evitar?
A única tarefa doméstica contraindicada para grávidas, geralmente, é limpar o forno do fogão, já que os produtos de limpeza para forno costumam ser bastante fortes e é difícil ventilar adequadamente esse espaço. 
Por isso, é uma boa ideia pedir para outra pessoa fazer esse serviço. Que tal, então, encarregar o seu companheiro ou outro familiar da limpeza do forno enquanto você curte tranquila a sua gravidez?

Quais são os melhores produtos de limpeza para usar?
De modo geral, não existem contradições para o uso de produtos de limpeza por grávidas, desde que sejam observadas as recomendações gerais do rótulo. Basta, portanto, tomar os mesmos cuidados que você normalmente tomaria ao manipular esse tipo de produto. 
Imagem: Hey Paul Studios
Você também pode optar por versões mais naturais para fazer a limpeza da sua casa, tais como soluções com vinagre e bicarbonato de sódio. 
O banheiro, porém, sempre deve ser higienizado com desinfetante comercial, para efetivamente matar bactérias e germes. Um vaso sanitário sujo ou que não é limpo adequadamente esconde perigos à saúde – para grávidas e não grávidas, podendo transmitir doenças e infecções.  

Existem produtos de limpeza que não são recomendados?
Nem pensar em usar aqueles produtos de limpeza que são vendidos de porta em porta, visto que eles não são regulamentados pelos órgãos competentes e podem ter substâncias nocivas em sua fórmula. Passe longe deles! 

E aí, conseguiu sanar as suas dúvidas sobre a realização de tarefas domésticas e o uso de produtos de limpeza durante a gravidez? Você tem mais alguma recomendação adicional? Compartilhe as suas experiências nos comentários.

Cecília Gibson
Post escrito especialmente para o Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.