O que é um resultado de teste de gravidez Falso Positivo?

Falso positivo, é a situação em que o exame dá um resultado positivo, mas depois não se confirma a gravidez.
Na grande maioria dos casos isso acontece porque o teste de farmácia não foi feito corretamente ou está com algum defeito(fica manchado) ou pela famosa linha de evaporação (como a temperatura da urina é maior pode causar uma reação química, que dura alguns segundos, podendo mostrar uma 2a linha muito fraca, quase invisível, por isso é importante aguardar os 5 minutos indicados na bula para ter certeza do resultado, pois se for isso ela vai desaparecer.


Outra causa bem comum é uma gravidez química, vc estava grávida, mas perdeu em seguida, porque houve fecundação, mas o óvulo fecundado não conseguiu se fixar ao útero. Por isso, pode acontecer o "falso positivo", ou seja, o teste de farmácia positivo e o beta negativo e a chegada da menstruação. .
Estudos mostram que em cerca de 80% das vezes a menstruação da mulher (considerando mulheres férteis), contém restos do início de uma gravidez que, por N motivos não evoluiu. Assustador, não é?! Mas é esse o principal motivo pelo qual os médico indicam para sempre se fazer o exame de gravidez após o atraso menstrual.

Existe ainda a possibilidade disso acontecer, quando se usa alguma medicação composta por HCG, como medicações usadas em tratamentos de reprodução humana (choriomom, choragon, etc.), ou ainda por alguma doença, que cause a produção irregular deste hormônio.

Enfim, tenho certeza de que devem haver exceções (sempre há), mas elas são bem raras podendo acontecer em menos de 1% dos casos, pelo que os estudos médicos indicam.


Ah, o beta HCG também não é infalível, então se mesmo assim você ainda tem dúvidas, espere mais alguns dias, de 3 a 7, repita o exame e procure o médico.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

Um comentário

  1. Muito bom o post. Não sabia da possibilidade do falso-positivo. Para mim o único que poderia ser falso era o negativo.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.