Teste de Ovulação também marca se estou grávida?

Uma dúvida super comum entre as treinantes, será que o teste de ovulação (teste de fertilidade de farmácia), detecta se a mulher estiver grávida?!

Teste de Ovulação também marca se estou grávida?


A resposta é SIM, ele pode detectar. Já o teste de gravidez não serve para detectar ovulação.

Então, é bem importante entender que, o teste de gravidez detecta o hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) e o teste de ovulação, detecta o hormônio LH (Hormônio Luteinizante). Esses dois hormônios são molecularmente quase idênticos. Com isso, o teste de ovulação, que detecta o LH, consegue também detectar o HCG, mas, ao contrário do teste de gravidez, ele não é tão sensível e pode só marcar, dias depois que um teste de gravidez já marcaria.

Então eu posso substituir o teste de gravidez por teste de ovulação?

Eu não recomendo. Pois, além de não ser tão sensível, como expliquei acima, pode criar falsas esperanças, pois o teste de ovulação se não tiver com a linha de teste tão forte quanto a linha de controle, ou mais forte, não é positivo. E esse linha de teste tem que estar com uma cor forte e uniforme, se for forte só em um lado, por exemplo, tb não é positivo. O teste de gravidez, mesmo com uma linha de teste mais clara, é positivo.

Já imaginou que decepção?! Você pula de alegria, quando se é treinante, claro, e quando vê era um engano?!

Por isso minha opinião é, se vc tá atrasada, tem um teste de ovulação em casa de bobeira, pode até arriscar, mas só depois que fizer um teste de gravidez mesmo é que você pode comemorar. Como eu me conheço, mesmo que tivesse um teste de ovulação em casa, ia preferir correr até uma farmácia e pegar um teste de gravidez, para não correr risco de ter um resultado impreciso. ;)

Vem conferir também:
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

19 comentários

  1. nossa eu não sabia desse produto! mas acho melhor separados né para como você disse não dar falsas esperanças bj

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha perdido dias gestações antes de Heitor e acho que um pouco de neurose ficar fazendo teste de ovulação, Pq (por experiência própria) acho que a ansiedade atrapalha um pouco, mas cada um sabe como seu corpo reage e o que é melhor pra você! Então vale tudo!

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia dessa diferença!!
    Bom saber!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o teste de ovulação de farmácia! Bom saber essas diferenças!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia este teste.
    Mas não o faria como relatou que pode criar falsas esperanças ficaria super triste se fizesse e não fosse verdadeiro o positivo.

    Bjs

    Vivi

    ResponderExcluir
  6. Nem sabia que existia um teste de ovulaçao! Super legal pra quem esta pensando em engravidar!!

    ResponderExcluir
  7. Fiz muitos testes de ovulação, e pior é que comprava pela internete uns 20 porque e tinha medo de fazer errado. Fato que sai certinho os dias de ovulação e na ausência de um teste de gravidez, ele funciona sim. Muito bom colocar esse conhecimento para as tentantes. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia ;) deixa para o nosso próximo aqui em casa

    ResponderExcluir
  9. Vende na farmácia?? Não conhecia. Vou prestar atenção na minha próxima Ida lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Fanny, hj já tem em farmácia, a um tempo atrás só importado, agora já encontra. bj, Alê

      Excluir
  10. Quase comprei um teste de ovulação quando tentei engravidar pela segunda vez, mas nem deu tempo rsrsrrss
    Blog maternidade sem frescura

    ResponderExcluir
  11. Nossa não sabia que existia teste de ovulação.. Bom saber para o próximo ou próxima bj

    ResponderExcluir
  12. Super interessante. Como você também não confiaria kkkk

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante! Não sabia! @caroleassinhazinhas

    ResponderExcluir
  14. Menina, que legal!!! Não sabia que existia esse teste de ovulação!!!
    Super beijo

    ResponderExcluir
  15. Nossa,não sabia que tinha esse tipo de teste!!! Muito bom saber!
    Beijos,Mila (@mundodamae)

    ResponderExcluir
  16. Não sabia desse teste Ale bom saber.
    Bjs
    Mari
    Vamosmamaes.blogspot. com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu me chamo Maira. E eu vim compartilhar minha história que talvez possa ajudar mulheres que estão passando pela mesma situação...

    Eu sei que muitas futuras mãezinhas estão tentando engravidar e a ansiedade é tão grande que queremos saber o mais cedo possível se conseguimos, aí optamos por fazer o teste de ovulação pra gravidez...
    No meu caso, o teste de ovulação foi falso negativo.

    Meu marido e eu estávamos tentando engravidar. Fizemos todos os cálculos e nos baseamos pela tabela, temperatura corporal, fitas de ovulação e muco cervical.

    Com as semanas passando, a ansiedade pra saber se nossas tentativas tinham dado certo me fez pesquisar sobre métodos fáceis e mais precoces pro diagnóstico de gestação. Foi quando eu li que varias mulheres tinham usado as fitas de ovulação com resultado satisfatório! Ou seja, os testes mostravam uma linha tão quanto ou mais escura que a linha de base. Eu li, inclusive, alguns sites dizendo que se o seu teste de ovulação viesse negativo, você não tinha como estar grávida, exatamente por conta das moléculas, que são muito semelhantes...

    Fiquei animada. A primeira vez que eu testei foi no 9 dia após o dia da minha ovulação - resultado: negativo!
    Depois tentei no 11 dia após o dia da minha ovulação - negativo!
    Depois tentei no 13 dia - negativo de novo.
    (De tão ansiosa, eu cheguei a testar 2 ou 3 vezes no mesmo dia, todos negativos!)

    Eu já tinha perdido as esperanças! Os sites eram muito claros quando falavam que se o teste de ovulação viesse negativo, eu não estaria grávida e TODOS OS MEUS TESTES DE OVULAÇÃO VIERAM NEGATIVO!! Sem contar que, além de uma leve dor de barriga e aumento da frequência da micção, eu não tinha nenhum outro sintoma!

    Mas aí minha menstruação não veio no dia que era pra vir, nem no dia seguinte... eu resolvi tentar fazer o teste de farmácia para gravidez mesmo e, pra minha surpresa, deu super POSITIVO!!!
    Estamos muito felizes!!!

    Esse é apenas um relato pra mostrar que nossos corpos não são iguais e que nem sempre os testes de ovulação podem ser confiáveis para esse fim, ou talvez tenha sido a marca que eu comprei... quem sabe?
    Mas se eu pudesse dizer algo para as mais ansiosas assim como eu, seria pra você nunca deixar de ter fé, às vezes você pode ser exceção a regra! Comigo o teste de ovulação não deu certo pra gravidez. E quando eu pesquisei sobre falsos-negativos para gestação, quase não achei nada a respeito, por isso decidi compartilhar...
    Então se o seu ainda está negativo, não perca as esperanças e não deixe de fazer o teste apropriado! Boa sorte! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu relato Maira, realmente não é o teste pra avaliar gravidez. obrigada por sua contribuição!
      bj,
      Alê

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.