Hipotiroidismo na Gravidez

grávida com hipotireoidismoGestantes necessitam de cuidado dobrado na gravidez, isso não é novidade! Afinal, agora você tem outra vida, além da sua, para se preocupar!!!! Hipertensão e diabetes são as principais, mas tem algumas que não são tão faladas por ai, porém a importância é a mesma para as mamães. Hoje o assunto aqui no blog Da Fertilidade a Maternidade é hipotireoidismo
Faz parte da rotina de qualquer pré-natal dosar os hormônios da tireoide, mesmo para aquelas mulheres que nunca tiveram problemas na tireoide na vida, afinal a gravidez pode alterar o funcionamento de alguns órgãos.

Segundo a OMS 740 milhões de pessoas vivem com algum distúrbio da tireoide, isso corresponde a 30% da população mundial.


As principais causas de hipotireoidismo são a tireoidite de Hashimoto, cirurgias ou radiação na tireoide  ou dietas deficientes em iodo.

Se for diagnosticada e tratada com antecedência, as repercussões serão mínimas.

E quais as repercussões doutor?

Para a mãe:
  • Risco de pré-eclâmpsia 
  • Anemia
  • Placenta prévia
  • Risco de hemorragia pós-parto
Para o nenê:
  • Defeitos cardíacos
  • Baixo Qi
  • Atraso no desenvolvimento
  • Sofrimento fetal
  • Baixo peso ao nascer
Como pode ver, são repercussões graves e sérias, por isso o acompanhamento e tratamento devem ser muito bem feitos.
E se você já tem hipotireoidismo antes da gravidez o cuidado deve ser redobrado, os exames devem ser repetidos a cada 4 ou 8 semanas com ajustes da dose dos medicamentos quando necessário. O ideal é que a gravidez seja planejada, para assim você poder engravidar com a doença controlada.

Além dos tratamentos medicamentosos a dieta também é importante. A organização Mundial da Saúde preconiza uma dose diária de 250u/dia para mulheres grávidas.
Para isso o acompanhamento nutricional é importante!

Eu sempre falo aqui da importância do pré natal adequado, e hoje não será diferente:
Não falte nas consultas do pré-natal e siga todas as orientações do seu médico! Assim você levará os riscos da sua gravidez a quase zero!
Por Dr. Bruno Jacob - CRM167047
Formado pela Faculdade de Medicina São Camilo, residência em Ginecologia e Obstetrícia! Foi presidente da Liga Acadêmica da Saúde da Mulher!
Atende em consultório e grandes maternidades de São Paulo.
Atualmente possui um projeto nas redes sociais para levar informação às mulheres, conheça:


Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.