Papo de Mãe: Dicas para noites de sono!

Convidei algumas amigas mães e blogueiras para fazer um "papo de mãe" sobre dicas para colocar os pequenos para dormir. 
Na minha casa o que funciona é a rotina, horário, atividades mais calmas, leite morno, banho e cama. Quando a Gi era bebê, como ela mamava no peito e eu trabalhava fora, aderimos a cama compartilhada até uns 3 anos, ela desmamou com 2 e meio. Depois, passamos ela para a cama de forma tranqüila, deito com ela até ela adormecer e pronto, dorme a noite toda no quarto dela. Sendo vc a favor ou contra a cama compartilhada, acho que a maior dica é siga seus instintos, perceba e faça o que for melhor para seu filho e para sua família, independente do que achem ou falem. Uma outra dica, que lá em casa funciona muito, é "a blusa", o que chamam de objeto de apoio, pode ser uma fraldinha, uma peça de roupa da mãe, um brinquedinho, algo que eles segurem e se sintam mais seguros na hora do soninho.

Bom, agora vms ver o que as outras mamães tem para dizer.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade 

Raquel - Eu Dona de Casa
Aqui em casa adoramos uma rotina e na hora de dormir não é diferente. Acredito que inserir a criança, desde cedo, dentro de uma rotina ajuda (e muito) a manter as coisas em ordem, inclusive o sono.
Não fazemos nada mirabolante na hora de dormir... simplesmente diminuímos o ritmo! Jantamos cedo, por volta das 18h30/19h00 e quando são 20h30 já estamos as três de banho tomado e vestindo nossos pijaminhas. Na sala fica somente um abajur aceso enquanto a Luisa assiste alguns de seus desenhos animados favoritos. Como a Laís não se entretém com TV ainda, fico com ela ao lado da Luisa lendo algumas estorinhas. Elas já sabem que depois do banho-desenho-estória é hora de tranquilidade. 
Eu deito com elas na minha cama até elas dormirem e depois saio distribuindo cada uma para a sua cama. 
Claro que há dias que nada funciona e o vira um caos total, mesmo porque, apesar de gostarmos de manter uma rotina para as meninas, não somos escrava dela. 
Para tudo existe o bom-senso.

Raquel, dona de casa e mãe de duas meninas lindas. Autora do blog "Eu, dona de casa" - o universo feminino na visão de uma mulher comum igual a você!


Michele - Espaço das Mamães
Aqui em casa o funcionou era a rotina que nós estabelecemos, por volta das 21:00 deitavamos juntos, luzes apagadas, televisão no volume baixo no canal de desenho, e muito carinho e abraços, e depois de pegar no sono ia para seu berço.
Agora com ele mais velho nossa rotina não mudou muito, por volta das 21:00 tomamos o café da noite (leite, fruta, pão ou o que desejar), escovamos os dentes, colocamos o pijamas e deitamos juntos.
As vezes o sono fala mais alto e adiantamos os processo, as vezes temos alguma coisa para fazer e acabamos indo deitar mais tarde, mais durante a semana não deixo que passe das 22:00 para deitar, e sábado para domingo ai não temos uma hora certa pois as vezes saímos, ou temos visitas, ou estamos brincando e aproveitando os momento junto com o papai.

Para conhecer um pouco mais sobre nós, podem nos encontrar no Blog Espaço das Mamães

Dani - Blog Surpresas da Vida
Adoro a rotina. Acho que deixa a criança mais segura, saber o que vem a seguir. Fora que facilita e muito a nossa vida.


Estabeleça horários para mamadas, banhos, reduza o ritmo e os estímulos, ligue uma música e diminua as luzes. Na maioria das vezes dá certo. Funcionou comigo e com minhas três filhas. Claro que existem dias que saímos ou recebemos uma visita e parece que tudo desanda. Mas tentar manter a rotina na maior parte dos dias fará a criança se acalmar e se habituar.

Daniela Monreal - Blog Surpresas da Vida
Mãe de três princesas. Compartilho sobre a maternidade e muito mais!! Vem conhecer 
www.surpresasdavida.com.br

Sabrina - Mamãe em Construção

A Maria Luísa foi um bebê que à noite não dormia muito bem, sempre parecia que o sono doía, pois não resistia muito ao sono. Então fui testando de tudo, o que as pessoas me diziam, o que eu lia e o meu instinto materno também ajudou.

Tudo foi melhorando gradativamente e aos poucos conseguimos a melhor forma dela dormir. Foram um conjunto de "procedimentos" e alguns que fizemos foram: dar banho à noite antes da última mamada da noite. A partir das 20h era o banho dela com chá de camomila na água e depois que entrava no quarto não saía mais. Depois que pegava no sono a colocava no bercinho enrolada estilo charutinho com o cueiro e ao lado dela ficavam os rolinhos que a deixavam bem presinha. 

Com certeza o que me ajudou muito e ainda me ajuda é a rotina, o banho da noite sempre foi o melhor remédio. E a rotina sempre fez com que ela se sentisse segura e saiba tudo que vai acontecer, tanto que agora, ela com 3 anos e meio, se toma banho em um horário diferente pergunta se terá que dormir, pois já está acostumada.

E uma outra coisa que sempre me ajudou muito é não ter pressa para que ela durma, no começo eu ficava ansiosa para que ela dormisse e isso passava para ela e prejudicava toda a dinâmica do sono. Depois que entendi que a minha calma seria a calma dela, tudo melhorou e ela começou a dormir mais rápido e dormir melhor."

Beijos, Sabrina, Blog Mamãe Em Construção - www.mamaeemconstrucao.com.br

Ramonnielly - Mamãe Conectada
É certo, que o sono dos bebês e das crianças é um dos motivos do qual mais gera preocupação aos pais, por 'n' motivos, principalmente o fato de que crianças costumam acordar durante a noite, mais que nós adultos, e por muitas vezes os fatos presenciados no dia-a-dia interferir bastante em seu sono. Aqui em casa, com o passar dos dias, fomos aprendendo muito em relação ao sono na convivência com a Júllia, e vendo que cada criança tem uma forma diferente de se comportar e que esse comportamento passa por muitas mudanças durante o tempo. Então, qualquer técnica, truque ou dica que usamos, pode deixar de ser tão útil depois, por isso é sempre bom ter um plano B rsrs. Aqui, o que mais funciona para boas noites de sono é a ROTINA, RELAXAMENTO e SEGURANÇA. Busco unir esses três fatores fazendo com que a hora do sono seja sempre seguindo o mesmo esquema (lanche, banho de ofurô na água morna, peito e berço), Relaxando ela com um bom banho e ambiente calmo e passando segurança com nossa presença e a naninha que acompanha ela durante todo o dia e principalmente no sono desde que é bebê. Reunindo tudo isso, temos garantido noites mais tranquilas, sem muita exaustão, mas lógico que nem todos os dias são assim, mas a maioria tem saído de maneira que tem me deixado satisfeita. Espero que as dicas sejam válidas e ajude muitas mamães! 

O blog: Editado por Ramonnielly Morais, mãe da Júllia, o blog Mamãe conectada conta com dicas para as mamães, que vão desde coisas cotidianas da maternidade, criação, decoração, festas infantis, modas e gestação. Um blog que reuni tudo em um só lugar, feito para as mães conectadas.Conheça: www.mamaeconectada.com

3 comentários

  1. Aqui em casa a rotina é muito importante meu pequeno é muito agitado.então a rotina é fundamental.
    Ele passa o dia na creche quando chega as 16:00 hora.Eu dou banho dou leite ou alguma coisa que ele queira.ele assistir desenho um pouco.
    Eu vou para o curso ele fica com o papai a noite por volta das 19:00hrs eles jantam é quando é 20:30 o papai deita com ele é ele dorme .quando ele dorme meu esposo coloca ele no quarto dele e ele dorme a noite inteira.quando chego do curso ele já estar dormindo feito um anjo.
    Sempre me dizinham que o banho era muito bom pra relaxar e isso é muito verdade sempre que o pequeno estar Mais agitado damos um banho nele deitamos com ele contamos uma história pra ele e assim ele fica mais calmo e isso é muito bom quando eles sentem que o amor a paciência estão ali juntos tudo fica melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neide, obrigada por dividir as suas dicas aqui tb, muito bom e com certeza vai ajudar outras mães :)
      bj,
      Alê

      Excluir
  2. Aqui é muita enrgia o dia todo
    Mas quando dar 20:00 já coloco a minha filha para dormir
    Apago as luzes e fica tudo em silêncio
    Só assim dorme
    Bjus
    http://cuidadosesegredos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.