Diabetes Gestacional

Algumas doenças na gravidez são motivos para que o médico do pré-natal fique bem atento a sua paciente, é o caso do diabetes gestacional!
Foi diagnosticada com diabetes na gravidez? Está preocupada pois não sabe os riscos que isso tem parar você e seu bebê?

Calma, hoje aqui no blog Da Fertilidade a Maternidade Dr. Bruno Jacob te explica.
A diabetes, basicamente, é a elevação de açúcar no sangue e ocorre quando o pâncreas diminui a sua produção de insulina!

Na gravidez, a elevação dos hormônios pode alterar a função do pâncreas, levando ao quadro de diabetes gestacional. Isso pode ocorrer em pacientes que nunca tiveram histórico da doença

O controle é feito durante o pré-natal, com a medida frequente do açudar no sangue (através da picada na ponta do dedo) e com exame de hemoglobina glicada.

Existe um exame muito importante para o diagnóstico de diabetes na gravidez que é o teste de tolerância a glicose, quem já fez não esquece, pois a paciente ingere uma solução extremamente doce e sua glicemia é medida após uma e duas horas!

O controle deve ser feito com dieta, exercícios físicos e em alguns casos insulina

E quais os problemas de ter diabetes na gravidez?

O principal motivo são as repercussões para o bebê que as principais e mais perigosas são as mal formações cardíacas.

Além disso, existe um risco muito elevado de ganho de peso excessivo do nenê, em alguns casos podendo atingir até 4Kg ou mais, dificultando muito o parto normal.

Outras complicações são:
  • Parto prematuro
  • Desconforto respiratório
  • Hipoglicemia fetal
  • Alterações placentárias
  • Mal-formações diversas
  • Aumento excessivo do líquido amniótico
  • Óbito fetal
Por esses motivos é muito importante seguir corretamente o pré-natal, fazendo todas as consultas e controlar a glicemia junto a uma nutricionista. O controle também é feito com exames como ultrassom, para avaliar o peso, o líquido, o coração e a morfologia do feto.

Uma dúvida comum é se em uma outra gravidez a mãe também vai desenvolver a diabetes gestacional, bom, há mais risco que sim, mas não há certeza. Por isso, é bem importante também já informar isso ao seu médico para que ele acompanhe e avalie.

Fazendo tudo corretamente você e seu nenê terão uma gestação saudável e feliz!

Procure um médico e uma nutricionista!

Por Dr. Bruno Jacob - CRM167047
Formado pela Faculdade de Medicina São Camilo, residência em Ginecologia e Obstetrícia! Foi presidente da Liga Acadêmica da Saúde da Mulher!
Atende em consultório e grandes maternidades de São Paulo.
Atualmente possui um projeto nas redes sociais para levar informação às mulheres, conheça:


Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

Um comentário

  1. Quanta informação bacana nesse post. É super importante controlar a diabettes gestacional para não termos problemas nem com a mamãe e nem com o bebê.

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.