Hipotiroidismo na Gravidez

grávida com hipotireoidismoGestantes necessitam de cuidado dobrado na gravidez, isso não é novidade! Afinal, agora você tem outra vida, além da sua, para se preocupar!!!! Hipertensão e diabetes são as principais, mas tem algumas que não são tão faladas por ai, porém a importância é a mesma para as mamães. Hoje o assunto aqui no blog Da Fertilidade a Maternidade é hipotireoidismo



Faz parte da rotina de qualquer pré-natal dosar os hormônios da tireoide, mesmo para aquelas mulheres que nunca tiveram problemas na tireoide na vida, afinal a gravidez pode alterar o funcionamento de alguns órgãos.

Segundo a OMS 740 milhões de pessoas vivem com algum distúrbio da tireoide, isso corresponde a 30% da população mundial.


As principais causas de hipotireoidismo são a tireoidite de Hashimoto, cirurgias ou radiação na tireoide  ou dietas deficientes em iodo.

Se for diagnosticada e tratada com antecedência, as repercussões serão mínimas.

E quais as repercussões doutor?

Para a mãe:
  • Risco de pré-eclâmpsia 
  • Anemia
  • Placenta prévia
  • Risco de hemorragia pós-parto
Para o nenê:
  • Defeitos cardíacos
  • Baixo Qi
  • Atraso no desenvolvimento
  • Sofrimento fetal
  • Baixo peso ao nascer
Como pode ver, são repercussões graves e sérias, por isso o acompanhamento e tratamento devem ser muito bem feitos.
E se você já tem hipotireoidismo antes da gravidez o cuidado deve ser redobrado, os exames devem ser repetidos a cada 4 ou 8 semanas com ajustes da dose dos medicamentos quando necessário. O ideal é que a gravidez seja planejada, para assim você poder engravidar com a doença controlada.

Além dos tratamentos medicamentosos a dieta também é importante. A organização Mundial da Saúde preconiza uma dose diária de 250u/dia para mulheres grávidas.
Para isso o acompanhamento nutricional é importante!

Eu sempre falo aqui da importância do pré natal adequado, e hoje não será diferente:
Não falte nas consultas do pré-natal e siga todas as orientações do seu médico! Assim você levará os riscos da sua gravidez a quase zero!
Por Dr. Bruno Jacob - CRM167047
Formado pela Faculdade de Medicina São Camilo, residência em Ginecologia e Obstetrícia! Foi presidente da Liga Acadêmica da Saúde da Mulher!
Atende em consultório e grandes maternidades de São Paulo.
Atualmente possui um projeto nas redes sociais para levar informação às mulheres, conheça:


Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê
Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger